MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 04-18-2005, 09:51 PM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Pesquisa de opini

Ol? para todos,

Gostaria de fazer uma pergunta a todos os cuteleiros mais experientes que fazem parte deste forum....

? o seguinte... estou em vias de terminar minha primeira faca. Conversando a respeito com um conhecido do meu trabalho, que disse ter feito um curso de cutelaria nos Estados Unidos, ele comentou comigo que a escola onde ele estudou era muito "tradicional" / "purista".

Ele comentou comigo que nessa escola defende-se a postura de que uma boa faca precisa atender a diversos padr?es t?cnicos (at? aih tudo normal) mas que tamb?m ? preciso que a faca seja passivel de ser desmontada se houver necessidade... por exemplo, se um dia a l?mina quebrar, e o cabo da faca for extremamente bonito, deve ser poss?vel retirar a espiga antiga do cabo e colocar uma nova l?mina no lugar.

Por conta desse "purismo" meu colega disse ser contra a utiliza??o de araldite para colar o cabo e os pinos do cabo, al?m de ser contr?rio tamb?m ? id?ia de soldar um pouco a guarda da faca antes de se colocar o cabo, para garantir que esta n?o ficar? folgada no futuro.

Por ainda estar come?ando a aprender sobre cutelaria gostaria de saber a opini?o dos participantes desse forum sobre os conceitos puristas acima....

Grande abra?o!


__________________

Last edited by Thiago de Melo; 04-18-2005 at 09:55 PM.
Reply With Quote
  #2  
Old 04-18-2005, 10:36 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Acho meio exagerada essa postura...
Mesmo porque, "tradicional" e "purista", em rela??o a qu?? Se o movimento de renascimento da cutelaria mesmo nos Estados Unidos ? coisa de 30 e poucos anos, no m?ximo?

Se falarmos no REALMENTE TRADICIONAL, que seriam as Bowies e facas de ca?adores de peles, em grande parte produzidas em Shefield, na Inglaterra, n?o havia previs?o de desmontagem das facas...
E s? n?o se usava alguma cola nos cabos, porque n?o havia nenhuma adequada p/ isso, e a solu??o era rebitar os pinos, o que tornava quase imposs?vel remover o cabo sem danificar a madeira (ou o a?o...)

E vejo mais artigos falando em restaura??o de facas/espadas antigas, na qual o cabo ? refeito, do que em troca de l?mina... afinal os cabos costumam ser de material org?nico (madeira, osso, chifre, etc) que sofrem a??o de insetos, fungos e bact?rias...
Reply With Quote
  #3  
Old 04-19-2005, 07:34 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Thiago, gostaria de saber qual escola o seu amigo fez.

Que eu conhe?o, existe a escola da ABS, que o Sfreddo, o L. Dornelles e o Vilar visitaram, portanto eles tem mais embasamento para responder essa sua d?vida.

Lembro de um coment?rio que o Fisk fez quando veio ao Brasil, sobre empunhaduras de bowies ao estilo coffin/dogbone. Ele realmente frisou que seria interessante a poss?vel desmontagem da empunhadura.

Na minha opini?o, hoje em dias existem "n" maneiras de se fazer uma empunhadura, vai de cada cuteleiro e se sua t?cnica. Antigamente eu tinha cole??es de Araldite para fazer cabos, mas hoje em dia uso o m?nimo e em algumas empunhaduras realmente n?o ? necess?rio a colagem.
Reply With Quote
  #4  
Old 04-19-2005, 10:11 AM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Ferrari,

Sinceramente n?o sei o nome da escola que o meu colega frequentou... ele est? viajando e deve voltar na pr?xima sexta-feira, assim que ele retornar vou perguntar a ele onde nos Estados Unidos ele aprendeu sobre cutelaria e depois coloco a informa??o aqui...

De qualquer modo, at? o momento, estou me baseando no seu tutorial para fazer a minha primeira faca e, vendo a sua resposta, fiquei intrigado sobre como podemos fixar o cabo da faca sem a utiliza??o de alguma cola... seria fazendo um pomo no cabo e arrematando com um pino? al?m dessa op??o como poderia ser feito?

A prop?sito, no site do brazilianbladesmiths.com eu vi um sistema de encabamento onde se esquenta a espiga da faca com um ma?arico e depois ajusta-se o cabo com marteladas leves... nesse sistema n?o se usa cola para fixar o cabo?

Aguardo respostas.
Abra


__________________
Reply With Quote
  #5  
Old 04-19-2005, 11:09 AM
J Martin J Martin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 73
Most "traditional" knives in the United States had their handles put together with rivets or pins. If it was a hidden tang that went through the handle the end of the tang would be peened like on a european sword. Some knives used cutler's pitch as well that is a blend of natural resin like material that fills the inside of a handle and dries hard. Most antique knives made in the US were made by craftsmen that made other things not just knives. Their techniques varied as did their skill. The museum in Little Rock, Arkansas has some excellent examples and houses examples of ABS journeyman and mastersmith works as well.
Reply With Quote
  #6  
Old 04-19-2005, 09:47 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Thiago,o aquecimento da espiga ? uma t?cnica antiga para fazer o encaixe do cabo. ? feito um furo aproximado,para que a espiga aquecida fa?a o ajuste final,mas o cabo ? colado normalmente. Quanto ? quest?o de facas desmont?veis,? um trabalho muito preciso,que deve ser executado com muito cuidado. Eu acho que s? ? v?lido com cabos muito trabalhados,como as citadas bowies dog bone,ou quando o material do cabo ? muito raro. Isso tamb?m ? importante para l?minas de grande valor art?stico(como as japonesas),onde possibilita manuten??o mais adequada.Tamb?m vale para facas de mergulho.
Reply With Quote
  #7  
Old 04-20-2005, 05:35 PM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Concordo com vc Sfreddo, existem alguns tipos de cabos que s?o um pouco dif?ceis de serem substitu?dos, como por exemplo uma faca que vi outro dia na internet que custava 2400 d?lares... tentando descobrir o porqu? desse pre?o me deparei com a informa??o de que o cabo era feito com marfim de mamute que tinha mais de n?o sei quantos mil anos....

mas mesmo assim... n?o tenho claro ainda como uma faca pode ser montada sem a utiliza??o de cola, no caso de facas "desmont?veis" seria colocar o m?nimo de cola poss?vel? ou ela ? montada e fixada "na press?o"?

Abra?os


__________________
Reply With Quote
  #8  
Old 04-20-2005, 07:32 PM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Bem, algumas facas s?o construidas para serem montadas com apenas a utiliza??o de parafusos, como se v? em canivetes high tech, outras com a cl?ssica porca no final da espiga, e por a? vai.
? muito tradicional em algumas culturas o uso de algum tipo de resina que permita a desmontagem da pe?a sem maiores danos. Os Tulwares indianos, as khukuris nepalesas s?o construidas dessa forma na maioria das vezes.
Conversando com um cuteleiro noruegu?s, soube que o m?todo tradicional de fixa??o do cabo das facas de l? (que a gente chama genericamente de puuko, mas jamais diga isso a um cuteleiro noruegu?s pois ele vai ficar puto e te dar uma li??o de duas horas sobre a diferen?a entre a Noruega e a Finl?ndia!) ? fazer o furo na medida exata da espiga e depois pressionar com uma pancada de martelo, muito como n?s fazemos com limas e outras ferramentas. Mais recentemente, esse cuteleiro passou a usar uma resina para fixa??o, mas do tipo que pode ser removida "para eventual manuten??o", em suas palavras.
N?o tenho certeza de como o keris indonesio e l?minas daquela regi?o eram fixadas nas empunhaduras mas ou eram s? enfiadas ou coladas com alguma resina, como descrito acima.
J? quantoi ? bowies cl?ssicas e a maioria das nossas facas, bem como as norte-americanas, a fixa??o definitiva, de uma maneira ou outra, sempre predominou e inclusive sempre foi vista como sin?nimo de solidez e qualidade, o que n?o ? necessariamente correto.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #9  
Old 04-20-2005, 11:03 PM
E.M.REIS's Avatar
E.M.REIS E.M.REIS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2004
Location: Taquari Rio Grande do Sul Brasil
Posts: 139
Send a message via ICQ to E.M.REIS
Salve amigos de ferro branco, ferrugem e bandaid !!!
Uma faca deve ser puritana, ser confi?vel, f?cil de afiar para o cliente ou usu?rio, ter um projeto e desenho agrad?vel ao olho e ao toque, e o mais importante ela deve cortar bem e por muito tempo.
Nunca ouvi o argumento, tirando os exemplos acima, que ela deve ser desmont?vel para manuten??o ou reparo futuro. Se uma pe?a danifica-se o idealisador da pe?a ou um bom cuteleiro sabe como desmonta-la e proceder a sua manuten??o.
J? o uso da resinas epoxi todo mundo sabe que com um aquecimento bem colocado ela amolece e fica f?cil o desmonte da pe?a ou cabo, j? o uso de solda prata na guarda ? sinal de qualidade em uma faca bem feita.
Quando as resinas n?o epoxicas temos a tradicional resina de pinheiro com adi??o de areia/p? de m?rmore, que foi muito usada nas cutelarias antigas e hoje faz estragos quando lava-se em m?quinas de lavar lou?a (?gua quente).
Uma faca para ser desmont?vel deve, como exemplos dados em posts anteriormente, ter algo de valor em seu cabo ou ser fruto de um projeto que tenha essa id?ia, na maioria das vezes este fator n?o tem a m?nima import?ncia.
Um grande abra?o a todos.
Edinho





.


__________________
E.M.REIS
CUTELEIRO
TAQUARI - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL
Reply With Quote
  #10  
Old 04-21-2005, 08:18 AM
Arthas Arthas is offline
Member
 
Join Date: Feb 2005
Location: Bahia - Brasil
Posts: 24
Sauda??es pessoal.

Eu tamb?m tenho essa d?vida em rela??o a colagem ou n?o da espiga no cabo, n?o tanto com as facas mas com as espadas, pois vejo as espadas japonesas presas apenas com um pino de bambu e eles usavam a l?mina at? o limite, equanto hoje os espadeiros modernos s?rios que querem seguir as tradi??es usam dois pinos, ent?o fico na d?vida de qual seria o metodo adequado. Mas as espadas para decora??o ou que n?o ser?o usadas podem ser coladas, certo?

Abra?os.


__________________
Leonardo Sampaio, Feira de Santana - BA
Reply With Quote
  #11  
Old 04-22-2005, 12:31 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
metodo tradicional

amigo Thiago:

Caro amigo, n?o ? necessario vc se preocupar inicialmente com este pequeno detalhe, pois como vejo pelo seu comentario vc deve estar come?ando no ramo, lhe garanto que se vc utilizar o metodo tradicional de enchaixe utilizando pouca cola e dando prioridade para os bons ajustes e boa qualidade de material usada, assim como utilizar o metodo correto de tratamento t?rmico, sua lamina n?o ira quebrar e devido a isso ela n?o necessitara de desmonte de empunhadura , se apegue aos metodos faceis e com o tempo vc ira se aperfei?oando a nivel de tentar novas fa?anhas, como vc esta come?ando fa?a muitos testes e tente sempre se alto julgar note os detalhes que deixam a desejar e se empenhe em melhoralos a quest?o da empunhadura ser de encaixe ? um metodo bastante complexo onde vc tera que ter uma boa no??o de machetaria e ajuste, n?o que eu seja contra este metodo , m?s acho muito complexo e as veses pode deixar a desejar no quesito seguran?a "dependendo" do modelo de faca ou serventia de uso que vc pretende usala, pois lembrese que os tradicionais modelos orientais alem do pino eram envolvidos por cordames oque dava uma sustenta??o extra.

Abra?os

Leadro Pazini
Reply With Quote
  #12  
Old 04-22-2005, 08:53 PM
E.M.REIS's Avatar
E.M.REIS E.M.REIS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2004
Location: Taquari Rio Grande do Sul Brasil
Posts: 139
Send a message via ICQ to E.M.REIS
Boa Pazini !!!!!

? isto ai, id?ia muito bem feita.
Thiago vai pelo que o Pazini falou que n?o tem erro.
Um abra?o a todos
Einho







.


__________________
E.M.REIS
CUTELEIRO
TAQUARI - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL
Reply With Quote
  #13  
Old 04-24-2005, 07:42 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Tem uma coisa que eu gostaria de comentar. As espadas japonesas n?o eram coladas devido ao tipo de acabamento realisado,e devido ao fato de se considerar apenas a l?mina como espada,o resto ? mont?gem. As fornituras,cabo,e bainha,s?o como pe?as de roupa,que podem ser mudadas para atender o gosto do propriet?rio ou a moda da ?poca. As espadas s?o passadas de uma gera??o para outra atrav?s dos s?culos,existem algumas com mais de 1000 anos!. E nas originais tamb?m se utilisavam dois pinos,embora o mais comum seja apenas um.
Reply With Quote
  #14  
Old 04-24-2005, 08:25 PM
Arthas Arthas is offline
Member
 
Join Date: Feb 2005
Location: Bahia - Brasil
Posts: 24
Sauda??es.

Caro senhor Sfreddo, ?tima coloca??o, eu sempre me perguntava porque naquelas originais antigas geralmente n?o tinha informa??es da tsuka nos sites, agora sei o porque.

Abra?os.


__________________
Leonardo Sampaio, Feira de Santana - BA
Reply With Quote
  #15  
Old 04-24-2005, 10:27 PM
Thiago de Melo's Avatar
Thiago de Melo Thiago de Melo is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2004
Location: Bras?lia - DF
Posts: 141
Ol? para todos,

Estou gostando das respostas e coment?rios postados aqui. Tamb?m n?o sabia sobre os cabos das espadas japonesas, algumas vezes as coisas est?o diante dos nossos olhos e n?o conseguimos perceber... depois desse coment?rio do Sfreddo fez sentido pra mim porque todas as espadas japonesas que vejo por aih t?m o cabo terminado com algum tipo de encordamento. Muito interessante mesmo.

No meu caso, acho que ainda estou um pouco longe de precisar fazer uma faca que seja desmontavel, o grande desafio pra mim atualmente ? conseguir, na verdade, terminar a minha primeira faca, com cabo colado e tudo. Como n?o tenho uma lixadeira o trabalho est? sendo longo e penoso, mas vale a pena:

"Fazer facas acalma o esp?rito, faz esquecer os problemas do dia-a-dia e ainda nos d? a incr?vel possibilidade de criar algo capaz de existir por gera??es." (vale muito a pena!!!)

Grande abra?o a todos.


__________________
Reply With Quote
Reply

Tags
fixed blade, knives


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 05:58 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved