MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 04-27-2013, 08:31 PM
everardo's Avatar
everardo everardo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 57
Tentando a primeira faquinha

Bom pessoal primeiro quero agradecer por todos que ajudam com as dicas maravilhosas q tem aqui e em outros sites. Sou apaixonado por facas d?s de crian?a, e agora estou come?ando a criar a primeira. Escolhi esse modelo por ter gostado muito do design e robustez. ? uma neck feita de lima velha. Como foi a primeira vez eu n sabia que teria dificuldades em fura-la e n?o diminui a dureza dela na forja, ent?o tive dificuldades para fura-la, na verdade minha bosh amadora mal arranhou sua superf?cie. E decidi deixar quieto e improvisar um cabo de paracord mesmo ou outro similar por hora. Fotos e depois umas perguntas, obrigado.

















Pessoal se eu tentar tirar a dureza dela nesse estagio ser? q corre risco de zuar tudo? Ja ta com o fio. Alguma dica de cabo se n der pra furar mais? Abra??o.

Last edited by everardo; 04-27-2013 at 08:37 PM.
Reply With Quote
  #2  
Old 04-27-2013, 09:20 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Se vc "destemperar" ela na forja o que mais vai te dar trabalho vai ser refazer a tempera, lixar tudo denovo, afiar ela novamente

Mas ve com algum conhecido que tenha uma boa furadeira de bancada (BOA) que possa fazer a fura??o dos pinos pra vc caso queira por o cabo em madeira ou outro material

Quanto a dica de cabo, como ela j? ? um pouco espessa... acho que ia ficar legal uma tala fina de kydex ou material similar

s? opini?o, a faca ? sua hehe


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #3  
Old 04-27-2013, 11:04 PM
everardo's Avatar
everardo everardo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 57
Segantin, obrigado pela visita e dicas, vou seguir esse processo ai mesmo, quero fazer um cabo fino de micarta, tenho as manhas da resina e ja ta ate comprado pra fazer isso mesmo. Ser? q com essa eu furo? N?o ? maravilhosa mas quem sabe da a dica por favor, abs.

http://rrmaquinas.com.br/canais/prod...sp?codLoja=387
Reply With Quote
  #4  
Old 04-28-2013, 12:07 AM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Cara, se vc recozer o a?o fura ate com a manual

Se for s? hobby a gente tem que ir improvisando como pode, se for virar pro lado profissional ai sim investe mais em ferramentas


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #5  
Old 04-28-2013, 12:28 AM
everardo's Avatar
everardo everardo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 57
Vlw mesmo irm?o, ja vou pesquisar para fazer com a outra parte da lima.
Reply With Quote
  #6  
Old 04-28-2013, 08:51 AM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Everardo,

O processo ? bem simples.
Se tiver a forja bom, sen?o vai ter que improvisar uma a carv?o mesmo com um soprador que pode ser um secador de cabelo em um cano com os furos para o soprador.

Depois dela funcionando, vc p?e a pe?a na brasa com o soprador ligado e deixa ela la, esse ? o processo de recozimento do a?o.
Eu costumo deixar uns 10min direto na brasa e depois desse tempo deixo descansando no interior da forja(como a minha foi feita com tijolos refratarios, eu deixo as pe?as dentro da forja apagada e fecho a entrada com um tijolo e esque?o ela de um dia pro outro.

Com ela ja recozida vc pode pode come?ar o cabo ou as modifica??es que quiser...
Furar, Cortar, "entalhar" a pe?a... s? n?o cole o cabo ainda.

Bota fogo na forja novamente, deixa a faca no fogo ate atingir uma cor meio amarelada, resfria ela no ar umas 2 ou 3 vezes pra fazer a normaliza??o no a?o. (Normaliza??o ? bom fazer quando trabalha com esmerilhadeira/lixadeira que esquenta demais a pe?a e pode deixar alguns pontos de dureza na pe?a)

Depois disso volta ela pra forja deixando ela aquecer ate a temperatura n?o magnetica e faz a tempera.
As facas de lima que eu tenho feito aqui temperei todas apenas na parte do fio em parafina (tempera seletiva)

Na parte do revenimento ? simples, basta por ela no forno (tomar cuidado no forno a gas pq as vezes a temperatura esta alta demais e pode comprometer a lamina)
Como ja acostumei com o forno aqui de casa, deixo ele numa temperatura de baixa a media duas vezes, sendo o primeiro ciclo de 1h a uns 180? e lixo ela com uma lixa gr?o 36 ou 60 e volto ela pro forno 1h30min +- a 180? pra segunda parte do revenimento onde ela deve ficar numa cor de palha ou meio roxa.

Depois disso ? s? lixar ela ate o polimento que achar melhor, por o cabo e afiar.

Esse ? o processo que eu costumo fazer.

Pe?o ate os mais experientes que corrijam se eu falei alguma besteira pois citei os processos com base no que aprendi vendo meu av? trabalhar (e naquele tempo n?o fazia a tempera com parafina ou oleo, ele fazia a tempera em areia tipo saibro umida para tempera e seca para o revenimento hehe)

Espero ter ajudado com o pouco que conhe?o.

Ab


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #7  
Old 04-28-2013, 01:30 PM
everardo's Avatar
everardo everardo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 57
Segantin, muito obrigado pelas valiosas dicas, eu fiz essa mini forja exatamente como vc falou, sendo q usei em outras partes de lima que n?o esse dai, pois ja coloquei uma resina nessa cordinha. Mas n?o fiz o processo como vc diz e farei assim hoje, se o secador funcionar. Depois posto o video no youtube da forjinha improvisada. Essa das fotos vou deixar com esse cabo "quebra galho" aqui:

Attached Images
File Type: jpg 100_1772.jpg (49.7 KB, 188 views)
Reply With Quote
  #8  
Old 04-28-2013, 02:58 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Ficou legal o desenho dessa sua neck.

se eu puder ajudar em mais alguma coisa


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #9  
Old 04-28-2013, 10:29 PM
everardo's Avatar
everardo everardo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 57
Obrigado, certamente precisarei de mais ajuda, embora eu goste de catar no f?rum as respostas, sempre tem duvidas q s? com uma explica??o mais especifica, abs
Reply With Quote
  #10  
Old 05-02-2013, 10:18 PM
LGustavo's Avatar
LGustavo LGustavo is offline
Enthusiast
 
Join Date: May 2012
Location: S?o Paulo - Brazil
Posts: 47
Talvez de para diminuir a dureza com ma?arico.
Coloque a parte do fio mergulhada na agua e deixe a parte do cabo pra fora.
Com o ma?arico esquente o m?ximo que puder a ?rea que precisa ser furada, com o meu ma?arico consigo chegar proximo da temperatura de tempera, o que ? o ideal. Mas se azular, ja da pra furar.


__________________
Luiz Gustavo Gon?alves
LGustavo Custom Knives
http://LGustavo.com
Fan Page Facebook: LGustavo Custom Knives
Follow on Instagram: LGustavo_Knives
(previous username: lgatg)
Reply With Quote
  #11  
Old 05-03-2013, 06:10 PM
everardo's Avatar
everardo everardo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 57
Obrigado LGustavo, hoje comprei uma broca com revestimento de titanium e vamo ve nas outras limas q meti na forjinha carv?o.
Reply With Quote
  #12  
Old 07-03-2013, 02:21 PM
anterof5's Avatar
anterof5 anterof5 is offline
Member
 
Join Date: Jul 2013
Location: Porto Velho - RO - Brasil
Posts: 14
Excelente, espero que minha primeira faca fique t?o boa quanto XD.
Reply With Quote
  #13  
Old 11-01-2013, 08:25 PM
everardo's Avatar
everardo everardo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 57
Obrigado querido e boa sorte na faquinha tb. Comece.
Reply With Quote
  #14  
Old 11-07-2013, 09:07 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Recozimento...

Para um recozimento pleno eleve a temperatura at? o ponto n?o magn?tico e ? partir da? voc? pode: - deixar esfriar lentamente na forja. - deixar esfriar lentamente coberta por cal ou deixar esfriar lentamente enterrada em vermiculita.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #15  
Old 11-22-2013, 05:48 PM
everardo's Avatar
everardo everardo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 57
desculpe a demora no agradecimento mas mesmo tardia ? merecida, muito obrigado pela dica mano, fiz em outra pe?a maior e ficou muito facil de cortar e lixar. So n furei ainda.
Reply With Quote
Reply

Tags
abs, a?o, design, dicas, faca, forja, hobby, knife, micarta, paracord, video


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Tentando iniciar na arte da cutelaria Mazagon SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 6 05-03-2011 01:22 PM
? tentando que a gente aprende... Ferrari SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 09-02-2009 12:19 PM
Uma faquinha apcarvalho SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 14 07-17-2009 08:16 PM
Faquinha reginaldoRBS SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 24 12-28-2008 04:15 PM
Ainda tentando: ?ngula. Rafael Rozales SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 11 12-12-2008 08:29 AM


All times are GMT -5. The time now is 09:57 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved