View Single Post
  #16  
Old 12-20-2006, 10:51 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Leis e multas n?o eliminam a ignor?ncia ...

Prezados,

Vou me intrometer neste assunto pois tenho vivenciado-o de perto.
Quando crian?a morei em um s?tio que ainda temos em Altin?polis at? os dias de hoje.
Na ?poca a cobra que mais t?nhamos por l? era a Jararaca. Haviam rar?ssimas Cascav?is, Gib?ias, Corais, Mussuranas e outras.

Meu pai sempre orientava os trabalhadores do s?tio a n?o matarem as cobras. Quando as encontravam deviam cham?-lo enquanto algu?m ficava vigiando a cobra p/ n?o sumir.

Meu pai ia ent?o com um la?o de pegar cobras e uma caixa apropriada, coletava a cobra e enviava o Instituto Butant? que em troca lhe enviava soro anti-of?dico. Com estes soros ele socorreu muitos acidentes of?dicos na regi?o.

Estou falando da d?cada de 60!

Se fossemos imaginar que depois disto v?rias leis foram criadas, o IBAMA talvez tenha sido criado ap?s esta ?poca, pelo menos nunca soube de qualquer atua??o de um org?o como o IBAMA na ?poca em que morei no s?tio, que muitas multas foram aplicadas, que muito se noticiou na televis?o sobre pris?es de "criminosos ambientais" e tudo o mais, creio que se estas medidas tivessem qualquer efic?cia que v? al?m da puni??o simples e pura hoje dever?amos ter milhares e milhares de sitiantes e fazendeiros, pescadores e "ecoturistas" abarrotando o Instituto Butant? com caixas e mais caixas de serpentes, no entanto ...

Aqui em Ribeir?o Preto o crescimento das lavouras de cana trouxe a cana para a periferia da cidade, atravessa-se uma rua e est? no canavial. Com os canaviais chegaram os ratos e as cascav?is.

V?rios funcion?rios da fabrica em que trabalho citavam-me "ontem matamos uma cascav?l no quintal de casa, perto das crian?as que estavam brincando"
Em conversas com eles pude verificar que nenhum d?les NUNCA ouviu falar de la?o de pegar cobra, de enviar cobra ao Butant? ou mesmo de que N?O SE DEVE MATAR AS COBRAS POIS ELAS CONTROLAM A POPULA??O DE ROEDORES.
Ped? ent?o que sempre que fosse inevit?vel e matassem cobras que as congelassem e me trouxessem para o aproveitamento do couro.

Trouxeram-me algumas cascav?is e dia destes trouxeram-me at? mesmo uma Mussurana que ? o verdadeiro atestado de ignor?ncia sobre o assunto de serpentes algu?m matar uma cobra que se alimenta das outras cobras venenosas.

O que estou tentando dizer ? que se os org?os designados a protegerem o meio ambiente n?o fizerem um esfor?o grande de educar as novas gera??es a protegerem as serpentes a morte DESNECESS?RIA destes animais continuar? crescendo vertiginosamente pois as cidades e as ?reas agricultur?veis aumentam muito rapidamente e o encontro das pessoas com estes animais torna-se mais frequente. A previs?o ? que at? 2013, se n?o me engano, seja dobrada a produ??o de ?lcool no Brasil e da? imaginem s? que a popula??o de ratos e de serpentes que comem os ratos tamb?m aumentar? muito.
T? certo que a maioria ? morta nas queimadas da cana ... quantos couros perdidos! E se o Ibama fosse multar o rico usineiro pela morte destas serpentes ... hajam tal?es de multas.

J? me alonguei demais ... Para concluir: O Ibama ? falho, as leis s?o falhas, a popula??o ? falha em suas a??es anti-serpentes ... ent?o n?o custa nada todos n?s: popula??o, legisladores e Ibama usarmos a melhor das armas: O BOM SENSO!
Uma de minhas irm?s, bi?loga com mestrado e doutorado, fazendo pesquisa no Pantanal verificou que duas estagi?rias ficaram vigiando uma serpente que estava em um monte de lenha ao lado de uma casa enquanto outra fazia coleta de insetos e as duas iam deixar a serpente l? onde certamente as crian?as da casa iriam buscar lenha para o fog?o da m?e. Minha irm? pediu ent?o que as estagi?rias ou removessem a cobra p/ local longe da casa ou a sacrificassem! Simples bom senso!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote