View Single Post
  #4  
Old 10-06-2002, 06:28 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Thumbs up 52100 ou 5160

Bem este topico ? otimo agrade?o ao amigo Ferrari por ter tido esta boa id?ia, bem a?o para mim ? 52100 pois no meu conceito ele ? um pouco duro de se forjar m?s ? um a?o espetacular de se trabalhar tem uma tempera rapida e tem um rendimento espetacular vc pode forjar um peda?o de 2.5"e consegue chegar a uma lamina de 7"com espessura de 5MM , a redu??o da massa ? fantastica , vc pode ter uma faca muito leve e ao mesmo tempo resistente, quanto ao 5160 eu acho muito bom , vc aprende muito com ele acho que ? o a?o mais facil de se trabalhar, temperar , e dar acabamento, apenas acho que para o meu estilo de facas o 52100 ? o melhor que exixte, muitas veses usei astes de amortecedor que s?o fantasticas para trabalhar apesar de muitas veses verificar que o poder de corte ? quase neutro * pois em muitos casos ? 4140 um a?o com teor de carbono que gira em torno 0.20 assim ? limitado, existem astes que s?o compostas de um a?o semelhante ao 52100, n?o consegui ainda descobrir a nomenclatura do mesmo m?s tenho minhas duvidas se realmente esta astes mais duras s?o de 52100 pois ainda assim no forjar vc percebe que a massa destas aceita ser moldada com maior facilidade do que as de 52100 Virgem que j? utilizei, de qualquer forma ambos a?o s?o muito bons e em termos de custo muito baratos.
Quanto a sua duvida callega eu sugiro que vc analise a temperatura em que vc esta forjando o a?o pois uma temperatura muito elevada , analise se sua forja n?o possui partes enferrujadas eo principal o seu sitema de tempera , aconselho que use o metodo da lata furada pois a temperatura interna e a forma de aquecimento que a lamina sofre ? quase homogenia alem de evitar o contato com o ar oque pode resolver o seu problema com oxida??o, em termos de polimento em meu conseito utilizo o acetinado pois ? bem mais facil do cliente manter o polimento 100% ao contrario do espelhado que ? necessario polir a pe?a em maquina.

Leandro Pazini

Last edited by Lepazini; 10-06-2002 at 06:39 PM.
Reply With Quote