View Single Post
  #21  
Old 12-21-2006, 07:08 AM
leofonte leofonte is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2006
Location: Campinas - S?o Paulo - Brasil
Posts: 315
Maur?cio,

Eu j? morei a? em Patos de Minas, perto de voc?. N?o fica distante de Jo?o Pinheiro. ? uma regi?o conhecida pela agricultura forte e por grandes produtores de sementes de soja e milho.

N?s sempre dizemos que onde tem gr?o, tem rato. Onde tem rato, tem cobra. Eu j? tive um funcion?rio que trabalhava numa colheita de milho para semente, cuja turma que trabalhava com ele, num ?nico dia, matou mais 150 cascav?is.

H? muitos anos, os grandes fazendeiros pegavam as cobras nos la?os, colocavam em caixas e enviavam para o Butant?. Mas depois de alguns incidentes, o pessoal foi deixando de capturar as cobras.

Em quase todas as fazendas que tinham esta pr?tica, houve casos em que o pessoal prendia alguma cascavel (ou jararaca) numa caixa e depois de alguns dias apareciam mais duas ou tr?s cobras pr?ximas ? caixa. Podendo causar s?rios acidentes.

Quando me contaram pela primeira vez, pensei que era brincadeira. Ou que talvez fosse uma forma dos funcion?rios evitarem ter que capturar as cobras. Mas como incidentes similares tinham acontecido em v?rias fazendas, comecei a levar a s?rio a quest?o.

N?o sei qual seria a explica??o para isto. Mas em v?rios document?rios na Discovery ou no Animal Planet, j? foi mostrado o per?odo de acasalamento em que uma f?mea fica cercada por muitos machos. Talvez seja esta a explica??o. As cobras capturadas poderiam ser f?meas durante o per?ode de acasalamento, e que poderiam atrair v?rios machos nas proximidades.

Quanto a esta quest?o do couro. Voc? est? coberto de raz?o. Eu nunca matei uma cobra. Mas j? tirei o couro de mais de 20. Acho que a forma mais pr?tica ? retirar o couro, limpar a gordura que fica no carnal com as m?os - ela sai bem f?cil - e lavar bem em ?gua corrente. Depois ? s? pregar as bordas do couro com tachinhas ou pregos, numa t?bua larga, esticando-o bem e deixando o carnal para cima. Ele seca rapidinho.

Depois voc? d? um jeito de curtir.

Sds

Leo

Last edited by leofonte; 12-21-2006 at 09:40 AM.
Reply With Quote