MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-10-2004, 04:58 PM
Andreotti Andreotti is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Jos? do Rio Preto/SP
Posts: 393
Send a message via ICQ to Andreotti
Acidente.

Hoje eu iria come?ar este t?pico, dizendo o qu?o prof?cuo foi este fim de semana prolonagado. Em conversas com um tio e um amigo, culminei por ganhar dois motores de 1,5 cv, em perfeitas condi??es, em 110/220, e ainda por cima monof?sicos. Ganhei tamb?m uma bigorna inglesa de 60 kg e uma morsa grande de ferreiro. Isto tudo me presenteado de bom grado e sem absoluto pedido algum. Claro que ficaram as promessas a serem cumpridas de presentear ambos com facas.

O que mais me surpreendeu entretanto foi a mudan?a que o motor causou.
tenho uma lixadeira robusta, feita por um amigo, na qual utilizava um motor de 3/4, e que sempre achei tremendamente insatisfat?ria.
Coloquei o motor de 1,5 cv na mesma e a mudan?a foi brutal. Percebi que a lixa, embora aparentemente bem usada, estava na verdade ? nova. Come o a?o recozido como " manteiga ", vez que bem entendido o eufemismo.
Mas entre todas estas alegrias ocorreu o seguinte.
Estava lixando e de repente o estouro. Seguindo o estouro, um golpe no meu peito, e ap?s eu entender o que ocorreu, vi que a lixa havia estourado, batido em mim, e a faca fora lan?ada para frente, gra?as a Deus, cerca de 05 metros. Fiquei absolutamente at?nito. De in?cio aliviado, pois n?o havia ningu?m de casa nos fundos, depois porque n?o me machuquei.
Mas a merda da lixa, estourou na emenda.
O que pode haver acontecido? Realmente usava a lixa bem esticada e a rota??o do motor ? de 3.500.

Fica a quest?o.

Abra?os a todos.

Alessandro Andreotti


__________________
Alessandro Tadeo Haggi Andreotti
aandreotti@gmail.com
S?o Jos? do Rio Preto/SP.

Last edited by Andreotti; 09-10-2004 at 05:07 PM.
Reply With Quote
  #2  
Old 09-11-2004, 05:12 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Ser? que tu nao passou da velocidade recomendada?? Ou sera que tu nao andou fazendo for?a demais??
Ja passei por algo parecido..O legal sao os vergoes que ficam no peito..
Prefiro usar a lixa rodando no sentido contrario, assim, a faca ? levada pra longe de mim..Certa vez quase fiz uma vasectomia com uma foice que prendeu na roda de borracha..
De qqer maneira, fazer facas ? uma atividade de alto risco e requer maxima atencao e cuidado.. Tenho 20 anos de manutencao industrial e sempre cobrei de meus funcionarios o cuidado com maquinas.. Qdo estamos na nossa casa, acabamos por achar banal o cotidiano.. Nunca podemos esquecer os riscos..
Reply With Quote
  #3  
Old 09-11-2004, 08:04 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Andreotti, vc mesmo disse: cinta de lixa velha!

Eu j? tomei umas 3 bordoadas dessas, uma com lixa 36! A lixa tem que ser descartada depois de alguns usos, pq com o tempo ela vai se deteriorando. N?o utilize lixas muito velhas, ? o conselho que eu dou.

Sempre q vc verificar que as cintas j? n?o desbastam com a devida efici?ncia, descarte. ? a melhor amneira de evitar este tipo de acidente.
Reply With Quote
  #4  
Old 09-11-2004, 08:44 AM
augusto augusto is offline
Enthusiast
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 49
Cara,

ainda bem que vc nao se machucou...

Concordo com o amigo callega, ? necess?rio tomar muito cuidado com m?quinas, j? ouvi muitos amigos falando q levaram "lambada" de uma lixadeira de cinta, mas normalmente falavam que a cinta estourava quando era aplicada muita for?a ou pe?as pontiaguadas de forma inadequada.

Acho q o principal cuidado tambem ? n?o ter pessoas muito perto quando vc esta trabalhando com maquinas... alem de vc poder se distrair, vc pode machucar outras pessoas...


T+


Augusto
Reply With Quote
  #5  
Old 09-12-2004, 05:41 PM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
aten?

Amigo:

As duas coisas fazem parte deste caso, rota??o muito alta, e superficie de contato, se vc esta desbastando a?o e a superficie de contato sob a lixa n?o for emborrachada deve se ter aten??o e delicadesa na hora do desbaste pois se a lixa sofre o atrito dos dois lados ela tende a estourar n?o importando o qu?o boa seja, for?a ? um detalhe que tambem influencia qu?o menor for a for?a empregada menor a chance da lixa estourar, rota??o ? algo a se dicutir, eu mesmo tenho em todas as minhas maquinas polias que me solucionam este problema, para o caso de desbaste de metais reduzo a rota??o aumentando as polias, j? para madeiras, chifres, e materiais menos densos eu aumento a rota??o nas polias reduzindo-as, se servir de ajuda eu utilizo uma rota??o de aproximados 1200 giros/min. para o desbaste de a?o , e para madeiras utilizo 2200 , m?s se houver a necessidade de reduzir mais consigo alcan?ar at? 800 giros/min. aconselho que lixas velhas nunca solucionam problemas, procure usalas uma s? ves e aproveitar o maximo do rendimento que ela tenha , pois em conversa com um representante da 3 m ele mensionou este fato de que as lixas s?o projetadas para terem um rendimento X e ap?s isto n?o se consegue ter um desempenho por igual pois inumeros fatores influenciam nisto, desprendimento de gr?os, superficie de uso desigual,e at? mesmo o fator aquecimento que ? um fato comum principalmente em uso de altas rota??es como ? o seu caso, eu acho que vc deveria reduzir a rota??o pois lhe garanto que ? bem mais seguro e as lixas ir?o ter um rendimento satisfatorio, pois nesta rota??o um toque a mais na lixa pode estragar todo o trabalho que vc teve, pois ela tem um atrito mais constante devido a alta velocidade.

abra?os

Leandro Pazini
Reply With Quote
  #6  
Old 09-12-2004, 11:22 PM
Andreotti Andreotti is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Jos? do Rio Preto/SP
Posts: 393
Send a message via ICQ to Andreotti
Agradecendo.

Pessoal. Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Al?m de tudo isto, acho que descobri o que especificamente fez minha lixa estourar.
Quando a usava na lixadeira, com o motor antigo, a lixa corria no sentido hor?rio, sendo que, quando troquei o motor, este estava com a rota??o no sentido anti-hor?rio. Ou seja, a lixa estava correndo de maneira inadequada para a emenda. Acho que isto foi o que fez com que a mesma arrebentasse, pois pegava primeiro no in?cio da emenda .
No sentido de rota??o que estava, a emenda originalmente estava assim / , quando deveria estar assim. \.
Espero que tenham entendido o que quis demonstrar com as barras.

Abra?os a todos.

Alessandro Andreotti


__________________
Alessandro Tadeo Haggi Andreotti
aandreotti@gmail.com
S?o Jos? do Rio Preto/SP.

Last edited by Andreotti; 09-12-2004 at 11:28 PM.
Reply With Quote
  #7  
Old 09-13-2004, 08:30 AM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Algumas dicas para evitar acidentes

- Trabalhe com a lixa em sentido contrario, assim cavacos e a pe?a em caso de acuidente n?o pegar?o em voce

- Coloque uma especie de teto sobre a lixadeira, assim se a lixa estourar ela bate na parte superior e no minimo reduz o impacto

- At? mesmo para desbaste, ? recomendado uso de avental (para reduzir os danos em acidentes desse tipo) e luva, sendo que a luva pode ser mais fina, para n?o retirar a sensibilidade nescessaria para esse trabalho. Mascara tbm ? fundamental

Abra?o, e se alguem tiver alguma outra dica para adicionar...


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
  #8  
Old 09-13-2004, 07:03 PM
augusto augusto is offline
Enthusiast
 
Join Date: Sep 2004
Posts: 49
S? complementando o amigo Rafael:

Use oculos de prote??o sempre... cavacos e objetos estranhos adoram ter seu olho como moradia!


T+


Augusto
Reply With Quote
  #9  
Old 09-13-2004, 07:50 PM
Rafael.XtZ's Avatar
Rafael.XtZ Rafael.XtZ is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2004
Location: Florianopolis - SC
Posts: 606
Send a message via ICQ to Rafael.XtZ
Como fiz a lei de Murph:
"Toda particula voadora encontra um olho desprotegido"


__________________
Rafael Sch?tz
Palho?a - Praia de Fora
SC - Brasil
rafael.xtz@brturbo.com
www.duckxtz.cjb.net
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 05:34 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved