MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 07-22-2003, 06:56 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Alunos e facas

Caros amigos,

? com grande satisfa??o que informo que o amigo Milton Hoffmann est? ministrando um curso de "Introdu??o ? Cutelaria".

Este curso j? est? dando bons resultados, como a faca do aluno Marcelo Nunes, logo abaixo, uma bowie cl?ssica e de linhas puras:



Se n?o conseguirem visualizar, o link:

http://planeta.terra.com.br/arte/fer...ives/marc1.htm
Reply With Quote
  #2  
Old 07-23-2003, 07:09 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Muito obrigado, Ferrari.

Mano Ferrari,
Obrigado pela divulga??o das facas feitas pelos alunos que j? conclu?ram o Curso de Introdu??o ? Cutelaria.
Com o advento do Sal?o de Cutelaria de Bras?lia, a procura por cursos se intensificou aqui na Capital, fato este que, praticamente, me obrigou a atender ? essa demanda.
Meu objetivo ? mostrar que n?o s?o necess?rios muitos investimentos para se confeccionar uma boa faca. Trabalhando apenas com uma pequena esmerilhadeira, limas, lixas e uma forja improvisada j? ? o bastante para se dar in?cio aos trabalhos.
A faca exibida acima foi desenhada, confeccionada e fotografada pelo aluno Marcelo Nunes. O a?o utilizado foi o 5160 forjado. A empunhadura foi trabalhada em Pau-Santo (Zollernia paraensis) e a guarda em lat?o.
Parab?ns Marcelo e, mais uma vez, obrigado Ferrari.
Abra?o a todos.
Milton Hoffmann.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #3  
Old 07-24-2003, 07:53 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Blz Mirt?o,

Estamos vendo que a cuteleria artesanal est? crescendo no nosso pa?s.

Uma das coisas que mais preocupam os iniciantes s?o as ferramentas, pois a grande maioria acha que tem sair comprando um monte de coisas caras para fazerem um faca bem feita. ? claro que ferramentas ajudam, mas para se fazer uma faca bem feita ? preciso paci?ncia e habilidade.

Tenho sentido a mesma necessidade aqui em Campo Grande, pois v?rias pessoas tem me procurado atr?s de cursos. No momento estou com dois alunos, que j? deram suas batidas na forja, e o resultado por enquanto tem sido surpreendente.

Quanto estiver com alguma coisa pronta, vou colocar aqui.
Reply With Quote
  #4  
Old 07-24-2003, 10:51 PM
R.Sfreddo R.Sfreddo is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Porto Alegre,Brazil
Posts: 373
Realmente o Mirt?o t? de parab?ns,s?o impressionantes as facas dos alunos dele,ningu?m diria que ? a primeira faca deles. Espero poder ver novos cuteleiros com bons trabalhos nas pr?ximas feiras,isso ? muito importante para a cutelaria no Brasil. Novamente parab?ns,e parab?ns a voc? tamb?m Ferrari. Um grande abra?o.
Reply With Quote
  #5  
Old 07-25-2003, 09:22 AM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Thumbs up Primeira faca?

Caro Amigo Milton:

Nossa esta ? a primeira faca dele, puxa imagine quando ele estiver com algum tempo de experiencia, meus parabens , se os alunos est?o nesse nivel imagine o professor.

Fico muito contente por ver o seu sucesso meu amigo nem parace que at? pouco tempo eu e vc ficavamos conversando via net para tentar fazer facas.

O tempo demonstra que vc ? realmente um profissional, meus parabens pela sua alta evolu??o.
abra?os

Leandro Pazini
Reply With Quote
  #6  
Old 07-25-2003, 11:25 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Tch? Pazini, meu ?dalo, tava sumido, homem!
Oc? tamb?m, Tch? Sfreddo!
Assim como tio Fisk recomendou, estou repassando tudo o que voc?s t?m me ensinado a esse novos alunos que t?o vindo a? cheios de garra.
Abra??o,
Milton.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #7  
Old 07-28-2003, 03:32 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Parab?ns ao mestre e aluno !!

Caro Hoffman,
Como disse no Sotai: Parab?ns ao mestre e aluno, a faca ficou magn?fica.
Creio que o trabalho de que cada cuteleiro se torne um pedacinho de fermento est? dando resultado rapidamente.
Aqui em Ribeir?o estou mantendo contato com dois rapazes muito interessados. J? construiram sua pr?pria lixadeira que ficou muito boa e com isto desenvolveram fornecedores de roda emborrachada e outras pe?as por aqui.
Agora copiaram minha forja ? carv?o e fizeram uma para eles, como temos conseguido carv?o a um bom pre?o esta ? uma ?tima alternativa para o caldeamento de damascos e at? para o forjamento.
Infelizmente um d?les acidentou-se a semana passada com a lixadeira por n?o estar usando avental de couro em sua casa.
A faca acabou entrando em sua perna e fez um bonito corte que precisou ser costurado.
De certa forma ? at? bom que os novatos demorem para construir suas maquinas e treinem em nossas oficinas sob nossa supervis?o.
O Macambyra tamb?m tem vindo aqui mas como ? de S?o Carlos tem vindo pouco.
Mais uma vez parab?ns pelo resultado alcan?ado. Desejemos que todos os alunos superem seus mestres assim seremos desafiados a melhorarmos continuamente.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #8  
Old 08-08-2003, 05:12 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Boa foto

Milton meu velho Amigo
dizem que o bom aluno ? o espelho do bom professor.
Muito bonita a faca.


__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil
Reply With Quote
  #9  
Old 08-22-2003, 07:42 PM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Boas Boas!!

Milton, mil desculpas por n?o ter dito nada antes.
O fato ? que vc est? de parabens e teus alunos tbm, pois n?o adianta nada o professor se matar se o aluno n?o corresponde.
Como foi dito anteriormente ? dificil de acreditar que seja a primeira faca, a aqualidade est? ?tima.
Quem tbm est? fazendo um bom trabalho ? o Edson l? em Sorocaba, tive a oportunidade de ver algumas facas de seus alunos e gostei bastante, devagar chegaremos a uma boa safra de novos cuteleiros.
Abra?os .


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #10  
Old 08-24-2003, 11:25 AM
Carbal Carbal is offline
Member
 
Join Date: Oct 2002
Location: Curitiba
Posts: 26
Ol? pessoal.
Sumi mas n?o morri.
Infelizmente ainda n?o pude p?r em pr?tica tudo o que tenho lido por aqui. Tamb?m fiquei um bom tempo ser ler o f?rum. Tava meio desanimado. Me deram a conta no trabalho faz 4 meses. Mas a vontade de aprender a cutelaria ainda ? grande.
Fico feliz em ver que tem muita gente querendo aprender e gente disposta a ensinar. E gente de talento! PARAB?NS!! A ?nica coisa que me deixa um pouco frustrado ? a aus?ncia de um professor aqui em Curitiba.
Mas vamos tocando o barco...
At


__________________
Marco Aur?lio L. Ferreira - Curitiba - PR
Reply With Quote
  #11  
Old 08-25-2003, 12:45 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Joshua e Vilar
Obrigado pelo est?mulo. Devo dizer que ? uma satisfa??o muito grande poder repassar adiante os parcos conhecimentos que tenho sobre Cutelaria e isso tem sido muito gratificante.
Nesse final de semana, conclu?mos mais um curso e o novo iniciado foi o Dr. Jomir Uch?a, um verdadeiro companheiro que terei o maior prazer de apresentar a todos voc?s no pr?ximo Sal?o de Cutelaria. Assim que poss?vel divulgaremos foto da famosa n? 01 de uma s?rie que, fa?o votos, seja muito extensa. Parab?ns, Uch?a!
Carbal, ? bom t?-lo de volta. V? se n?o some!
Abra?o a todos,
Milton Hoffmann.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #12  
Old 09-09-2003, 08:50 AM
Roberto Vianna Roberto Vianna is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2002
Location: P. Alegre - RS- Brazil
Posts: 260
Thumbs up Parab?ns Fessor e Aluno



Mirt?o e amigos do f?rum!

Primeiro meu abra?o a todos,quero rev?-los no pr?ximo SPKS.
Cheguei meio tarde,mas abra?o em amigo n?o tem hora.
Amigo Milton,parab?ns pela iniciativa de repassar esse conhecimento (Large,ali?s) adquirido com o tempo,? despasito,
como dizem los Hermanos.
Parab?ns ao Gustavo,que pelo visto,ao sair do ?tero materno,j? tinha sua skinner pra cortar cord?o umbilical(forjada).
Que em breve tenhamos mais e mais novos talentos por a? e a
cutelaria artesanal Brasileira siga neste crescente.

Uma boa semana a todos e grande abra?o


Roberto Vianna
rvianna@sitcom.com.br


Reply With Quote
  #13  
Old 09-09-2003, 07:14 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Mais um aluno do Mirto: seu nome ? Ricardo "Carcar?" Aguiar, que al?m de cuteleiro iniciante tamb?m ? "harleiro".

Reply With Quote
  #14  
Old 10-02-2003, 04:09 PM
Marcelus Marcelus is offline
Registered
 
Join Date: Sep 2003
Posts: 5
Onde o curso ? ministrado?

Boa tarde,

O curso do Milton Hoffmann ? ministrado em que cidade? Qual a dura??o e o valor?

Obrigado,
Reply With Quote
  #15  
Old 10-03-2003, 01:36 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Oi, Marcelus.
Ministro esse curso aqui em Bras?lia e ele tem dura??o de dois a tr?s finais de semana, conforme a habilidade do aluno.
Minha inten??o ? mostrar que, para se fazer facas, n?o s?o necess?rios maiores investimentos em maquin?rio, bastando-nos um m?nimo ferramental necess?rio e boa vontade.
O valor do investimento s?o R$ 660,00.
Grande abra?o,
Milton Hoffmann.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 01:38 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved