MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #16  
Old 07-20-2011, 09:39 PM
4ngelus's Avatar
4ngelus 4ngelus is offline
Enthusiast
 
Join Date: May 2010
Location: S?o Bernardo do Campo
Posts: 45
hahahahaha
Valeu rodrigo!! nem tinha pensado no FFVII, tinha me baseado em mad max, mas realmente ficou com cara d FFVII. A pr?xima de manete q eu estou revenindo agora ficou com a espiga bem maior, por?m acho q o desenho da lamina n?o combinou com o cabo e os pinos est?o piores ainda que os anteriores...hehehe

Falando sobre os pinos, me d?em(escrevi certo?) uma ajuda...tenho apenas uma furadeirinha manual q ta com defeito, n?o sei como centralizar os pontos dos pinos direito e n?o sei o q eu fa?o que as vzs a broca fura, outras vzs n?o...ah eh, n?o tem serralheria por aqui por perto de casa.

resumindo...to ferrado
hehehehehhe

Alias, o que seria potear?

e n?o se preocupe pq mais exc?ntrico q eu eh dif?cil...hehehehe


__________________
Atenciosamente,
Leonardo Seiyti Pontes
Reply With Quote
  #17  
Old 07-20-2011, 09:59 PM
Fausto Fausto is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2005
Posts: 113
Pra mim essa 2a. t? mais parecendo a adaga do Legolas, mais pelo estilo suave e "fantasy", como dizem. Casou bem com o estilo "brut", do acabamento da lamina. Ent?o, t? um estilo "fantasy brut"
Arruma um esmeril, Para vc que est? come?ando vai ser uma m?o na roda. Qualquer marca funciona bem...
Reply With Quote
  #18  
Old 07-21-2011, 02:02 PM
rodrigobuarque rodrigobuarque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 157
? Zack, pontear e quando usamos uma pun?ao e marcamos o local do furo com precizao. usa-se um objeto pontudo e duro para faze-lo, pois precisa ficar um buraquinho para que a broca nao corra do lugar. nao tendo op?ao use uma broca mesmo e martele. dica: aprenda a afiar a broca. so estragando muitas voce vai entender. fa?a isso com um copo de agua do lado, para nao estragar o tratamento termico. isso vc levara para o resto da vida. a segunda faca ta ficando demais. outra dica para furar direito e recozer direito. se vc quiser furar sem recozer e simples: procure o mestre yoda.
quando nao tiver furando direito, pode-ser algumas coisas: a?o nao recozido, broca cega, broca muito larga(come?e furando com uma fina e va alargando), broca destemperada por superaquecimento, furadeira com rota?ao alta(hoje em dia a furadeiras profissionais tem gatilho sensivel e custam em torno de 300 r) . isso deve resolver a fura?ao.
agora o mais importante de tudo... continua com a linha ffVII!! eu quero ver!!
curiosamente eu to jogando isso depois de dez anos. um abra?o rodrigo buarque
Reply With Quote
  #19  
Old 07-26-2011, 09:14 AM
4ngelus's Avatar
4ngelus 4ngelus is offline
Enthusiast
 
Join Date: May 2010
Location: S?o Bernardo do Campo
Posts: 45
Ah tah!

entendi, no outro post estava escrito "potear", entao relacionei com pote.
hehehehe

Eu ponteei sim, mas o problema ? que eu nao encontrei tutorial de como eu acho a linha de centro em um cabo.

Gostei da dica de come?ar com uma broca mais fina, tentarei isso sim.

Quanto ao recozimento, n?o se preocupe pq eu sempre fa?o esse processo com minhas l?minas. hehehehe

Reparei agora que a furadeira que tenho aqui tem um gatilho levemente sens?vel. Tentarei usar menor rota??o tbem

Valeu mesmo rodrigo!!

Opa Fausto!

Valeu!! fiquei feliz que tenha gostado do contraste, pretendo manter esse estilo sim.
hehehe

Abra?os


__________________
Atenciosamente,
Leonardo Seiyti Pontes
Reply With Quote
  #20  
Old 07-26-2011, 10:36 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Desempenando...

Parab?ns pela sua primeira cria!
A id?ia ? original, daqui uns meses de uso intenso da faca voc? nos conta o resultado, se os pinos se mant?m firmes ou afrouxaram e tudo o mais pois como esta aplica??o ? in?dita n?o d? pra dizer o que acontecer? ent?o o melhor ? voc? nos contar o resultado.

A faca empenou? A saida mais cl?ssica ? aquecer novamente, desempenar e temperar novamente mas isto n?o garante que ficar? boa pois se o empenamento foi por assimetria no desbaste ele ir? voltar. Para fazer tempera tamb?m n?o pode ter treme-treme nas m?os. A l?mina n?o pode se movimentar lateralmente ou o empenamento ser? fatal.

Mas empenou... Colocou no ?leo e antes de esfriar totalmente deu uma subidinha e viu que empenou... neste ponto ? baba desempenar. Antes de iniciar a t?mpera tenha por perto uma mor?a e deixe-a um pouco aberta. O suficiente para entrar com a l?mina um pouco folgada entre os mordentes.

Posiciona a lamina entre os mordentes da mor?a com o centro da curvatura do empenamento ficando na ponta do mordente. Puxe a l?mina contra o mordente fazendo uma alavanca no sentido de desentort?-la e mantenha-a alinhada. Ent?o assopre do lado de fora da l?mina na regi?o do empenamento, do lado para onde puxou a l?mina. Isto far? com que aquele lado esfrie e contraia "segurando" a corre??o feita.
Pode treinar com um peda?o de mola de suspens?o de fusca ou kombi. Tempere e movimente lateralmente durante a t?mpera para provocar o empenamento. Tire, fa?a o procedimento de sopro at? conseguir o resultado de deix?-la totalmente alinhada, repita quantas vezes necess?rio at? dominar a t?cnica e nunca mais perder? l?minas por empenamento. Eu hoje uso um compressor para soprar mas o jato ? suave, nada violento demais.

Mas assim mesmo n?o conseguiu... existe uma t?cnica, creio que no site da SBC, creio que do Dorneles, para o desempenamento ? frio. ? trabalhoso mas tamb?m funciona.

A t?cnica do desempeno por sopro me foi ensinada pelo Gen?sio D' Bem.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil

Last edited by cabete; 07-26-2011 at 10:39 AM.
Reply With Quote
  #21  
Old 07-26-2011, 10:51 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Caixa de bacalhau da Noruega...

V? a? uma caixa de bacalhau da Noruega... Vieram as cabe?as tamb?m?
S? acho que n?o deve desperdi?ar esta caixa.
Pegue um serrote ou mesmo uma serrinha destas de cortar ferro ( cegueta ) risque as t?buas em ret?ngulos sim?tricos bem iguaizinhos.
Depois de riscada corte com cuidado os ret?ngulos.
Lixe as bordas dos cortes para retirar as rebarbas do corte da serra.
Com tudo prontinho limpe bem qualquer sujeira existente.
Coloque todas as ripinhas em uma panela de press?o, cubra com ?gua, coloque cebola, cheiro verde e outros temperos que goste. N?o exagere no sal pois as tabuinhas j? tem bastante.
Deixe ferver uma meia hora e acrescente ou macarr?o ou fub? levemente tostado na frigideira. Ferva mais um pouquinho e sirva polvilhando queijo parmes?o ralado sobre os pratos. D? uma deliciosa sopa de bacalhau!!
T? certo Vianna? Em tempos de crise tem gente fazendo macumba com caldo knnor de galinha preta ent?o sopa de caixote de bacalhau est? em alta!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #22  
Old 07-26-2011, 10:57 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Cabete, que desperd?cio!

Caixas de Bacalhau s?o de Abeto, que d?o ?timos tampos para viola!!
Reply With Quote
  #23  
Old 07-26-2011, 11:45 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
E o cheiro?

Ferrari,
Deve ser duro tocar uma viola sentindo o cheiro de xoxota o tempo todo!! O cara fica alucinado!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #24  
Old 07-26-2011, 01:47 PM
Roberto B. V. Roberto B. V. is offline
Guru
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 1,171
Buenas!

Eu tava olhando a receita da caixa de bacalhau ? moda caipira e imaginando....
Esse trem deve ficar bom,visto que concentrou todos os aromas xoxot?sticos do bacalhau!!!
Taca um cheiro verde colhido no dia por cima e sirva de cabe?a erguida,com chap?u de cuca e tudo!!
Um tinto leve,sem madeira,tipo pinot noir pra acompanhar e vambora!
Depois nos mostre as pr?ximas crias!
E acostume-se com as brincadeiras, aqui ? assim mesmo!
Em tempo de crise,caixa de bacalhau e caldo de galinha preta ? ouro!

Abra?o!

Roberto Vianna
Porto Alegre - RS
Reply With Quote
  #25  
Old 08-20-2011, 09:41 PM
4ngelus's Avatar
4ngelus 4ngelus is offline
Enthusiast
 
Join Date: May 2010
Location: S?o Bernardo do Campo
Posts: 45
Oficina cheirosa

HAHAHAHAHHA
Brincadeiras s?o ?timas, eu adoro
hehehehe

Alias, falando nos aromas de bacalhau. Pq vcs acham q eu usei caixas de bacalhau? eh pra inspirar e motivar...hhehehehe

Fiz mais uma faca de manete, me digam o q acham.



__________________
Atenciosamente,
Leonardo Seiyti Pontes
Reply With Quote
  #26  
Old 08-21-2011, 11:05 AM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
A faca de manete j? n?o ? importante.
Aquele cheiro er?tico t? falando mais alto. Este cheiro eu prefiro sem a contamina??o do cheiro verde, conforme sugeriu nosso amigo Vianna.
Agora ? bom ter cuidado, pois a fronteira entre o cheiro puro e o cheiro de bacalhau podre ? muito t?nue. O bom apreciador saber? a diferen?a.

Bom domingo a todos
Reply With Quote
  #27  
Old 08-21-2011, 11:27 PM
rodrigobuarque rodrigobuarque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 157
poucas bainhas rimao tao bem com as facas..
Reply With Quote
  #28  
Old 08-22-2011, 01:03 PM
Fausto Fausto is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2005
Posts: 113
esta est? bem mais acabada e com um estilo mais personalizado do que a outra. Acho que vc est? pegando o esp?rito da coisa, parab?ns! A bainha ent?o est? espetacular.
Agora, n?o acho que FALAR de xoxota seja t?o mais importante do que o assunto do post.
Abra?os
Reply With Quote
  #29  
Old 08-22-2011, 02:02 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Pois ? ...

Tem gente que n?o gosta, tem gente que tem at? nojo e tem outros que at? nem pronunciam o nome mas eu, como leg?timo descendente dos portugueses adoro cheirar, adoro falar e adoro at? comer... um delicioso bacalhau!!

Quanto ? faca j? experimentou colocar um cordame tran?ado ou um revestimento de sola moldada sobre a empunhadura para deix?-la um pouco mais encorpada? Me d? a impress?o pelas fotos de ficar um tanto fina o que se for verdadeiro dificulta um pouco mant?-la firme na m?o principalmente quando molhada mas se conseguir encorp?-la mais ou colocar um material mais aderente sobre ela certamente melhorar? a pega.

Logo teremos uma s?rie: Facas Harley, facas Honda, etc...


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #30  
Old 08-22-2011, 05:16 PM
Fausto Fausto is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2005
Posts: 113
Quote:
Originally Posted by Fausto View Post
esta est? bem mais acabada e com um estilo mais personalizado do que a outra. Acho que vc est? pegando o esp?rito da coisa, parab?ns! A bainha ent?o est? espetacular.
Agora, n?o acho que FALAR de xoxota seja t?o mais importante do que o assunto do post.
Abra?os
Acrescentando...

CHEIRAR ? mais importante...

ab
Reply With Quote
Reply

Tags
bigorna, cutelaria, encontro, forja, post, sbc


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
faca artesanal x faca industrial ROCHA SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 38 08-25-2011 07:49 PM
Faca N?1 (faca do curso...) Roberto Andrade SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 12 12-05-2009 04:40 PM
Fotos de uma faca velha (agora uma faca nova...) paulorocha SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 09-10-2004 10:44 AM
Fotos de uma faca antiga (ou de uma faca velha...) paulorocha SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 6 09-02-2004 11:23 AM


All times are GMT -5. The time now is 04:39 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved