MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #31  
Old 12-13-2007, 03:22 AM
ROCHA's Avatar
ROCHA ROCHA is offline
Enthusiast
 
Join Date: Dec 2004
Location: Belo Horizonte
Posts: 30
Send a message via MSN to ROCHA
Sinceramente, n?o consigo entender como desbastar uma l?mina na lixadeira n?o ? problema para denomin?-la artesanal e fazer a mesm?ssima opera??o com uma fresadora (que nada mais ? que uma furadeira metida a besta) far? com que esta faca receba a classifica??o de industrial. Isto simplesmente n?o tem l?gica. Tudo bem, se for uma CNC eu at? concordo que ? um pouco demais, mas uma fresadora ferramenteira das normais? Qual o problema em utiliz?-la?


Um abra?o[/QUOTE]

? Paulo, colocando assim voc? tem raz?o, desde que a maior parte do processo seja executado por uma ?nica pessoa, n?o importa que equipamento ele usa, o prodito disto ? artesanal, mas assusta e incomoda um pouco o que uma ?nica pessoa consegue produzir com um centro de usinagem. Fui conversar com um grande entendedor de processo de copiagem CNC levando uma integral, ele disse ser poss?vel, com gabaritos de fixa??o e a pe?a voltando quatro vezes no centro de usinagem, deix?-la at? com fio de corte. s? o acabamento espelhado que ele recomenda fazer em uma politriz, e a produ??o, com o tempo tomado nos quatro est?gios, seria de aproximados 40 minutos. Assusta o fato de que e uma produ??o destas possa ser chamada artesanal, e pelo visto pode.

O Sfreddo ? que conseguiu ir no cerne da quest?o, ? perda de tempo querer comparar uma l?mina feita por processo de copiagem CNC e uma forjada apenas porque s?o l?minas, s?o produtos completamente diferentes. Agora, qual vale mais? isto ? subjetivo.


__________________
Roberto Almeida
roschwe@gmail.com
Contagem, Minas gerais
Reply With Quote
  #32  
Old 12-13-2007, 03:36 AM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Agora voc? tocou no ponto correto!

O grande problema ? que nos assustamos com as possibilidades oferecidas por um equipamento moderno. Tudo que ? novo assusta. ? natural.

E quanto ao valor de uma pe?a, est? mais ligado ao nome do artes?o do que ao processo utilizado em sua confec??o. Por exemplo: Uma faca do Romano, que utliza quase que apenas desbaste (e imagino que deva ter uma oficina muito bem equipada) tem muito mais valor, comercialmente falando, que uma faca minha, apesar das minhas serem forjadas e desbastadas quase "? unha".

J? para definir o valor de uma faca em rela??o a outras feitas pelo mesmo artes?o, eu sigo o princ?pio da dificuldade. Quanto mais trabalho uma faca d? para ser confeccionada, mais cara ela ?. Gosto de fazer miniaturas, e qualquer uma delas ? BEM mais cara que uma faca de dimens?es normais. Justamente porque d? mais trabalho faz?-las.


Um grande abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #33  
Old 12-13-2007, 08:09 PM
Marcial Marcial is offline
Skilled
 
Join Date: May 2006
Location: Bs. As. Argentina
Posts: 540
Se nao me engano alguem menciona que facas "seriadas" ou quase id?nticas nao podem ser catalogadas como artesanais, nao concordo com isto, ja fiz partidas de mais de 100 pe?as repetindo procesos A MAO,com ferramentas el?tricas manuais com a exce?ao da furadeira de bancada e da lixadeira "fatta in casa", que poderiam confundir-se umas com outras de tao parecidas e de jeito nenhum poder?am ser catalogadas como industriais.
Fora do anterior, o fato de demorar mais pra fazer uma pe?a por ser feita com lima podendo fazer na lixadeira nao acho que deva ser o motivo principal pra cobrar mais por ela, salvo que o caso seja que DEVA ser feita com lima por X motivos ou pelo fato de quem faz seja um monstro com baita fama que em definitiva ? o que cobra.
Podendo usar ferramentas que permitam fazer bem o servi?o ( j? sabemos quais ferramentas) e poder se divertir em quanto se trabalha e nao usa-las por isto de se ? ou nao artesanal acredito que nao ? muito l?gico.
Saludos, Marcial.


__________________
Las bolas, cuchillo y lazo/ en este pa?s infiero/ que mucho m?s que el dinero/para comer son del caso/ pues si a alguno que de paso/se le antoja alguna res/ la bolea por los pies/ el lazo le echa al cuello/ entra el cuchillo a deg?ello/ y se la come despu?s.
http://photobucket.com/cuchillosvds
Reply With Quote
  #34  
Old 12-14-2007, 04:35 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Falou e disse Marcial...

Essa discuss?o ? praticamente infind?vel mas pelo menos eu j? posso me considerar artes?o e minhas modestas facas s?o totalmente artesanais. N?o tenho como fazer duas facas iguais e nem pretendo... Cada pe?a ? ?nica e pronto...

Minhas sauda??es a todos os artes?os! Desde os que usam modernas fresadoras computadorizadas aos que fazem tudo ? m?o com ferramentas simples.
Que as nossas pe?as sejam cada vez melhores.

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #35  
Old 08-25-2011, 11:55 AM
Rodrigo Freitas Rodrigo Freitas is offline
 
Join Date: Jun 2011
Posts: 9
Lendo este t?pico antigo me surgiu uma quest?o sobre o coment?rio do Cabete:

"Paulo,

O dia em que voc? tiver a sua oficina super-hyper-plus +++ modern?ssima com corte ? plasma de anti-mat?ria e comando por pensamento, em meu conceito voc? ainda far? pe?as artesanais pois voc? ? um artes?o e est? fazendo suas pe?as integralmente, o resto s?o FERRAMENTAS e a? n?o importa se voc? molda na marr?ta com forja ? carv?o ou no martel?te com forja por indu??o eletromagn?tica. Quem est? fazendo a faca ? o ARTES?O ent?o ela ? ARTESANAL.

J? a Radall usa uma s?rie de oper?rios especializados, um ? forjador, o outro desbasta, o outro d? polimento, o outro tempera, o outro coloca o cabo, o outro coloca na caixinha ... etc. Ent?o a faca n?o ? feita por um ARTES?O e sim por OPER?RIOS METAL?RGICOS em uma opera??o INDUSTRIAL que ainda usa m?todos de trabalho antigos como a forja manual. Poderia fazer como a Wotan usando uma forja industrial enorme que define a l?mina em duas ou tr?s porradas mas preferem usar a forja manual para manter a aura que existe neste processo.

Neste conceito que exponho acima n?o creio que possamos usar o meio t?rmo SEMI-ARTESANAL pois se deixou de ser feito por um artes?o deixou de ser artesanal, ? como virgindade. Ou ? ou n?o ?! "

Este comentt?rio me deixou a d?vida se as Katanas japonesas eram artesanais ou industriais, pois um forjava a l?mina, o outro, afiava , um outro polia, um outro fazia o guarda m?o, um outro a bainha....
Complicado mesmo dar uma defini??o!
Reply With Quote
  #36  
Old 08-25-2011, 12:21 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Crit?rios pr? definidos

Rodrigo,
Acho que pra classificarmos as coisas antes precisamos definir os crit?rios da classifica??o assim se formos fazer uma classifica??o de artesanal, semi-artesanal e industrial, por exemplo, devemos antes definir sob quais crit?rios faremos tal classifica??o.
Se definirmos que o crit?rio ? o do artes?o ?nico ou dos oper?rios podemos dizer que uma oficina como a que cito ? uma industria de espadas. Se definirmos que o crit?rio ? o do ferramental e t?cnicas utilizadas poderemos classificar esta oficina como artesanal.
Mas precisamos fazer uma defini??o pr?via dos crit?rios que utilizaremos na classifica??o.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #37  
Old 08-25-2011, 06:07 PM
rodrigobuarque rodrigobuarque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 157
pois z? !! sempre rola ese tipo de questionamento em arte, seja cutelaria ou arquitetura pintura e etc...
opino da seguinte forma. tudo e v?lido, mas cada um puxa a sardinha pro seu lado. imaginem uma pessa que se emquadre nessas duvidas. agora imaginem:
o vendedor: diz que e feita a mao
o comprador: se quer comprar acredita, se nao quer acredita que nao
o cara que ja tem uma: diz que e feita a mao
o cuteleiro totalmente artezanal: jura que nunca vai ter a qualidade maxima.
e por ai vai...
quem fez o museu de arte comtemporanea de niteroi? nyemaier ou os pedreiros?
nyemaier riscou num guardanapo emquanto bebia, o engenheiro se lascou para fazer uma estrutura possivel de existir, milhares de burocracias da prefeitura e aprova?oes e meio ambiente e o cacete, quem pegou o material na natureza, quem fez o cimento, os engenheiros eos mestres de obra, os tijolos(se e que usaram tijolos) e tudo mais. de quem e o museu?? nyemaier!!
abre?o a todos..!!
Reply With Quote
  #38  
Old 08-25-2011, 06:53 PM
Exorcista Exorcista is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2011
Location: Santos - SP - Brasil
Posts: 69
Quote:
Originally Posted by Rodrigo Freitas View Post
Lendo este t?pico antigo me surgiu uma quest?o sobre o coment?rio do Cabete:

"Paulo,

O dia em que voc? tiver a sua oficina super-hyper-plus +++ modern?ssima com corte ? plasma de anti-mat?ria e comando por pensamento, em meu conceito voc? ainda far? pe?as artesanais pois voc? ? um artes?o e est? fazendo suas pe?as integralmente, o resto s?o FERRAMENTAS e a? n?o importa se voc? molda na marr?ta com forja ? carv?o ou no martel?te com forja por indu??o eletromagn?tica. Quem est? fazendo a faca ? o ARTES?O ent?o ela ? ARTESANAL.

J? a Radall usa uma s?rie de oper?rios especializados, um ? forjador, o outro desbasta, o outro d? polimento, o outro tempera, o outro coloca o cabo, o outro coloca na caixinha ... etc. Ent?o a faca n?o ? feita por um ARTES?O e sim por OPER?RIOS METAL?RGICOS em uma opera??o INDUSTRIAL que ainda usa m?todos de trabalho antigos como a forja manual. Poderia fazer como a Wotan usando uma forja industrial enorme que define a l?mina em duas ou tr?s porradas mas preferem usar a forja manual para manter a aura que existe neste processo.

Neste conceito que exponho acima n?o creio que possamos usar o meio t?rmo SEMI-ARTESANAL pois se deixou de ser feito por um artes?o deixou de ser artesanal, ? como virgindade. Ou ? ou n?o ?! "

Este comentt?rio me deixou a d?vida se as Katanas japonesas eram artesanais ou industriais, pois um forjava a l?mina, o outro, afiava , um outro polia, um outro fazia o guarda m?o, um outro a bainha....
Complicado mesmo dar uma defini??o!
Bom, eu n?o sou nenhum historiador, mas conhe?o um pouco da hist?ria.

No final da idade m?dia, se usava o conceito de Guildas para certas finalidades e, estas mesmas guildas, eram controladas por uma fam?lia e competiam entre s? para produzir mais e vender mais, por exemplo: Voc? tem duas guildas, A e B, ambas s?o guildas de armeiros e chefiadas por mestres em confec??o de espadas.

O rei Fulano quer presentear o Bar?o Cicrano com uma espada especial por servi?os prestados ao reino e chama os representantes das guildas. Quem apresentar o melhor projeto e puder produzir a pe?a em menor tempo, ganha. ? como hoje, mas com processos totalmente artesanais.

O Mestre Artes?o que vencer vai produzir a pe?a com a ajuda de sua guilda. As partes cruciais, como l?mina, ser?o produzidas diretamente pelo mestre e o resto ser? feito pelos outros artes?os, normalmente filhos, netos e por fim os aprendizes.

O sistema de confec??o japon?s ? parecido. ? muito mais antigo, mas segue este mesmo princ?pio. A arte ? passada de pai para filho e cada fam?lia se especializou em uma coisa, uns em forjar, outros em polir e afiar e tantos outros em produzir adornos, sayas e demais pe?as. Era uma forma de todos trabalharem e terem um ganha p?o.

As espadas japonesas antes da segunda guerra, eram totalmente artesanais, mas passaram por um processo de industrializa??o durante a guerra devido a necessidade de todos os oficiais, mesmo os de baixa patente, terem que carregar uma. S? na d?cada de 70 ? que os mestres artes?es puderam voltar a produzir espadas e comercializ?-las pois, segundo o acordo de rendi??o do Jap?o, ficava proibido ao povo ter ou carregar espadas. Ap?s 10 anos da assinatura deste acordo, os japoneses criaram o Ken-do, para manter viva a arte do Kenjutso (combate com espadas) e o Bushido.

Eu considero como atesanal a fabrica??o das Katanas japonesas originais.
Reply With Quote
  #39  
Old 08-25-2011, 07:49 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
O problema do katan? ? que ele precisa ser feito por um japon?s no Jap?o, com a?o japon?s, com martelo de bigornas japoneses, em carv?o japon?s, temperada em ?gua do Jap?o, depois polida em pedras japonesas, encabada com madeira couro e seda japoneses.....para ser vendida nos USA.
Reply With Quote
Reply

Tags
blade, cutelaria, folder, folding, forja, hydraulic press, knife, press, switchblade


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 10:39 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved