View Single Post
  #12  
Old 10-09-2002, 12:30 PM
ikoma ikoma is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jul 2002
Posts: 93
Oi

Ferrari, o 5160 ? igual carne de vaca, por mais que voc? se acostume com ele ele nunca vai deixar de ser consumido, praticamente todo mundo que eu conhe?o que faz facas j? usou ele uma vez na vida, hoje a gente tem acesso a praticamente qualquer tipo de a?o dispon?vel no mercado internacional, m?s quando eu comecei, ou voc? usava mola de fusca/kombi ou usava uma lima, bom se eu usasse a lima pra fazer a l?mina como ? que eu ia desbastar a faca, dai ent?o eu tamb?m comecei com mola de fusca/kombi.
Agora ? a hora de ser chato, ou melhor mais chato, Pazzini pelo que eu saiba o 4140 tem uma porcentagem de carbono de cerca de 0.40%, pois os dois ?ltimos digitos representam a quantidade de carbono no a?o e os dois primeiros os elementos de liga, um a?o p/ ser considerado temper?vel precisa ter cerca de 0.40% de carbono na liga, caso contr?rio sua tempera vai ser muito pobre, sei que podem ocorrer varia??es na quantidade de carbono, m?s acho 0.20% ? muito pouco p/ um a?o temper?vel, j? que essa ? a quantidade de carbono aproximada do a?o 1020, que costumamos comprar como "ferro". Callega voc? tem certeza que se trata de tripla t?mpera? Eu n?o sei quais os processos usados pelo Fowler, m?s at? onde eu sei o comum ? duplo ou triplo revenimento, pois a palavra "temper" em ingl?s significa revenimento, os multiplos revenimentos s?o muito usados p/ diminuir a "autenita retida" (particulas do a?o que n?o endureceram durante a t?mpera, m?s que est?o propensas a endurecer no revenimento e ou tratamento criog?nico), posso estar falando besteira (n?o vai ser a primeira vez), pois n?o li a mat?ria do Ed Fowler que voc? cita, m?s pela confus?o que a palavra "temper " costuma gerar e pelo fato de que multiplos revenimentos s?o bastante comuns (praticamente todas as tabelas de tempera que eu tenho, recomendam o duplo ou triplo revenimento) resolvi tocar no assunto.
Abra?os
Reply With Quote