MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-13-2005, 07:27 AM
Vulcano Vulcano is offline
Skilled
 
Join Date: Nov 2004
Location: VILA VELHA, ES, BRASIL
Posts: 442
Concurso De Corte

salve comunidade !!!

gostaria de ouvir a opniao dos participantes do forum (principalmente dos cuteleiros profissionais ), sobre a realiza?ao de concursos de corte durante os eventos de cutelaria do brasil.

certa vez, converssando com alguns amigos cuteleiros sobre o assunto, me disseram que nao seria uma boa hora para isso, pois na epoca, os animos entre a SBC, guilda dos cuteleiros e outros... andavam meio inflamados. :evil
como hoje as "coisas" estao mais calmas, pensei , nao seria essa uma boa hora.

acho que esse tipo de evento, se tiver regras bem claras e definidas, "anima" o publico presente, nos da uma grande credibilidade, pois mostra a real capacidade de nossas facas , e ajudaria a desenvolver ainda mais o nivel tecnico de todos, com a troca de informacoes sobre tecnicas e materiais utilizados nas facas competidoras...

oque voces acham ??? :confused:


saudacoes

GUSTAVO COLODETTI VILAR
Reply With Quote
  #2  
Old 02-13-2005, 09:58 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Cara, vou perguntar para minha m?e. Ela ia na escola de corte e costura h? um tempo atr?s e quem sabe se interesse. Ou ? s? para costureiras profissionais?
Falando s?rio, desde que sejam definidas regras claras e hajam condi??es que permitam sua realiza??o com a m?xima seguran?a, acho que seriam uma ?tima id?ia.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #3  
Old 02-13-2005, 11:13 AM
Richard_H's Avatar
Richard_H Richard_H is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2005
Location: Sao Paulo, SP, Brazil
Posts: 39
Humm concurso de corte?... Acho que o unico do qual eu participei foi o vestibular....
Bom, Gustavo acho muito legal a sua iniciativa...(me lembro de uma cena do filme "O guarda-costas" na qual o protagonista corta um len?o de seda com uma katana... Algu?m lembra disso?)
Ser? que n?o seria interessante se n?s cham?ssemos alguns lutadores de kenjutsu para demostrarem suas t?cnicas de corte com as facas? Acho que seria bacana se algu?m tivesse uma katana para mostrar o corte dela no evento tamb?m.

Richard :cool:
Reply With Quote
  #4  
Old 02-13-2005, 05:29 PM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Esse campeonato de corte sempre foi pretendido e nunca o conseguimos coloc?-lo em pr?tica. Acho que para que ele aconte?a, cada cuteleiro deveria se comprometer a fabricar uma faca espec?fica para essa finalidade, sem maior acabamento pra n?o ter d? da bichinha na hora da pauleira.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #5  
Old 02-13-2005, 06:17 PM
E.M.REIS's Avatar
E.M.REIS E.M.REIS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2004
Location: Taquari Rio Grande do Sul Brasil
Posts: 139
Send a message via ICQ to E.M.REIS
Thumbs up Gostei da id?ia

A id?ia ? ?tima, o Vulcano tem raz?o.
Poderiamos colocar normas para que fosse mais t?cnico os testes para que sua realiza??o pudesse dar garantia de competividade aos participantes.
Poderiamos padronizar as facas testadas tais como todas devem ser forjadas ou qualquer faca pode entrar ?
Alguns padr?es a serem estudados e postos a aprova??o:
- Tamanho de l?mina;
- Espessura;
- Tipo de a?o;
- Cabo simples, com furo para um fiel de seguran?a;

Tipos de testes : corte, dura??o do fio em uso severo (corte de corda sisal, jornal, papel?o, madeira, etc...)
Teste de flex?o ?
S?o muitas coisas a serem vistas e pe?o mais ajuda e id?ias aos companheiros.
Um abra?o
Edinho


__________________
E.M.REIS
CUTELEIRO
TAQUARI - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

Last edited by E.M.REIS; 02-13-2005 at 06:20 PM.
Reply With Quote
  #6  
Old 02-14-2005, 07:38 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
O pessoal mais antigo do f?rum deve estar lembrado q andei agitando um torneio de corte para o SPKS 2002, infelizmente, mais por falta de local (onde n?o era m?rmore era carpete!) n?o foi poss?ve realiz?-lo.

Eu sempre adorei os torneios de corte, ao estilo do Sharpman Contest.

As regras s?o simples:

A faca deve ser confeccionada pelo pr?prio cuteleiro. A faca deve ser no m?ximo 10" de comprimento total de l?mina, 15" de comprimento total da faca e 2" de largura total de l?mina. ? obrigat?rio a presen?a de pelo menos 1 pino aparente, que atravesse a espiga e a empunhadura, al?m de ser obrigat?rio a presen?a do passador do fiel.

Detalhes como a?o, guarda, processo de confec??o, desbaste, forja, t?mpera, ? tudo por conta do cuteleiro. Desde que a faca esteja enquadrada nos padr?es acima, est? valendo.

Mas existe o detalhe de que os organizadores da torneio n?o podem participar, pois ser?o eles os avaliadores e os "inventores" das provas realizadas, que geralmente s?o fechadas, isto ?, os participantes somente saber?o as provas na hora da prova!
Reply With Quote
  #7  
Old 02-14-2005, 08:25 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Uma das coisas que eu acho que dever?amos fazer diferente dos campeonatos da ABS seria manter o campeonato aberto a qualquer participante, ou pelo menos criar categorias, de forma que n?o s? cuteleiros pudessem participar.
Ferrari: pino aparente??? E eu, como ? que fico???


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #8  
Old 02-14-2005, 10:17 AM
Vulcano Vulcano is offline
Skilled
 
Join Date: Nov 2004
Location: VILA VELHA, ES, BRASIL
Posts: 442
Justo

CONCORDO COM VOCE IVAN.

ACHO QUE O TORNEIO DEVERIA SER ABERTO TODOS QUE QUISEREM PARTICIPAR.

SE A FACA DO VIVENTE, ESTIVER ENQUADRADA NAS REGRAS DA COMPETI?AO , NAO VEJO PROBLEMAS.

NO MEU VER, A PRINCIPAL VANTAGEM DESSE TIPO DE TORNEIO, E O DESENVOLVIMENTO DOS CUTELEIROS. DESENVOLVIMENTO ESSE , QUE VEM COM A ANALISE DAS FACAS VENCEDORAS (A?O,TRATAMENTO TERMICO,GEOMETRIA DE FIO...)
E COM A TROCA DE IDEIAS E TECNICAS EMPREGADAS NAS FACAS.

A UMA IDEIA A SE PENSAR... QUEM SABE NO SPKS 2005 NAO ROLA UM TORNEIO DESSES PARA ANIMAR O PESSOAL...

SAUDA?OES

GSUTAVO VILAR
Reply With Quote
  #9  
Old 02-14-2005, 10:25 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
N?o ? imposs?vel, Gutavo. Conversaremos mais sobre isso assim que definirmos a nova casa do SPKS.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #10  
Old 02-14-2005, 10:45 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Olha, acho legal o torneio ser aberto, mas qual colecionador ou aficcionado que vai por sua faca no pau? Ser? que encontraremos pessoas dispostas a isso? Eu sinceramente acho dif?cil um colecionador colocar uma faca que pagou caro numa competi??o dessa, mas n?o vejo pq n?o.

Agora, pra um cuteleiro ? muito mais f?cil, principalmente pq a faca n?o precisa ser bonita, mas pr?tica. E se um cuteleiro competir e um colecionador competir com outra faca do mesmo cuteleiro, at? mesmo a mesma faca? Se dividir em categorias tudo bem. Outra coisa importante ? seguran?a. Se eu me machucar com uma faca q eu mesmo fiz, blz, bizonhice minha, mas se outra pessoa se machucar com uma faca minha? Acho q esses pontos devem ser levados em considera??o. Isso pode ser feito com provas mais "leves" para aficcionados e colecionadores, onde sua habilidade deve prevalecer a for?a.

Outro problema ? o local, pois deve ser um local aberto, deve ter mesas, cadeiras, e outras estruturas para as provas, al?m ? claro de um pouco de isolamento do p?blico geral visando principalmente a seguran?a.

Mas ? isso a?, se vcs est?o a fim de fazer, dou for?a e j? peguei a senha.
Reply With Quote
  #11  
Old 02-14-2005, 11:16 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Bem, foi por isso que falei sobre as categorias Ferrari. Ou poderia ser a mesma prova compremia??o separada. Dentro da aberta, seria feita uma premia??o espec?fica para quem fez a pr?pria faca.
Se vc competir com um cuteleiro usando uma faca sua id?ntica, ? uam quest?o de ver quem ? mais h?bil. Mas n?o seria bom para um cuteleiro que duas de suas facas chegassem ao p?dia, uma em suas m?os e outra nas m?os de outra pessoa?
Quanto ao pr?priet?rio da faca querer ou n?o botar pra quebrar, isso ? uma decis?o dele, mas acredito que muitos v?o adorar ter o que fazer com as suas pe?as, j? outros, nem por brincadeira!
Mas n?o tenham ilus?es: posso cortar qualquer faca de vcs no meio!
basta para isso uma serra policorte, ? claro...


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #12  
Old 02-14-2005, 11:22 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Policorte! C? t? brincando Ivan...

Eu corto no mijo!


KKKKK
Reply With Quote
  #13  
Old 02-14-2005, 12:50 PM
Sandro E. Boeck's Avatar
Sandro E. Boeck Sandro E. Boeck is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2005
Location: Cachoeira do Sul/ RS
Posts: 399
Send a message via MSN to Sandro E. Boeck
muito boa a ideia de um torneio, mesmo eu ainda na ter participado de nada, mas uma duvida j? apresentada me faz lembrar algumas agruras do passado que eu j? fiz, tipo lamina com uma afia??o muito fina que n?o tem estrutura para pancada, ou uma lamina grossa que n?o flexiona, por isto gostaria de participar mas saber pelo menos todos os possiveis testes que a faca teria de fazer, pois assim dimencionaria a faca para o objetivo final, e poderia testar antes ? claro.

Sandro Eduardo Boeck
Cachoeira do Sul/ RS
Reply With Quote
  #14  
Old 02-14-2005, 01:31 PM
Roberto Vianna Roberto Vianna is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2002
Location: P. Alegre - RS- Brazil
Posts: 260
Eu aprovo!

Amigos!

Vejo com muito bons olhos a id?ia do Gustavo.
J? h? tempos aguardo por esse "tempero" nos eventos como SPKS e Sal?o da Cutelaria.
Ali?s,n?o podemos pensar em lan?ar o 1? torneio de corte j? no pr?ximo Sal?o de Brasilia?
Fala a?,Mirto,oc? que ? um dos pais da crian?a!!!!
Abra?o a todos.
Gostaria de dizer que estive em prestigiando o Callega e o Filippon na Fenavinho 2005,onde recriaram com ferramentas do av? do Adelar Filippon uma aut?ntica forjaria da ?poca da coloniza??o Italiana no RS,um verdadeiro espet?culo para os olhos de quem gosta de arte e tradi??o.
Eu mesmo me imbu? do esp?rito forjador e enchi um pobre peda?o de a?o de marretadas.
Depois vou perguntar ao Adelar no que virou,j? deixei o servi?o bem adiantado pra ele consertar depois.
De t?o emocionado,sequei o garraf?o de vinho deles.
Foi uma beleza.
Parab?ns a esses dois amigos que representaram a cutelaria de raiz,a arte da forja t?o bem nesse evento que reuniu milhares de visitantes de toda parte do BR e fora dele tb.
Espero presenciar em breve o 1? torneio de corte em eventos da cutelaria Brasileira.
Ano passado em Brasilia lembro que o Mirto levou uma pe?a que ele fez com essa finalidade,mas o torneio n?o se realizou.
Como colecionador,creio que esse ? outro grande atrativo p/o p?blico.
Um abra?o a todos

Roberto Vianna
Reply With Quote
  #15  
Old 02-14-2005, 02:59 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Seguran?a, seguran?a, seguran?a ...

O requisito seguran?a realmente foi mencionado por quase todos e ? imprescind?vel, quando em outubro fiz uma reuni?o e uma demonstra??o p?blica em minha casa/oficina sent? na pele o que ? isto. Pessoas por todo lado e eu abusando o quanto podia da faca. J? a havia testado antes, ? claro, mas vez ou outra pensava c? com meus z?peres: E se a l?mina n?o suportar este golpe? A? mudava o lado para que em caso de quebra o peda?o n?o atingisse ningu?m. Outra hora pensava em minha pr?pria seguran?a, principalmente nos golpes para o corte de corda de sisal suspensa pela m?o fraca. Tem que concentrar um pouco ou o cara pode se animar e cortar a m?o fora ou acertar a pr?pria perna.
Gostei da linha proposta pelo Ferrari. Definir o m?nimo necess?rio, o resto fica ? crit?rio de cada um.
Penso que o teste deve come?ar pelo peso pesado que ? o corte de madeira tomando-se o cuidade de ter um biombo que proteja o p?blico no caso da quebra de alguma l?mina.
Quanto ao pino do Ivam sugiro que cole um com superbonder em qualquer lugar da faca!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
blade, forge, knife, knives


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 11:02 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved