MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 11-12-2003, 07:14 AM
fernando.4f's Avatar
fernando.4f fernando.4f is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2003
Location: S?o Paulo - Jabaquara
Posts: 64
Oficina ideal

Sei que no tutorial do Ferrari ele demonstrou que tudo ? poss?vel com criatividade e algumas ferramentas, mas qual seria a lista ideal de ferramentas (maquin?rio completo) para uma oficina de cutelaria de alta qualidade ?


__________________
Fernando e Andrea
Anvilfire Brasil
http://www.anvilfire.com.br
Reply With Quote
  #2  
Old 11-12-2003, 07:42 AM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Na minha opini?o isso n?o importa tanto quanta a sua habilidade em usar tanto equipamentos altamente especializados quanto os mais b?sicos. N?o adiante ter um torno mec?nico se voc? n?o sabe trabalhar com ele ou ter um martelete ou prensa hidr?ulica se n?o sabe quais a?os combinar corretamente para fazer damasco (mesmo que a prensa ou o martelete sirvam tamb?m para apressar o forjamento). Uma oficina bem equipada, na minha opini?o, tem uma forja a g?s, um forno para tratamento t?rmico, uma lixadeira de cinta comum, uma furadeira de bancada, limas em geral e algumas ferramentas para trabalhar no forjamento como grampos para fazer facas integrais e etc. Pode-se fazer boas facas com bem menos do que isso e pode-se fazer boas facas com bem mais do que isso.. mas nesse ponto a qualidade final do produto depende muito mais da habilidade do artes?o em operar uma oficina com equipamentos de ponta do que dos equipamentos em si.


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #3  
Old 11-12-2003, 08:09 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
O Jeff t? certo.

A habilidade do cuteleiro conta muito mais do q as m?quinas.

Eu acho que para um iniciante uma lima basta.

Para o iniciante "avan?ado", uma forja (pra forjar e temperar), limas, lixadeira, furadeira de bancada d? conta do recado.
Reply With Quote
  #4  
Old 11-12-2003, 12:36 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Ol? colegas,
esta ? uma quest?o de at? aonde se quer chegar, ou seja quanto e o que se quer produzir.
Se a inten??o ? fazer uma faca por m?s nos fins de semana, beleza, qualquer coisa serve; mas se a inten??o for fazer dez ou vinte facas/m?s com qualidade para sobreviver fazendo facas, a? o equipamento conta mais do que a vontade, e mais ou menos tanto quanto a habilidade do artes?o, mas vai das nessecidades e oportunidades, pois moramos em um pa?s que n?o estimula produ??o, onde qualquer m?quina, quando se encontra, custa um absurdo, mas o importante ? continuar a aumentar o equipamento, pois, quanto mais m?quinas, mais leve ? o nosso esfor?o.


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #5  
Old 11-13-2003, 08:50 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
O Ricardo, onde ? q vc est? achando estes gifs doidos?

Bom, vou de encontro ao q todos falaram. Se a pessoa quer s? um hobby, poucas ferramentas s?o encess?rias, mas passando para um lado mais profissional, ? l?gico que o investimento tem que ser diretamente proporcional.
Reply With Quote
  #6  
Old 11-13-2003, 11:19 AM
fernando.4f's Avatar
fernando.4f fernando.4f is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2003
Location: S?o Paulo - Jabaquara
Posts: 64
en.dos.sar
(origem francesa - endosser) vtd 1 P?r endosso em: Endossar uma letra, um cheque. 2 Escrever no verso de um t?tulo de cr?dito o pertence com que se transfere a outrem o direito no mesmo representado. 3 fig Passar a outrem um encargo, um aborrecimento etc. 4 Exprimir aprova??o ou aceita??o; aprovar, apoiar, suportar, sancionar: Os pais raramente endossam os pontos de vista dos filhos. Endossar em branco: escrever seu nome no verso de um t?tulo de cr?dito sem especificar o endossado ou seu modo de pagamento.

Agora o "endo?o" do F?bio deve ser relacionado ? a?ucar, a?o doce ou algo do g?nero... ... t? pondo a?ucar nas palavras do Ferrari Fabi?o !!! Abra?o cara... agora falando "??rio" minha busca como a de todos que desejam evoluir seja em um determinado assunto ou como ser vivente de uma forma geral ? assim, perguntando, lendo, pesquisando... Agrade?o a todos, principalmente ao Ferrari, Ricardo Lala, Paulo Mouzinho, em especial Silvana, que me convidou para ver sua oficina e a todos que participaram deste tema levantado por este humilde, por?m obstinado Aprendiz.0]


__________________
Fernando e Andrea
Anvilfire Brasil
http://www.anvilfire.com.br
Reply With Quote
  #7  
Old 11-14-2003, 05:56 AM
fernando.4f's Avatar
fernando.4f fernando.4f is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2003
Location: S?o Paulo - Jabaquara
Posts: 64
Thumbs up K 3,1415 tei

Captei a mensagem, Keep It Simple !, vou tentar, espero n?o passar por um huroniano, pois nesta busca nada mais sou do que um hussardo tentando chegar ao patamar de po?anangara, desde j? agrade?o sua mensagem F?bio, sei desde a primeira explica??o (l? na casa do Peter), que vc ? um camarada cutuba?o. :confused: 8o heim?!

Aquele abra?o 0]


__________________
Fernando e Andrea
Anvilfire Brasil
http://www.anvilfire.com.br
Reply With Quote
  #8  
Old 11-14-2003, 06:51 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Fernando, n?o sei se vc percebeu, mas sempe no come?o de cada p?gina do meu tutorial tem uma lista com o ferramental e o material a ser utilizado.

Este seria realmente o b?sico pra quem est? come?ando. ? l?gico que tem coisa cara e no come?o fica dif?cil comprar. Por exemplo o ma?arico. Quem n?o tem ? s? ir a qualquer oficina de funilaria e pagar uma cerveja por cara pra usar o dito cujo.

Agora pra uma cutelaria de alta qualidade, trabalhando sozinho, tem muuuuita coisa: lixadeiras, no m?nimo umas 4. um esmeril poderoso de uns 3 CV, uma furadeira de bancada com mesa coordenada, uma fresadora, ma?arico de acetileno, forno el?trico com controle digital, forja a g?s, politriz de 1CV, torno, solda el?trica e v?rias outras ferramentas manuais.

Last edited by Ferrari; 11-14-2003 at 06:55 AM.
Reply With Quote
  #9  
Old 11-14-2003, 09:57 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
? Ferrari voce esqueceu do centro de usinagem, da m?quina de corte laser, da eletro eros?o CNC, e outros pequenos apetrechos indispes?veis no dia-a-dia de uma oficina b?sica.


Ah, e uma guilhotina, para cortar as bobinas de a?o....


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #10  
Old 11-14-2003, 10:16 AM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Algu?m tem aquela lista macabra de apetrechos ultra tech de seguran?a da oficina? Cueca de amianto... ehhehehehheheheh


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #11  
Old 11-15-2003, 03:24 PM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Acho que o as respostas s?o muito parecidas, talvez seja porque todos os que responderam trilharam o mesmo caminho.
Como o Lala falou o pre?o dos equipamentos n?o ajuda, logo, como n?o ? possivel de comprar " UMA OFICINAL IDEAL " , o mais viavel ? comprar o b?sico e ir se familiarizando com as ferrementas.
Com o passar do tempo vc mesmo poder? decidir o que ? ideal ou n?o.
Isso tamb?m depender? do tipo de pe?a que pretende se epecializar.
Abra?os Vilar


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #12  
Old 11-15-2003, 03:55 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Olha, talvez a gente possa estar se expressando mal e confundindo a cabe?a do pessoal.

Quando a gente come?a, geralmente ? por hobby, ent?o algumas ferramentas manuais e b?sicas d?o conta do recado: limas, furadeira, esmeril.

Com o tempo, o hobby ganha for?a e ? l?gico que a pessoa quer se aprimorar, da? a necessidade de melhorar tb seu equipamento.

Uma coisa que tenho insistido muito aqui em outros foruns ? de que ningu?m vira cuteleiro da noite para o dia. Muitos j? entraram em contato comigo com a ?S?ndrome de Highlander?, isto ?, nunca fizeram nada em cutelaria e no outro dia j? querem forjar uma katan?!! N?o ? assim que a coisa funciona. No meu caso funciona bem lentamente, pois n?o trabalho com facas em tempo integral.

Acho que a palavra chave ? SIMPLICIDADE. Se a pessoa quer come?ar, comece com algo simples, com ferramentas simples. Uma dica do Jerry Fisk ? ir fazendo uma faca melhor que a ?ltima, assim vai progredindo o trabalho e o aperfei?oamento da t?cnica.
Reply With Quote
  #13  
Old 11-15-2003, 06:42 PM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Ferrari,

A? acima, voc? falou em 4 lixadeiras. ? isso mesmo? Porque? Menos trocas de lixas ou rodas de tamanhos diferentes?

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
  #14  
Old 11-17-2003, 04:32 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Ol? Amigos,
Esta quest?o est? fugindo um pouco do que o Fernando4f perguntou no ?nicio, mas assim seja, tentar dar uma resposta mais direta ? dificil, pois cada um daria a lista de seu gosto pessoal por maquin?rio, n?o seria poss?vel resumir tudo em uma ?nica lista, mas o mais importante ? isto, voce conhecer suas necessidades, e pesquisar quais equipamentos melhor se adaptam, se voce tiver acesso (e dinheiro) pode comprar tudo novo, eletronico, e montar uma fabriqueta de facas industiais de alto n?vel, como ? o caso de um sulafricano que mora nos EUA, na oficina dele n?o v? nenhuma lixadeira, s? tem quatro mostruosos centros de usinagem, que fazem tudo por CNC, mas com qualidade, por isso, se voce puder ter 4 ou 5 lixadeiras (duas convencionais com rodas de v?rios diametros, uma plana, e outra para servi?os delicados), um torno, uma fresa, um martelete, uma prensa hidr?ulica, e outras m?quinas menores, como Dremel, furadeiras, micro retificas, etc... , voce pode ter divers?o por um bom tempo.
E, boa divers?o a todos...


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br

Last edited by Ricardo Lala; 11-17-2003 at 04:37 AM.
Reply With Quote
  #15  
Old 11-17-2003, 06:26 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
o Tomauricio, o Ricardo falou uma coisa interessante.

Se por um lado seria muito bom ter umas fresadoras CNC trabalhando, devemos ver o seguinte: Quando ? que uma faca passa a ser industrial e n?o artesanal?

Sim, claro, pois se n?o colocamos mais a m?o nela, ela passa a ser industrial. Na minha opini?o, o que faz uma faca artesanal de qualidade ? a m?o do cuteleiro. A faca artesanal ? feita pelo artes?o.

Como vc mencioaou as lixadeiras, eu se tivesse espa?o e "tempo" utilizaria 4 lixadeiras, uma para desbastar hollow, uma pra flat, uma para madeira com roda de 4" e uma plana para madeira.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 01:36 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved