MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 12-28-2003, 04:56 PM
Robson Ramos Robson Ramos is offline
Registered
 
Join Date: Dec 2003
Location: Brasil - Juiz de Fora MG
Posts: 2
Flat e Hollow Ground

Caros amigos
Iniciei a pouco tempo na constru??o de facas e canivetes, sendo assim as d?vidas s?o muitas. Pe?o ajuda aos colegas para que possam me informar, se poss?vel o seguinte:
_ Como fa?o para fazer o hollow ground ou flat ground nas minhas l?minas - H? algum tutorial dispon?vel ?
_ Qual o tipo de cola e o m?todo correto para colar as lixas de uma lixadeira de fita ?

A todos muito obrigado e um forte abra?o

________________
Robson Ramos


__________________
____________
Robson Ramos
Reply With Quote
  #2  
Old 12-28-2003, 06:02 PM
DaveL DaveL is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Tennessee
Posts: 449
Providing you can get this read, I have done both and while I prefer flat grinding for its final look, there is little doubt that hollow grinding offers some nice avenues for the maker like using one machine with different grit belts to completely make a knife. I have friends on both sides of this question and the flat grinders are extreme in flat grinding only. Lots of work but very nice when finished. I have developed a special grinder to finish flat grinds out which speeds the time up for me. Some say the flat grind is stronger but I have seen very few broken hollow grinds.

Here is the key to it all. Do either grind well and you will be admired for your work.
Reply With Quote
  #3  
Old 12-29-2003, 10:50 AM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Ol? Robson,d? uma olhada no site do Ferrari,se n?o me engano ele tem um tutorial sobre como fazer uma faca. L? voc? poder? encontrar algo sobre desbaste. Abra?o.
Reply With Quote
  #4  
Old 12-30-2003, 12:43 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Olha eu aqui

Apesar de estar de f?rias, estou de olho em vcs...

Quando voltar terei boas novidades pra todos.

Caro Robson, no meu tutorial tem como fazer o flat por meio de limas e lixas. ? um pouco cansativo mas d? um resultado satisfat?rio, principalmente pra quem est? come?ando.

J? o Hollow s? com um esmeril com pedra de 10 ou 12" e uma lixadeira com roda nesses mesmos di?metros.

J? a lixa a gente compra ela colada, pronta para o uso.
Reply With Quote
  #5  
Old 12-31-2003, 04:16 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Minhas "coisas" parecidas com facas, sao desbastadas no flat( placa metalica de apoio) de uma lixadeira de cinta. Por isso tenho feito unicamente flat. Nas vezes que tentei desbastar hollow na roda de borracha, nao obtive um desbaste uniforme. Apareceram ondulacoes na linha de debaste (bevel). O gringo Filipon, costuma usinar numa maquina de desbaste que tem dois rebolos tipo copo, trabalhando um contra outro. Este sistema d? um hollow mto bonitinho e parelho.. Depois vai pro polimento. Particularmente, prefiro executar minhas "coisas" exclusivamente na m?o.. S? admito o uso da lixadeira, furadeira, forja.. Mas conheco otimas facas custom executadas com auxilio de maquinas mais elaboradas..
Uma coisa ? indiscutivel, numa faca para cortar no uso comum (o que a maioria faz, ? a definicao de comum), um desbaste flat tranca menos a lamina no corte. O desbaste hollow ? um desbaste com origeem mais comercial, em que a maquina o produz inerentemente..
Porem, gostos sao gostos....
Reply With Quote
  #6  
Old 12-31-2003, 10:52 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Re: Flat e Hollow Ground

Quote:
Originally posted by Robson Ramos
Qual o tipo de cola e o m?todo correto para colar as lixas de uma lixadeira de fita ?
Ol?, quando alguma emenda se solta ou eu preciso modificar o tamanho, eu uso a velha e boa cola r?pida de cianoacrilato, mas cuidado ? t?xica.....
Abra?os a todos e Feliz 2004


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
Reply

Tags
knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 06:05 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved