MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 12-01-2003, 11:21 AM
Jefferson Berr's Avatar
Jefferson Berr Jefferson Berr is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Porto Alegre - RS - Brasil
Posts: 715
SPKS 2003 - Balan

Amigos.

Dias 29 e 30 de novembro realizou-se nas depend?ncias do Hotel Eldorado Boulevard, a quarta edi??o do SPKS.
Creio eu ter sido o show com maior n?mero de expositores e aficcionados da nobre arte reunidos num mesmo espa?o f?sico.
A dupla ga?cha Rodrigo Sfreddo e Luciano Dornelles, dispensam coment?rios, a cada exposi??o nos agraciam com maravilhosas pe?as, bem como nosso amigo Ricardo Vilar que trilha o mesmo caminho .Este ano destacou-se principalmente uma espada que Sfreddo forjou sob encomenda, toda em a?o damasco, que arrebatou a placa de melhor pe?a do show.
Os Lala Brother?s presen?a garantida arremataram a placa de melhor canivete da feira.
Nosso mineiro-mor Jacinto Melo, este ano apresentou um design um pouco diferenciado para quem est? habituado a apreciar seu belo trabalho, ele nos trouxe pe?as utilit?rias menores e em a?o D6(VC131) em substitui??o ao D3(K100) anteriormente utilizado.
M?ton Hoffmann, nosso organizador do Sal?o de Bras?lia estava tamb?m presente a exposi??o com uma interessante Sorocabana de grandes dimens?es, a exemplo de Edson Vieira mestre nesta ?rea.
Milton tamb?m foi professor de Marcelo Nunes que conquistou o pr?mio de melhor cuteleiro iniciante .
Sargento Ferrari, presen?a em todas as edi??es da feira, apresentou-nos suas primeiras pe?as integrais.
O capixaba Gustavo Vilar mostrou um trabalho completamente maduro na linha de facas integrais, com destaque para uma bela pe?a com cabo em jacarand? esculpido, bem como algumas pe?as extremamente funcionais em 440C.
Na minha opini?o o grande destaque da feira chama-se Luciano Chaves vindo diretamente de S?o Jo?o Del Rey ? MG; Luciano apresentou pe?as incrivelmente evolu?das, dado ao seu pouco tempo de cutelaria, mostrando um design que quem olha j? identifica que o trabalho j? possui sua assinatura, arrancando elogios de v?rios cuteleiros inclusive do veterano Roberto Gaeta (Bob.G.)
Nossa cuteleira Silvana Mouzinho est? com uma incr?vel evolu??o em suas pe?as, que chamam aten??o pela excelente simetria e encaixe.
Jos? M?rcio Camacho representando o Rio de Janeiro mostrou-nos pe?as que apresentam muita funcionalidade, mostrando interesse em saber a opini?o dos colecionadores sobre a confec??o das mesmas.
Peter Hammer tamb?m estava presente mostrando seu trabalho, bem como de seus disc?pulos Signorini(Rambi?o) e Giroplix.
Diretamente de Ribeir?o Preto debutou, M.Cabete, pesquisador da arte, expondo pela primeira vez suas pe?as, com destaque para um prot?tipo de faca ga?cha que ficou muito interessante.
O simp?tico Sandro Rossi apresentou belas pe?as, assim como suprimentos para cutelaria oriundos de sua loja a Casa do Fundidor.
Josu? H.M.Ara?jo estava presente com seu j? tradicional trabalhos em couro que dispensam coment?rios.
Este ano especialmente foi notada a grande presen?a de expositores preocupados em aparelhar os cuteleiros, como fornecedores de madeiras e a?os, lixadeiras e politrizes, bem como ferramentas direcionadas.
Na ala dos colecionadores estavam presentes Rodin Gambaro, com pe?as custom de cuteleiros do exterior e tamb?m os simp?ticos H?lio Clemente com pe?as custom de renomados cuteleiros brasileiros, bem como Ronald Wending, que atua tanto na linha custom nacional e do exterior, bem como na linha industrial, este conquistando o pr?mio de melhor mesa do show.
Tamb?m presentes ao show estavam nosso j? conhecido Alexandre Gasparini, tal qual Ariovaldo Lopes de Tatu? ? SP.
Houve tamb?m v?rias palestras, direcionadas ao assunto bem como demonstra??es de forja(Sfreddo) e desbaste(R.Lala)
Aus?ncias notadas foram dos nossos amigos Fl?vio Ikoma e Leandro Pazini.
Parab?ns ao Ivan Campos pela excelente organiza??o do evento.
Um abra?o a todos.


__________________
Jefferson Berr
Porto Alegre - RS - Brasil
jeffberr@gmail.com
Reply With Quote
  #2  
Old 12-01-2003, 01:23 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Come?ando a falar no assunto ...

Deixe-me ajudar um pouco a excelente mem?ria do querido Jefferson que deixou escapar pouca coisa mas minha mesa ficou ao lado do nosso querido mestre da afia??o ( ele n?o gosta de ser chamado de mestre ent?o vamos chamar bastante !! ) Flavio Duprat.
Fiquei encantado com a disposi??o com que ele fica todo o tempo da feira de p? afiando facas e canivetes para quem lhe pede e sem estar vendendo nada na mesa. O Flavio ficou de p? TODO O TEMPO nos dois dias afiando e afiando e falando e falando, dando aulas e mais aulas quantas vezes fossem necess?rias. Agora sei porque todos o chamam de MESTRE FLAVIO DUPRAT.
Eu gostei de ter participado do evento, gostei de fazer as facas que fa?o, gostei da rea??o do p?blico ?s minhas pe?as, gostei do companheirismo que existiu entre os cuteleiros e aficcionados, e acho que o evento foi positivo, receb? a visita de muitos amigos, conhec? pessoalmente muitos outros amigos que s? conhecia pela internet, comprei minha mesa de flat para melhorar minha lixadeira e poder fazer aquelas coisas que hoje fa?o meio na improvisa??o.
Coloco aqui as primeiras fotos que foram tiradas por um amigo com uma c?mara digital e quando revelar as minhas coloco mais fotos e mais coment?rios.
Estas fotos est?o enormes, logo que der eu as diminuo.

http://fotos.terra.com.br/album.cgi/480204


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #3  
Old 12-01-2003, 02:39 PM
fernando.4f's Avatar
fernando.4f fernando.4f is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2003
Location: S?o Paulo - Jabaquara
Posts: 64
Smile Parab?ns a Todos...

Parab?ns a todos os expositores, adorei ver o trabalho de todos, fiquei cada vez mais com vontade de fazer pe?as com a qualidade e gabarito apresentado por todos.

Sucesso e espero estar em condi??es de expor no ano que vem.

Foi um prazer conhecer pessoalmente v?rios dos quais somente conhecia virtualmente.

Quem desejar tenho em formato PDF a p?gina do Jornal Estad?o que fala sobre o evento, ? s? pedir que envio por e-mail s?o apenas 103kb

Valeu !!



__________________
Fernando e Andrea
Anvilfire Brasil
http://www.anvilfire.com.br
Reply With Quote
  #4  
Old 12-01-2003, 03:34 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
? verdade,
Foi um ?timo evento em minha opini?o, uma verdadeira reuni?o de fam?lia apontando novos rumos a serem trilhados.
O Cabete mencionou bem e ratifico as palavras dele a respeito do amigo Fl?vio Duprat, um exemplo de profissional.
Tamb?m senti bastante a aus?ncia dos nossos irm?os Ikoma e Pazini. Onde voc?s estavam, man????s????????
Conquistamos a simpatia e o apoio da Metasil que, segundo seu propriet?rio, o sr. Lu?s, estar? empenhada a partir de agora em desenvolver uma lixadeira espec?fica para trabalhos de cutelaria.
Roberto Lala inovou fazendo uma concorrida demonstra??o de usinagem. Parab?ns a ele.
Nakayama, como n?o poderia deixar de ser, sempre presente.
As estr?las do evento, em minha opini?o, Gustavo Vilar e Luciano Chaves: surpreendente!!!!!!!
Os revendedores de madeira marcaram presen?a.
Nossos agradecimentos ao amigo Alberghini que, apesar de n?o ter vindo, em tempo fez chegar ?s nossas m?os a "Lame D'Autore".
Parab?ns, mo?ada!


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #5  
Old 12-01-2003, 04:16 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Bom...

Alo. Pros Amigos e os nem tanto.

Bom eu quase n?o fui, mas...
Mesmo com tudo velho, em termos de trabalho, quem esteve no primeiro dia "Sabado "viu as encomendas que representam a minha nova faze como profissional.
A agenda est? Boa e a tendencia desde o ano passado ? apertar mais.
Em muitos aspectos este foi o melhor SPKS que participei. mesmo com o Teco sendo inoportuno.
Fato que n?o Alardeei.
Inalgurei meu cunho de marcar meus trabalhos em couro.

By
JHMA

O "By" ? uma homenagem ao meu amigo ,concorrente e irm?o de f? Milton Cristine.
Que marcava seus trabalhos com o cunho a com borda desenhando um couro e no centro escrito "By Milton".
N?o tive tempo de confraternisar pois at? o ultimo minuto tive que estar a disposi??o de clientes.
Para os amigos de brasilia um grande abra?o e espero que o curso de bainhas em Brasilia n?o fique s? na promessa.

Tomauricio, foi uma grande satisfa??o conhece-lo.

Legal Turma.


Valeu...
Ps Apalestra Sobre Bainhas. Vai melhorar e ficar maior., eu subestimei o interece no tema.
Espero proximo SPKS Lan?ar o livreto sober o assumto e uma linha de ferramentas e suprimentos para o pessoal que acha dificil encontrar o material correto.
At? mais.


__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 12-01-2003, 05:33 PM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
E a? gente???

Achei sensacional ter ido ao SPKS, valeu o sacrif?cio. Fiquei impressionado com a qualidade dos trabalhos. A turma tem que fazer facas s? em inox, porque a? n?o enferruja se a gente babar em cima.
Acho que agora posso dizer que comecei a travar contato com a cutelaria.
O pessoal somente refor?ou a id?ia que eu j? tinha. Todo mundo na maior paci?ncia, dando as explica??es aos novatos e curiosos.
Gostaria de destacar o Luciano Chaves que al?m de ter um trabalho de primeir?ssima linha, ? a simpatia em pessoa. Vilar e Ferrari tamb?m me deram uma s?rie de dicas interessantes.
Um abra?o: Ferrari, Vilar, Sandro Rossi, Luciano Chaves, Cabete, irm?os Lala, Hoffmann, Josu?, Sfreddo, Ivan, Peter, Jacinto, Camacho, Jefferson, Cl?udio, Fl?vio Duprat. N?o est?o todos aqui, mas acho que est?o todos os que tive o prazer de conhecer.
Se minha mem?ria falhou e eu deixei algu?m de fora, mil desculpas e... um abra?o tamb?m.
Daqui a pouco eu estou l? com uma mesa tamb?m.
Me aguardem...

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
  #7  
Old 12-02-2003, 08:00 AM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
SPKS - Balan

Fa?o minhas as palavras de todos os que aqui j? se expressaram.

O evento foi sucesso de p?blico, de expositores e transcorreu dentro de um clima de amizade e harmonia.

Com a chamada no jornal O Estado de S?o Paulo, muita gente veio conferir e parece que gostou. Duas das minhas pe?as vendidas foram a novos clientes que vieram atrav?s do jornal. Um deles inclusive ? portugu?s que estava em f?rias no Brasil. Que emocionante ... minha primeira exporta??o!!!

Abra?os a todos e nos vemos em Brasilia.


__________________
Reply With Quote
  #8  
Old 12-02-2003, 08:25 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Faca com manual.

Silvana,
Esta sua faca exportada foi com manual de opera??o??? :evil


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #9  
Old 12-02-2003, 09:02 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caros Amigos, o SPKS estava muito bom mesmo.

O clima no evento estava muito bom e todos puderam se divertir e passar v?rias horas agrad?veis. Pude rever amigos e conhecer aqueles que n?o conhecia pessoalmente.

Se mencionar tudo corro o risco de n?o ser justo, portanto, parab?ns a todos, p?blico e expositores.

Fica aqui meu agradecimento especial ao Vilar e sua simp?tica e paciente esposa Renata, pela acolhida e pelo EXCELENTE gr?o de bico!!
Aos amigos Sfreddo, Luciano e Gustavo um forte abra?o e saibam que sempre ? um grande aprendizado estar em companhia de vcs.
Ao Mirt?o, parceiro de ?dupra?, um grande abra?o e v? afinando a bicha a
Reply With Quote
  #10  
Old 12-02-2003, 11:15 AM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Hoje ? Ter?a feira 02 de Desembro.
Meus amigos agora com mais calma estou repassando o filme.
E valeu muito estar entre gente t?o especial. Artistas, quando ando por uma galeria de arte ou pinacoteca vejo quadros e esculturas que s?o belos e seren apenas para serem vistos ou decora um ambiente alem do significado e mensagem que comunicam...
No SPKS 2003 a arte se fez utilidade, artefacto que desperta as emo??es e sonhos de que os v? e conhece.
o SPKS 2003 terminou e j? come?o a pensar no proximo. pois neste vi que podemos fazer mais e cada ves melhor.
desmostra?oes de forjamento,usinagem, empunhaduras,bainhas.
Turminha foi um arraso...

At? mais.
Temos que cuidar da vida.


__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil

Last edited by Josu?H.M.Araujo; 12-08-2003 at 06:03 AM.
Reply With Quote
  #11  
Old 12-02-2003, 03:24 PM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
? Ferrari,

Desse jeito voc? assusta as bonecas!!!

Uuuuiiii!

Abra?os


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
  #12  
Old 12-03-2003, 08:54 AM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Ooooh, s?,
Depois de chegar do Show e acalmar o "verme" que me r?e por dentro quando vejo tantas pe?as de cutelaria reunidas num s? lugar, fa?o agora men??o ? espada de damasco do Rodrigo Sfreddo. Tive que pedir licen?a a ele e tocar a dita, sen?o o "verme" me consumiria.
Simplesmente, uma obra de arte que traduz todo o empenho e a compet?ncia de um artista. Parab?ns, Sfreddo, voc? nasceu para ser cuteleiro, mesmo. E digo mais, essa espada poderia muito bem ter sido usada no "Senhor dos An?is". O Tolkien que me desculpe, mas que voc? ? o "Sfroddo Balsero" da cutelaria brasileira, ? mesmo.
Milton Hoffmann.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #13  
Old 12-03-2003, 09:58 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Concordamos!!

Milton,
Eu e minha esposa concordamos plenamente com voc?. Esta foi realmente a grande estrela da festa, uma meta a ser perseguida pelos demais cuteleiros. S? de pensar no tamanho do damasco eu fiquei cansado e depois ver a responsabilidade e a compet?ncia ao se fazer esta obra de arte foi algo fant?stico. Pena que tive t?o pouco tempo para admirar as obras dos colegas pois estive quase o tempo todo sozinho e por ser a primeira vez me sentia na responsabilidade de ficar " de castigo" na mesa observando as rea??es do p?blico ?s minhas pe?as.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #14  
Old 12-03-2003, 10:53 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Com certeza, a espada do Rodrigo foi a pe?a de cutelaria nacional mais impressionante que j? vi.

Na casa do Vilar, o Rodrigo nos mostrou as fotos da constru??o da pe?a e deu pra perceber o tanto de trabalho que esta espada deu.

Para b?ms Rodrigo, seu trabalho ? fora de s?rie.
Reply With Quote
  #15  
Old 12-04-2003, 08:21 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Ol?, pessoal

Eui fico muito feliz em ver que todo mundo gostou do evento e, pessoalmente, achei que este foi o melhor dos quatro que realizei. Em termos de qualidade do material, dos expositores presentes, quem era bom, como o Sfreddo, ficou ainda melhor; quem estava come?ando, como o Gustavo e o Luciano Chaves, hoje j? s?o bem bons; e quem n?o fazia nada, como v?rios dos iniciantes que tiveram a oportunidade de expor pela primeira vez, j? est? na trilha. Isso sim ? bom sinal! Falando em aumento da qualidade, vale aqui uma men??o ao amigo Josu?, cujas bainhas est?o cada vez melhores. Gostei da nova assinatura!

O aumento de fornecedores de m?quinas e mat?rias-primas tamb?m sinaliza claramente o crescimento do mercado e essa tend?ncia deve se intensificar no futuro, acompanhando o crescimento no n?mero de cuteleiros.

Outra tend?ncia clara ? a participa??o de colecionadores expondo suas pe?as. Este ano tivemos tr?s, mais o Barbatto expondo sua cole??o de pe?as antigas da Mundial no S?bado, e deveremos ter mais no ano que vem.

Grande parte do p?blico que compareceu ao evento era novo e extremamente interessado aprender mais sobre Cutelaria Artesanal, sem contar a velha freguesia, ? claro, que n?o perde um show.

Para o ano que vem, j? est?o programadas v?rias mudan?as, todas visando a um show ainda melhor. Uma delas, j? posso ir adiantando, ? o prov?vel aumento de um dia na dura??o do evento.

Muito obrigado a todos os expositores e a todos os visitantes por terem contribuido para o sucesso deste evento. Conto com todos voc?s para abrilhantar o pr?ximo!

E aqui vai um agradecimento especial ? minha querida amiga Silvana que, sem d?vida, foi respons?vel por muitas das coisas boas que ocorreram nesse evento. Continue pegando no meu p?, t? bem?

Ah! E considerando o sucesso das confraterniza??es ocorridas na sexta e no s?bado, vamos ter mais disso tamb?m!

Agora ? melhor eu voltar o trabalho pois, afinal de contas, um ano passa t?o r?pido e h? tanto o que fazer, n?o?


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 07:37 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved