MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 12-08-2003, 10:35 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
L?minas Japonesas

Por favor, algu?m saberia me indicar um site, livro ou cuteleiro que ensine a forjar laminas japonesas?

Obrigado,
Reply With Quote
  #2  
Old 12-08-2003, 12:01 PM
fernando.4f's Avatar
fernando.4f fernando.4f is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2003
Location: S?o Paulo - Jabaquara
Posts: 64
Japanese Swords

No site da amazon existem v?rios livros, entre eles :

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg...books&n=507846

Caso n?o role s? clicando no link, copie e cole tudo no endere?o do seu browser que cai direto em um livro que fala sobre "Japanese Swords", este foi o link que pesquisei no Amazon.com

Valeu !


__________________
Fernando e Andrea
Anvilfire Brasil
http://www.anvilfire.com.br
Reply With Quote
  #3  
Old 12-15-2003, 06:10 AM
A. Cejunior's Avatar
A. Cejunior A. Cejunior is offline
Member
 
Join Date: Dec 2003
Location: Macau
Posts: 22
Re: L?minas Japonesas

Quote:
Originally posted by dzucherato
Por favor, algu?m saberia me indicar um site, livro ou cuteleiro que ensine a forjar laminas japonesas?

Obrigado,
Voce est? querendo fazer laminado ou mono-a?o?
J? tem experi?ncia?

Boa sorte seu dzucherato


__________________
Antonio

BLADESIGN
Reply With Quote
  #4  
Old 12-15-2003, 06:25 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Lightbulb Xiiii

Vamos ser bem sincero....
Gostaria de aprender os dois, mas ainda n?o tenho experi?ncia nem com a forja....
Estou terminando a minha primeira faca Stock-Removal, que est? ficando meio torta, mas est? dando para tirar boas experi?ncias desta faca...
Provavelmente a minha proxima vai ser forjada em mola de caminh?o, para ficar um pouco mais grossa do que esta de mola de kombi que estou fazendo...
Por enquanto eu vou comer informa??es e depois que tiver alguma experi?ncia real com forja eu vou arriscar l?minas japonesas tamb?m...

Obrigado,
Reply With Quote
  #5  
Old 12-15-2003, 02:12 PM
A. Cejunior's Avatar
A. Cejunior A. Cejunior is offline
Member
 
Join Date: Dec 2003
Location: Macau
Posts: 22
E est? fazendo stock removal com o equipamento certo?

Tem aqui muito mestre com certeza.
Conhe?o seu Ivan Campos.

Forja pode fazer at? de carv?o.


__________________
Antonio

BLADESIGN
Reply With Quote
  #6  
Old 12-16-2003, 04:48 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Unhappy Espero....

Bom na verdade, n?o sei se ? bem o jeito certo, mas agora tb j? desbastei bastante a lamina. risos, estou dando as minhas cabe?adas....
Bom, comecei esmirilhando os excessos e deixei o fio da l?mina com 1mm de espessura, agora pretendo com limas e com lixas d??gua (para metais) come?ar a dar uma afiada e tirar todos os riscos da l?mina.
Creio que a maior burrada foi n?o ter revenido a barra de metal antes de ter come?ado a desbastar, mas at? agora tudo bem....
S? tenho uma d?vida se devo temperar a l?mina depois de pronta ou se n?o ? necess?rio, visto que eu n?o reveni o metal....
Achei interessante a forja do Sfredro (se eu n?o me engano) que pelo que vi eh a g?s e parece um tubo, pois tem furo dos dois lados, e sai as chamas por dentro...
S? n?o entendi algumas fotos daquela espada ma??nica que ele fez, como por ex. porque amarrar duas barras com um monte de arames ao redor da l?mina e n?o sei como ele conseguiu com aquela forja revenir e temperar a l?mina, visto que li aqui no f?rum que se n?o temperar ou revenir com a mesma temperatura na l?mina toda ela pode entortar....

Abra?o,
Reply With Quote
  #7  
Old 12-16-2003, 05:02 AM
A. Cejunior's Avatar
A. Cejunior A. Cejunior is offline
Member
 
Join Date: Dec 2003
Location: Macau
Posts: 22
Re: Espero....

Bom, eu n?o sou cuteleiro, eu desenho espadas e facas e trabalho muito com cuteleiros americanos para clientes meus.

Voc? est? precisando de uma lixadeira de fita. Voc? deveria tratar o a?o primeiro para limpar os ?xidos e a t?mpera d? depois da faca feita.

Eu desenhei este punhal de estilo nip?nico feito de uma s? pe?a de a?o



saiu deste desenho



Pode olhar o processo todo Clicando aqui

No caso, em vez de barro meu amigo Joe Walters usou cimento refract?rio. Pe?a de escultura hein?

O que significa revenir? Sei melhor os termos em Ingl?s

Um abra?o portugu?s de Macau, ali mesmo ao lado de Hong Kong


__________________
Antonio

BLADESIGN
Reply With Quote
  #8  
Old 12-16-2003, 04:04 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Caro Zucherato, acho que posso esclarecer suas d?vidas ? respeito da minha espada. Voc? n?o precisa ter uma forja do mesmo comprimento da l?mina para poder aquec?-la por igual. Basta movimentar a l?mina para a frente e para tr?s,de forma que a l?mina v? aquecendo lentamente. N?o se esque?a que o metal ? um excelente condutor t?rmico,o que faz com que o calor se distribua pela l?mina. Se ocorrem problemas de aquecimento desigual,normalmente ? porque a l?mina foi aquecida muito r?pido,n?o havendo tempo suficiente para a temperatura se homogenizar. Outro problema que observo com frequ?ncia quando vejo algu?m temperando em forja,? que o movimento de vai e v?m ? curto,ou seja,o meio da l?mina passa mais tempo dentro da forja do que as extremidades. Isso faz com que haja diferen?a de temperatura na l?mina.A forja que eu usei tem 60cm de comprimento,mais que o suficiente para temperar uma l?mina de 90cm. Quanto ?s barras,elas foram usadas para ajudar a manter a l?mina alinhada durante a t?mpera,mas na verdade s? atrapalharam,pois aqueceram demais o ?leo,fazendo com que a velocidade de resfriamento fosse menor que o planejado. O resultado foi que a L?mina n?o endureceu o quanto deveria,o que me obrigou a normalizar e temperar novamente,s? que dessa v?z sem as barras. Infelizmente n?o tenho fotos dessa segunda t?mpera,pois estava sozinho quando ? fiz. Espero ter exclarecido suas d?vidas. Um abra?o.
Reply With Quote
  #9  
Old 12-17-2003, 05:01 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Thumbs up Valeu a Dica!!!

Obrigado!
S? uma observa??o ao meu coment?rio anterior...
Como principiante falei besteira, o correto n?o seria ter dito revenir e sim recozer (ou recozir)....
Estou dando varias cabe?adas com esta l?mina que estou fazendo (sabe que eu ainda n?o medi) creio que tem uns 25cm....
No Stock Removal t? meio dif?cil de manter a geometria, mas acho que na lima vai dar para dar uma melhorada....
Agora que esmerilhei e deixei o fio com 1mm eu vou temperar (VALEU FERRARI!) s? estou em d?vida se primeiro tiro os riscos do esmeril pra depois temperar, vou dar uma olhadinha no tutorial...

Valeu a todos!!
E estou aguardando pra gente come?ar a diagramar aquele livro sobre cutelaria hein!! Se conseguirmos seguir algo aproximado ?quele indice que postei neste f?rum seria muuuuuito bom (pelo menos para os principiantes como eu, rs )

Abra?o,
Reply With Quote
  #10  
Old 12-17-2003, 06:58 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Denis, retire os riscos da pedra com uma lixa 150 ou 180 antes de temperar, pq depois que a l?mina estiver temperada vai ficar mais dif?cil retirar os riscos mais fundos.
Reply With Quote
  #11  
Old 12-17-2003, 07:43 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Grande Ferrari!
Obrigado pela dica!!!
Devo estar enchendo as paci?ncias ultimamente n?...?
Desculpem-me.....
Sou apenas um iniciante...

Abra?os,
Reply With Quote
  #12  
Old 12-17-2003, 10:16 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Denis, n?o esquenta n?o. A fun??o da iniciante ? aporrinhar mesmo!

Inclusive, concito a todos os que desejam entrar no munda da cutelaria a realmente colocarem suas d?vidas e perguntarem pra valer mesmo.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 07:08 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved