MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 03-21-2003, 12:26 PM
marcelo m. marcelo m. is offline
Member
 
Join Date: Mar 2003
Posts: 18
como eu fa?o uma forja

Primeiro muito obrigado por responder a minha outra questao... acho que vou comesar por uma faca

Bom, eu gostaria de saber como fazer uma forja? Eu sei que existe a carv?o e a gas, eu gostaria de saber qual a mais f?cil e barata de se fazer. E por favor nao indiquem sites ingl?s que eu nao falo ingl?s.

(de novo muito obrigado!)

Last edited by Ricardo Lala; 04-09-2003 at 06:32 AM.
Reply With Quote
  #2  
Old 03-23-2003, 05:45 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Existem dois tipos funcionais de forja: carvao e gas.
Carvao ? facil. A minha foi feita com tijolo refratario, tipo uma churrasqueira em miniatura, sem chamine. Coloque um cano de aco, perfurado na parte inferior do fogo. Neste cano coloca-se um ventilador, ou secador de cabelo, e ta feita aforja.
Como tu naole ingels, vai ser dificil ajudar com algumas fotos.
Nao sei se podes ler figuras em ingles, mas todos os
casos
http://www.anvilfire.com/21centbs/planfile/
clique em :Brake Drum Forge (forja feit acom tambor de freio)
depois em : Exploded View and Details

S3e tiveres dificuldades em ler figuras em ingles, avise que tentamos traduzir os desenhos.

Reply With Quote
  #3  
Old 03-23-2003, 07:09 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Marcelo, vejo q vc est? querendo come?ar e tem v?rias d?vidas, o q ? bom. Uma forja n?o ? dif?cil de fazer e vc pode fazer tanto ? carv?o como ? g?s.

A de carv?o o Callega j? te passou o site, que ? em ingl?s (que bom treino, hein?).

A g?s tem v?rios planos tb. Antigamente est?vamos fazendo forjas grandes, mas agora o pessoal da SBC est? fazendo forjas pequenas, que concentram bem a temperatura. Entre em contato com o Ricardo Vilar q ele pode te auxiliar nisso, ou ent?o comigo. Um abra?o.
Reply With Quote
  #4  
Old 04-10-2003, 03:11 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Forja ? carv?o.

Para dar uma m?ozinha ontem tirei umas fotos de minha forja ? carv?o que reformei eliminando profundidade onde se coloca o carv?o e deixando plana, vou reestre?-la neste s?bado.
As fotos podem ser vistas clicando no link abaixo:

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/356112


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #5  
Old 04-11-2003, 12:55 AM
Andreotti Andreotti is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Jos? do Rio Preto/SP
Posts: 393
Send a message via ICQ to Andreotti
Angry SUJEIRA???

Pessoal da forja ? carv?o.

tenho duas, uma feita com uma base de um disco de araco, cujo por cujo furo central, devidamente alargado corre o vento, soprado por um secador de cabelo, instalado h? uns 20 cent?metros abaixo do cano que serve de base.
Ocorre o seguinte, quando ligo essa forja, mesmo com o secador, que ? m?dio, e na pot?ncia m?nima, gera uma sujeira no quintal que ? impressionante. ? poeira de carv?o pelo quintal inteiro, e al?m da sujeira que j? fa?o com o carv?o, l? vou eu com vassoura e mangueira limpar tudo, sen?o a patroa me p?e pra fora de casa.
Alguma dica pra forja sem chamin?? ou a sujeira e vassoura fazem parte da nobre arte da cutelaria?

Abra?os a todos.

Alessandro Andreotti.


__________________
Alessandro Tadeo Haggi Andreotti
aandreotti@gmail.com
S?o Jos? do Rio Preto/SP.
Reply With Quote
  #6  
Old 04-11-2003, 11:21 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Thumbs up Forja ? carv?o sem poeira.

Voc? viu nas fotos que coloquei que a minha forja ? carv?o tem uma tampa de compensado naval?
Pois ? ! Esta tampa evita a poeira da forja!
Voc? coloca-lhe uma bela tampa, pinta-a bonitinha e usa de bancada!! Se ligar faz poeira!!
Gostou da solu??o?


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #7  
Old 04-15-2003, 08:57 PM
gilson christov gilson christov is offline
Member
 
Join Date: Jul 2002
Location: Tabo?o da Serra - Brasil
Posts: 18
forja do cabete

cabete

boa noite, tudo bem com vc e todos do forum?

minha pergunta ? o seguinte?

olhando as foto da sua forja surgiu a duvida, a parte plana da mesma ? feita com placas de tijolo refratario?

para a coloca??o do carv?o vc usou o sistema daquelas churasqueiras de bafo, ou seja, uma gaveta?

abra?os
:confused: :confused:


__________________
Gilson Christovan
gchristovan@ig.com.br
4771-1632
9728-4398
Reply With Quote
  #8  
Old 04-16-2003, 08:38 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Forja de gaveta??

Caro Gilson,
A "bacia" da forja foi preenchida com tijolos comuns e concreto refrat?rio. O concreto refrat?rio ( assim como qualquer outro cimento ) tem sua rea??o e cura com a ?gua portanto para que fique bom tem que estar molhado por alguns dias. Diz-se que a cura total do cimento leva 28 dias mas se durante uma semana voc? o mantiver molhado ele ficar? excelente. Se o deixar secar r?pido ele ir? ficar esfarelando.
O difusor de ar deve receber uma placa com v?rios furos a qual dever? ser limpa ap?s cada se??o de forja e portanto deve ser solta, apenas encaixada , pois entope com o borax fundido e com res?duos do carv?o que se liquefazem e depois endurecem, na parte inferior do tubo que conduz o ar deve haver uma tampa roscada ou articulada que ser? aberta vez ou outra para deixar sair a cinza que passar pelo difusor.
Voc? tem uma superf?cie plana resist?nte ao calor com um buraco e um difusor de uns 10 ou no m?ximo 15 cm de di?metro. Joga-se o carv?o sobre esta "mesa" e o carv?o que realmente ir? aquecer sua pe?a ? o que fica sobre o difusor e portanto recebe o oxig?nio da ventoinha. Conforme ele vai se consumindo voc? vai puxando o resto do carv?o pra cima do difusor.
? muito importante que fa?a uma boa regulagem de ar pois o excesso de ar ir? te consumir mais carv?o desnecessariamente. Seve uma v?lvula tipo "borboleta", um registro tipo "esfera" ou uma chapa de correr com v?rios furos. Na minha fiz furos formando um triangulo assim quando a desloco vou expondo ao fluxo de ar um n?mero crescente de buracos. Seja qual for o seu regulador procure fazer marca??es que lhe sirvam de orienta??o assim n?o far? regulagens "?s cegas".
Domingo caldeei um billet de damasco alto contraste e o estiquei na forja ? carv?o e esta se mostrou muito mais econ?mica ( para esta atividade ) que a forja ? g?s. Em 7 horas de trabalho gastei apenas 12 Kg de carv?o o que d? uma m?dia de 1,7 Kg a hora. Como comprei o carv?o "miudo" que sobra da peneira do carv?o de churrasco e depois ? peneirado para tirar o p? paguei R$ 0,30 o Kg portanto o custo foi de R$ 0,51 a hora. Acho que este custo ? excelente. O ?nico inconveni?nte ? o calor que a forja ? carv?o reflete para todos os lados ( por n?o estar confinada entre tr?s paredes com coifa ) e o p?. Estou pensando em montar um sistema de coifa que aspire o p? e passe o ar por filtros ou ?gua antes de liberar eliminando este problema.
Hoje devo caldear novamente, vou ver se me lembro de levar a c?mara digital da fabrica e tirar mais algumas fotos para esclarecer-lhe melhor.
Voc? aquece a pe?a por partes, se vai caldear uma pe?a grande voc? aquece e caldeia a ponta do sanduiche depois aquece e caldeia o p? pr?ximo ao cabo e depois deixa as pontas descobertas aquece e caldeia o centro.
Para forjar tamb?m aquece apenas a regi?o que ir? forjar pois se aquecer toda a pe?a ele ir? esfriar antes que consiga martel?-la toda e estar? apenas descarbonetando o a?o.
Como percebe a pe?a fica alojada dentro do carv?o e coberta por ?le e n?o sobre o carv?o como deve ter imaginado ao pensar na gaveta de carv?o das churrasqueiras de bafo.
Espero ter conseguido lhe esclarecer. Se tiver mais d?vidas "mande brasa".
Um detalhe importante de seguran?a: Ao forjar damascos ( caldear ) o borax que "envelopou" o billet e est? a cerca de 1400 graus cent?grados espirra longe a cerca de uns 5 metros nas primeiras marretadas de cada caldeamento portanto fique alerta quanto a materiais combust?veis nas proximidades e ap?s cada caldeamente enquanto a pe?a aquece novamente d? uma olhada em volta ? procura de fumacinhas. Domingo uma fagulha destas caiu dentro da base de minha furadeira de bancada onde normalmente tem serragem acumulada e estava sainda fuma?a de l?. Se n?o vejo poderia ter virado manchete de jornal.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil

Last edited by cabete; 04-16-2003 at 08:58 AM.
Reply With Quote
  #9  
Old 04-22-2003, 07:10 PM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Caro Marcelo,
de uma olhada no link abaixo e veja se te ajuda.
Este passo a passo ? de uma forja a g?s. Da p/ temperar forjar e recozer.




http://www.rvilarknives.com.br/rvilar/forja.htm


Abra?os


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #10  
Old 04-23-2003, 07:25 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
ESTE FUNCIONA!

Este projeto que o Vilar divulga, diferentemente do outro, funciona!
Para ficar melhor ainda eu fa?o quatro sugest?es:
1) Para regular o ar usar ap?s a ventoinha no tubo um registro de esfera de 1".
2) Colocar na entrada de g?s um segundo registro de fechamento do g?s ( usar mangueira de alta press?o ) al?m do registro do botij?o assim ao retirar a pe?a para malhar na bigorna pode-se diminuir quase at? apagar o g?s e ao recolocar a pe?a abre-se mais o registro. Isto faz uma tremenda economia de g?s.
3) Recortar um pequeno circulo de metal ( lat?o, cobre ou lata ) uns dois ou tr?s milimetros menor que o di?metro interior do tubo de ar, fazer um furo central no di?metro externo do tubo de g?s. fazer cortes no sentido do raio do circulo e entortar as varias partes formando um especie de h?lice. Colar ou soldar esta pe?a sobre o tudo de g?s assim o ar que ir? passar ser? turbilhonado e a mistura ar/g?s ser? perfeita.
4) Limitar o "buraco quente" ao estritamente necess?rio e que portanto ser? exatamente do tamanho da janela.
Melhor que isto s? se conseguirmos adaptar flux?metros para que possamos ter uma leitura da vaz?o de ar e da vaz?o de g?s para conseguirmos uma repetibilidade da regulagem da chama pois ?s vezes a regulamos excessivamente quente sem a necessidade disto e consumimos mais g?s do que o necess?rio.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #11  
Old 04-23-2003, 03:07 PM
marcelo m. marcelo m. is offline
Member
 
Join Date: Mar 2003
Posts: 18
obrigado pelas dicas,o corpo da minha forja eu estou pensando em fazer com um extintor velho e no ferro velho que eu fui ele tinha o tubo ja sem carga mas ele estava fechado e eu gostaria de saber se eu posso abrir o tubo eu se ele esta com press?o como eu fa?o para tirar a press?o?

obrigado


marcelo
Reply With Quote
  #12  
Old 04-23-2003, 04:10 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Aperte o gatilho

Se o tubo tem v?lvula aperte o gatilho e depois retire a v?lvula.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #13  
Old 04-23-2003, 05:42 PM
marcelo m. marcelo m. is offline
Member
 
Join Date: Mar 2003
Posts: 18
obrigado cabete,eu achei que como tivesse press?o pudesse estourar ou coisa do tipo.


Para revestir o tu bo me indicaram manta ceramica mas, ? possivel substituir por tijolo refratario(que eu tenho em casa)

de novo obrigado


marcelo.
Reply With Quote
  #14  
Old 04-25-2003, 01:15 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Tijolo refrat?rio n?o substitui a manta.

Caro Marcelo,
Com o tijolo voc? at? faz a forja mas n?o ter? a mesma efici?ncia pois ?le tem uma grande in?rcia t?rmica, coisa que a l? cer?mica n?o tem, ou seja, ela aquece super r?pido, esfria r?pido e isola calor. O tijolo resiste ao calor mas n?o isola bem, demora para aquecer e demora para esfriar e se sofrer choque t?rmico trinca.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
forge


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 10:51 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved