Thread: L?mina negra
View Single Post
  #2  
Old 07-15-2004, 06:58 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
[Caro vitor:

Existem varias formas para se chegar ao negro , a mais normal ? atrav?s do processo quimico de oxida??o , para isto existem +ou - umas 20 formulas que eu conhe?a, eu uso isto para fazer a patina negra das l?minas em damasco , tenho algumas formulas, m?s uma que me chamou a aten??o ? o deep black que a brasnet tem , acho que os galoes com a quimica pronta esta custando cerca de 250.00 reais, ? bem facil de se fazer pois ? a frio, ou seja vc n?o precisa utilizar forno para aquecer a quimica, e n?o ? toxica; alguns ferreiros antigos usam oxidar armas e canos de armas com 1 kg de soda caustica e 100 Gr de cloreto de sodio, aquecido a 90 graus, funciona m?s ? bastante perigoso pois os gases s?o corrosivos e soda em temperatura ambiente j? causa queimaduras imagina aquecida, eu preferiro esta oxida??o a frio, m?s lhe mensiono que para ser feita qualquer oxida??o vc deve ter a pe?a totalmente isenta de gorduras e sujeira, uso passar acetona na pe?a para ajudar no ataque quimico das oxida??es, se quiser posso rever algumas e lhe enviar por email, ok.

abra?os

Leandro Pazini
Reply With Quote