MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-25-2005, 05:04 AM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Treinamento

Pessoal,

Estou abrindo um novo post que eu acho que pode ajudar a turma que est? come?ando (minha turma).
Tem coisas que a gente v? todo dia mas n?o enxerga.
Uma coisa que o Sfreddo colocou no post: "D?vidas sobre Damasco", me chamou a aten??o e refor?ou um pensamento que eu j? tinha a respeito das "molas de Kombi" na confec??o de facas.
"A grande utilidade dos materiais baratos para o treinamento."
O pessoal tem restri??es ?s molas de Kombi, porque pode ter trincas; tem restri??es ? haste de amortecedor, porque n?o se tem garantia do a?o; madeiras baratas, pela pouca durabilidade, etc.
Mas todos esses materiais tem a enorme vantagem de serem baratos, ou na mairoria das vezes de gra?a, e servem perfeitamente para treinamento.
Eu, por exemplo, decidi n?o fazer facas at? ter a minha lixadeira, e tenho me empenhado no ?ltimo ano a montar a minha oficina. Entretanto, estou vendo agora que perdi um tempo precioso: poderia ter passado esse ano, forjando vergalh?es ou amortecedores.
Qual ? o problema em pegar um peda?o de ferro e forjar e depois jogar fora? Forja, acerta os defeitos e joga fora, forja, acerta os defeitos e joga fora, e por a? vai. Uma faca feita de ferro de constru??o obviamente n?o vai dar uma boa faca e n?o precisa ser desbastada, receber acabamento, etc, mas serve muito bem para um treinamento de forja.
S? agora me deu esse insight.
Ali?s, pode ir at? o final da faca, como treinamento para encabamento, encaixes, etc. Depois, simplesmente joga fora. Ou guarda com recorda??o (s? n?o vale vender).
Infelizmente s? me deu essa luz agora.
A gente fica querendo fazer uma faca bonita e eficiente, com materiais nobres logo de cara, e ? uma bobagem. O mais certo que pode acontecer ? vc desperdi?ar materiais caros.
Agora decidi: vou forjar qualquer peda?o de ferro que aparecer na minha frente. Tenho que recuperar o tempo perdido...

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio

Last edited by tomauricio; 02-25-2005 at 05:15 AM.
Reply With Quote
  #2  
Old 02-25-2005, 05:55 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Maur?cio,

Vc tocou num ponto fundamental, pois realmente o treino n?o precisa ser com material caro. E fazer uma boa faca tb n?o exige material caro.

Como muitos dizem, ? prefer?vel fazer uma faca bem feita em 5160 com madeira do que uma porcaria em damasco e marfim. O que realmente conta ? o correto tratamento t?rmico, geometria do fio e da l?mina e acabamento.
Reply With Quote
  #3  
Old 02-25-2005, 06:07 AM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Ferrari,

? isso a?.
Mas o importante ? que se vc n?o treinar, vai fazer uma porcaria em damasco e marfim e vai tamb?m fazer uma porcaria em 5160 e cabo de vassoura.
ASsim sendo, ? prefer?vel usar materiais baratos.

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
  #4  
Old 02-25-2005, 06:57 AM
Landulfo's Avatar
Landulfo Landulfo is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2005
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 301
Treinamento

Maur?cio,
Tenho pensado o seguinte:
Como n?o tenho minha oficina montada ainda, j? que moro em apartamento, e a coisa t? meio preta, estou querendo primeiro aprender a forjar, forjando muito, talvez umas 30 facas e sem jogar fora..........
Depois, vou fazer o desbaste de todas, um monte...vou errar, vou acertar, fazer flat, fazer ground, bowie, ponta ca?da etc...
A? vou fazer cabos, guardas e mais ainda.......
A primeira que fiz, quiz fazer tudo........? a minha inicia??o.... agora quero aprender mais, saber mais......se der, vou forjar damasco no meio daquelas anteriores mas antes quero aprender a sentir cada a?o, como se comportam.
Por exemplo, outro dia forjando uma capa de rolamento, deixei passar a temperatura, moral da hist?ria uma bela trinca apareceu...
Vou ter que aprender assim: errando e acertando e olhe que tenho a ajuda do Cabete por aqui...o que ? uma baita ajuda.
Abra?os.


__________________
Landulfo
landulfofs@hotmail.com
Ribeir?o Preto - SP
Reply With Quote
  #5  
Old 02-25-2005, 07:20 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Bom, eu comecei a pegar a m?o na forja no ano de 2000. Comecei a forjar numa velha forja ? carv?o no centro h?pico aqui de CG. O pessoal ferrando cavalo e eu forjando velhas ferraduras. Treinei quase um ano desse jeito, depois eu e um amigo construimos uma forja a carv?o muito forte e foi nessa forja q comecei minhas primeiras experi?ncias em damasco. Nessa altura eu j? forjava algumas facas, principalmente em 5160. Rachei muita pe?a, perdi l?minas na t?mpera, cheguei a desanimar por completo.

Fui no 1? SPKS e pra meu espanto, vi q mais cuteleiros tb estavam 'forjando suas facas. L? conheci o Rodrigo, o Luciano e o Edinho. Eu j? falava com o Pazini tb, que ali?s me dei v?rios toques sobre forjamento. Se tem uma faca que eu n?o me esque?o dessa feira foi a Cabeza de Vaca do Rodrigo. Fiquei de boca aberta em ver um damasco t?o bem feito em uma faca integral.

Depois disso, j? em 2001, veio o curso com o Fisk, que deu outra guinada e nessa ?poca eu j? havia tomado a decis?o de fazer somente facas forjadas.

Hoje posso diser que domino bem o forjamento, pois consigo forjar o formato desejado numa pe?a de a?o, mas ? claro que h? muito a aprender. O resto ? teimosia e pr?tica.

O melhor de tudo ? que eu tenho 13 anos de treinamento pela frente, para me tornar um cuteleiro de verdade, pois quando eu der baixa do Ex?rcito, ningu?m me segura!
Reply With Quote
  #6  
Old 02-25-2005, 07:39 AM
Vulcano Vulcano is offline
Skilled
 
Join Date: Nov 2004
Location: VILA VELHA, ES, BRASIL
Posts: 442
super normal !!

salve pessoal !!

aproveito a oportunidade, para dizer a galera que esta come?ando ...

perder material(a?o,madeira,chifres) e algo relativamente normal na vida do cuteleiro profissional.
na vida de quem esta come?ando agora e algo super normal ! entao , usem materiais baratos para come?ar, sem a preten?ao de resultados mirabolantes. os bons resultados vem com os anos de experiencia... oque vale mesmo e treinar !

eu ja perdi a conta faz tempo, de quantas facas deram errado, quantos blocos de damasco nao caldearam, quantos cabos perdi.


dominar as tecnicas basicas da cutelaria, antes de se aventurar com coisas mais complicadas, evitara muitas "frusta?oes ".

abra?o


GUSTAVO VILAR
Reply With Quote
  #7  
Old 02-25-2005, 08:29 AM
tomauricio's Avatar
tomauricio tomauricio is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2003
Location: Belo Horizonte - MG - Brasil
Posts: 395
Pessoal,

? bom ver que a turma mais experiente concorda com a nossa coloca??o.
Um outro ponto por?m, ? que al?m da "quantidade" de treinamento, como o Cabete colocou tamb?m no outro post, ? bom ter m?todo para treinar.
Que fique bem claro que o que estou dizando com rela??o a ter m?todo, ? apenas te?rico, prq eu mesmo sou muito zoneado pr? fazer as coisas.
Fa?am o que eu digo mas n?o fa?am o que eu fa?o.

Abra?os,


__________________
A. Maur?cio Albuquerque
Belo Horizonte - MG
E-mail: tomauricio@terra.com.br
Skype: tomauricio
Reply With Quote
  #8  
Old 02-25-2005, 09:24 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Bem, eu ja estou querendo treinar uma forjadas em alguns vergalhoes a muito tempo, mas como minha forja ? muito gastadeira, vou primeiro arrumar uma descente para fazer isso, que utilise sistema com ventoinha.
afinal, gastar 2kg de gas so pra treinar um pouquinho....


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #9  
Old 02-27-2005, 03:30 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Pensei agora, n?o necessariamente ? preciso fazer facas p/ treinar na forja, certo?

Ent?o, se o material dispon?vel p/ treino n?o ? adequado p/ cutelaria, nada impede que se fa?am outras coisas, como por exemplo, ati?adores e outros acess?rios p/ churrasqueira/lareira, ferramentas p/ jardinagem, objetos decorativos, etc...

Se for o caso de tentar fazer damasco, porque n?o usar material de sucata e usar o produto final em guardas e bolsters, j? que n?o seria um material n?o adequado p/ corte, mas poderia ter uso decorativo, se bem executado...
Reply With Quote
  #10  
Old 02-28-2005, 06:53 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
M?todo para treinar ...

Prezado Maur?cio,
Mais bagun?ado do que eu acho dif?cil. Quem frequenta minha oficina sabe bem do que estamos falando.
No entanto tem hora que temos que ter alguma disciplina ou n?o chegamos a lugar nenhum.
Tempos atr?s eu iniciante na cutelaria ( coisa que ainda sou ) recebo uma encomenda de uma l?mina de adaga muito especial, com desenho, guarda integral, l?mina com curvas sensuais, um bel?ssimo projeto daqueles que nos desafiam.
A primeira l?mina que fiz saiu parecida com o projeto mas algumas medidas sairam muito fora e na t?mpera trincou pois estava migrando da forja ? carv?o para a forja ? g?s e n?o soube avaliar corretamente a temperatura.
Havia um agravante: a guarda tinha 40 mm de largura e eu estava forjando de limas com 30 mm portanto tinha que recalcar o metal para que ele crescesse na largura na regi?o da guarda, coisa que nunca tinha visto ningu?m fazendo e portanto n?o tinha aprendido. Tentei com o fuller e n?o virou nada ent?o desenvolv? uma ferramenta e funcionou.
Resolv? ent?o fazer simult?neamente 3 l?minas iguais para treinar e para ver se na ?ltima saia conforme o projeto.
Numerei as l?minas e repet? cada fase nas tr?s l?minas sempre na mesma ordem e foi ?timo como treinamento. Errava na primeira melhorava na segunda e acertava na terceira e o resultado foi o que esperava. A primeira adaga parecia com o projeto, a segunda ficou pr?xima e a terceira ficou realmente como deveria ser. Mandei as tr?s l?minas para o cliente afinal o projeto era d?le. Depois ped? autoriza??o para usar o projeto e fiz uma em damasco que vend? a um amigo do forum CTC.
Aprend? muito com esta s?rie de tr?s e recomendo esta t?cnica de treinamento sempre que se defrontar com desafios complicados que requeiram um dom?nio que ainda n?o possui sobre as t?cnicas da cutelaria.
Quanto ?s molas velhas realmente s?o excelentes para o treinamento do desbaste, no forjamento n?o ajudam muito pois s?o muito finas e h? pouco o que se fazer para assumirem a forma de uma l?mina. Em fabricas ( oficinas ) de molas existem peda?os de 5160 redondo de di?metro de 1/2 ? 1" com cerca de 70 cm de comprimento que s?o sobras de quando o Moleiro corta uma barra e enrola a mola. Dia destes ganhei o quanto consegu? carregar de uma destas oficinas aqui em Ribeir?o. O Landulfo foi l? mas como ? mais feio que eu o moleiro cobrou acho que R$ 1,50 o Kg. E ? a?o virgem ideal para o forjamento de facas integrais.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 08:56 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved