View Single Post
  #24  
Old 04-19-2016, 05:47 PM
nhanduti nhanduti is offline
Member
 
Join Date: Apr 2016
Location: Curitiba - PR
Posts: 14
Ol? Paulo,

Obrigado pelas boas vindas e pelas respostas, meu nome ? Paulo tamb?m xar?!!! Pois ?, realmente estou levando muito tempo para limar e lixar o a?o, ? duro mesmo, muito tempo, bra?o e suor! Mas n?o tenho outra op??o, falta espa?o adequado para uma forja e bigorna, na verdade sou construtor de instrumentos musicais e minha oficina ? pequena, apenas o suficiente para trabalhar com as madeiras e transform?-las em m?sica!, n?o uso nenhuma m?quina pesada, apenas a furadeira de bancada e um pequeno esmeril, fa?o tudo no serrote, plaina e "canivete", penso que dessa forma tenho um contato mais direto, uma conversa franca e respeitosa com a madeira e, penso eu, consigo "convenc?-la" de cantar como eu quero, nada contra quem usa as m?quinas! ? s? o que eu acho.

Ent?o achei que poderia fazer umas facas, pois achei uma mola de kombi e fiz uma faquinha bem fina para cortar certos detalhes e dar certos acabamentos, depois fiz um form?ozinho de 2mm pra fazer um canal pra uma decora??o e ficaram, ambas, com um bom corte, bem preciso e cortando como manteiga! Sempre fui fascinado por elas (facas) e tentei fazer da mesma forma, no bra?o! mas vi que n?o ? f?cil mesmo, a?o temperado n?o ? madeira! Enfim, devido ? falta de espa?o tentei fazer assim mesmo, mesmo porque eu moro em uma casa sem quintal e colada em dois vizinhos que ficariam muito irritados com a bate??o na bigorna. Mas sempre quis fazer facas batidas, desde minha adolesc?ncia, quando vi uma faquinha feita ? m?o em MG.

Bom, Paulo, ? partir de suas respostas percebi que preciso de algumas ferramentas b?sicas... e surgiram outras d?vidas e espero n?o estar incomodando com elas. Ser? que o fogo do fog?o ? suficiente para destemperar ou amolecer o 5160 para furar com broca de a?o r?pido? e, mesmo sem bater na bigorna, destemperando, limando e lixando ? poss?vel temperar de novo? quero dizer, em fog?o comum? sem um ma?arico pelo menos? J? vi que tem etapas que devem ser cumpridas, como normaliza??o e revenimento, embora sem saber muito para que servem exatamente, sei que todos fazem, por isso, pela atual impossibilidade, e ignor?ncia t?cnica, de operar esses tratamentos t?rmicos, optei por suar e suar e suar e tentar dar um acabamento de 1?, pra compensar, com cabo e bainha de jacarand? e outra madeira de lei que sobram por aqui. Essas que estou fazendo n?o s?o para vender, mas amigos vendo as fotos j? perguntaram por quanto eu venderia se fizesse uma pra eles... sei l?... acho que assim n?o ? vi?vel fazer para vender.

Obrigado mais uma vez, abra??o,

p.

Ps: Ah! com fa?o par postar uma foto da faquinha e como posso colocar uma foto para minha "cara"?

Abrax!
Reply With Quote