MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 06-23-2003, 09:11 PM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Timbragem

Timbragem ? o ato de timbrar um logotipo ou marca na l?mina, certo?
Tive refer?ncias no forum sotai de que tinha um t?pico s? sobre isso, mas n?o encontrei...
Algu?m teria a discuss?o guardada?

Obrigado
Reply With Quote
  #2  
Old 06-30-2003, 10:57 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Esta Marca??o pode ser feita de v?rias maneiras.

A mais comum entre os cuteleiros ? a confec??o de uma pun??o em a?o temperado, que ? batido geralmente na ?rea do ricasso da l?mina. ? um processo simples e bem difundido.

Outro processo ? o eletro-qu?mico, com o aux?lio de uma fonte que gera uma corros?o controlada, estampando assim a marca na l?mina.

Existem ainda outros processos, com ?cido, percloreto de ferro, m?scaras, etc, por?m os dois processos acima descritos s?o os mais comumente aceitos e geram melhores resultados.
Reply With Quote
  #3  
Old 06-30-2003, 12:42 PM
Bhold Bhold is offline
Member
 
Join Date: Apr 2003
Posts: 26
pun?

? ferrari, tu que sempre d? aten??o ?s dificuldades dos iniciantes, me tira mais esta d?vida: este pun??o se usa com a faca a quente?
E como se prepara o tal pun??o de a?o temperado? Pode ser feito com ferramentas b?sicas de cutelaria, sem fresas e quetais?


__________________
_______________________
Luciano Campelo Bornholdt
Reply With Quote
  #4  
Old 06-30-2003, 01:46 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Luciano,

Este cunho ? feito em empresas especializadas. Em SP tem uma perto da esta??o de metr? da Parada Inglesa. Na realidade ? um servi?o de arte, pois tem q ser feito ? m?o por pessoas especializadas. Um cunho desses dura bastante, d? pra marcar muita faca. Atualmente eu utilizo este processo, por?m estou estudando para fazer uma m?quina de grava??o eletro-qu?mica.

A cunhagem ? feito com a faca fria, antes da t?mpera, isto ?, com a l?mina recozida. Se a cunhagem for feita com a l?mina temperada, das duas uma: ou quebra a pun??o ou queba a l?mina.
Reply With Quote
  #5  
Old 06-30-2003, 03:27 PM
Bhold Bhold is offline
Member
 
Join Date: Apr 2003
Posts: 26
obri

Obrigado, Ferrari. Acho que para a minha "Bornholdt n.1" vou me contentar com grava??o a ?cido, usando tela de serigrafia para aplicar a tinta-resist?ncia com meu logotipo ( o pr?ximo passo l?gico ? aprender a fazer a matriz serigr?fica).
A minha faca est? sendo feita por desbaste, a partir de a?o de mola de kombi. ? uma pequena drop point com cabo de talas de osso ( que me deram um trabalho danado para preparar ? m?o).
Um abra


__________________
_______________________
Luciano Campelo Bornholdt
Reply With Quote
  #6  
Old 06-30-2003, 08:44 PM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
OI


Hoje consegui um endereco de uma firma que faz puncoes de qualquer modelo bast fazer o desenho no autocad e eles reproduzem no aco. Nunca trabalei com eles mas ouvi dizer que e bom.
colocarei o endereco em fornecedores. Ferrari se quiser a maquina de gravacao eu tenho uma que nao estou usando.


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #7  
Old 07-01-2003, 08:09 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Vilar, uma pergunta:

No panorama internacional de facas forjadas manualmente, ? aceito a grava??o por eletro-qu?mico, ou somente podem ser marcadas por pun??es?

Fa?o esta pergunta, pois eu e o Ikoma conversamos sobre isto e n?o chegamos a uma conclus?o.
Reply With Quote
  #8  
Old 07-01-2003, 08:22 AM
Bhold Bhold is offline
Member
 
Join Date: Apr 2003
Posts: 26
Obrigado Vilar,
vou conferir.


__________________
_______________________
Luciano Campelo Bornholdt
Reply With Quote
  #9  
Old 07-01-2003, 09:52 PM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Ferrari,

Acho que novamente chegamos a uma questao pessoal, nao posso te responder sobre"o parametro internacional" pois realmente nao pesquisei nada parecido neste ponto, as facas que observei no Blade show( dos forjadores) eram todas estampadas, realmente nao me lembro de ter visto uma com gravacao eletro-quimica. Ja as feitas por desbaste sao comuns de serem encontradas com gravacao.
Nao estou querendo diser que isto e uma regra ou uma distincao qualquer, volto a dizer que acho isto pessoal. Particularmente prefiro o estampo. E melhor fazer o que lhe for mais conviniente.
abracos


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #10  
Old 07-02-2003, 07:43 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Blz Vilar,

Entrei neste detalhe justamente por perceber que as facas forjadas, principalmente dos membros da ABS s?o marcadas pelo estampo.

Entretanto j? vi facas forjadas marcadas pelo sistema eletro-qu?mico. Um exemplo disto ? a Hog Body, aquela faca do "Big" John Ficth, que est? na capa da Blade. Esta faca ? forjada, por?m foi marcada por este processo.

Como vc disse, acho que o cuteleiro deve macar do jeito que lhe convier.
Reply With Quote
  #11  
Old 07-02-2003, 04:50 PM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Ferrari
Especificamente sobre a Hog Body, eu nao posso dizer nada, mas as facas do John Fich sao marcadas por cunho.
Pelo menos a que eu usei na casa do Fisk, onde ficamos brincado de cortar latinhas e 2x4, era gravada a cunho.


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
Reply

Tags
blade, knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 10:35 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved