MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-21-2005, 01:55 PM
Landulfo's Avatar
Landulfo Landulfo is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2005
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 301
D?vidas sobre Damasco

Pessoal, tem um amigo meu que est? na maior discuss?o comigo....e eu n?o posso dar o troco devido......rs
A pergunta ? a seguinte, qual a temperatura ideal e a press?o necess?ria para o caldeamento do a?o damasco???
Sei que cada tipo de a?o tem uma temperatura diferente, por isso a d?vida.
Um abra?o a todos


__________________
Landulfo
landulfofs@hotmail.com
Ribeir?o Preto - SP
Reply With Quote
  #2  
Old 02-21-2005, 02:09 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Landulfo, cada a?o tem uma temperatura de caldeamento diferente, mas conforme suas ligas, mesmo sendo diferentes eles podem ter temperaturas praticamente id?nticas, compreende?

Muita gente acha que precisa de uma press?o muito alta para o caldeamento. Como eu n?o tenho martelete, sou obrigado a bater o damasco na m?o e uso um malho de 1,2 Kg. Mais importante que a press?o ? a temperatura. Esta avalia??o ? na maioria das vezes feitas ? olho. O cuteleiro v? o a?o e sente a hora q tem q bater. Numa forja a g?s, vc deixa o billet l? dentro e espera at? ele ficar na cor amarela, com o b?rax borbulhando na superf?cie, da? ? s? tirar e bater, ou seja, caldear todas as camadas.

O martelete ou prensa hidr?ulica podem geram grandes press?es, mas essas press?es n?o interferem no caldeamento em si, mas sim na velocidade do processo. Por exemplo: eu levo 2 horas pra bater na m?o uma barra de 100 camadas, enquanto q com um martelete pode-se levar somente uns 20 minutos.
Reply With Quote
  #3  
Old 02-21-2005, 02:41 PM
Landulfo's Avatar
Landulfo Landulfo is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2005
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 301
Ferrari,
agrade?o a pronta resposta que voc? me enviou e j? facilitou parte da coisa, mas na realidade a minha d?vida ? quanto a temperatura em si, quantos graus?? Mais ou menos 1200??? E a press?o o suficiente para unir os metais, e fundi-los por completo, algo como tantos quilogramas/cent?metro quadrado, quem t? discutindo comigo ? um engenheiro mec?nico ent?o j? viu como ?..rs
A sua marreta pode ser de 1,2kg, mas o seu bra?o com certeza j? t? bem mais forte do que o meu....rs.anda bato com medo, sem soltar o bra?o como deve ser.
Forjei a primeira faca em 1095, depois estou tentando um rolamento em 52100 e a pr?xima ? um tarugo de 5160. A? vou descobrir como foi duro fazer o tutorial. ehehehe!
Desta forma estou aprendendo a bater em cada a?o, e com qual me adpto melhor.


__________________
Landulfo
landulfofs@hotmail.com
Ribeir?o Preto - SP
Reply With Quote
  #4  
Old 02-21-2005, 03:03 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Landulfo,

Tenho um amigo do meu pai que ? torneiro mec?nico e quando falei do damasco ele riu da minha cara, falando que isso n?o existia.

O caldeamento existia antes da solda el?trica. Na verdade o princ?pio ? o mesmo, chegar a uma temperatura cr?tica (com eletricidade), isolar oxig?nio atrav?s de um fluxoou decapante (o p?zinho do eletrodo) e o metal de adi??o (a?o do miolo do eletrodo).

Como vc acha que se faziam soldas antes da inven??o da solda el?trica? Era caldeando, muitas vezes com areia ao inv?s de b?rax.

Detalhe interessante ? que as camadas s?o caldeadas (unidas a quente) e n?o fundidas. A fus?o acontece somente na fina camada superficial do a?o.

A temperatura giraem torno de uns 1300? C, sendo que o a?o funde a 1500? C.

Quando se chega na temperatura ideal, n?o ? preciso uma grande press?o para unir as camadas, ? s? bater uniformemente em toda a barra at? ela caldear. Geralmente repete-se o processo 3 vezes. da? estica, dobra e caldeia de novo, estica, dobra, caldeia, etc..

Fala pro teu amigo visitar o Damascus F?rum:
http://www.knifenetwork.com/forum/forumdisplay.php?f=76

Outro link interessante de uma faca do Ron Newton sendo feita:
http://www.knifenetwork.com/forum/sh...ad.php?t=26327
Reply With Quote
  #5  
Old 02-21-2005, 03:20 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Da mesma forma que o estudo abre portas para o copnhecimento, muitas veses um estudo superficial, fecha os olhos para o contexto completo.
Tem um colega meu, que fez curso superior de tecnologia Eletro Mecanica.
Para ele, toda vez que uma pe?a de a?o ? aquecida, caso voce n?o resfrie BEM lentamente, o a?o se fratura todo.
Tentei explicar para ele que esse ? o recozimento, e que isso amole?e o a?o.
Que quando se quer deixar o a?o duro, tem que ser resfriado rapidamente, mas ele insiste que isso acaba com o metal.

Landulfo, mais uma coisa, o Ferrari n?o se tornou Sargento da Cavalaria sendo delicado com a?o... Senta o bra?o com a marreta tabem.
Abra?os


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #6  
Old 02-21-2005, 05:23 PM
Mauro Cba Mauro Cba is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2004
Location: Cuiaba - MT - Brazil
Posts: 342
Essa faca matou a pau, impressionante!!! Esse Ron Newton ? um artista!!
Imagina fazer uma dessa na m?o.....

Mauro Cba.
Reply With Quote
  #7  
Old 02-21-2005, 05:31 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Uma pequena corre??o: a temperatura de caldeamento ? 1100 graus. Os a?os come?am a fundir a 1350 graus em m?dia. Por isso n?o ? recomend?vel que o a?o come?e a soltar fagulhas,pois nesse est?gio ? o come?o da fus?o,com danos ? estrutura do a?o. Outro ponto importante ? a for?a necess?ria. N?o ? preciso "empurrar"um a?o para dentro do outro,basta bater para espirrar o fluxo e fechar o espa?o entre as barras. N?o se usa mais for?a para caldear do que para forjar a ponta de uma l?mina por exemplo. V?rias v?zes eu fa?o o caldeamento no martelo(1 Kg) antes de passar para o martelete,pois se a pancada for muito forte,o caldeamento vai abrir. ? o que acontece quando se est? come?ando a lidar com caldeamento. O cara d? aquela baita porrada no a?o e n?o caldeia! :confused: A? ele acha que precisa de mais for?a e continua descendo o bra?o...e nada... :evil A? ele pensa que precisa de um martelete ou uma prensa. Se n?o souber caldear com o martelo,a prensa ou o martelete n?o v?o adiantar nada. A solu??o para os problemas com o damasco n?o est?o no maquin?rio,s?o quest?o de temperatura correta,batida correta,e a?os compat?veis(sim,porque alguns v?o sempre dar problemas). Mas para velocidade de produ??o,o martelete ? ?TIMO!!! (2600 camadas em uma hora e meia!)
Reply With Quote
  #8  
Old 02-21-2005, 09:59 PM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
E, falando em caldeamento, n?o se esque?am que at? a d?cada de 40 ele era a ?nica op??o n? maioria das oficinas no Brasil - s? depois ? que a solda el?trica come?ou a ficar popular.
Qd se v? uma daquelas intricadas empunhaduras de rapier, por exemplo, cada uma daquelas jun??es ? feita por caldeamento. O mesmo vale para aqueles port?es antigos.
E, mais recentemente, um ferreiro velho me contou que at? meados da d?cada de 50, se caldeavam diversos retalhos de a?o para fazer uma barra comprida, como a de um freio de carro?a - n?o se perdia nada!


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #9  
Old 02-22-2005, 12:03 AM
E.M.REIS's Avatar
E.M.REIS E.M.REIS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2004
Location: Taquari Rio Grande do Sul Brasil
Posts: 139
Send a message via ICQ to E.M.REIS
E falando em caldeamento

O Ivan falou certo, aproveitava-se de tudo pois a?o bom de corte era esca?o e ainda importado (tipo 1070), dai vem a fama das facas antigas, pois criava-se a id?ia que tudo que vinha de fora era melhor, at? a constru??o de nossa primeira usina, d?c. 40.
Aprendi a forjar com um esperiente ferreiro aqui da minha cidade, hoje falecido, ele me ajudou muito quando fui fazer damasco, ele dizia e mostrava como era feita a solda antigamente e como o Ivan falou usava-se areia, lavada e coada bem fina tipo as de praia mas muito branca, selecionada de arroio. Usava-se este processo para tudo que necessita-se ser caldeado,
Mas como todo processo artesanal dava problemas as vezes, tipo para fechar o aro de roda de carreta (carro de boi). Para soldar este aro deveria o ferreiro ter uma pr?tica muito boa do contr?rio o caldeamento dava errado e cortava-se o defeito, novo caldeamento e erro , novo corte, e voc? quanto acertava tinha em m?os um aro para um carrinho de m?o!!!!!
O segredo est? em sentir o momento exato de bater e a fo?a que deve ser aplicada. A marreta aconselhada ? de 1,5kg. Voc? deve bater com o peso dela (deixar cair) e sentir que o a?o colou e espirrou o borax que estava entre as camadas. Como o Ferrari disse o primeiro caldeamento deve ser bem feito e repetido 3 vezes, pois est? se caldeando muitas camadas de uma vez s?. As dobras posteriores ser?o de duas pe?as com muitas camadas, bem mais f?cil . ? como o Sfreddo disse o cara deve saber primeiro caldear a marreta, treinar o olho, a m?o e estudar a compatibilidade dos a?os.
Um abra?o a todos.
Edinho


__________________
E.M.REIS
CUTELEIRO
TAQUARI - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL
Reply With Quote
  #10  
Old 02-22-2005, 06:19 AM
Landulfo's Avatar
Landulfo Landulfo is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2005
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 301
Damasco

Arre!!!

Entrei nos endere?os que foram passados do forum........realmente uma maravilha.
Agora j? sei o que dizer e como faze-lo. Quem sabe daqui uns anos consigo fazer um Damasco parecido....rs
Obrigado a todos pela aten??o e pelas informa??es.


__________________
Landulfo
landulfofs@hotmail.com
Ribeir?o Preto - SP
Reply With Quote
  #11  
Old 02-22-2005, 07:43 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Agrade?o ao Rodrigo pelo esclarecimento da temperatura.

Eu falei, o Edinho e o Rodrigo tb, que o cuteleiro "sente", ou seja, aprende com a pr?tica da avalia??o visual a hora correta do caldeamento.

N?o sou negligente com o estudo, mas algumas coisas me chateiam. Quando trabalhava com a?os inox ou D6, procurei 3 firmas aqui em Campo Grande que eram aptas a fazer o tratamento t?rmico. As 3 se recusaram por v?rios motivos e todas elas eram comandadas por Engenheiros mec?nicos. N?o sou contra esses grandes profissionais, mas ?s vezes por trabalharem de maneira "mec?nica" e em escala industrial s?o muito reticentes em aceitar alguns conhecimentos. Quando queria temperar 440C, o cara me disse que tinha que saber a composi??o do a?o. Eu falei toda a composi??o da liga e da? ele me disse que tinha que saber as temperaturas para o choque t?rmico, eu disse, da? ele teria q saber as temperaturas de recozimento, eu disse, no final ele me disse que n?o poderia se responsabilizar pela tratamento t?rmico, eu disse que me responsabilizava por tudo, no final ele me quis me cobrar 50 reais a hora de forno...

Portanto eu fico muito feliz quando vejo gente se interessando por cutelaria artesanal, pessoas como o Emilcio, que tinha d?vidas sobre o damasco e hoje j? est? fazendo suas facas.

A cutelaria ? uma mistura de paix?o, arte e tecnologia.
Reply With Quote
  #12  
Old 02-23-2005, 10:39 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Persist?ncia e Experi?ncia ...

Estive viajando estes dias e agora lendo este t?pico fico relembrando das pe?as que j? perd? e das que acertei a m?o.

Uma coisa interessante tem ocorrido comigo, sempre que fa?o o damasco sozinho, solitariamente, eu acerto a m?o. Quando o fa?o acompanhado por outras pessoas acaba dando zebra. Sei que tudo est? relacionado ? concentra??o quanto ao momento correto de bater ( temperatura ) e quanto ? for?a da batida e estas duas coisas dependem de nossa percep??o pessoal e portanto de nossa concentra??o.

Cuteleiros mais antigos de profiss?o e com um grande n?mero de damascos caldeados tiram isto de letra pois tem uma larga experi?ncia no assunto. Como meu tempo para a cutelaria ? curto e tenho feito poucas pe?as de damasco minha experi?ncia ainda est? se desenvolvendo.

Usar a fagulha como indicador funciona mas ?s vezes d? uma zebra terr?vel como certa vez em que o carv?o de um cuteleiro amigo era feito de sobras de constru??o e tinha in?meros pregos no meio. Come?ava a sair fagulha puxava-se o billet e ainda estava "frio", colocava-se de novo, retirava-se, colocava, no fim ? claro que f...u!!

Estou preparando minha terceira forja ? g?s, esta com concreto refrat?rio na base para poder trabalhar com o borax, quando estiver pronta vou preparar v?rios billets e treinar um bocado, tirar um m?s inteiro s? para caldear at? adquirir muita experi?ncia pois realmente n?o basta saber fazer, para se ter um bom ?ndice de ac?rtos tem que se treinar muito o que acaba acontecendo naturalmente para o cuteleiro full time, j? que nosso tempo ? curto temos que montar um esquema especial de treinamento.

O mesmo acontece com o desbaste e outras atividades da cutelaria que requerem pr?tica. No in?cio do ano fiquei mais de um m?s sem trabalhar na lixadeira, quando fui trabalhar novamente tive que treinar um pouco antes para recordar e n?o matar a l?mina.

Quem gosta da arte tem que persistir! os fracassos s?o experi?ncias doloridas mas boas, melhores ainda s?o as experi?ncias bem sucedidas!! O damasco vale qualquer sacrif?cio pela sua beleza e qualidade.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #13  
Old 02-23-2005, 03:07 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Ferrari, n?o seria interessante para quem vai comecar damasco, iniciar o bilet com apenas duas camadas, ao menos at? dominar um pouco mais a tecnica. mesmo que se fa?a 4 bilets de 2 pe?as, e se caldeie depois aos poucos (de dois em dois os bilets), at? formar um grande bilet?
iria demandar muito mais tempo, e trabalho, mas a chance de errar no come?o diminue muito.


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #14  
Old 02-24-2005, 08:44 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Para quem quiser aprender a caldear,recomendo que fa?am o seguinte: peguem um vergalh?o de 3/4" ,forjem umas 8" da ponta para sec??o quadrada,cortem no meio,dobrem e cald?em. Repitam esse processo v?rias v?zes at? se tornar autom?tico. Quando conseguirem fazer isso como uma coisa corriqueira,poder?o forjar um billet sem problema. Quando fui ensinar o Gustavo Vilar a forjar damasco,deixei ele caldeando vergalh?o por algumas horas. Quando montamos o billet,ele j? tinha intimidade com o caldeamento,e f?z o damasco todo sozinho. Ficou perfeito. Mas ele j? tinha uma boa experi?ncia de forja,inclusive s? come?ou a aprender damasco porque eu insist? muito,pois achava que ele j? estava pronto. Portanto,forjem,forjem,forjem,e depois forjem mais um pouco. Quando estiverem forjando realmente bem,o damasco ser? uma coisa extremamente f?cil e r?pida de aprender. Mas se n?o souberem controlar o entusiasmo,n?o v?o saber nem forjar,nem fazer damasco direito. ? muito importante aprender bem uma coisa antes de aprender outra. Quem tem essa disciplina,como o Gustavo,vai muito mais longe...E muito mais r?pido!
Reply With Quote
  #15  
Old 02-25-2005, 04:42 AM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Sfreddo,

Qdo voc? diz "vergalh?o", ? esse comum, de constru??o?
E vc diz caldear com ele mesmo, sem mistura? S? pr? pegar "embocadura", n??

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
Reply

Tags
knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 04:59 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved