MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-02-2003, 07:26 PM
Carbal Carbal is offline
Member
 
Join Date: Oct 2002
Location: Curitiba
Posts: 26
Ajudinha no Stock Removal

Ol?.
Postei uma msg parecida com essa no f?rum da Sotai no t?pico de Materiais e afins, mas ainda n?o obtive resposta.
? o seguinte: resolvi esquecer a falta de dinheiro para comprar os materiais para fazer facas forjadas e decidi come?ar com stock removal. Como muitos, sou admirador da cutelaria japonesa ent?o estou come?ando com uma Tanto. J? tinha uma mola de kombi e m?os ? obra... comecei serrando a parte do cabo com um arco de serra. Cansativo. Depois improvisei um esmeril na minha furadeira e deixei a pe?a j? delineada.
A mola apresentava uns buraquinhos na superf?cie, como se tivesse sido corro?da, ent?o fui ajeitar no esmeril. Deu certo, sumiram os buraquinhos mas em algumas partes eu exagerei um pouco. Ent?o agora estou alisando com uma lixa de metais n?36.
Agora ? que vem a d?vida: T? fazendo alguma coisa errada? A dificuldade (demora) em deixar a l?mina lisinha ? normal? Estou usando algum material errado ou ? s? pressa mesmo?
Desde j? obrigado

Marco Aur?lio.


__________________
Marco Aur?lio L. Ferreira - Curitiba - PR
Reply With Quote
  #2  
Old 09-03-2003, 05:23 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Ola Marco Aurelio

Eu tbem iniciei de forma parecida.. Com o teu esmeril vai ser dificil ficar 100%..
Primeiro, o ideal seria destemperar a mola. Depois de usinar, retempera-la.. Mas como achoq ue tu ta sem forja....
Te aconselharia a nao usar o esmeril.. Pega um toquinho de madeira dura ou celeron,baquelite, e usa lixa com a mao.. Coloca a lamina presa pelo cabo a uma madeira, colcoa em cima de uam mesa e finca o braco.. Durante muito tempo, acabei na m?o!!!!! Faz parte do aprender...
Vai da lixa 36 pra uma 50, depois uma 100, 220, 360, etc... At? sairem as marcas da lixa anteiror.. Uma boa ? lixar com cada lixa num sentido...Assim podes ver melhor as marcas da lixa anterior..
Achei melhor usar uma esmerilhadeira, ou lixadeira angular, com rebolo de desgaste e depois com "flaps".. Nao vai ficar uma beleza, mas fica mais ou menos..
Jean
Reply With Quote
  #3  
Old 09-03-2003, 11:58 AM
Carbal Carbal is offline
Member
 
Join Date: Oct 2002
Location: Curitiba
Posts: 26
Muito obrigado Callega.

Acho que a pressa me pegou. O que voc? acha de eu conseguir umas limas? Elas v?o me ajudar?
Em todo caso, vou continuar no bra?o mesmo. Pelo menos, no final, creio que a sensa??o vai ser melhor. Quanto mais trabalhosa ? a tarefa, mais orgulhosos nos sentimos quando est? pronta.

Um abra?o.

Marco Aur?lio.


__________________
Marco Aur?lio L. Ferreira - Curitiba - PR
Reply With Quote
  #4  
Old 09-04-2003, 05:49 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Qto as limas, acho que s? pra desbaste mto grosso.. Se ja estas adiantado no desbaste, use as lixas.. Se nao estiver tao adiantado, a lima resolve, mas tem que recozer o aco antes e depois tempera-lo.. Um amigo com uma esmerilhadeira (ou lixadeira angular, como preferir) poderia dar um formato inicial no fio.. Depois acaba na mao.. Vai na lixa..

Reply With Quote
  #5  
Old 09-05-2003, 06:50 PM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Boas Calega e Marco!

N?o sei se ajuda mas comecei do mesmo jeito
A pressa e ansiedade s?o terriveis com o caboclo, quanto mais vc lixa menos v? o servi?o render , mas ? assim mesmo.
Se destemperasse a l?mina teria menos trabalho com a lixa, e ainda come?aria a aprender sobre tratamento t?rmico. Uma churrasqueira resolve teu problema. Mas se n?o quer destemperar ent?o ? lixa mesmo, a dica de esmerilhadeira ? realmente boa. Quanto as limas vale a pena comprar, pois se n?o usar nesta faca usar? na proxima que certamente vir?.
Abra?os


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #6  
Old 09-05-2003, 07:36 PM
Carbal Carbal is offline
Member
 
Join Date: Oct 2002
Location: Curitiba
Posts: 26
Brigad?o!
Tem algum outro t?pico aqui no f?rum (ou no da Sotai) que ensine a destemperar na churrasqueira? Acho que vai me ajudar bastante.
Outra coisa, esses discos de corte usados nessas ret?ficas (tipo aquela da propaganda vendida pela polishop) seriam uma boa aquisi??o?

Mais uma vez obrigado.

At? mais.


__________________
Marco Aur?lio L. Ferreira - Curitiba - PR
Reply With Quote
  #7  
Old 09-09-2003, 07:46 AM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Marco

Se n?o me engano este forum come?ou com este assunto, mas o t?pico deve estar l? no por?o! Teria que fazer um garimpo nas p?ginas anteriores, mas acho melhor dar uma olhada no tutorial que o Ferrari fez, ir? te ajudar bastante. Veja como ele fez para aquecer o a?o e fa?a parecido. Eleve a temperatura gradativamente at? que o a?o fique rubro, depois deixe-o esfriar na nas cinzas.
Quanto ao disco de corte n?o entendi, vc pergunta do disco ou da m?quina? Vc podera encontrar maquinas melhores apre?os mais baixos que estes an?ncios de TV. Procure em lojas de ferramentas, se quer fazer facas ter? que ser rato de lojas de ferramentas e sucatas industriais.


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #8  
Old 09-09-2003, 09:39 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Marco,


Existem v?rias formas de recozer o a?o, como disse o vilar, no meu tutorial tem uma forma bem simples.

Quanto aos discos de corte, vc deve estar falando dessas micro ret?ficas. Eu tenho uma para trabalhos leves (bem leves, por sinal!), mas ? uma boa aquisi??o sim, se o pre?o for bom...

Antes de mais nada o cuteleiro ? um juntador de ferramentas!!
Reply With Quote
  #9  
Old 09-09-2003, 12:42 PM
Carbal Carbal is offline
Member
 
Join Date: Oct 2002
Location: Curitiba
Posts: 26
Valeu pessoal!
Quanto ao recozimento na churrasqueira, consegui achar no f?rum da Sotai mesmo. Parece bem simples.
Ferrari, seu tutorial ? v?ri gud!! J? tinha lido h? uns tempos...
Como la plata est? MUITO curta, estou dando um tempo (ainda...).
T?, como dizer... entre empregos... j? h? 5 meses. Mas hoje mesmo, se der tempo, vou dar uma passada num ferro velho industrial que tem aqui perto. Quero ver se encontro um motor el?trico em bom estado e bom pre?o. Um novo ainda ? muito caro (R$ 185,00). Pr? quem t? desempr... entre empregos, ? caro.
Os discos que eu falei s?o esses mesmo de micro ret?fica (Roto Matic). Pensei que talvez eu pudesse acoplar um na furadeira. Como ainda n?o tenho forja, pensei que esse seria o m?todo mais f?cil de dar forma na l?mina, principalmente no cabo.

Mais uma vez, obrigado.

Um abra?o e at? mais.


__________________
Marco Aur?lio L. Ferreira - Curitiba - PR
Reply With Quote
  #10  
Old 09-22-2003, 05:27 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Tche, tbem passei por esta de comprar a micro retifica.. Como falou o Ferrari, ? pra trabalhos mto leves.. A esmerilahdeira (ou lixadeira angular) seria melhor. O ideal ? a lixadeira mesmo, masa como tu estas igual a mim, entre empregos, ? um belo investimento, depois tem as lixas que nao sao baratas....
A esmetilhadeira, com disco de desbaste e posteriormente com disco "flap"', da?pra iniciar e depois, ela vai ter muita utilidade na hora de cortar aco, desabastar os cantos dos bilets de damasco, etc... Eu usava o flap pra dar forma nos cabos de madeira ou celeron...
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 11:20 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved