MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 03-01-2005, 04:48 PM
Luis Paulo's Avatar
Luis Paulo Luis Paulo is offline
Skilled
 
Join Date: Feb 2005
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 430
Meu Primeiro Post Aqui.

Ola !

Esta ? minha primeira mensagem neste Forum.
Me chamo Luis Paulo Leonardo, sou de S?o Paulo - SP, ha tempos sou admirador de cutelaria, embora nunca tenha feito nenhuma faca. (Alias, comecei a fazer uma ha uns dois anos atras, mas por causa de uma tendinite ocasionada pelo meu trabalho na area de informatica nao pude mais trabalha-la).
Agora que estou em boas condi??es, pretendo voltar a este projeto, que para mim talvez seja um projeto de n?o apenas terminar esta faca e sim ir muito mais al?m.
Como n?o tenho muito contato com isso, gostaria de tirar algumas d?vidas, mas gostaria que tais d?vidas n?o soassem para voc?s como de algu?m presun?oso, arrogante, sendo eu apenas alguem totalmente iniciante.

De uns tempos para c?, tenho pensado muito na minha carreira profissional, chegando a estar meio decepcionado, penso muito em dar um novo rumo em minha vida.

Por isso, gostaria de saber de voc?s algumas coisas.

Sendo um cuteleiro, ? economicamente viavel ter essa atividade profissionalmente, ou seja, d? para se manter com isso ?

Como disse, n?o pretendo ser presun?oso com essa pergunta, ainda mais tenho um looooooongo caminho a trilhar at? ter experiencia suficiente para fazer uma faca DECENTE, ? mesmo s? um sonho, que talvez um dia, depois de muito ralar, suar e acima de tudo APRENDER, talvez consiga realizar.

Desde j? agrade?o a aten??o de todos, e gostaria de dar meus parab?ns a todos os cuteleiros brazucas, desde o tempo que deixei de acompanhar, o desenvolvimento da cutelaria brasileira foi enorme.

Estarei postando novos t?picos aqui, pois vou come?ar praticamemte do zero, e duvidas n?o ir?o faltar.


Obrigado !!!!
Reply With Quote
  #2  
Old 03-01-2005, 05:10 PM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Seja bem vindo companheiro.

Procure ler as informa??es e, sempre que tiver uma d?vida, procure nos t?picos antigos, pois as quest?es iniciantes s?o normalmente as mesmas e tenho certeza que muitas de suas d?vidas j? foram respondidas antes.

No mais, se n?o estiverem l?, pergunte e ficaremos felizes em poder contribuir com alguma coisa.

Abra?o,


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #3  
Old 03-02-2005, 05:07 AM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Ol? Luis Paulo,
Seja bem vindo, que a tendinite n?o atrapalhe seu sonho.

N?o acho que sua pergunta seja nem um pouco presun?osa, muito pelo contrario, ? total mente pertinente.
Na minha opini?o ? uma das maiores duvidas ou curiosidades dos iniciantes em cutelaria , nem todos perguntam e nem todos que recebem respostas gostam do que ouvem. Principalmente se a resposta for honesta, ai ela soa um pouco arrogante por parte do cuteleiro .
Mesmo correndo o risco de ser mal interpretado, novamente, aqui vou eu !

A cutelaria ? como qualquer outro neg?cio no mundo. Comercialmente falando n?o existe diferen?a nenhuma de qualquer negocio. N?o aconselho ningu?m a sair de seu emprego atual para virar cuteleiro, s? quem est? neste barco sabe como ? , e n?o ? brincadeira, tem m?s que vc vende bem mas tem m?s que n?o se vende nada . Como ? um produto ?sup?rfluo? nas crises ? o primeiro a ser cortado. Mas este n?o ? o maior problema.
Voltando a quest?o do iniciante, sua pergunta ? o que mais importa, n?o acho que ela seja presun?osa pos tenho ouvido esse tipo de pergunta de v?rios iniciantes ,talvez ela seja mal formulada ou esteja sendo feita antes de outras mais importantes.
Se quer ser cuteleiro deve aprender a fazer facas antes de tentar mudar de emprego, n?o importando se o negocio ? lucrativo ou n?o! Voc? gosta de facas, vai passar horas agrad?veis fazendo o que gosta, ent?o comece como um hobby v? aprendendo e investindo na oficina . Pois ? muito caro e n?o acho que consiga investir em sua oficina e ainda se sustentar fazendo facas inicialmente.
Sei que n?o tem em mente largar seu trabalho amanh? e sair fazendo facas, mas estou aproveitando este t?pico para responder isto para todo mundo que tem me perguntado isto ultimamente , e olha que n?o s?o poucos !!!

Mais uma vez seja bem vindo, continue com a gente , aprenda de forma correta,? que normalmente ? o caminho mais longo? , seja um bom cuteleiro que naturalmente a parte comercial vir?.
Desculpe se exagerei na resposta mas achei que era oportuno.
Abra?os
Ricardo Vilar


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #4  
Old 03-02-2005, 08:22 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Bem vindo Luis Paulo!

Fa?o minhas as palavras do Vilar, pois inicialmente ? muito dif?cil viver s? de fazer facas.

Eu, infelizmente, n?o trabalho com cutelaria em tempo integral, mas bem que gostaria. Te aconselho a ir aprendendo aos poucos e ir adquirindo o ferramental de maneira progressiva. Conforme vc vai aprendendo vc tb vai tendo a necessidade de outras ferramentas.

No inicio fa?a a faca para vc. Teste a sua m?o em materiais baratos e f?ceis de se encontrar. Com o tempo e muita dedica??o o trabalho vai evoluir.

Uma dica para quem est? come?ando: K.I.S.S (Keep It simple stupid!) Mantenha a simplicidade, est?pido! (Sem ofensa, por favor, ? s? um jarg?o de cuteleiros)

Boa sorte e novamente bem vindo ao F?rum!
Reply With Quote
  #5  
Old 03-02-2005, 08:31 AM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Talking

Totalmente off topic.. mas eu n?o resisto:

Gostei das siglas Sarento: agora a gente pode dizer: TBCF mas KISS t??

HEHHEHEHEHHE


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #6  
Old 03-02-2005, 04:23 PM
Luis Paulo's Avatar
Luis Paulo Luis Paulo is offline
Skilled
 
Join Date: Feb 2005
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 430
Obrigado pelas respostas e principalmente, pela receptividade que tive aqui...
Logo estarei postando mais t?picos com as d?vidas que tenho....

Luis Paulo
Reply With Quote
  #7  
Old 03-02-2005, 08:03 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Exemplificando ...

Prezado Luis Paulo,
Bem vindo e conte comigo tamb?m no que puder ajudar.
Gostaria de citar-lhe o que vem ocorrendo comigo pois talvez elucide-lhe um pouco mais as coisas.
Comecei na cutelaria creio que em 2002 logo depois de ter visitado o SPKS 2001. Por um ano fiz facas sem vender, presenteei algumas e troquei outras mas n?o vendia pois n?o queria profissionalizar-me. Com o ac?mulo de facas e de despesas para montar a oficina e comprar materiais achei que seria mais l?gico vender a produ??o de meu hobby. Lancei-me oficialmente no SPKS de 2003 e hoje chego a ficar ansioso pois tenho pedidos e n?o consigo fazer as facas para entregar, primeiramente poque no pouco tempo que tenho n?o quero fazer aquelas facas das encomendas, quero fazer aquelas que ainda n?o fiz, as id?ias que surgem na cabe?a, os testes para aprender mais e alguns pedidos v?o ficando hist?ricos e alimentando a fama de que cuteleiro atrasa sempre as entregas. Creio que isto n?o seja uma verdade com os cuteleiros full time mas com os de dupla ou tripla jornada ? uma constante.
No final do ano passado fiz v?rias facas caprichadas para levar ao SPKS e no in?cio de novembro passando pela casa de um amigo em uma viagem fui mostrar-lhe as novas facas, as que iriam para a feira e ficaram quase todas l?. Foi com aperto no cora??o que as deixei pois precisava delas na feira no entanto a grana foi boa e pagou todas minhas despesas da viagem ao SPKS e mais alguns materiais que comprei por l?.
Sinceramente eu n?o poderia hoje deixar minha atividade principal para atuar integralmente como cuteleiro pois em minha atividade principal estou h? mais de 20 anos e tenho uma carreira e uma renda est?vel. Da mesma forma creio que nenhum cuteleiro que est? a 10, 15 ou 20 anos na cutelaria poderia deix?-la por outra profiss?o pois j? se assentou nela e fez dela sua principal fonte de renda.
? complicado !! E por isto mesmo acho que no final n?o expliquei nada!! S? compliquei!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #8  
Old 03-02-2005, 11:43 PM
J Martin J Martin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 73
Full time knife maker

I have never met a rich knife maker yet. Jerry Fisk has said you should be making at least 80% of your income before you go full time in the business. Your name is real important and a reputation is built over time. Its kind of like Hollywood movies. Big names can get big dollars. That being said it is a great business. I am a part time maker, but earlier in my other job there were times that knife making meant the difference between paying bills and going hungry. Knife making has been good to me and I have always got back what I put in to it. You are welcome to ask questions and I would encourage you to make knives because you love to do so. Such emotion will show in your work and as you aquire more skill others will recognize this.
Reply With Quote
Reply

Tags
knife, knife making, knives


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 07:35 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved