MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #16  
Old 04-02-2005, 02:08 PM
Fausto Fausto is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2005
Posts: 113
Bushi do!

Quote:
Originally Posted by Luciano
Li em alguns sites que a t?mpera em ?gua apresenta um hamon mais n?tido, assim como propicia uma pequena curvatura na l?mina, por ser um ve?culo que proporciona o resfriamento mais rapidamente.
As l?minas temperadas em ?leo n?o proporcionar?o a mesma nitidez, j? que o resfriamento se d? de maneira diferente, e a estruturas no interior tamb?m se formar?o de maneira diferente?
E existe a possibilidade de temperar o 52100, pela sua composi??o, em ?gua sem que ele apresente trincas?
Grato pela aten??o de todos!
Um abra?o!

Luciano Spindola Lopes
tempera de katanas no yaki-ire (o processo tradicional), laminas de alto carbono como o 52100 certamente v?o trincar em agua pura. Uma coisa importante a se saber ? a forma como se mergulha a lamina no liquido. Quando a lamina ? mergulhada num recipiente na horizontal (com o fio voltado p/ baixo), o fio come?a o processo de resfriamento antes do dorso coberto com barro, o que d? "mais tempo " para a forma??o da linha de t?mpera, e com isso a l?mina encurva mais. Eu j? tentei temperar uma lamina reta de 52100 dessa forma, e al?m de encurvar demais ela trincou, e a menor tens?o ela quebrou ao meio. Ja a tempera feita verticalmente (em um cano d`agua com sal grosso com uns 3" de di?metro, por exemplo) a curvatura ? minimizada, j? que o resfriamento ? feito no dorso e no fio ao mesmo tempo, a medida que se introduz a l?mina na ?gua. Eu fiz esse processo em uma lamina de 1095 em agua salgada e morna e o resultado foi uma adi??o de curvatura "homog?nea", mas a l?mina n?o trincou e ficou bem resistente ap?s o revenimento. O ideal ? que voc? encontre um meio termo, isto ?, usar uma lamina tipo 5160 ou 1070 e resfri?-la em ?gua salgada e morna, com a l?mina na diagonal, e rapidamente.
Ps:. Luciano, voc? ? de S?o jo?o del Rei? Eu sou de BH e gostaria muito de seguir a carreira de cuteleiro artes?o, pois at? ent?o eu tenho isso como um hobby, utilizando m?todos prec?rios. Ser? que vc n?o poderia me dar uma dica ou mesmo me encaminhar para a oficina de algum cuteleiro que esteja disposto a aceitar um aprendiz? Eu tenho algumas pe?as que talvez valham a pena serem mostradas, e gostaria muito de mostrar a algu?m. Ent?o ? isso, Luciano. Abra?os, Fausto.
Reply With Quote
  #17  
Old 04-02-2005, 03:50 PM
Luciano Luciano is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2004
Location: Santa Maria - RS
Posts: 128
Ol? Fausto!

Bueno, primeiramente quero te dizer que sou de Santa Maria, no RS, algo longito de BH, mas ao menos a troca de experi?ncias pelo f?rum diminui essa dist?ncia! Tamb?m estou iniciando na cutelaria... e como vicia, n?o?!

Cara, ontem mesmo fiz um teste com uma l?mina, feita de uma lima Nicholson antiga (talvez 1095); temperei ela na ?gua quente, a curvatura ficou boa, mas a ponta dela trincou. Creio que tenha sido, principalmente, por que deixei a espessura na parte do fio dessa parte muito fina, pois mais para tr?s deixei algo em torno de 2mm, e nada ocorreu. Acredito que quanto menos espessura na parte do fio, mais rapidamente ela resfriar?, e o choque ser? maior.

E na tua experi?ncia com a t?mpera na vertical, o hamon ficou definido?
Quanto ao 5160, parece que ele n?o ? apropriado para esse tipo de t?mpera, pois ? feito para t?mpera em ?leo, e quando temperado em ?gua, al?m do strees, a forma??o da estrutura se d? de maneira diferente dos a?os que n?o possuem outros elementos de liga na sua constitui??o (como os da s?ria 10xx)...

J? cortei a ponta da minha l?mina de testes, est? normalizada e pronta para outra...

Para achar quem te d? uma m?o, a melhor maneira ? colocar um t?pico aqui no f?rum mesmo, e creio que o pessoal possa te indicar algu?m; e pode tamb?m abrir um t?pico e publicar algumas fotos das tuas cria??es.
E se tu quiser alguma dica, pode perguntar tamb?m, que vai receber ajuda...

No m?s, era isso,

Um baita abra?o!

Luciano Spindola Lopes
Reply With Quote
  #18  
Old 04-02-2005, 04:08 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Superaquecimento

Luciano,
Desculpe meter o bedelho na conversa mas s? queria dizer que a trinca na ponta de sua l?mina pode ter sido por superaquecimento o que ? muito comum acontecer na tempera em forja quando ficamos aquecendo e tentanto homogeneizar a temperatura de toda a l?mina e a ponta por ser mais fina "passa do ponto" superaquecendo e tendo um grande aumento no tamanho dos gr?os.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #19  
Old 04-02-2005, 05:08 PM
Luciano Luciano is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2004
Location: Santa Maria - RS
Posts: 128
Caro Cabete:

Tu n?o est? metendo o bedelho, e sim adicionando mais uma informa??o, o que para n?s que estamos come?ando, ? muito importante, pois tu j? tem boa experi?ncia na ?rea!

Como disse, creio que o principal motivo seja esse, mas talvez o que tu disseste seja o que tenha ocorrido... Tentei homogeneizar a temperatura na l?mina, sempre deixando a ponta mais longe um pouco do centro do fogo (forja a carv?o) e quando a distribui??o me pareceu adequada, deixei que a ponta tamb?m atingisse a tamperatura, mas talvez tenha passado do ponto...

Um abra?o!

Luciano

Last edited by Luciano; 04-02-2005 at 05:17 PM.
Reply With Quote
  #20  
Old 04-03-2005, 10:06 AM
Fausto Fausto is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2005
Posts: 113
bushi do!

Luciano,
O que o Cabete disse ? verdade, p/ tempera de laminas compridas, no caso de um katana, a ponta tem q ter um aquecimento menor. No meu caso, p/ aquecer uma lamina, eu uso uma tela de a?o carbono de +- 1m e em forma de calha no sentido do comprimento. Dentro dessa calha vai o carv?o e a lamina na horizontal, com o fio p/ baixo. E por fora, eu uso ventiladores e secarores como ventoinha. Agora, p/ sair hamon... O ideal ? vc usar a?o carbono puro, s? c/ carbono e manganes. O cromo, segundo o Remo Nogueira, costuma tornar invisivel o hamon, talvez por causa do oxido de cromo, que fica exuberante demais na superficie. Eu acho que p/ sair hamon depende muito do tipo de polimento tb... O japones fazia tudo a pedra natural, e bem devagar, dentro d?gua! Assim, ? tinha perigo de alterar alguma coisa no grao da superficie que pudesse mudar a textura, acho.
Reply With Quote
  #21  
Old 04-03-2005, 01:06 PM
Luciano Luciano is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2004
Location: Santa Maria - RS
Posts: 128
Caro Fausto,

Por isso citei que o 5160 n?o ? adequado para esse tipo de l?minas, pois apresenta outros elementos de liga na sua composi??o.
J? os da s?rie 10xx s?o carbono e mangan?s, e portanto mais adequados para essa tarefa.

Amanh? farei nova t?mpera, da? posto coment?rios aqui no f?rum a respeito dos resultados obtidos.

Abra?os!

Luciano
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 12:02 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved