MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 12-05-2003, 05:33 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
O mist?rio das massas de polimento.

J? encontrei e tenho a maior parte mas ainda n?o tive tempo de testar de uma forma organizada todos os materiais pois pelo que j? perceb? de v?rias formas diferentes pode-se chegar a resultados muito parecidos no final assim coloco esta d?vida para quem estiver disposto a compartilhar conosco suas experi?ncias em polimento.

Rodas de polimento:

Lona
Brim duro envernizado
Brim de jeans
algod?o
flanela
sisal
feltro r?gido

Massas de polimento:

Marrom mole
Marrom dura
Branca
Azul escura
Azul clara
Preta
Azul importada ( joalheiro )
Rouge redonda nacional ( vermelha )
Rouge retangular importada ( vermelha )
Verde importada ( joalheiro )
S?bo puro ( amarelado )

Normalmente uso o marron no disco de lona depois o marron no disco de brim envernizado passo ent?o ao azul escuro no disco de jeans, depois vou ao vermelho no disco de jeans e finalizo com o vermelho no disco de algod?o. Hoje comprei um disco de flanela para introduzir mais uma etapa com o vermelho no disco de flanela e ver se faz alguma diferen?a. Tudo acima estou me referindo a a?os carbono pois em inox minha experi?ncia ainda ? muito pequena.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #2  
Old 12-05-2003, 05:51 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
J? apanhei muito com massas de polimento e rodas.

Hoje para a?os carbono utilizo somente duas combina??es: sebo e massa branca na roda de brim, e massa verde na roda de algod?o. Na minha opini?o foi a combina??o q deu o melhor resultado, apesar de fazer um bom tempo que n?o fa?o polimento espelhado.
Reply With Quote
  #3  
Old 12-06-2003, 05:39 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Ol?,
Um dia desses visitei um laborat?rio que fabrica e usina lentes, e percebi que eles utilizavam uma pasta branca para o polimento das lentes.
Perguntei ? eles qual era a grana, eles me disseram que era cerca de 20000.
Algu?m tem id?ia que tipo de pasta seja esta?


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #4  
Old 12-15-2003, 11:32 AM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Thumbs up 20.000????

Nossa esse ? o gr?o mais fino que j? ouvi falar, acho que algo mais parecido com isto s? quando se fala sobre cutelaria oriental onde os gr?os chegam a menos de 3000, ao meu ver para facas custom 2000 j? ? mais que suficiente pois acima disto at? um peda?o de seda pode representar riscos quando passada em uma superficie t?o lisa, alem disto n?o creio que existem rodas de polimento que cosigam dar um acabamento acima de 2000 , acima disto creio que s? manualmente pode se conseguir algo, em rela??o a massas eu uso apenas 3 tipos, a branca ou melhor rosada, para polimento e vermelha para alto brilho, para madeira existe uma massa negra , que pode ser usada em madeiras que tenham veios ou colora??o marrom ou negra, ela ressalta muito bem, ap?s isto uma leve passada em massa vermelha , bem de leve apenas para acentar o brilho, quanto a panos, bem isto ? muito opcional e relativo ao tipo de material que vc trabalha, eu uso o brin fino para polimento de metais, e o algod?o fino para acabamento, dos mesmos, j? para madeira uso somente algod?o fino , acho que ? mais barato eo rendimento ? satisfat?rio.

N?o se apegue a varia??es de massas e inumeros tipos de rodas de pano, pois eu j? fiz isto e coisas deste tipo que importei a 5 anos atr?s tenho at? hoje, e lhe garanto n?o tem diferencial algum no produto final, oque diferencia realmente ? o qu?o atencioso vc for na hora de lixar e dar acabamento com lixas finas nas suas facas, aprendi isto a pouco tempo, tudo oque vc fizer com calma e paciencia sempre tentanto buscar o mais perfeito possivel n?o deixe nada que vc julgue estar errado para tr?s , fa?a de novo se preciso m?s fa?a perfeito, o resultado final vc mesmo se orgulhar? do seu trabalho, nunca termine uma faca sabendo que nela existem inumeros erros, tente 100 veses se preciso m?s fa?a certo, assim em pouco tempo vc se destacara e vera que quanto mais vc busca a perfei??o mais longe era parecera estar , isto faz parte da evolu??o de cada cuteleiro.
Pois at? hj n?o encontrei um cuteleiro que me falou, esta faca esta perfeita, isto n?o existe, pois sempre tem algo que pode ser melhorado, m?s tome por meta buscar a perfei??o, que vc n?o se arrependera.

Leandro Pazini
Reply With Quote
  #5  
Old 12-15-2003, 01:03 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Eu particularmente j? fiz muita faca de acabamento espelhado, mas hoje prefiro utilizar lixas manuais. Para facas de uso geral uma lixa 400 ou uma Scotch Brite d?o conta do recado. Para um acabamento mais delicado vou pra lixa 600 depois pra 1200.

Outra coisa, eu acho a politriz a m?quina mais perigosa de uma oficina, pois ela n?o perdoa erros o pode causar s?rios acidentes e at? amputa??es.

Sobre a perfei??o de uma faca, a? a coisa pega. Recentemente em conversa com o Vilar, disse ? ele sobre alguns pontos que estava achando falho no meu trabalho e ele me disse que isto era fruto do aperfei?oamento do olho cr?tico, por?m a t?cnica ainda n?o tinha acompanhado. Ele tem raz?o, pois ? dif?cil n?o deixar falhas numa pe?a, mas com muita pr?tica e paci?ncia a pessoa chega l
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 01:09 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved