MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-03-2003, 01:07 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Nova lixadeira para cuteleiros.

O Ricardo, aqui de Ribeir?o, est? iniciando na cutelaria e j? construiu v?rios equipamentos, dentre estes ele fez uma lixadeira e agora est? trabalhando nos acess?rios como rodas de diversos di?metros, inclusive as bem pequenas para as curvas das guardas e empunhaduras e a mesa de flat.
Est? disposto a faz?-la para outros por um pre?o bem acess?vel.
Podem ver fotos no site abaixo e tamb?m comunicarem-se diretamente com ?le via e-mail.

Site: www.lixadeiracutelaria.kit.net

Vejam uma foto da lixadeira:



__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #2  
Old 09-04-2003, 06:21 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Achei interessante este sistema de prateleiras, devemos sempre estar abertos a novos conceitos, mais na minha opini?o, a posi??o est? um pouco equivocada, eu sempre vi e usei lixadeiras na horizontal, sempre tem espa?o mas um novo conceito, parab?ns, pois antes de fazer facas, ou m?quinas devemos saber para que serve, como funciona e para qu? vamos us?-las, e o melhor jeito ? fazendo, s? assim se aprende de verdade.



__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br

Last edited by Ricardo Lala; 09-04-2003 at 06:25 AM.
Reply With Quote
  #3  
Old 09-04-2003, 11:23 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Fixada ? parede.

Ricardo,
Seu xar? ( ou char?? ) de Ribeir?o fez a lixadeira nesta forma para fixar ? parede pois tinha pouco espa?o para instalar. ? princ?pio tamb?m estranhei e achei que atrapalharia certas opera??es ? menos que invertesse o sentido de rota??o e trabalhasse sobre a roda mas ele me garantiu que funciona bem e realmente tem feito algumas facas muito bem acabadas.
O importante foi que para faz?-la desenvolveu fornecedores de rodas, usinagens e demais pe?as e como ?le faz a estrutura pessoalmente pode adequa-la ao gosto ou necessidade do usu?rio. Parece-me que havia um problema com o endere?o de e-mail na p?gina d?le e n?o sei se j? resolveu ent?o deixo aqui o e-mail do Ricardo:

ricardoryco@hotmail.com


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #4  
Old 09-04-2003, 01:28 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Entendi o q o Ricardo Lala quis dizer.

Realmente ? uma quest?o de costume e gosto pessoal. Assim como o Ricardo, eu tamb?m tenho o costume de desbastar embaixo da roda, sendo que minha lixadeira ? bem assemelhada ao estilo Burrking.

Por?m esses dias v? num site um cuteleiro desbastando ao contr?rio do que estamos acostumados. Gosto pessoal.
Reply With Quote
  #5  
Old 09-04-2003, 06:57 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Voc? prefere por cima ou por baixo??

Minha lixadeira tamb?m ? horizontal e tamb?m desbasto por baixo ou na frente da roda mas tenho visto em livros de cutelaria as fotos dos antigos cuteleiros que desbastavam em pedras naturais a maioria movida a energia hidr?ulica e depois ? vapor que eles sempre ( at? hoje todas as fotos que v? ) desbastavam por cima da pedra com a mesma rodando para cima quando vista pelo cuteleiro. Esta posi??o parece-me que ? mais segura ao trabalho pois em caso de barbeiragem tende a jogar para longe a l?mina e n?o contra o cuteleiro no entanto para mim que estou acostumado em outra posi??o parece-me desconfort?vel. Qualquer dia destes vou inverter a minha lixadeira s? para ver como ? trabalhar assim.
Em algumas fotos os cuteleiros trabalhavam de p? e em outras ficavam literalmente "montados ? cavalo" sobre a pedra em uma prote??o de madeira.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 09-05-2003, 06:07 PM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Vai ter Ricardo assim...

T? para ver um um neg?cio juntar mais Ricardo que cutelaria!
Bastante interessante o projeto, simples e fucional, parab?ns. Realmente n?o estamos acostumados com com este formato, mas p/ algu?m que nunca tenha usado uma lixadeira na horizontal seja facil de usar na primeira vez, talves n?o tenha v?cios.
Realmente interessante.
Aproveitando o assunto colocarei no t?pico fornecedores um novo fornecedor de lixas. S?o lixas alem?s da marca KLINGSPOR, muito boas a um pre?o bastante convidativo. Por coincid?ncia as mesmas lixas que os cuteleiros americanos usam.
Mais uma vez prarab?ns pela m?quina.


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #7  
Old 09-07-2003, 10:09 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Texto do Ricardo que retransmito:

O Ricardo que fez a lixadeira pediu-me que colocasse um texto no forum e o coloco integralmente como escreveu, esperemos que com isto ele se anime a vir aqui participar pessoalmente do di?logo com todos:

"Ol? amigos do f?rum CKD meu nome ? Ricardo Silva e sou o amigo do Cabete, possuo uma boa experi?ncia na constru??o de m?quinas e aparelhos, mas como muitos estou me iniciando no mundo da cutelaria. Foi eu quem construiu a lixadeira vertical que voc?s est?o vendo no f?rum e decidi escrever este texto para maiores esclarecimentos do meu trabalho e das experi?ncias que andei adquirindo nos ?ltimos meses com a cutelaria.

Em rela??o ? lixadeira que fiz, a principio tinha a id?ia de construir apenas o esmeril como voc?s v?em nas fotos e logo que terminei sua constru??o eu j? estava desesperado por uma lixadeira de cuteleiro, nunca havia nem mesmo testado uma de verdade e gra?as a Deus o Cabete nesta hora comprou a dele e assim pude pegar e estudar toda sua metodologia. Antes de iniciar a constru??o da minha eu j? tinha planos para fazer outras para a venda e como nunca havia feito uma achei melhor n?o iniciar um projeto mais ousado antes de adquirir mais experi?ncia no assunto e ent?o para economizar gastos e tempo decidi fazer uma acoplagem ao esmeril aproveitando o eixo e o motor que j? estavam prontos por isto ela funciona na posi??o vertical, muitas lixadeiras estrangeiras que vemos nos sites e fotos de livros tamb?m funcionam da mesma forma s? que em vez de serem esticadas para baixo como a minha, s?o esticadas para cima, ? l?gico que antes de constru?-la neste sentido fiz in?meros testes para que nada me atrapalhasse na confec??o de uma faca, para quem nunca havia feito uma lixadeira de cutelaria os resultados me surpreenderam totalmente prova disto foi a lamina que fiz e o Cabete pode ver como ficou boa, ainda n?o deu tempo do Cabete test?-la pessoalmente, mas quando fizer isto vai poder comprovar como eu, que ficou igual ? dele que ? uma ?tima lixadeira profissional.

Esta lixadeira que mostro no site ? apenas uma demonstra??o do meu trabalho e n?o esta a venda, pois para isto estou quebrando a cabe?a para projetar uma lixadeira horizontal que fosse completa, a um baixo custo, resistente e que atendesse todas as necessidades de um cuteleiro, vou dar uma r?pida explica??o do que estou querendo dizer: antes de come?ar a fazer facas eu n?o tinha id?ia do grande aparato de ferramentas que era necess?rio para se fazer uma faca e para verificar isto basta voc? dar uma olhada na oficina do Cabete e voc? vai ficar maravilhado com sua excelente oficina e ao mesmo tempo espantado com o tanto de coisa que tem, a minha ent?o j? n?o tem nem parede para por as coisas. Tem gente que compra lixadeiras car?ssimas e depois ainda tem que dar um jeito de fazer os acess?rios que faltam como a mesa de ?flat? e as rodinhas rolamentadas para trabalhar com o cabo, pois chega uma hora que fica imposs?vel trabalhar sem isto, pessoas como eu e o Cabete temos m?quinas de solda, in?meras ferramentas, alguma experi?ncia e acesso a torneiros, mas e quem n?o tem? Como faz?

? este tipo de constrangimento que quero evitar no pr?ximo projeto que vou fazer, gostaria de construir algo que custasse abaixo de 1000.00 reais, admito que isto est? sendo um grande desafio, para se ter uma id?ia de gastos apenas para fazer a roda de 10 polegadas gastei 230.00 reais, o motor 270.00 e o eixo 75.00.Etc...; acho que d? para imaginar o tamanho do pepino que estou tentando resolver, espero conseguir fazer um primeiro modelo at? o final deste ano ou at? meados do ano que vem.

Caso alguns dos amigos do f?rum tenham alguma dica de projeto, d?vidas ou queiram entrar em contato ai vai meu e-mail: ricardoryco@hotmail.com , um abra?o a todos e at? mais! "


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 05:15 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved