MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-17-2012, 04:16 PM
4ngelus's Avatar
4ngelus 4ngelus is offline
Enthusiast
 
Join Date: May 2010
Location: S?o Bernardo do Campo
Posts: 45
Primeira faca decente

Ola a todos!!

Terminei minha primeira faca q eu achei decente.

Forjada de a?o 5160
Comprimento total de 330mm
Lamina com 230mm
Largura de 30mm

(nao sei a medeira do cabo, se puderem ajudar estejam a vontade)





Obrigado pela aten??o

Abra?os!!


__________________
Atenciosamente,
Leonardo Seiyti Pontes
Reply With Quote
  #2  
Old 02-17-2012, 05:38 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Bacana, Leonardo.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #3  
Old 02-17-2012, 08:18 PM
Mazagon's Avatar
Mazagon Mazagon is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 40
Muito bacana a faca!

O progresso ? not?vel!

Abra?os!
Reply With Quote
  #4  
Old 02-18-2012, 05:17 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Amigo,

Gostaria de dar umas dicas mas, primeiro, fale um pouco sobre a sua faca. Em que se baseou pra fazer esse projeto. Ou, de outra maneira, qual o uso e concep??o art?stica que pretendia ao idealizar essa faca?

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #5  
Old 02-18-2012, 07:09 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Faca grande! rsrsrs. ainda mais sendo a primeira.

Se vc permitir, posso fazer algumas considera??es?
Reply With Quote
  #6  
Old 02-18-2012, 11:40 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Comentando...

Leonardo,
O Serapi?o e principalmente o Ferrari est?o sendo muito educados em perguntar antes se podem emitir opini?essobre a faca.
Eu j? penso que se a faca foi mostrada aqui devemos ser sinceros e colocarmos nossa opini?o mesmo correndo o risco do cuteleiro n?o gostar muito mas opini?o ? mais ou menos como peido... s? o dono aguenta!
Quando o Serapi?o lhe pergunta qual sua iinten??o ao projetar a faca acho que entend? perfeitamente onde ele quer ir pois esta faca apesar de ser a sua primeira cria "decente" como afirma, nasceu com um problema que pode incomodar seu dono para todo o sempre que ? o ?ngulo de alinhamento ou desalinhamento do cabo com rela??o ? l?mina.
Pelo desenho da faca a imaginamos lidando com carne e outras comidas e trabalhando sobre uma tabua este angulo ser? bem desconfort?vel. Seria bem mais ergon?mico se o cabo estivesse alinhado ou at? mesmo com o angulo um pouquinho para cima pois assim os dedos de quem a manuseie ficariam livres da tabua.
Pegue pra limpar um peixe, limpar uma carne ou uma lingua, trabalhe um pouco com ela sobre uma tabua e depois nos diga quais foram suas impress?es.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #7  
Old 02-18-2012, 11:51 AM
4ngelus's Avatar
4ngelus 4ngelus is offline
Enthusiast
 
Join Date: May 2010
Location: S?o Bernardo do Campo
Posts: 45
Estejam a vontade para dar opinioes.

postei com esse objetivo msm.

Qto ao cabo realmente nao ficou bom, experimentei e tbem nao gostei. O tamanho foi requisito do fregues, o rat tail ? um toque q eu adoro colocar e o clip na ponta foi pra deixar uma ponta bem afinada para algum corte delicado (q eu ja senti falta em mtas facas tramontina q usei).

Admito q o cabo nao foi mto bem confeccionado por distra??o, nao foi algo q eu reparei durante a confec??o, apenas dpois de ter posto as talas e usado a faca em testes.

Um estilo de cabo q gosto mto ? o pistol grip pois para mim ele ? extremamente confort?vel e considero um design bonito, imagino q, por esse meu gosto, acabei deixando esse cabo meio curvo.

Qto as outras criticas nao imagino mais quais sejam.
por favor digam o q pensam de verdade.
(apenas nao xinguem)
Agrade?o novamente pela aten??o.


__________________
Atenciosamente,
Leonardo Seiyti Pontes
Reply With Quote
  #8  
Old 02-18-2012, 12:27 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Leonardo, o que eu pude observar:

1 ? O clip n?o ficou legal. Se vc tivesse feito uma transi??o mais suave o perfil da l?mina ficaria mais harmonioso. Ponta clip ? para Bowie, ou para facas de ca?a com rela??o ? essa faca.

2 ? O cabo n?o est? seguindo a mesma linha do eixo da l?mina, pois ele est? com um ?ngulo diferente da l?mina. Isso quebra o desenho ao meio.

3 ? Os pinos n?o est?o centralizados. Deve-se centralizar os pinos nos dois sentidos: transversal e longitudinal.

4 ? O rabo de rato ? um toque que deve ser sutil para ficar elegante. N?o se pode exagerar nele com o risco de ficar muito carregado visualmente.

Veja que s?o detalhes que podem ser facilmente corrigidos em facas futuras. Existem mais detalhes, mas esses foram o que inicialmente me chamaram mais a aten??o.
Minha finalidade n?o foi criticar. Foi apenas umas dicas para melhorar seu trabalho.

Uma dica que dou para que n?o haja distra??es ? que vc fa?a tudo no papel antes, pois assim vc pode corrigir o trabalho antes mesmo de come?ar. L?pis e papel s?o grande amigos do cuteleiro, principalmente quando a gente est? come?ando.

Abra?os, parab?ns e espero ver as pr?ximos em breve!
Reply With Quote
  #9  
Old 02-18-2012, 04:05 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Bem Observado

Meu caro,

O Ferrari observou, praticamente, todos os pontos que eu teria citado. Gostaria de observar ainda que, na l?mina propriamente dita, pode haver uma melhora substancial na geometria de fio. H? um "degrau" na face da l?mina que ? indicativo de uma m? geometria. Com a pr?tica e um desbaste mais cuidadoso esse problema ser? corrigido.

Ressaltando, desenhe antes, sempre!!! Observe as linhas no desenho e, principalmente, as caracter?sticas do tipo de faca que quer fazer. Nessa sua, olhando em geral, se v? um "mix" que pode n?o ser funcional como a gente pensa no in?cio.

As criticas aqui postadas s?o unicamente pra o seu progresso pessoal. Todos n?s come?amos e tivemos muita ajuda (eu ainda preciso de bastante ajuda) e, ent?o, nada mais justo que compartilhar.

Sobre "xingar", fique tranquilo. O n?vel aqui ? bastante elevado. Qualquer um que fuja desse padr?o n?o fica no nosso meio muito tempo.

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #10  
Old 02-19-2012, 06:12 PM
4ngelus's Avatar
4ngelus 4ngelus is offline
Enthusiast
 
Join Date: May 2010
Location: S?o Bernardo do Campo
Posts: 45
Muito obrigado pelas dicas

levo todas elas em considera??o.

Apenas uma pergunta como leigo...

A harmonia de tra?os pode ser considerado gosto?

Serapiao, nao identifiquei o degrau q vc comentou.
tbem gostari de saber quais estilos est?o no "mix".

Alias, qdo digo xingar, quero dizer criticas depreciativas.
Gostei muito das criticas feitas.

Ferrarri, de varios tutoriais q eu ja olhei, nenhum falava sobre alinhamento de pinos. Conhece alguma dica de como posso relizar a centraliza??o?

Sobre o rattail, poderia me passar alguma referencia d pe?as com um rattail sutil?
pois aos meus olhos nao vejo mta diferen?a do meu para os q eu observei.
aos meu olhos o unico defeito gritante q eu esperei receber criticas era o cabo, digo isso para terem uma ideia do qu?o leigo em rela??o a aspectos t?cnicos.

Novamente agrade?o muito ?s criticas feitas, prestarei mto mais aten?ao nas proximas pe?as.

Abra?os


__________________
Atenciosamente,
Leonardo Seiyti Pontes
Reply With Quote
  #11  
Old 02-19-2012, 06:54 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Leonardo, em rela??o ao alinhamento dos pinos, o que conta ? simetria. Os pinos deveriam estar igualmente distantes das extremidades do cabo, e das laterais do cabo.

Harmonia de tra?os, n?o seria bem gosto, mas matem?tica...
H? propor??es e curvaturas que seguem f?rmulas precisas, que s?o encontrados na natureza, e que j? eram consideradas mais atraentes pelos povos antigos, como os gregos.

O "degrau" que o Serapi?o fala, ? o do fio. Pela foto, d? a impress?o que o ?ngulo de afia??o est? meio aberto, indicando que a l?mina est? meio grossa na regi?o do corte.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #12  
Old 02-19-2012, 06:58 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Em rela??o ao rabo de rato, pode notar que a largura dele est? maior que o do cabo.

Um arco menor e mais delicado ficaria melhor...


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #13  
Old 02-19-2012, 08:01 PM
Mazagon's Avatar
Mazagon Mazagon is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2011
Posts: 40
Quote:
Originally Posted by Norio Sato View Post
Leonardo, em rela??o ao alinhamento dos pinos, o que conta ? simetria. Os pinos deveriam estar igualmente distantes das extremidades do cabo, e das laterais do cabo.

Harmonia de tra?os, n?o seria bem gosto, mas matem?tica...
H? propor??es e curvaturas que seguem f?rmulas precisas, que s?o encontrados na natureza, e que j? eram consideradas mais atraentes pelos povos antigos, como os gregos.

O "degrau" que o Serapi?o fala, ? o do fio. Pela foto, d? a impress?o que o ?ngulo de afia??o est? meio aberto, indicando que a l?mina est? meio grossa na regi?o do corte.
Norio!

Achei muito interessante quando o Sr. citou as propor??es encontradas na natureza......tem algo haver com pit?goras e se??o dourada?

J? havia pesquisado algo a respeito em artes plasticas, mas nunca havia pensado em aplicar na cutelaria!

Vou pesquisar mais a respeito!

Abra?os!
Reply With Quote
  #14  
Old 02-20-2012, 08:10 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Com rela??o a centraliza??o dos pinos, fiz esse desenho que eu acho que ? auto explicativo:



Eu prezo muito a eleg?ncia, e o rabicho, na minha opini?o, tem que ser um talhe que agrega essa virtude na pe?a, pois isso gosto dele discreto e em harmonia com o perfil da faca:




J? com rela??o ?s propor??es, usando a raz?o de ouro, ou propor??es ?ureas, eu confecionei essa faca, que tem toda suas medidas baseadas no n?mero 1,618.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%A2ngulo_de_ouro

Reply With Quote
  #15  
Old 02-20-2012, 09:31 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Dicas Preciosas

Quote:
Originally Posted by 4ngelus View Post
Muito obrigado pelas dicas

levo todas elas em considera??o.

Apenas uma pergunta como leigo...

A harmonia de tra?os pode ser considerado gosto?

Serapiao, nao identifiquei o degrau q vc comentou.
tbem gostari de saber quais estilos est?o no "mix".


Alias, qdo digo xingar, quero dizer criticas depreciativas.
Gostei muito das criticas feitas.

Ferrarri, de varios tutoriais q eu ja olhei, nenhum falava sobre alinhamento de pinos. Conhece alguma dica de como posso relizar a centraliza??o?

Sobre o rattail, poderia me passar alguma referencia d pe?as com um rattail sutil?
pois aos meus olhos nao vejo mta diferen?a do meu para os q eu observei.
aos meu olhos o unico defeito gritante q eu esperei receber criticas era o cabo, digo isso para terem uma ideia do qu?o leigo em rela??o a aspectos t?cnicos.

Novamente agrade?o muito ?s criticas feitas, prestarei mto mais aten?ao nas proximas pe?as.

Abra?os
Bem Leonardo,

A maioria dos t?picos os colegas j? citaram... Observando a sua faca h? elementos de uma faca de cozinha (l?mina), de uma bowie (ponta clip), de facas brut de forge (o "rabicho").. Por isso eu disse MIX. Por esta mesma raz?o eu perguntei no in?cio o que vc pretendia ao projetar esta faca.

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
Reply

Tags
abs, a?o, auto, bowie, ca?a, cutelaria, forge, forja, post, serapi


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Primeira Faca rubes SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 16 06-04-2008 05:49 PM
primeira faca EDESIEL SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 08-18-2007 11:44 AM
Primeira Faca!! DJobim SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 26 08-16-2007 09:42 PM
Primeira Faca gcassetari SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 02-20-2005 08:14 AM
Primeira Faca chuky_cps SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 12-13-2004 04:54 AM


All times are GMT -5. The time now is 07:02 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved