MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-12-2011, 03:24 PM
Sergio Segre Sergio Segre is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jun 2004
Posts: 73
Lixamento

Trabalhando com a?o 5170 ou damasco de 15N20 + 1090 fiquei com a impress?o que a lixa "come " muito mais r?pido en baixa velocidade (12 m/s) do que em alta velocidade (32 m;s). A explica??o poderia ser que estes a?os endurecem superf?cialmente co o lixamento em alta velocidade (encruamento).
Gostaria de saber se alguem ja fez observa??o semelhante
Grato
Sergio Segre
Reply With Quote
  #2  
Old 02-12-2011, 03:45 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Sr S?rgio, j? observei esse neg?cio da velocidade na hora do desbaste.

Lembro que quando fui na primeira vez na casa do amigo Emilcio, ele usava uma velocidade alta para o desbaste. Depois que ele mudou a polia e baixou a velocidade, o desgaste do a?o ficou mais f?cil.

Eu uso uma velocidade de desbaste de 15 m/s.

N?o acredito que essa diferen?a seja por encruamento. Acho que isso acontece devido ao tempo de contato do gr?o da lixa com a superf?cie do a?o, sendo que se a velocidade for muito alta, n?o d? tempo para que possa "arrancar" a limalha.

N?o tenho certeza disso, portanto seria interessante algu?m com maior conhecimento em abrasivos para dar o parecer.
Reply With Quote
  #3  
Old 02-12-2011, 05:43 PM
dz farias's Avatar
dz farias dz farias is offline
Guru
 
Join Date: Feb 2006
Posts: 1,365
Sergio uma pergunta onde voce esta conseguindo 1090, obrigado.

Abra?os


__________________
Victor S. Farias

DZ.FARIAS@GMAIL.COM

Visitem meu blog. Abra?os http://dzfarias.blogspot.com/
Reply With Quote
  #4  
Old 02-12-2011, 09:03 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Boa noite. Interessante! Com essas informa??es, quando projetar uma lixadeira saberei que mesmo varia??es pequenas de velocidade fazem a diferen?a.
Por?m alem de a?o, o interessante da lixadeira ? propriamente lixar outros materiais, ent?o me veio uma pergunta seguindo o coment?rio do Ferrari, seria vi?vel ter mais de um polia para se ajustar ao eixo do motor, isto ? uma pequena e outra grande, ou ? mais em conta utilizar um potenci?metro para regular a velocidade? Quem entende de el?trica poderia dar uns palpites, pois uma vez perguntei isso ao meu tio que cursou engenharia, ele me disse que o potenci?metro ficaria mais caro do que a polia.

Ferrari, apesar de n?o entender nada, estou totalmente de acordo com voc?. Pois uma furadeira de alta rota??o tamb?m n?o fura a?o, e nesta ocasi?o o ?revenimento? na ponta da broca vem como conseq??ncia agravando ainda mais a situa??o.

? assunto para se pensar bem, pois com alta velocidade poderemos ter menor ou maior desgaste da lixa, como do material, al?m da superf?cie ficar mais polida (com menos risco em uma velocidade alta utilizando uma mesma grana de lixa), levar mais ou menos tempo para concluir o servi?o. S?o muitas vari?veis, que dor de cabe?a!

Gostaria de saber de voc?s, se n?o for abusar da boa vontade, a velocidade que costumam utilizar para lixar madeira como para o a?o, e por que.

Abra?o a todos.
Reply With Quote
  #5  
Old 02-13-2011, 06:12 AM
Sergio Segre Sergio Segre is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jun 2004
Posts: 73
Caro Sr Victor,
Comprei a?o 1090 na MC Fitas tel 1142214461.
Um abra?o
Sergio
Reply With Quote
  #6  
Old 02-13-2011, 12:08 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Kewyn, a maneira mais barata de modificar a velocidade da lixadeira s?o duas polias escalonadas, uma no motor e outra no eixo da lixadeira:



Uma outra alternativa, muito usada pelo pessoal da cutelaria ? o inversor de frequ?ncia. Ele ? a melhor op??o, mas o pre?o ? um pouco salgado pra quem est? come?ando. Outra vantagem do inversor ? poder usar um motor trif?sico em uma rede bif?sica:



Particularmente, a velocidade da minha lixadeira ? fixa em 15 m/s. Me acostumei da trabalhar assim e n?o vejo problemas.
Reply With Quote
  #7  
Old 02-13-2011, 01:46 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Ba tarde. Obrigado por ter se interessado e respondido a d?vida. ? sempre bom ter essas informa??es de antem?os, assim evita jogar dinheiro fora. Mas acho que s? funcionando uma lixadeira para saber mesmo rsrs. Abra?os a todos, obrigado.
Reply With Quote
Reply

Tags
cutelaria


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 03:04 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved