MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-20-2011, 08:29 PM
rodrigobuarque rodrigobuarque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 157
bowie

perdoem a ignorancia desse jovem aprendiz de coco de bigorna de ferreiro...
mas para que serve uma bowie? uma faca pesada que nao e nem machado nem facao e ne faz bem servi?os leves... uma faca de cozinha agente sabe. um facao corta mato e galhos, machado troncos, cutelo esquarteja, facas de churrasco da tramontina para parafusos pequenos, mas para que serve uma bowie???
Reply With Quote
  #2  
Old 09-21-2011, 08:17 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Rodrigo, pelo visto vc est? infectado pelo v?rus HB.

A Bowie ? uma faca de design cl?ssico, e geralmente o que ? cl?ssico nunca sai de moda. J? vi v?rios modismos irem e virem na cutelaria, mas a Bowie sempre est? l?, e invariavelmente sofre uma reinven??o.

As carater?sticas das bowies ?n?cio do S?c XIX eram um grande peso e propor??es. Com sua urbaniza??o, passou a ser mais leve e elegante. No come?o do S?c XX com o advento das facas de ca?a parecia ser a morte da Bowie. Mas na d?cada de 50 com os filmes westerns, ela voltou com for?a total. J? na d?cada de 70 parecia estar em baixa de novo, mas foi revigorada pelo impulso da volta do forjamento manual e o resgate hist?rico das facas do S?c XIX.

No campo da funcionalidade, realmente vejo algumas limita??es, principalmente na culin?ria, por?m esse design tem um lugar garantido quando se trata de trabalhar como camp knife ou faca militar. Como militar, n?o consigo pensar em outra faca que consiga ser t?o flex?vel no uso.

Agora, se partirmos para o campo do colecionismo, estaremos al?ando outro patamar, porque a Bowie ? onipresente. At? quem n?o gosta dela tem uma na cole??o...(n? Vianna? rsrs). Uma faca dessas faz muito marmanjo suspirar.

? claro que gosto ? gosto, e portanto sempre haver? quem ame e quem odeie alguma coisa. Com a Bowie n?o ? diferente, mas acho que se alguma coisa est? sendo produzida a tanto tempo, ? porque deve ser boa ou tem muita gente com mau gosto .
Reply With Quote
  #3  
Old 09-21-2011, 08:40 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Rodrigo,

O cl?ssico nunca sai de moda!!! Eu arriscaria dizer que quando a maioria das pessoas pensa numa faca pensa numa bowie!!!!

A bowie ? uma faca de trabalho pesado!!! Com uma veia forte de combate. Al?m do evidente apelo militar... N?o existe uma ferramenta pra todos os usos. E eu vejo de outra forma... Com uma bowie, vc pode, se precisar, us?-la como "machado" ou fac?o... Mas o machado e fac?o n?o s?o uma bowie...
Se eu fosse escolher uma faca pra levar comigo pra qualquer situa??o poss?vel seria uma BOWIE.
Agora, se vc pensa em picar cebola e cortar tomate, a bowie n?o ?, de fato a sua faca!!!

Sou f? destas facas que passam uma id?ia de for?a, contund?ncia elegante e harmonia.

Ent?o, pra mim, bowie ? A FACA!!!


PS: Ferrari, diz a? o que o V?rus HB kkkkkkkkkkkk


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #4  
Old 09-21-2011, 09:54 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Quote:
Originally Posted by LCASERAPIAO View Post
PS: Ferrari, diz a? o que o V?rus HB kkkkkkkkkkkk

S? pessoalmente!...
Reply With Quote
  #5  
Old 09-21-2011, 10:22 AM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Fala a?..Ferrari....!!
N?o vou aguentar at? novembro!

Abra?o!!


__________________
Reply With Quote
  #6  
Old 09-21-2011, 10:41 AM
Roberto B. V. Roberto B. V. is offline
Guru
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 1,171
Buenas!

Tch? Ferrari, aquela nossa Bowie, do in?cio da sua carreira,foi presenteada a um amigo fazendeiro no interior das Minas Gerais faz tempo.
Mas tenho algumas,sim.
Acho que a Bowie ? como Harley Davidson.
? uma moto pesada,com tecnologia que n?o ? a mais atual, vaza ?leo,mas causa paix?o.
Ent?o fica complicado explicar paix?o.
Isso ? uma das coisas mais maravilhosas da cutelaria.
Tem apreciador de Bowie,de fight,de camp,de chefs(ehehe), de canivetes, outros querem tudo isso,por?m em damasco outros tendem ? militaria e assim vamos.
Rodrigo, a Bowie ? caso de paix?o.
Brinco com os amigos aqui do RS com isso quando falo: essa gente que faz Bowie no RS ? perigosa......ehehehe !
Pessoalmente n?o sou apreciador,n?o serve para usu?rios de faca como eu,que as uso em cozinha e churrasqueira,mas entendo quando um f? de Bowie nem d? bola pra uma chef linda.
Tem campo pra todos os modelos!
Abra?o e boa semana

Roberto Vianna
Porto Alegre - RS
Reply With Quote
  #7  
Old 09-21-2011, 03:53 PM
rodrigobuarque rodrigobuarque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 157
com todo respeito eu tenho que discordar da compara?ao do noso amigo roberto. harley davidsons nao sao maquinas obsoletas (nem as imita?oes das concorrentes que muita vezes sao otimas). sao maquinas que priorizam o comforto e a autonomia, tendo como foco longas distancias. vc acha mesmo que as custom nao carregam tecnologia atual????? reveja... . voltando a bowie, realmente nao me enche os olhos. esse contesto belico me causa uma certa repulsa, ainda mais com esa cara de rambo. e o mais louco de tudo e que eu entrei nessa parada por causa da katana. uma arma de cortar especificamente ... gente. vai entender o ser humano, o bicho confuso...
Reply With Quote
  #8  
Old 09-21-2011, 05:16 PM
Dionatam Franco Dionatam Franco is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2007
Posts: 255
?... vai entender..o ser humano...bicho danado de complicado.
Reply With Quote
  #9  
Old 09-21-2011, 05:42 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Gostaria de fazer um par?nteses aqui.

J? que toquei no assunto faca militar, gostaria de compartilhar meu ponto de vista. Pra mim existe faca t?tica e faca militar.

A faca t?tica ? a fighter pura, ou seja, uma faca que prev? seu uso em combate com outro oponente.

Acho que esse conceito se firmou principalmente com a Fairbain & Sykes, adotada na WWII. Era um punhal bem afilado e seu uso foi disseminado pelos comandos ingleses.





J? a faca militar ? a ferramenta do combatente. Pode ser utilizada como arma de ?ltimo recurso? Raramente, mas na maioria do tempo ela sera usada para tarefas menos nobres como cortar galhos, fazer uma gambiarra na mangueira do Carro de Combate, abrir cunhetes, etc.

Eu considero como exponente m?ximo dessa classe de faca Ka-bar.




Peguei dois exemplos da WWII para exemplificar uma coisa: a F&S morreu, ela serve apenas para cole??o, mas a Ka-bar at? hoje ? produzida, e ? o sonho de consumo de todo soldado, sendo que e ? uma bowie em sua ess?ncia.
Reply With Quote
  #10  
Old 09-21-2011, 06:52 PM
dz farias's Avatar
dz farias dz farias is offline
Guru
 
Join Date: Feb 2006
Posts: 1,365
Rodrigo Harley ? moto o resto ? tudo motocicleta. E Harley com inje?ao eletronica tambem ja nao ? isso tudo.

Acho que explicar uma paixao fica muito dificil, por que o gosto de um sera sempre diferente de outro. Amo de paixao bowies classicas principalmente as inglessas mas nao desmere?o as americanas que tambem sao lindissimas, amo com a mesma for?a as facas gauchas que sao uma variante de facas mediterraneas.

Por tanto ou voce gosta ou voce aceita. Mas toda a faca independente de modelo ou tipo sempre vai inspirar nos cuteleiros ou apaixonados.

Abra?os.


__________________
Victor S. Farias

DZ.FARIAS@GMAIL.COM

Visitem meu blog. Abra?os http://dzfarias.blogspot.com/
Reply With Quote
  #11  
Old 09-21-2011, 07:23 PM
rodrigobuarque rodrigobuarque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 157
ok... vamos todos continuar esclarecendo coisas..... primeiro ferrari, matar pessoas nao e uma tarefa nobre, nem sei dizer se seria alguma coisa. acontece, na humanidade, e ? no minimo triste. inje?ao eletronica, start e outras modernidades fazem parte da transforma?ao constantante do universo. continuaremos pegando vento na cara( que bom), ate de honda biz... concordo que a ka-bar ? a bowie final, com o acumulo de uso e mais uso aproveitando o baixo peso em rela?ao a bowie o formato com suas ultilidades. mas na mata o que iriamos escolher?? eu fico com o facao....
Reply With Quote
  #12  
Old 09-22-2011, 07:15 AM
JBFACAS's Avatar
JBFACAS JBFACAS is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2010
Posts: 154
Bowie!!!!

Rodrigo,

Creio que o Ferrari, e os outros amigos j? falaram tudo o que tinha de ser dito; no final s? gostaria de acrecentar a quest?o do gosto ou at? mesmo paix?o, eu por exemplo sou apaixonado por Bowies, para construir minha primeira faca, me inspirei em uma bowie e at? hoje produzir bowies ? para mim algo muito especial, eu n?o sei te explicar direito, por exemplo: quando eu empunhei esta minha ?ltima bowie, a sensa??o de poder que ela me passou foi semelhante a que senti quando empunhei pela primeira vez uma Colt 1911, testar esta pe?a tamb?m foi muito legal, golpear um peda?o de viga de madeira, reduzindo-a a um monte de gravetos, e a l?mina permanecer intacta e com o mesmo corte,isso tamb?m foi muito bom. No entanto respeito a opini?o dos amigos que n?o gostam.

grande abra?o
JB


__________________
http://www.jbfacas.com.br

Voz do que clama no deserto, endireitai o caminho do SENHOR Is 40.3

"Eu sou a voz do que clama no deserto" Jo1.23
Reply With Quote
  #13  
Old 09-22-2011, 07:38 AM
ian vinhas's Avatar
ian vinhas ian vinhas is offline
Steel Addict
 
Join Date: May 2007
Location: Salvador-Ba
Posts: 119
Rodrigo

Como j? foi dito aqui, tirando o uso na cozinha a bowie serve para tudo! Eu sou f? das Bowies principalmente quando carregam uma est?tica cl?ssica e elegante. As militares apesar de me agradarem em termos de funcionalidade n?o s?o minha praia.
Alem da beleza, a Bowie carrega toda uma historia e lenda.

Assim como Serapi?o, se for para escolher uma faca para sobreviver a Bowie ? a minha primeira colocada... se for para ca?ar uma bowie com uma skinner junto...

Em resumo a Bowie ? a faca...
Reply With Quote
  #14  
Old 09-22-2011, 11:42 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Achei mais uma utilidade pra bowie:





Reply With Quote
  #15  
Old 09-22-2011, 01:15 PM
Roberto B. V. Roberto B. V. is offline
Guru
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 1,171
Buenas!


? isso!
Paix?o n?o se explica!
Como escrevi antes, a Harley n?o ? a moto mais perfeita do mundo(em nenhum momento usei a palavra obsoleta),mas eu e milhares de pessoas mundo afora as amam.
Bowie ? isso!
Desperta paix?es nos apreciadores da arte afiada.
Assim como as Gauchas(as facas...mas as mo?as tb....) , as Sorocabanas, as camps...e as chefs!
Por isso o tema inesgot?vel.
Tem faca pra todo gosto e todo uso!

Abra?os!

Roberto Vianna
Porto Alegre - RS
Reply With Quote
Reply

Tags
art, auto, bigorna, bowie, ca?a, camp knife, custom, cutelaria, image, knife, serapi


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
fighting bowie mix of ark. toothpick ,bagwell ,bowie ironarm knives The Display Case 1 03-29-2009 10:54 PM
Bowie Sambar e Bowie Moore. Luciano_Chaves SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 11 08-16-2008 08:44 AM
Big Bowie, Little Bowie - both by Harvey Dean RogerP The Display Case 9 08-03-2003 03:03 PM


All times are GMT -5. The time now is 11:10 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved