MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 10-11-2013, 06:10 AM
Rodrigo Lavieri Rodrigo Lavieri is offline
Member
 
Join Date: Nov 2006
Location: Itu, São Paulo, Brazil
Posts: 20
Pol?mero para T?mpera

Ol?!

venho pesquisado alternativas para temperar minhas facas. A maior parte ? de 5160, 52100 e O1. Eu decidi me desfazer do ?leo queimado misturado com diesel que eu usava pois faz fuma?a e muita sujeira al?m de deixar a faca completamente preta. Aqui no f?rum eu vi alguns t?picos falando do uso de ?leos hidr?ulicos, mais finos que talvez produzam um resultado melhor. Mas eu sei que existem certos compostos que podem ser misturados ? ?gua para controlar a troca de calor e permitir a tempera destes a?os com maior teor de carbono. N?o sei se s?o exatamente pol?meros ou s?o sais o fato ? que praticamente n?o produzem fuma?a e a pe?a sai razoavelmente limpa, al?m da tempera ficar boa evidentemente.
Algu?m conhece melhor esses produtos e principalmente tem o contato do fornecedor?

Muito abrigado pela aten??o.

Abra?o

Rodrigo Lavieri
Reply With Quote
  #2  
Old 10-12-2013, 08:39 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
O assunto j? foi comentado em um t?pico. Eu sei que tem alguns cuteleiros que j? usam o pol?mero sol?vel h? algum tempo.

http://www.knifenetwork.com/forum/sh...mero+sol%FAvel


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #3  
Old 10-14-2013, 06:18 AM
Rodrigo Lavieri Rodrigo Lavieri is offline
Member
 
Join Date: Nov 2006
Location: Itu, São Paulo, Brazil
Posts: 20
Muito obrigado Norio!
mas tenho tentado entrar em contato com o pessoal da Yushiro e n?o estou conseguindo.
Algu?m conhece outro fornecedor?

grato
Reply With Quote
  #4  
Old 10-15-2013, 03:21 PM
Hilton Mendes Hilton Mendes is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2010
Location: Monte Verde - MG
Posts: 106
Rodrigo,
Comprei um balde de ?leo de 20 litros especifico para t?mpera da Lucheti (http://www.lucheti.com.br/industrial.htm#21) Luc Temp.

Comparo ele ao que usava antes : oleo para sistema hidraulico de carros

Vi algumas vantagens em rela??o ao oleo hidraulico

1- muito menos fuma?a e cheiro muito menos desagrad?vel. Lembra muito parafina no cheiro... e assim deve ser pois ele e??a base de parafina...

2- muito menos ?xidos na superf?cie da lamina

3- n?o ? mais caro... paguei R$ 10/litro

A lamina logo apos a tempera, ainda com ?leo




e a mesma lamina apenas limpa com uma estopa, onde retirei o ?leo.

Reply With Quote
  #5  
Old 10-24-2013, 01:54 AM
Rodrigo Lavieri Rodrigo Lavieri is offline
Member
 
Join Date: Nov 2006
Location: Itu, São Paulo, Brazil
Posts: 20
Hilton,
muito obrigado pela sugest?o. Eu vi inclusive um v?deo seu no youtube mostrando o processo de tempera e o ?leo que voc? indicou parece bem claro mesmo. A lamina sai bem limpa.
Eu tentei achar um distribuidor do ?leo, mas o ?nico que me respondeu precisa ser PJ pra comprar. Voc? tem o contato de uma loja que vende para pessoa f?sica e eventualmente em quantidades menores?

grato
Reply With Quote
  #6  
Old 10-24-2013, 06:03 AM
Rsavoia's Avatar
Rsavoia Rsavoia is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2010
Location: Ribeir?o Preto - SP
Posts: 182
Ol? Rodrigo, eu tamb?m uso esse ?leo para tempera, comprei aqui em Ribeir?o Preto eles vende em gal?o de 20 litros.
O nome da loja ? O rei do lubrificante.
Segue o link deles.
http://www.reidolubrificante.com.br/

Abra?o.


__________________
Rogerio Savoia
Ribeir?o Preto - SP - Brasil
rogeriosavoia@rsavoia.com.br
www.rsavoia.com.br
Reply With Quote
  #7  
Old 10-24-2013, 07:22 AM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Uma coisa que sempre procurei, muitas vezes sem sucesso, ? ter coer?ncia.
Ja que dicilmente fazemos um processo adequado, pode dar certo, mas esta longe do ideal...pois quanto temos o ?leo especifico para tempera, n?o temos forno, quando temos forno controlado usamos os mais diversos meios de resfriamento, a tremperatura ? no m?ximo controlada por im?, etc....
por que n?o se usa ?gua, ou salmoura, que n?o gera res?duos, a n?o ser vapor, e ? utilizada pelos t?o venerados janoneses para fazer as katanass?
? pela agressividade do resfriamento? isso n?o ? uma coisa boa?
ab? a todos
cassio


__________________
Cassio Selaimen
Porto Alegre - RS - Brazil
www.doncassioselaimen.com.br
Reply With Quote
  #8  
Old 10-24-2013, 10:02 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Velocidade do resfriamento.

Cassio,
Para os a?os que usamos a t?mpera em ?gua pura ou salmora ? muito violenta provocando trincas e quebras das pe?as.
Para um a?o 1045 alguns usam a ?gua mas at? a? a coisa ? cr?tica. Dia destes fui temperar umas ferramentas da prensa, era blocos de 1045 com 100 mm de comprimento por 50 mm de largura e uns 60 mm de altura. Usei salmora e aconteceu que um dos blocos simplesmente rachou ao meio longitudinalmente se transformando em dois. Como era pra ferramenta soldei os dois peda?os e usei mas se fosse uma faca ...
Esta semana estavamos temperando algumas facas do Devanir todas em K-100 e por um erro de interpreta??o usamos 1050 graus quando dever?amos usar 950. Virou um verdadeiro vidro que depois n?o consegu?amos acertar no revenimento. Procuramos ent?o os graficos do fabricante e temperamos ? 950 com o ?leo pr?-aquecido a uns 60 graus para depois revenirmos ? 380 graus e o resultado foi fant?stico. Obtivemos exatamente a dureza pretendida.
?gua na cutelaria s? serve pra se beber e fazer chimarr?o, e assim mesmo se n?o tiver cerveja na geladeira!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #9  
Old 10-24-2013, 01:09 PM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Kkkkk,
Muito bom Cabete!
380 para revenir n?o ? muito alto? A bula ? essa mesmo?
A minha melhor faca ? de k 100, do tempo que eu era um cara corajoso...
Hj s? a?o mola mesmo....
Grande ab


__________________
Cassio Selaimen
Porto Alegre - RS - Brazil
www.doncassioselaimen.com.br
Reply With Quote
  #10  
Old 10-24-2013, 01:19 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
A?o ferramenta.

O K-100 ? violento, tem 2% ou mais de carbono.
Temperando ? 950 em ?leo pr? aquecido e revenindo ? 380 vai ficar com uns 55 HC de dureza.
Para estas facas que voc? faz ? partir de barras redondas creio que o O1 tamb?m deve dar um excelente resultado. ? um a?o bom de forjar e que d? um poder de corte fant?stico. Por aqui ? o VND.
O Ricardo Romano usava bastante d?le, n?o sei se ainda usa.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #11  
Old 10-25-2013, 12:40 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Aqui em SP tem o "O Rei do ?leo" que vende ?leo de t?mpera tamb?m, tem uma filial ali nas Juntas Provis?rias. S? n?o sei qual o melhor tipo de ?leo para t?mpera (viscosidade, resfriamento r?pido/m?dio/lento etc...), quando liguei l? o cara come?ou a perguntar v?rias coisas e n?o sabia direito, a? o tio da Luciana me arrumou ?leo hidr?ulico e ? esse mesmo que uso (de gr?tis uai!)

At? onde sei na ?gua/salmoura at? 1070 vai, o pessoal usa muito para Katanas....
O 1095 at? rolaria mas trinca muito.
Usualmente somente at? a s?rie 1040 se usa ?gua ou salmoura, existem tabelas em livros de mec?nica que fazem recomenda??es, devo ter uma em casa, se eu achar eu posto aqui.

O ideal mesmo ? seguir (para casos de a?os mais ligados, os simples j? temos as f?rmulas rolando pelo f?rum e na maioria est?o corretos) o Data Sheet do a?o, de prefer?ncia o do fabricante, mas em ?ltimo caso nos 2 ?ltimos SPC o Prof. Carmo sugeriu o "Heat Treater's Guide", tem tabelas de tratamento t?rmico da maioria dos a?os, muito bom.

Last edited by dzucherato; 10-25-2013 at 12:43 AM.
Reply With Quote
  #12  
Old 10-25-2013, 07:40 AM
Rsavoia's Avatar
Rsavoia Rsavoia is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2010
Location: Ribeir?o Preto - SP
Posts: 182
Usando forno com controle de temperatura e esse ?leo para t?mpera, faz menos fuma?a e carepa.


__________________
Rogerio Savoia
Ribeir?o Preto - SP - Brasil
rogeriosavoia@rsavoia.com.br
www.rsavoia.com.br
Reply With Quote
  #13  
Old 10-28-2013, 10:43 AM
Hilton Mendes Hilton Mendes is offline
Steel Addict
 
Join Date: Apr 2010
Location: Monte Verde - MG
Posts: 106
Quote:
Originally Posted by Rodrigo Lavieri View Post
Hilton,
muito obrigado pela sugest?o. Eu vi inclusive um v?deo seu no youtube mostrando o processo de tempera e o ?leo que voc? indicou parece bem claro mesmo. A lamina sai bem limpa.
Eu tentei achar um distribuidor do ?leo, mas o ?nico que me respondeu precisa ser PJ pra comprar. Voc? tem o contato de uma loja que vende para pessoa f?sica e eventualmente em quantidades menores?

grato
Comprei como PF na http://www.pefil.com.br/

Fica no inicio da Av. Edgar Faco, umas quadras da Marginal Tiete... entrando pela ponte do Piqueri....

A quantidade menor ? de 20 litros...... caso seja muito para voc?, sempre tem algu?m que tamb?m precisa e est? disposto a rachar...
Reply With Quote
Reply

Tags
1095, 5160, 52100, a?o, cutelaria, faca, heat, knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Liquido para tempera dz farias SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 34 03-27-2013 09:07 PM
Polimeros para t?mpera emilcio SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 13 09-16-2008 05:11 PM
mestres preciso de ajuda para tempera!!!! antunes SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 01-31-2007 06:47 PM
Argila para tempera Raffael ? SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 08-27-2005 09:19 PM
Oleo Especifico Para Tempera Vulcano SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 2 05-05-2005 08:31 PM


All times are GMT -5. The time now is 12:36 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved