MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 05-29-2011, 09:28 PM
Mazagon's Avatar
Mazagon Mazagon is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 40
D?vida no recozimento

Ol? para todos!

Com ajuda das informa??es que encontrei neste F?rum estou fazendo minha primeira faca. Por?m, me deparei com uma d?vida no processo de Recozimento. Me desculpem se for uma d?vida muito boba, mas como n?o conhe?o ningu?m pr?ximo para san?-la apelo para a boa vontade dos senhores e senhoras que sempre apresentam materiais muito bons neste F?rum.

Segundo a apostila do professor Ferrari, depois de forjar a faca devo deixar ela no fogo baixo na forja e resfria-la por aproximadamente 03 vezes, para depois deixar a mesma esfriar na brasa o resto do dia. Caso a minha forja seja a g?s, eu posso deixar a faca dentro da forja desligada para resfriar aos poucos, ou preciso fazer um braseiro?

Mas uma vez, desculpa se a pergunta ? tola....


Ah....eu tamb?m vi aqui no f?rum que na loja "Laminex" da Flor?ncio de abreu eu encontraria um material similar ao Papel Vulcanizado . Qual seria o nome deste material???

Muito Obrigado!!!

Um grande abra?o a todos!!!!!!
Reply With Quote
  #2  
Old 05-30-2011, 07:28 AM
rodrigobuarque rodrigobuarque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 157
uhauhauauau, e fogo. a vezes eu tambem me deparo com uma coisa assim e no final e um tro?o simples. cara o meu recozimento e bem simples : deixa a pe?a ficar vermelha la dentro da forja e fecha os buracos da forja. deixa esfriar. se quiser retardar o resfriamento coloque para esquentar junto um peda?o de tijolinho maci?o. o mais imortante no recozimento e a velocidade de resfriamento, na verdade ? so isso mesmo. o a?o recozido deve se comportar mais ou menos como aqueles ferros de fazer portao. moles. mas talvez o mais importante de tudo do recozimento seja a economia das limas. tudo a cima e opiniao de um leigo. epero que o cabete e o ferrari possam confimar.
Reply With Quote
  #3  
Old 05-30-2011, 10:49 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Historico...

Verifiquem no hist?rico dos t?picos pois este assunto j? foi abordado outras vezes e portanto precisam distinguir o al?vio de tens?es ou normaliza??o, do recozimento e do revenimento.
Quanto ao recozimento realmente deve-se levar o a?o at? a temperatura cr?tica ( a mesma da t?mpera ), aquela n?o magn?tica e esfriar lentamente, o quanto mais lentamente melhor.
Normalmente a?os como o 5160 recozem bem em cal ou vermiculita ou mesmo no braseiro da forja ou no calor de uma forja ? carv?o apagada se ela tiver um bom isolamento t?rmico mas a?os como o K-100 e ?s vezes o 52100 d?o um trabalh?o danado para recozer e muitas vezes s? se consegue um bom efeito levando-os a um bom forno destes que chegam na temperatura de t?mpera e depois ir esfriando lentamente o forno com a l?mina dentro.
O Manolita recozia estes a?os usando um tubo cheio de vermiculita s? que ele aquecia o tubo na forja depois colocava a l?mina aquecida dentro do tubo e deixava tudo isto dentro da forja para esfriar lentamente.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #4  
Old 05-30-2011, 11:09 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Na Laminex

Anos atras passei por esta empresa e s? encontrei o Guarnital que apesar de parecer com o papel vulcanizado que usamos s? tem na cor natural de papel?o e portanto n?o ? decorativo. Se encontrarem este material ( guarnital ) em cores avisem pois tudo mundo importa estes materiais.
O site da Laminex: http://www.laminex.com.br/


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #5  
Old 05-30-2011, 12:27 PM
Mazagon's Avatar
Mazagon Mazagon is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 40
Muito obrigado a todos pelas dicas e orienta??es!

Brevemente quero poder mostrar minha primeira obra aqui no forum!

Um grande abra?o!!!
Reply With Quote
  #6  
Old 08-14-2011, 08:41 PM
W.Junior's Avatar
W.Junior W.Junior is offline
 
Join Date: Aug 2011
Location: Martin?polis
Posts: 2
Apostila do Sr Ferrari

Ol? Mazagon
Estou iniciando na arte de fabricar facas e procuro todo tipo de ajuda. Voc? comentou no post sobre a apostila do "Sr Ferrari", ? uma apostila boa, como fa?o para conseguir.
Aguardo resposta.
Abra?os
Reply With Quote
  #7  
Old 08-15-2011, 12:30 PM
Mazagon's Avatar
Mazagon Mazagon is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 40
Apostila

Quote:
Originally Posted by W.Junior View Post
Ol? Mazagon
Estou iniciando na arte de fabricar facas e procuro todo tipo de ajuda. Voc? comentou no post sobre a apostila do "Sr Ferrari", ? uma apostila boa, como fa?o para conseguir.
Aguardo resposta.
Abra?os
Aqui no forum mesmo vc pode encontrar a apostila, na parte do ?ndice de tutoriais, mas para facilitar segue o link abaixo:

http://pt.scribd.com/doc/6062062/com...itorjrrabrahao

Essa apostila tem praticamente tudo que voc? precisa para iniciar, qualquer d?vida quanto sua interpreta??o fico a disposi??o para ajudar, pois apesar de tamb?m ser iniciante, consegui fazer minha primeira faca estudando o conte?do acima exposto. N?o ficou uma maravilha de faca, mas o processo deu certo pelo menos!

Um Grande Abra?o!!!!!

MAZAGON.?.
Reply With Quote
Reply

Tags
52100, forja, post


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Recozimento em cal virgem Gerson SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 32 03-10-2013 10:56 PM
recozimento nocetti SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 15 03-10-2013 10:39 PM
D?vida alexandre SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 2 02-19-2011 07:22 AM
Duvida :( oswaldo SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 04-29-2009 05:49 PM
D?vida em a Gerson SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 7 06-21-2007 11:13 PM


All times are GMT -5. The time now is 03:26 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved