MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 04-02-2005, 03:24 PM
Lobo Negro's Avatar
Lobo Negro Lobo Negro is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 129
Afia??o, Manual no site do Ferrari - Pequena d?vida

Ol? Ferrari, estava visitando seu site e comecei a ler seu manual de afia??o quando me surgiu duas pequenas d?vidas, s?o elas:

1- Eu posso usar esse m?todo para iniciar a primeira afia??o de uma faca ap?s todo o seu tratamento t?rmico na fase final?

2- No trecho: "(...) passe o dedo perpendicularmente ao sentido do fio e sinta se o lado oposto ao da afia??o j? esta fazendo rebarba. Se estiver repita a mesma quantidade de passadas do outro lado da faca, por?m em sentido oposto ao feito anteriormente, mas sempre "fatiando a pedra". Ap?s sentir a rebarba tamb?m deste lado v? alternando uma passada de cada lado. (...)". Na primeira parte do destaque em negrito voc? diz para passar em sentido oposto ao anterior e na continuidade diz para continuar fatiando, supondo que eu esteja "empurrando" o lado do fio como se estivesse fatiando, ao sentir a rebarba eu deveria ent?o "puxar" a l?mina no sentido contr?rio do primeiro movimento por?m do lado que se formou a rebarba como se estivesse endireitando ela? ? isso?...ent?o, ao final do destaque seria sempre empurrar dos dois lados ou sempre puxar dos dois lados ou ainda puxar de um lado e empurrar do outro uma vez para cada lado em todos os casos? qual maneira est? correta? me corrija onde eu estiver errado, por favor. :confused:

Desculpa se escrevo muito, mas tentei ser o mais preciso quanto poss?vel em me expressar.

Muito Obrigado!
Alessandro.
Reply With Quote
  #2  
Old 04-04-2005, 09:09 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Alessandro,

Na afia??o, sempre passe o fio na inten??o de fatiar a pedra, do final do fio para a ponta, em um movimento circular. Ao virar a l?mina, acontece o mesmo, isto ?, vc sempre vai "fatiar" a pedra. Vc inverte o movimento pq vc inverte a faca, mas sempre no movimento de fatiar.
Reply With Quote
  #3  
Old 04-04-2005, 09:15 AM
Lobo Negro's Avatar
Lobo Negro Lobo Negro is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2005
Posts: 129
Nossa! q curva no meu entendimento!

Muito Obrigado pela resposta! no meu entendimento eu imaginei que os movimentos fossem smpre retos e que o procedimento n?o era feito na l?mina por completo e sim em sec??es parte ? parte, agora eu entendi perfeitamente.

Muito obrigado!!!

Alessandro.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 01:38 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved