MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 04-02-2005, 11:35 AM
Lobo Negro's Avatar
Lobo Negro Lobo Negro is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 129
Gostei de uma dica do Cabete e queria mais informa??es

Estava olhando os t?picos antigos do f?rum e achei muito interessante esta id?ia do
Cabete:

"cabete 11-22-2004, 01:25 PM
(...) Muitos cuteleiros conseguem fazer suas pr?prias lixadeiras, algumas usam inclusive um bom esmeril de 1CV no m?nimo no qual coloca-se a roda emborrachada como se fosse um esmeril e sobre a bancada ou na parede fixa-se o dispositivo de esticar e alinhar a cinta de lixa.

Uma roda emborrachada deve estar saindo por uns R$ 200,00 ( o emborrachamento ), pouco menos ou pouco mais. (...)"


1- Seria poss?vel utilizar esta dica com um esmeril de 300w e 6'' (sei que n?o chega a 1CV) ? :confused:

2- Em caso de ser poss?vel, qual teria de ser a dist?ncia do esmeril ao suporte/esticador fixo?

3- de que material deve ser a parte da superf?cie do eixo que receber? a cinta no suporte?

4- existe algo que possa substituir essa roda emborrachada de ouro?

Um Abra??o,
Alessandro.
Reply With Quote
  #2  
Old 04-02-2005, 03:59 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Lixadeira domestica

Alessandro,
Parece-me que voc? ? de Sorocaba. Procure pelo Arnaldo Gon?alves que ele fez sua pr?pria lixadeira e poder? lhe auxiliar.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #3  
Old 04-02-2005, 04:27 PM
Lobo Negro's Avatar
Lobo Negro Lobo Negro is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 129
Valeu!

Muito Obrigado Cabete, Irei tentar encontr?-lo.

Alessandro.
Reply With Quote
  #4  
Old 04-02-2005, 04:36 PM
Ronin Ronin is offline
Member
 
Join Date: Jan 2005
Location: Franca - SP - Brasil
Posts: 11
Send a message via MSN to Ronin
Olha, eu acho que com um esmeril de 300W voc? vai passar muita ? raiva, j? que 1CV ? o m?nimo pra coisa render legal. E 1CV=735W, ou seja, 300W n?o d?o nem 1/2CV direito.
Mas se n?o tem alternativa, tente. Mas o resultado vai ser bem aqu?m do desejado.


__________________
by Ronin
Reply With Quote
  #5  
Old 04-02-2005, 05:18 PM
Lobo Negro's Avatar
Lobo Negro Lobo Negro is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 129
Boa Noite andarilho

Sim, concordo contigo ? que eu j? havia feito essa conta no momento em que vi o post do Cabete descrevendo a lixadeira, mas mesmo assim, deve valer a pena eu arriscar nem que seja pra passar uma raivinha se eu fizer uma associa??o de polias diferente, creio que seja poss?vel alterar a pot?ncia de trabalho ou pelo menos fazer com que o motor realize o mesmo trabalho com uma cinta diferente e com polias diferentes sem for?ar muito o motor...
Minha inten??o ? contornar aquele problema de desbastar muito concavo em partes que devem ser retas, na maioria do desbaste d? para se utilizar o esmeril e a esmerilhadeira para o trabalho bruto at? onde eu tenho visto, quero us?-la apenas para deixar plana algumas areas pequenas e acredito que mesmo da maneira mais simples de montagem, essa lixadeirinha de cinta possa ajudar, afinal, ? a parte leve do desbaste n? . Se fosse para o desbaste pesado eu nem pensaria em utilizar.
Ainda n?o tenho planos de montar uma dessas (por enquanto ) e quando o fizer talvez eu at? compre um outro esmeril para isso, ? que eu gostei muito da ideia para corrigir pequenas imperfei??es e at? para fazer o trabalho das lixas na areas planas seria ?til adiantando o trabalho poupando for?a f?sica e como estou fazendo projetos de laminas sempre bem pequenas como treinamento, pode ser que mesmo utilizando essa que ? fraquinha, eu consiga algum resultado bonzinho, e tamb?m j? serve como experi?ncia para montar a outra mais complexa futuramente . Como disseram alguns em topicos anteriores, a criatividade ? tudo nesse ramo .

Valeu mesmo pelo toque!
Alessandro.

Last edited by Lobo Negro; 04-02-2005 at 05:29 PM.
Reply With Quote
  #6  
Old 04-02-2005, 05:27 PM
Luciano Luciano is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2004
Location: Santa Maria - RS
Posts: 128
Tch?, no site do Blade Bazar (http://www.bladebazar.com ), na parte dos artigos, tem um projeto (na realidade, instru??es) de como fazer uma lixadeira de baixo custo... acho que ? interessante para iniciar, e para projetos pequenos.

Um abra?o!

Luciano
Reply With Quote
  #7  
Old 04-02-2005, 05:51 PM
Lobo Negro's Avatar
Lobo Negro Lobo Negro is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 129
Valeu Luciano! Embora seja pequena, para as facas que eu estou fazendo ela cai como uma luva!!! Vou amanh? mesmo numa feira de bagulho aqui de sorocaba que voc? acha todo tipo de coisa procurar um motor para montar a minha!

Valeu mesmo!!!
Abra??o!
Alessandro.
Reply With Quote
  #8  
Old 04-06-2005, 11:03 AM
Ronin Ronin is offline
Member
 
Join Date: Jan 2005
Location: Franca - SP - Brasil
Posts: 11
Send a message via MSN to Ronin
O problema de usar poli?s ?: se voc? aumenta a pot?ncia, perde torque, se aumenta o torque, perde rota??o.
Ent?o acaba que fica ruim de qualquer jeito...


__________________
by Ronin
Reply With Quote
  #9  
Old 04-06-2005, 12:03 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Ronin, em alguns casos, ? preferivel ter baixa rota??o, e um maior torque. principalmente quando se trabalha madeira na lixadeira, principalmente madeiras resinosas, pois se a dita cuja aquece, e voce continua a trabalhar... de adeus para a lixa que estava nela.
e se for com calma, sem for?ar muito a pe?a nos roletes, da para trabalhar com potencias mais baixas. desde que se tenha paciencia.
Efetuar acabamentos mais finos, eu acredito (porem n?o tenho garantias, os mais experientes me corrijam se estiver errado) que ? bom trabalhar com rota??es medias e baixas
Quanto maior for a lixa que for utilisada, maior tera que ser a potencia, pois sera mais dificil para o motor puxar ela, principalmente quando voce coloca "carga" sobre ela.


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #10  
Old 04-06-2005, 01:54 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Na minha antiga lixadeira eu trabalhava com um motor 3/4 CV de baixa rota??o.

Agora instalei minha Fanep com um motor de 2 CV de alta. Com o jogo de polias deixei a velocidade permanente em 13m/s. Mas se tiver um dinheiro sobrando um inversor vai muito bem.
Reply With Quote
Reply

Tags
blade, knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 04:14 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved