MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-31-2011, 03:28 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
Nao to morto!!! Motor de tanquinho

Um salve a todos, pe?o desculpas pela ausencia nos ultimos meses, mas andei meio atarefado no meu trabalho, tava fazendo 16h por dia, ?poca de safra ...

seguinte, agora que esta me sobrando mais tempo voltei a lembrar das facas, at? terminei uma mas ficou feia "pacas" (nada contra o Ismael) e nao estou com coragem de postar fotos, vou dar uma ajeitada nela e deposi posto se tiver coragem.

acontece que me ocorreu umas duvidas, estou bolando uma ideia de lixadeira bemmm artesanal e umas ideias muito loucas.

1? vi nao sei onde, nao lembro quando um modelo de lixadeira com rodas de skate e achei bem interessante porem muito pequena (a lixadeira), gostaria de saber se seria possivel a utiliza?ao e se nao daria um desgaste muito grande nas rodas e nas lixas, a vantagem seria o pre?o e facilidade de se achar skates velhos dando sopa e tambem a largura da rodinhas e aproximado a largura das lixas, ou, mandaria fazer na oficina de um amigo rodas de vinil que sairiam tbm mais baratas que as de aluminio ou a?o, vou testar as de skate se nao der certo mudo p vinil.

2? tenho um motor de tanquinho que da +ou- 0,8cv e estou pensando em utiliza-lo pois tbm economizaria muito e tambem porque ? de baixa rota?ao oque pelo que sei e melhor no uso, sera que o bichinho vai dar conta. Quanto a Lixadeira, tem uma serralheiria em frente a minha casa para a execuss?o dos projetos.


Pensem no tamanho da experiencia de Prof. Pardal que estou bolando mas se der certo seria uma otima id?ia para os que estao come?ando, diminuindo bastante o custo .
Reply With Quote
  #2  
Old 08-31-2011, 07:46 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Faaala Grampolla!

Vai fazendo e vai ajustando. Dificilmente algu?m monta um projeto de lixadeira. Comece a fazer e vai fazendo....hehe

As rodas de Sk8 ? fria! O rolamento aquece muito, por ser pequeno.
O motor...? fraco. Eu tenho um de 1,5...e apanha se eu aperto muito.

Mas fa?a! Tu s? tens a ganhar!

Sucesso!
Ismael


__________________
Reply With Quote
  #3  
Old 08-31-2011, 10:24 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Creio que o di?metro fique pequeno e com isto a rota??o dos rolamentos ficar? muito alta al?m do que estes rolamentos n?o tem muita precis?o e pode ocorrer de sua roda ficar com folga mas s?o tudo suposit?rios...
O motor bom ? de 1 1/2 Hp ou no maximo 2. O motor de 1HP j? fica uma saia justa. Funciona mas sem carc? muito. Este motor monofasico de tanquinho deve ter um capacitor sobre ele e se a rota??o cair vai ligar o capacitor como se estivesse na partida do tanquinho. Se fizer isto muitas vezes em seguida o capacitor queima. Com este motor voc? pode, por exemplo, tocar uma politriz com discos de pano de umas 6 ou 4 polegadas.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #4  
Old 09-02-2011, 02:12 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
pois ? como disse sao experiencias... vamo ver como tudo se comporta, quanto as rodinhas de SK8 eu tbm tinha ouvido falar sobre os rolamentos, mas como um ex-skatista eu sei que tem rolamentos e rolamentos, vamos ver no que resulta, mais do que umas explos?es nao acontecem...
Reply With Quote
  #5  
Old 09-03-2011, 12:36 AM
rodrigobuarque rodrigobuarque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 157
bem rolamentos de skates sao muito bons. nao tem nada de delicado. abec 5 e uma boa dica.
Reply With Quote
  #6  
Old 09-03-2011, 06:43 AM
drgneto's Avatar
drgneto drgneto is offline
Enthusiast
 
Join Date: Nov 2010
Location: Ituiutaba, MG
Posts: 47
Grampola, eu fiz uma lixadeira circular de 7" adaptando um parafuso na ponta do eixo de um motor de tanquinho. ficou ?tima e quebra um galh?o! Mas se eu soltar o peso do motor sobre a pe?a lixada a lixa para! hehehe Agara considere que a lixadeira de cinta o atrito ? bem maior... Fiz uma de cinta e usei um motor de cortador de grama 1 cv e acho bem fraco!

fa?a de um jeito que fica f?cil de trocar o motor depois! Boa sorte!

David
Reply With Quote
  #7  
Old 09-03-2011, 10:19 AM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
pois a minha ideia e essa, pretendo fazer a lixadeiracom polias e utilizar a for?a do motor atraves de correias assim poderei trocar o motor sempre que necessario.
Reply With Quote
Reply

Tags
auto, hunting


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Is this enough motor or not? cedar_fluteman Tool Time 8 05-26-2006 02:01 PM
VFD & 3 Phase Motor vs DC Drive & DC Motor, Opinions on Each Set Up GHNorfleet Tool Time 5 08-16-2005 08:26 AM
Quase morto, mas vivo de novo! paulorocha SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 7 04-08-2005 02:22 PM
3 hp motor Little Hen Knives Tool Time 16 02-17-2001 07:55 PM
motor Vaquero57 Tool Time 2 02-14-2001 08:57 AM


All times are GMT -5. The time now is 09:44 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved