MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-13-2011, 09:49 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Serra de fita para a?os.

Prezados,
Estou em um dilema que talvez voc?s que s?o cuteleiros ? mais tempo ou full time possam ajudar-me a sanar.
Tenho uma serra de fita de precis?o, marca Metabo, com duas velocidades obt?veis mudando-se a correia de transmiss?o de polias. Uma tarefa meio chata de se fazer pela posi??o em que fica esta correia ent?o acabo por deix?-la sempre na velocidade mais lenta que al?m de madeira permite cortar n?o ferrosos mas n?o os a?os.
O motor desta serra ? um bif?sico, 220V, 50 Hz, daqueles com autom?tico interno ao motor por centrifuga??o que liga um capacitor em baixas velocidades ou parado e desliga ap?s atingir velocidade.
Como adaptei um inversor de 1HP em minha nova lixadeira tenho a possibilidade de usar o mesmo inversor e trocando o motor da serra por um de 1CV ( hoje ? 0,55KW ) deix?-la com regulagem de velocidade vari?vel por potenci?metro e assim tamb?m serrar a?os.
Minha d?vida ? se isto vale a pena pois hoje os discos de corte dos mais finos est?o muito eficientes e mais baratos que tempos atr?s. Al?m disto a maioria das facas que fa?o s?o forjadas e portanto n?o preciso recortar chapas o que s? fa?o quando encontro um bom 440C e a? nem sei se a serra vai dar conta d?le. Sobram as guardas e pomos mas o trabalho a? tamb?m ? pouco.
Quem usa com frequ?ncia estas serras de fita para a?o? Qual o maior uso para elas?
Vale a pena ou larga m?o?


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #2  
Old 09-14-2011, 07:47 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Cabete,

Eu creio que valhe a pena sim!!! Se vc j? tem o inversor e basta colocar um motor de um cv na serra vai dispor de uma ferramenta muito vers?til. Basta procurar uma boa serra especif?ca pra metais e com baixa velocidade vai cortar numa boa... madeira, n?o ferrosos e ferrosos. Embora o uso seja pouco ? melhor ter a ferramenta e n?o precisar us?-la do que ao contr?rio.

Um abra?o.

PS: Aproveito, publicamente, pra agradecer o excelente material que vc me enviou. Gostei bastante e ajudou a esclarecer muitos pontos de constru??o dos tomahawks.

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #3  
Old 09-14-2011, 05:34 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Cabete, acho que vale a pena pq a serra fita te d? uma boa precis?o de corte, e isso poupa um bom tempo.

Eu n?o tenho serra fita para metais, e uso muito os famosos disquinhos "tipo CD". Mas se tiver a oportunidade arrumo uma logo.

Agora que to fazendo damasco uma serra dessas me faz uma falta danada, pois conseguiria montar o billet em metade do tempo.

Ferramenta ? igual pinga: quanto mais melhor!

Last edited by Ferrari; 09-14-2011 at 05:36 PM.
Reply With Quote
  #4  
Old 09-14-2011, 08:47 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Motor bonito...

Na verdade acho que estou com d? de tirar o motor que esta serra tem pois ele tem a carca?a de alum?nio e ? lindo mas vou procurar outro trif?sico e deixo este para algum outro equipamento.
Serapa, havia me esquecido que lhe enviei o livreto, a vida t? t?o corrida que fa?o as coisas e esque?o. Tenho faca sumida que n?o sei o que fiz dela, n?o sei se dei de presente depois de tomar umas tequilas ? mais, se vend? ou soquei em algum canto. Uma vez levei um ano pra lembrar-me do destino que havia dado a uma faca. E olha que vasculhei muito meu ba? da mem?ria.
Mas est?o certos. Ferramenta nunca ? demais. Minha prensa hidr?ulica t? demorando ? sair mas n?o pressiono o cara pra terminar sen?o tenho que pagar!!
O inversor foi assim. Negociei, instalei e n?o paguei, come?ei a enrolar e o cara disse: n?o se preocupe, eu gosto de facas, depois voc? paga com uma faca! Foi uma del?cia escutar isto.
Obrigado pela for?a.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #5  
Old 09-15-2011, 05:00 PM
rodrigobuarque rodrigobuarque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 157
peguei uma montanaha de filete de 5160 de fusca nessa de depois te fa?o um faca. confesso que nao fiz e nao estou me sentindo bem com isso. nao to com tempo para fazer nem pra mim. ferrou!!
Reply With Quote
  #6  
Old 09-16-2011, 07:04 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
? assim mesmo!

Rodrigo,
O cuteleiro por hobby ou part time ? assim mesmo, vira um juntador tem uma grande entrada de materiais e uma pequena saida de facas ent?o precisa ter espa?o pra juntar a tralha toda.
Se eu for fazer facas de todo a?o e madeira que tenho acho que posso passar o resto da vida fazendo faca em full time que n?o consigo acabar com tudo, e isto porque vez ou outro fa?o a alegria dos catadores de recicl?veis e coloco uns 50 Kg de a?os pra fora de casa pois muita gente d? de presente sem saber que tipo de a?o ? e n?o vou perder tempo em fazer faca com a?o que n?o conhe?o a classifica??o mesmo que possa vir a ser uma boa faca a chance de n?o ficar bom ? muito grande pois o assunto ? tecnico, precisamos saber a classifica??o do a?o para procedermos adequadamente com ele.
Estes a?os de mola de fusca s?o ?timos pra aluno treinar desbaste, ? um a?o barato e se o aluno acertar ter? uma faquina razo?vel na m?o se n?o acertar vai pro lixo sem d? pois n?o ? caro e nem gastou disco de corte ou g?s da forja.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #7  
Old 09-16-2011, 09:33 AM
NAGIB ABDANUR NAGIB ABDANUR is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2005
Location: BRASILIA
Posts: 520
Quote:
Originally Posted by cabete View Post
Na verdade acho que estou com d? de tirar o motor que esta serra tem pois ele tem a carca?a de alum?nio e ? lindo mas vou procurar outro trif?sico e deixo este para algum outro equipamento.
Serapa, havia me esquecido que lhe enviei o livreto, a vida t? t?o corrida que fa?o as coisas e esque?o. Tenho faca sumida que n?o sei o que fiz dela, n?o sei se dei de presente depois de tomar umas tequilas ? mais, se vend? ou soquei em algum canto. Uma vez levei um ano pra lembrar-me do destino que havia dado a uma faca. E olha que vasculhei muito meu ba? da mem?ria.
Mas est?o certos. Ferramenta nunca ? demais. Minha prensa hidr?ulica t? demorando ? sair mas n?o pressiono o cara pra terminar sen?o tenho que pagar!!
O inversor foi assim. Negociei, instalei e n?o paguei, come?ei a enrolar e o cara disse: n?o se preocupe, eu gosto de facas, depois voc? paga com uma faca! Foi uma del?cia escutar isto.
Obrigado pela for?a.
Cabete,
Se eu fosse vc eu trocava os motores e colocava esse bonitinho na sala como enfeite, kkkk

Abra?os
Reply With Quote
  #8  
Old 09-16-2011, 10:21 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Boa id?ia!!

Nagib,
Se a minha esposa deixasse a sala j? tinha virado dep?sito de ferro velho!! Lampi?o a querosene j? tem um punhado e todos com querosene ?s vezes n?o sei se estou na sala ou no posto de gasolina!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #9  
Old 09-16-2011, 10:42 AM
GTC's Avatar
GTC GTC is offline
Master
 
Join Date: Mar 2007
Location: Sao Jose Rio Preto
Posts: 900
Cabete, vc ja ouviu falar em corte por friccao?
Li em alguns forums gringos que eles estao cortando metais com serra de fita para madeira, na mais alta velocidade possivel. Ao inves de usar serra de fita nova, eles usam serra banguelas e dizem que corta melhor que na serra propriamente feita para metais. Nunca tentei, minha serra e' para metais, nao tem velocidade alta. Nao custa voce tentar, depois me fala.


__________________
"Life is a grindstone, Whether it grinds you down or polishes you up, depends upon what you are made of"
-------------------------------------------------------------------------

www.gtcknives.com
BLADE SHOW TABLE 16CC
SPC mesa 20
Reply With Quote
  #10  
Old 09-16-2011, 10:48 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Fric??o ...

Gustavo, gostei da id?ia para teste mas vou ter que colocar o inversor pois a velocidade da serra mesmo a mais alta pra madeira creio n?o ser suficiente. Pra isto devem ter tamb?m algum outro recurso na maquina pois quando a serra aquece ela bambeia e perde a precis?o do corte, come?a a cortar torto, j? sent? isto ao tentar cortar alpaca com uma serra de dentes pequenos, o corte come?a a sair torto pelo bambeamento da serra, na alpaca tenho que usar serra de dentes grandes para serrar sem aquecer.
Se d? pra cortar com jato d??gua deve dar pra cortar por fric??o, s? temos que descobrir o pulo do gato do processo. Como meu inversor vai at? 400 Hz d? pra colocar at? 6,6 vezes a velocidade nominal do motor.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #11  
Old 09-16-2011, 04:14 PM
reginaldoRBS's Avatar
reginaldoRBS reginaldoRBS is offline
Guru
 
Join Date: Mar 2007
Location: campinas sp
Posts: 1,087
Send a message via MSN to reginaldoRBS
Cabete, creio que n?o seja poss?vel alterar tanto a rota??o do motor atrav?s de inversor, acho que a toler?ncia m?xima sem causar danos no motor seja em torno de 10 ou 15% da frequ?ncia para qual ele foi fabricado.
Para menos tudo bem, mas do contr?rio fico complicado.

Abra?o.

Reginaldo.


__________________
Reginaldo.
reginaldorbs@gmail.com

Last edited by reginaldoRBS; 09-16-2011 at 04:18 PM.
Reply With Quote
  #12  
Old 09-17-2011, 09:58 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
? poss?vel sim...

Tenho um inversor em uma furadeira e quando quero usar para lixar algo com uma ponta montada eu dobro a velocidade do motor jogando 120Hz que ? o m?ximo d?le.
Este que comprei agora atinge 400 Hz que s?o 6,6 vezes a frequ?ncia nominal de 60 Hz e ? diretamente proporcional ? velocidade.
Se os rolamentos aguentarem n?o h? nenhum problema pois as ?nicas pe?as que sobrem esfor?os no motor s?o os rolamentos.
Se usar isto em um motor de 3.600 rpm pode chegar a 23.000 rpm se os rolamentos forem dimensionados para suportar isto.
O maior problema ? se precisar parar rapidamente um motor nesta velocidade pois a in?rcia ? enorme. Usa-se ent?o um resistor de frenagem para dissipar a energia e o pr?prio inversor pode atuar como freio permitindo opera??es de partida e parada muito r?pidas.
Este inversor Danfus aceita na entrada 220 monofasico, bif?sico ou trif?sico e solta na saida sempre o 220 trif?sico nas frequencias de zero ? 400 Hz.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #13  
Old 09-19-2011, 05:53 AM
Ricardo Lala's Avatar
Ricardo Lala Ricardo Lala is offline
Moderator
 
Join Date: Jul 2002
Location: P. Prudente-Brazil
Posts: 1,016
Cabet?o, se voce colocar um motor feito para 3,6K em 23K, penso que ele vai vibrar mais que um toyota bandeirante, o balanceamento deve ser o limitador neste caso!
Ah, lembrando sempre que em frequ?ncia maior ocorre perda de pot?ncia, o que a in?rcia sempre compensa um pouco!
Abra?os


__________________
Ricardo Lala
Korth Knives
http://www.ikbsknifetech.com
korthknives@terra.com.br
Reply With Quote
  #14  
Old 09-19-2011, 06:26 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Compactador...

Se vibrar bastante d? pra fazer um compactador de concreto!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
Reply

Tags
forja, hobby


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
-=Off topic Serra de fita=- Ricardo Lala SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 12 11-08-2010 04:57 AM
Vendo serra fita industrial para marcenaria Carlos Eduardo SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 07-10-2008 06:42 AM
Serra Fita alexandre SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 6 03-02-2008 04:22 PM
serra fita ferrari- testada schmitt SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 0 01-27-2008 02:20 PM
Serra de fita Gerson SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 11 12-18-2007 09:45 AM


All times are GMT -5. The time now is 03:41 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved