MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 01-19-2005, 11:59 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Couro vagabundo

Caros amigos do f?rum,

Recentemente tive um grande problema com uma faca de um cliente. Fiz uma grande integral e depois enviei por Sedex. Ap?s o cliente ter limpado a mesma, colocou na bainha. No outro dia a faca tinha enormes manchas localizadas de ferrugem.

Eleme mandou de volta a faca, forjei outra e para aproveitar a bainha, coloquei a l?mina j? forjada e desbastada na bainha pra ver se cabia e deixei a l?mina anoite inteira na bainha. Pra minha surpresa,no outro dia existia as manchas localizadas nos mesmos locais que a outras manchas. A conclus?o foi q o respons?vel pela perda da faca foi o couro.

H? tempos venho notando que a qualidade do couro nacional ? p?ssima! Mal curtido, com manchas, bernes, carrapatos, etc. Na verdade ? de 20? Categoria!

Para sanar este problema, agora venho utilizando couro curtido por um amigo que curte couro da maneira antiga, na casca do angico.

Tenho um amigo q foi seleiro por muito tempo e deixou de fazer selas exatamente por n?o achar solas de boa qualidade.

Ser? que falta incentivos/concientiza??o de pecuaristas, frigor?ficos e cortumes??
Reply With Quote
  #2  
Old 01-19-2005, 12:05 PM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Pois ? caro Ferrari, eu sei disso faz tempo, por isso que deixei de fazer bowies de a?o carbono, hehehe, meus canivetes n?o usam bainhas e as facas que fa?o usam bainhas de Kydex, h? muito tempo n?o esquento mais a cabe?a com couro.....
Mas o couro do "Brazil" ? excelente, o mundo todo gosta, e n?s s? ficamos com as sobras, o "restolho", e a polu???o que o pr?-curtimento do couro deixa aqui, em nossos rios....
abra?os


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #3  
Old 01-19-2005, 12:50 PM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Ferrari: Voc? pode remediar este problema com um tratamento bastante simples no couro:

Derreta cera de carna?ba junto com cera de abelha (duas partes de carna?ba para uma de abelha). Coloque a bainha j? colada e costurada na cera derretida at? que pare de sair bolhas (umas bolhas beeeeemmmmm fininhas...). A bainha assim tratada fica totalmente imperme?vel e n?o ataca o a?o. Meu pai ainda tem uma das primeiras facas que fiz (a mais de 15 anos, quando n?o sabia nada de cutelaria - a l?mina ? de serra-fita desbastada sem tratamento t?rmico) guardada sempre na bainha (j? que n?o segura fio nem com reza braba - ele s? guarda porque foi eu que fiz...), que foi tratada desta maneira. Tirando a p?tina normal, nem sinal de ferrugem...
Esta t?cnica foi meu pai mesmo que me ensinou, e ele aprendeu com meu av? (que foi um seleiro famoso em S?o Borja - quem for da regi?o deve ter ouvido falar dele - Martiniano Luiz da Rocha).
Um detalhe: isto pode ser feito mesmo que a bainha tenho sido pintada (desde que a tinta n?o tenha "tapado" os poros...).

um abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil

Last edited by paulorocha; 01-19-2005 at 12:54 PM.
Reply With Quote
  #4  
Old 01-19-2005, 01:06 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Paulo, j? tentei esse processo, mas n?o gostei muito do resultado final, principalmente o acabamento. Por?m reconhe?o q ? eficiente e bastante dur?vel. Eu gosto muito de usar ?leo de mocot?.

Mas a quest?o tb envolve principalmente a qualidade das solas oferecidas aqui no com?rcio interno. J? tive oportunidade de trabalhar com solas vindas do Uruguai e s?o infinitamente melhores q as nossas. Na minha opini?o n?o adianta fazer uma boa faca, at? mesmo uma boa bainha, com bom acabamento, com uma mat?ria-prima t?o vagabunda. Acho que o caminho tem q ser feito de um modo bem abrangente.

Por exemplo: n?o se paga praticamente nada ao produtor para peles de boa qualidade. Ent?o pq ele vai se preocupar na hora de marcar um boi, ou at? mesmo na hora de passar um carrapaticida na ?poca certa? No couro, somente figor?ficos e cortumes ? q lucram, deixando o produtor sem incentivos para que cuide melhor da qualidade das peles do seu rebanho.

Na realidade ? um c?rculo vicioso, e quem paga o pato somos n?s...infelizmente.
Reply With Quote
  #5  
Old 01-19-2005, 01:43 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Tio Ferrari,
Tenho observado esse mesmo problema h? muito tempo. Jos? Cunha, o mais famoso artes?o do couro de Goi?nia, diz que as solas de hoje em dia trazem muito resqu?cio dos produtos qu?micos utilizados no curtume, fato esse gerador da oxida??o das l?minas. No Workshop do F?rum tem um desses "How To" que ensina como fazer esse banho em mistura de cera de abelha com banha de Mink, se n?o me engano, que ? um desses bichos l? da Am?rica nortista. Particularmente, resolvi o problema forrando minhas bainhas com camur?a, que parece n?o trazer tanto resqu?cio qu?mico. Agora, a t?tulo de experi?ncia, usarei o atanado (no lugar da sola) com forro de camur?a.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #6  
Old 01-19-2005, 07:11 PM
sericci's Avatar
sericci sericci is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: sao paulo-sp
Posts: 698
Send a message via MSN to sericci
esclarecimento !!!!!!!!!!

Tio Mirtu

aquela minha encomenda antiga,de ''sorocabinha'',vai vir assim completinha??/com revestimento de camur?a e tudo??
se vier,eu espero.....t
Reply With Quote
  #7  
Old 01-20-2005, 05:11 AM
Sandro E. Boeck's Avatar
Sandro E. Boeck Sandro E. Boeck is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2005
Location: Cachoeira do Sul/ RS
Posts: 399
Send a message via MSN to Sandro E. Boeck
Ferrari
Compartilho as mesmas indigna??es suas quanto a pessima qualidade do couro, tenho fito duas formas para contornar, a primeira mais cara, que ? ir no curtume da minha cidade, o qual tenho o chefe da produ??o como conhecido, que quando preciso de um curtimento de algo, levo para ele e ele resolve e trata o melhor possivel, mas barriga ? sempre dificil e ele prefere fazer curtimento de outros couros, para barriga comprada o que tenho feito ? deixar de molho, na ?gua, lavando por uns dois dias, e depois raspo por dentro umido e deixo ai sim secar na sobra para s? depois usar o couro para fazer a bainha, com isso tenho conseguido at? agora evitar, os quimicos na lamina.
Reply With Quote
  #8  
Old 01-20-2005, 09:07 AM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Tio "Sericcino"...

Com certeza, voc? ter? tudo de bom e do melhor, me aguarde.
Ah, n?o se esque?a, Bras?lia te espera!


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #9  
Old 01-21-2005, 08:20 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Essa ideia de forrar o couro com camur?a parece ser boa. E utenho inten??o de forrar a bainha com couro de coelho, ja que em breve terei muita disponibilidade desse material.
se ele fosse um pouco mais grosso, daria at? mesmo para fazer uma bainha toda com ele.


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #10  
Old 01-21-2005, 08:38 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
O maior problema do curtimento do couro ? o sal e o tanino.

Para uma boa sola pra facas, eu mandei um curtume curtir uma pe?a somente no vegetal.

Mas ? um processo demorado. Enquanto uma pe?a normal fica pronta em 3 dias, a outra leva uns 20 dias.
Reply With Quote
  #11  
Old 01-22-2005, 05:18 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Acabei de ler os coment?rios dos Ilustres colegas.
Na minha humilde opini?o digo o seguinte , um banho de oleo de mocot? na bainha que est? provocandoas manchas pode resolver o problema. Mas como dizia um professor de Metalurgia , ser? que n?o ? alguma impureza do a?o, piting etc...?
Mas como sou brasuca e con orgulho, o oleo de mocot?, echa uma forma de oleo e mergulhe de um dia para o outro a bainha, deois no dia seguinte retire a bainha que ficou imersa no ?leo , seque , ou deixe escorrer.
Pode se usar oleo limpo de motor tipo SAE 50 , fazer do mesmo geito que descrevi assima.
Qualidade do couro:
Realmente melhor mesmo ? ter um bom cortume perto e revirar as pilhas de couro procurando o melhor couro.
Coisa que costumo fazer.

PS. N?o ? banha de Mink, ? oleo de Vison, que ? um mamifero carnivoro da familia dos mustelideos. O mink Oil que costumo usar ? o da Kiwi. Otimo mas dificil de Achar e em compara??o com os oleos de conserva??o de couro nacionais muito caro, o com silicone eu ainda encontro.
Quem quiser ter mais informa??es sobre couro Bom pode me ligar ou escrever.
Estou ?s ordens.

( thank you Edinho, Valeu o bom humor.)


__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil

Last edited by Josu?H.M.Araujo; 01-27-2005 at 02:56 PM.
Reply With Quote
  #12  
Old 01-22-2005, 06:56 PM
E.M.REIS's Avatar
E.M.REIS E.M.REIS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2004
Location: Taquari Rio Grande do Sul Brasil
Posts: 139
Send a message via ICQ to E.M.REIS
OO? Josu

Tuas dicas est?o ?timas e certas pois ? o melhor bainheiro custom que eu conhe?o e que n?s temos, mas o texto d?i de tanto erro !!!!!!!
Pequei algumas:
(s?r?, inputeza, cono , con, echa, deois, geito , descrevi assima. ? tre um bom cortume, N? ? , ? um maifero, Que quiser )
Tamb?m peguei as dicas, e releva a brincadeira !!!!!
Precisamos de mais truques assim.
Um abra??o Josu?
Edinho


__________________
E.M.REIS
CUTELEIRO
TAQUARI - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

Last edited by E.M.REIS; 01-23-2005 at 09:19 AM.
Reply With Quote
  #13  
Old 01-23-2005, 08:10 AM
Miguel Barroso's Avatar
Miguel Barroso Miguel Barroso is offline
Member
 
Join Date: Aug 2004
Location: Bras?lia
Posts: 25
Send a message via MSN to Miguel Barroso
Tch? Josu?,

O importante ? a mensagem que nos mandastes, que ? grande valia.
J? a forma, ? preocupa??o de professor de portugu?s...
Continue nos brindando com teus conhecimentos.

Abra?os


__________________
Miguel Rauber Barroso
miguel.barroso@gmail.com
Reply With Quote
  #14  
Old 01-27-2005, 03:15 PM
Josu?H.M.Araujo's Avatar
Josu?H.M.Araujo Josu?H.M.Araujo is offline
Master
 
Join Date: Jul 2002
Location: Americana - SP - Brazil
Posts: 898
Pressa, sempre ela...
Fico atrapalhado com ela.
Valeu Edinho e demais colegas. Bom Humor ? bom.
Eu j? aprendi a rir de mim mesmo a muito tempo.
Estou para por no correio um bom lote de encomendas, acho que s?o as ultimas do SPKS.

Mais tarde
Um dia desses,passo uma receita de como estrair o ?leo de mocot? , ou banha de mocot?
de um jeito bem caseiro.
Receita de Seleiro Vechio ...
Edinho voc? ? um dos bons de bainha, dos cuteleiros que conhe?o.
Quando vejo um de seus trabalhos, sempre aprendo alguma coisa nova.

No dia em que escrevi no forum eu estava meio afobado, com pouco tempo, por causa da Martelan?a no atelier do Fabio Codignoli.
L? aprendi mais uma, mas s? para completar.
Tem Cortume uo Curtumes, que compram os couros de frigor?ficos, outros compram de fornecedores que compram os couros salgados de pequenos abatedouros que para estocagem salgam as peles de forma exagerada. Outros compram as peles de frigorificos que as enviam frescas, ou congeladas. Isso devido ao grande numero de bois abatidos por dia.
Eu j? vi como ? feito isso.
A recep??o e limpesa dos couros.
o cheiro do local n?o ? nada bom.
Acho que isso influencia na hora da limpesa e tratamento das peles.
Ou seja mais ou menos sal no couro, alem dos ?cidos para o curtimento.


Bom, deixem eu me cuidar...


__________________
Josu? Homem de Mello Ara?jo
The Rebel Country Leathercrafts
Holsters, Sheaths , belts, custom maker
josuerebelcoleathercrafts.blogspot.com
josuerebelco@hotmail.com
josuerebelco@ig.com.br
cel fone oXX-19-8126-4025
fixo fone Home recados e contatos 19-3604-4991
Americana -S?o Paulo -Brasil

Last edited by Josu?H.M.Araujo; 01-27-2005 at 03:40 PM.
Reply With Quote
  #15  
Old 01-28-2005, 09:52 AM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Ontem meu pai esteve aqui em Curitiba, por conta de um acidente em que se envolveu meu irm?o (que gra?as ao Bom Deus est? s?o e salvo, apesar de bem machucado...). Comentei com ele esta nossa conversa sobre qualidade do couro nacional e ele me contou que o V? Martiniano usava tamb?m sebo de rim. Ele pegava aquela adiposidade que envolve as supra-renais e derretia na cambona. Depois escorria pra uma vasilha limpa e esperava secar. Ficava com a consist?ncia de sab?o e, antes que perguntem, n?o ficava com nenhum cheiro. Depois utilizava o "bast?o sebento" para impermeabilizar o couro (diz meu pai que o resultado era muito bom). Vou experimentar e depois conto como fica.

Um abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 10:35 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved