MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 12-20-2015, 05:18 AM
Rsavoia's Avatar
Rsavoia Rsavoia is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2010
Location: Ribeir?o Preto - SP
Posts: 182
O que usar?

Ol? pessoal!
Tenho d?vida de como tratar madeira n?o estabilizada.
Com o cabo pronto,o que usar? Seladora? Verniz? ?leo de Linha?a? ?leo de tungue?
O que usar? Como usar?
Obrigado!


__________________
Rogerio Savoia
Ribeir?o Preto - SP - Brasil
rogeriosavoia@rsavoia.com.br
www.rsavoia.com.br
Reply With Quote
  #2  
Old 12-20-2015, 10:54 PM
CRS - Robson CRS - Robson is offline
Member
 
Join Date: Nov 2015
Location: Corumb?, MS - Brasil
Posts: 13
Prezado Rogerio Savoia,
Boa noite!
Pelo seu vi que voc? j? faz lindas pe?as e est? anos-luz a minha frente, rs.
Sou cuteleiro iniciante, al?m da pouca, mas, alguma pr?tica, me baseio nos v?rios v?deos assistidos e leituras j? efetuadas. Tem dado bastante certo!
Entre os produtos que voc? citou, s? n?o vi ser utilizado a seladora. Eu disse, n?o vi, n?o estou dizendo que n?o pode ser utilizado.
Como produtos para impermeabilizar o cabo e conferir beleza, existem v?rios para essa finalidade e pelo que pude notar, a experi?ncia de cada cuteleiro ? que vai ditar a regra.
H? quem utilize cianoacrilato (superbonder), que al?m de impermeabilizar d? um excelente acabamento, aplicada em camadas finas em toda a extens?o do cabo com papel toalha em 3 camadas, lixando sucessivamente uma camada ap?s a outra com lixa 600 at? 2000. Ap?s o ?ltimo lixamento ? so dar polimento com massa de polir... pode ser a pastosa ou a em barra branca.
Para n?o me alongar muito nessas dicas que pretendo lhe repassar, visto que s?o produtos de pesquisas e experi?ncias de v?rios cuteleiros, segue algumas notas colhidas nos foruns da vida cuteleira afora:
- Madeira estabilizada pega brilho com polimento com massa de polir em barra de cor branca, na roda de pano.
- Eu recomendo o tungue, n?o tem erro, e mesmo com uma flanela consegue dar brilho.
Reply With Quote
  #3  
Old 12-20-2015, 10:56 PM
CRS - Robson CRS - Robson is offline
Member
 
Join Date: Nov 2015
Location: Corumb?, MS - Brasil
Posts: 13
Continua??o...

- Ontem resolvi passar um cabo numa roda de feltro com massa, fica muito bom, melhor que com tungue, apesar de j? possuir este.
- Passar ?leo de tungue antes e depois dar polimento na roda de pano com massa de polir de cor branca.
- Depois de uma lixa 600 manual, estou passando em uma roda de algod?o com c?ra de abelha pura impregnada na borda dela, depois ? s? lustrar com um paninho e j? era.
- Tanto o ?leo de tungue como a c?ra de abelha ficam com um bom brilho, mas depois que lavarem a faca ap?s o uso , como fica o brilho? Resposta: J? fiz esse teste e no meu caso, depois de molhar s? passo um paninho pra dar brilho novamente! Mas, j? reparei que retira bastante a prote??o do cabo ? a bucha, se der bobeira a mulherada, ao lavar a faca, mete scoth brite no cabo, e a? nem verniz aguenta...rs
- Eu uso apenas o tungue, depois da 400 a cada troca de lixa eu passo ?leo e a noite deixo com ?leo de um dia pro outro, pra mim funciona bem, lixo at? a 2500!
- Aproveitando, esse fim de semana aproveitei o feriado e desci para a praia e levei algumas facas que tinha feito mas n?o tinha afiado ainda, depois de afi?-las "tenho que melhorar muito ainda", resolvo testar o polimento do cabo, como fui fazer uma caminhada, levei uma delas junto molhei o cabo com ?gua do mar, s? sequei, depois fui pra casa, usei ela na cozinha, molhei bastante e depois sequei bem, passei uma planelinha e tava l? o cabo brilhando como novo! Nessa faca em quest?o, ainda na ?poca eu n?o tinha o tungue, usei uma mistura de cera de abelha, com ?leo de peroba e ?leo de linha?a, sempre passando ?leo ap?s a lixa 400. Fiquei satisfeito com o teste desse fim de semana, o cabo retornou o brilho original apenas lustrando um pouco, sem usar nada al?m do pano.
- Eu tenho uma mistura de cera de abelha com cera de carna?ba, ?leo de peroba e tinner dissolvo em banho maria e deixo a faca de um dia pro outro dentro do vidro, no dia seguinte passo um paninho, uma lixa 600 e dou polimento
- Nos cabos de minhas facas (novas e reformas), costumo polir direto na roda de pano com cera de polir, somente. Todas as madeiras pegam um excelente acabamento dessa maneira.
- ?leo de tugue aquecido para penetrar melhor na madeira e depois polir.

Bom, espero t?-lo ajudado de alguma forma e parab?ns pelas lindas pe?as.

Forte abra?o!

Robson Souza
Reply With Quote
  #4  
Old 12-21-2015, 05:41 AM
Rsavoia's Avatar
Rsavoia Rsavoia is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2010
Location: Ribeir?o Preto - SP
Posts: 182
Obrigado pelo elogio e dicas Robson.
Eu costumo usar a seladora bem dilu?da. Coloco o cabo em um pote com a seladora e deixo at? parar de sair bolhas, espero secar lixo com lixa bem fina e repito mais umas 3 vezes.
Mas n?o estou satisfeito com os resultados. Conversei com um marceneiro e me indicou o ?leo de linha?a. Falou para colocar o bloco no ?leo e esperar at? sair todas bolhas, o tempo de cura ? de pelo menos 1 m?s.
Na faca que estou terminando usei o ?leo de tungue dilu?do no thinner, passei 2 vezes e depois uma sem diluir, quando passei ?gua no cabo parece que saiu o tungue.
N?o tenho uma roda de pano, mas j? usei em roda de sisal e cera de abelha deu um bom brilho, mas a faca n?o era minha e n?o sei se durou.
Mas obrigado pelas dicas, e vou continuar a pesquisar.


__________________
Rogerio Savoia
Ribeir?o Preto - SP - Brasil
rogeriosavoia@rsavoia.com.br
www.rsavoia.com.br
Reply With Quote
  #5  
Old 12-22-2015, 04:58 PM
CRS - Robson CRS - Robson is offline
Member
 
Join Date: Nov 2015
Location: Corumb?, MS - Brasil
Posts: 13
Que isso Rogerio, t? mandando bem mesmo!

Ent?o, ? como te disse sobre as minhas impress?es a respeito das prefer?ncias dos cuteleiros mais experientes, cada um tem a sua f?rmula, uns est?o satisfeitos, outros buscam algo mais satisfat?rio.
Por enquanto, t? no cianoacrilato, 3 camadas lixando sempre at? a lixa 1200 e dando polimento na roda de pano por ?ltimo, mas, dependendo da pe?a, por exemplo, uma faca para o mato, bushcraft, campeira... creio que os tratamentos acima sejam mais recomendados, tamb?m creio que seja pela prefer?ncia do cuteleiro... nesse sentido, estou interessado na quest?o de se estabilizar madeira em casa, saca esse link a?:

http://www.rodbuildingtutorials.com/...%20Min-Wax.pdf

As opini?es s?o divididas sobre o resultado final, por?m, mesmo assim vou tentar, porque no of?cio de cutelaria voc? j? sabe, muita coisa rola pela experimenta??o, rs.

Forte abra?o!

Robson Souza
Reply With Quote
  #6  
Old 12-28-2015, 03:17 AM
Rsavoia's Avatar
Rsavoia Rsavoia is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2010
Location: Ribeir?o Preto - SP
Posts: 182
Ol? Robson.
Procurei algo no forum e achei um artigo do Ferrari sobre um ?leo para tratar a madeira. Eu estava querendo experimentar, mas no artigo falava de uma cera, e eu tenho, ? a microcristal. ? uma mistura de cera de abelha com carna?ba, passei algumas vezes e finalizei com ?leo de tungue. Ainda n?o molhei para testar, mas gostei do resultado.
N?o tenho uma roda de pano, usei uma escova de lustrar sapato.

Abra?o!


__________________
Rogerio Savoia
Ribeir?o Preto - SP - Brasil
rogeriosavoia@rsavoia.com.br
www.rsavoia.com.br
Reply With Quote
Reply

Tags
bushcraft, cabo, cutelaria, dicas, faca, facas, grip, handle, madeira, polir, stabilizing, tanto, wax, wood


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Que materiais recicl?veis e alternativos podemos usar? everardo SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 2 05-13-2013 03:31 PM
Qual trilho de trem usar? eis a quest?o... Jo?oSoaresPB SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 37 03-03-2013 11:02 PM
Uma faca pra usar na cozinha emilcio SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 41 09-20-2007 11:55 AM
Que cola usar? Lobo Negro SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 13 02-05-2006 01:13 PM


All times are GMT -5. The time now is 06:28 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved