MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-03-2005, 11:04 PM
E.M.REIS's Avatar
E.M.REIS E.M.REIS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2004
Location: Taquari Rio Grande do Sul Brasil
Posts: 139
Send a message via ICQ to E.M.REIS
Thumbs up Fotos de uma Tanto para aprecia??o !!!!

Amigos coloco fotos de minha mais nova cria??o.
Um estilo oriental de ser e trabalhosa de fazer.

Aos amigos ga?chos digo ?Ch? me bandeei pros lados nip?nicos e tentei chinx? no peito essa coisa de temper? com argila, peleei muito pois a dita ? braba de doma, de mansito consegui dobrar a cuer? pois o patr?o mandava termina logo com o feitio do alambrado.?

L?mina 1070 30cm, hamom wave, habaki forjado em inox 304, shirasaia em tauari e adere?os em ?bano,
Espero coment?rios e juras de morte.
Um abra?o
Edinho










__________________
E.M.REIS
CUTELEIRO
TAQUARI - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

Last edited by E.M.REIS; 02-03-2005 at 11:26 PM.
Reply With Quote
  #2  
Old 02-04-2005, 04:07 AM
rra's Avatar
rra rra is offline
Enthusiast
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 51
Barbaridade, acho que tu ?s meio Japones tche.

Linda.... que nem laranja de amostra.


Parab?ns Bagual.


__________________
Faca que n?o corta, pena que n?o escreve, amigo que n?o serve, que se perca pouco importa.

Estar neste forum ? melhor que faca achada.
Reply With Quote
  #3  
Old 02-04-2005, 04:32 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Qdo eu crescer e ficar do teu tamanho, quero ter a tua capacidade..
Admiro mto tuas pe?as..
Mais linda que china..Tche..
Reply With Quote
  #4  
Old 02-04-2005, 04:33 AM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Ol?,
Eu n?o vou falar nada, pois a Tant? que fizeste j? fala por si mesma.

Excelente trabalho!!!

Qual foi a t?cnica de polimento que utilizou, se me permite a pergunta?


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #5  
Old 02-04-2005, 05:31 AM
Araki's Avatar
Araki Araki is offline
Steel Addict
 
Join Date: Nov 2004
Location: S?o Paulo - SP
Posts: 247
Noossa!

Ficou excelente! muito bonita.

Uma curiosidade, vc fez dobras no a?o? Pela foto n?o consegui ver se tem hada.]]

[]?s

Araki
Reply With Quote
  #6  
Old 02-04-2005, 06:16 AM
Rodrigo Rabello Rodrigo Rabello is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2004
Posts: 275
Muito bonito o tanto, parab?ns.
Vc revelou o hamom com ?cido?

Grande abra?o
Rodrigo Rabello
Reply With Quote
  #7  
Old 02-04-2005, 08:28 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Muito bonito esse seu Tant?, o polimento foi bem executado, a bainha ? bem interessante.
Parabens Edinho.
Abra?os


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #8  
Old 02-04-2005, 09:23 AM
Vulcano Vulcano is offline
Skilled
 
Join Date: Nov 2004
Location: VILA VELHA, ES, BRASIL
Posts: 442
Muito Bom !!

ola comunidade !!

linda pe?a edinho... desenho "limpo" e de bom gosto ...

parabens .


GUSTAVO COLODETTI VILAR
Reply With Quote
  #9  
Old 02-04-2005, 03:13 PM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Gostei muito, Edinho!
Parab?ns!


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #10  
Old 02-04-2005, 03:54 PM
thunderchicken's Avatar
thunderchicken thunderchicken is offline
Registered
 
Join Date: Jan 2005
Location: sao paulo,sp
Posts: 5
clean lines, clean assembly.very,very nice.


__________________
DYLAN,Cuteleiro importado.
Reply With Quote
  #11  
Old 02-04-2005, 08:33 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Parab?ns!
Bonito tant?. Voc? usou argila p/ cobrir a parte das costas da l?mina, ou foi outro material?
Reply With Quote
  #12  
Old 02-04-2005, 11:45 PM
E.M.REIS's Avatar
E.M.REIS E.M.REIS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2004
Location: Taquari Rio Grande do Sul Brasil
Posts: 139
Send a message via ICQ to E.M.REIS
Smile Obrigado e respondendo a perguntas.

Agrade?o os coment?rios dos amigos.
Esta pe?a que os Senhores viram foi forjada de uma barra de 1? de 1070.
N?o foi feita por caldeamento devido a eu n?o estar suficientemente pronto para me aventurar em tal empreitada, mesmo j? tendo feito testes de caldeamento at? 20.000 linhas (trabalh?o), e porque a encomenda n?o pedia isto.
Estava procurando um hamom bem n?tido e com um desenho sim?trico de ondas com linhas de ashi na crista da onda, quem v? ela pronta n?o sabe que outras 3 pe?as id?nticas trincaram nas repetidas temperas que este projeto necessitou, elas chegavam a ter um hamom, mas n?o o que procurava, eram semi retos e com pouca diferencia??o, ent?o eu limpava, recozia, aplicava a argila by Reis (vou ensinar) e testava de novo em outra tempera, j? tranquilo e com o olho mais apurado porque sabia que mesmo que ficase bom a l?mina n?o seria usada para a tanto, e sim para testar e aprender .
Para conseguir este efeito voc? tem que ir ao estremo o que na maioria das vezes (neste caso 3) pode dar errado pois uma austeniza??o mais alta ou 1 segundo a mais dentro do banho de ?gua , d? aquele barulinho de ?criki? ao temperar e adeus trabalho de forja, desbaste de lima e lixa, pintura de argila, tempo, etc.

Mas o mais interessante foi que os melhores resultados de cria??o de belos hamons foi conseguido usando o calor gerado em uma forja a carv?o, as duas primeiras pe?as foram em uma forja a g?s (pela praticidade), as outras duas a carv?o(me rendendo e voltando ao meu passado).
Ao meu ver ( e comprovei isto) pelo m?todo tradicional d? uma varia??o absurda de controle e forma final de hamom exemplo ? o formato do ?bochi?, e as ondas do hamom que ficavam (vistas de longe) com padr?o ?notare? e vistas de perto apresentavam nas curvas um padr?o ?choji ? e al?m disto o ashi estava l? na crista da onda ( quem gosta de nihon-to entende o que digo).
Bom respondendo as perguntas:
-Norio Sato: sim usei argila que fiz com 200g de argila comum, 10g de p? de carv?o, 100g de cinza de churrasqueira peneirada fininha, 10g de sal de cozinha e 5g de soda em escama diluida em pouca ?gua,(devido a ser t?c. qu?mico e sempre fazer esperi?ncias descobri que usando sal e soda a argila n?o esplode (solta) da l?mina quando aquecemos no fogo. Misturar tudo e adicionar ?gua at? a consist?ncia de uma lama grossa;
Encher 1/2 copo desta lama e adicionar 10 escamas de soda e adicionar ?gua at? que fique uma lama rala.; peque um pincel e pinte a pe?a toda e deixe secar bem. Isto servir? de ancora para a outra argila mais grossa onde tu dever? dar o padr?o usando palitos ou esp?tula de madeira, espessura da lama de 5mm. Deixar secar bem 1 1/2 dia e temperar ou testar para aprender.....
-Rodrigo Rabelo: o hamom n?o foi revelado com ?cido nem percloreto, pois se voc? consegue uma boa tempera n?o precisa revelar, e tamb?m usar reveladores n?o segue a tradi??o de polimento que ? abrir o gr?o e mostrar sua estrutura por lixamento com micro abrasivos pedras e p?s ou lixas como foi este caso.
Alguns usam processo qu?micos para otimizar o hamom, pode ser v?lido se ? esta sua filosofia, mas na realidade o que acontece ? que se corroi a parte acima do hamom que n?o est? dura criando um degrau e deixando a superf?cie rugosa.
Depois se voc? polir ou lixar vai dar uma diferencia??o de superficie e n?o de estrutura cristalina verdadeira que s? ? vista atrav?s de reflexo de luz e fotografada usando t?cnicas de ilumina??o e outros macetes como est? esposto em um t?pico aqui da SBC.
-Araki: n?o usei o m?todo tradicional de caldeamento, ela foi forjada de a?o 1070 em barra. Futuramente posto fotos de umas aventuras que fiz usando m?todos mais tradicionais.
-rsfjr: usei o m?todo que uso em todas as minhas pe?as, por?m para real?ar o hamom fui at? a lixa 2000 e usei o m?todo de metalografia e muito ?leo no final do lixamento.Se perguntarem explico este processo.

Para mostrar o quanto ? penoso ser cuteleiro full time e que as vit?rias s?o conquistadas aos poucos marretada a marretada, queimadura a queimadura e uma ficha na farm?cia para o prozac, bandaid e aspirina, deixo a foto do que sobrou desta brincadeira, uma esplodiu e as duas da foto, quebrei para avaliar o gr?o e profundidade da tempera, (pocha eu precisava me vingar delas!!!!!!)




Um abraco
Edinho


__________________
E.M.REIS
CUTELEIRO
TAQUARI - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

Last edited by E.M.REIS; 02-05-2005 at 12:18 AM.
Reply With Quote
  #13  
Old 02-04-2005, 11:59 PM
Ronin Ronin is offline
Member
 
Join Date: Jan 2005
Location: Franca - SP - Brasil
Posts: 11
Send a message via MSN to Ronin
Ficou maravilhosa, estou sem palavras... Parab?ns!


__________________
by Ronin
Reply With Quote
  #14  
Old 02-05-2005, 05:09 AM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Ol?,
Pelo jeito voc? n?o utilizou o Picral nem o Nitral, ou a solu??o sulf?rica, pois s?o ?cidas.
Eu sei que n?o foi a solu??o de iodo, pois a mesma deixa a parte temperada mais escura.

Ent?o, por acaso, voc? deu polimento final com alumina?


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -

Last edited by rsfjr; 02-05-2005 at 05:24 AM.
Reply With Quote
  #15  
Old 02-05-2005, 01:05 PM
Duque Duque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2004
Location: Volta Redonda
Posts: 223
Salve E.M.Reis
Excelente trabalho. Digno de todos os elogios que j? foram feitos acima. Parabens.
Eu tambem estou dando acabamento numa pe?a estilo tant? ( a minha tem dois planos - o que os verdadeiros tant?s n?o t?m ) mas como ? treinamento para forjar uma wakisashi optei pelos dois planos. Realmente d? um enorme trabalho. Mas isto s? valoriza,ainda mais, o resultado final.
Abra?os


__________________
Duque
Volta Redonda - RJ
ppduque@terra.com.br
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 04:43 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved