MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-09-2011, 10:26 AM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
estou de volta. Duvida

?la pessoal fiquei muito tempo sem aparecer... Estava viajando, l? pras bandas da campanha!
e por la mal pega celular... quem dira internet! hehehehe,
trouxe de la 2 discos Tat? que v?o virar facas!
minha forja ta quase pronta, ela vai ser a carvao, e minha duvida ? a seguinte:
Para revestir ela pode ser de barro? ou ? melhor com massa refrataria?
Ouvi falar que o barro aguenta melhor o calor.
Como fazer esse barro?

Abra?o.
Reply With Quote
  #2  
Old 02-09-2011, 07:15 PM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
Alguem para me dar uma luz? hehehehe
Reply With Quote
  #3  
Old 02-09-2011, 07:43 PM
Villela Villela is offline
Steel Addict
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 111
O ideal seria o tijolo refrat?rio.
Reply With Quote
  #4  
Old 02-09-2011, 08:11 PM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
ok, vou fazer com tijolo e cimento refratario!
Reply With Quote
  #5  
Old 02-15-2011, 08:21 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
tijolos comuns

Tenho uma ? carv?o cuja mesa ( ? isto mesmo, na forja a base onde se coloca o carv?o deve ser plana como uma mesa ) fiz com tijolos comuns e cimento refrat?rio e ficou excelente, nunca rachou.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 02-15-2011, 09:29 AM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
Fiz a minha hj pela manh?! fiz com terra refrat?ria, essas que se encontra em casa de materias de constru??o...(me custou R$8,90 o saco de 10Kg) Apenas revesti com a massa um tarro de ferro que eu tenho! acho que vai fucionar bem! Logo logo posto algumas fotos! Abra?o!
Reply With Quote
  #7  
Old 02-15-2011, 02:19 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Boa noite, Vazilli, parece que cheguei tarde, mas mesmo assim vou postar. Apesar de ainda n?o ter tido muitas experi?ncias com revestimento, pois at? agora s? testei o barro, o tijolo refrat?rio, e a argamassa refrat?ria.
Minha primeira forja, que na verdade era um fundo de um cilindro de m?quina de larvar roupas, revestida com tijolo, e assentado no barro era na verdade utilizado para fundir alum?nio, eu mesmo que a fiz. Utilizei ela v?rias vezes, e o material continuou intacto, somente o tijolo que come?ou a esfarelar uma quina ou outra.
Nestes ?ltimos dias eu ganhei uma forja, e a revesti com tijolos e argamassa, por?m n?o acho que vai durar muito tempo, apesar de a forja reter bem mais caloria(? poss?vel que essa caracter?stica adi venha da espessa camada de ferro fundido abaixo do material refrat?rio, apesar de n?o esquentar tanto),ele se deteriora facilmente.
Pode se encontrar este tipo de argamassa em lojas de materiais de constru??o, marmoarias, e melhor ainda em lojas especializadas no ramo de refrat?rios.
Eu utilizei um saco de 5kg, e na embalagem estava dizendo que n?o era ideal para temperaturas acima de 400?, mesmo assim o vendedor garantiu que usava em fornos que atingem temperaturas pr?ximas dos 1200?. ( tonto eu de acreditar )

Na minha opini?o o melhor a se fazer, ? utilizar placas de tijolos refrat?rios ( os que contem alum?nio em sua composi??o e depois de queimados viram cer?mica s?o os melhores) e assentar com o barro, que ? barato, pr?tico e eficiente "se" utilizado da maneira correta.
Para tanto segue uma receita, que eu gostaria de compartilhar:

http://api.ning.com/files/l5KbIFO-y8...losdeadob1.pdf

Obs.: Para melhor aproveitamento adicionar:
- 1/8 de a??car a mistura final;
* Em rela??o a liga de barro:
- 1/6 de cimento;
- 1/12 de cal virgem, que deve ser hidratada;
- 1/12 de cinzas de carv?o;
- 1 a 2 copos de olho de soja ( para cerca de 7 kg de material );
N?o utilizem a palha citada no link ? cima, voc?s realmente n?o v?o querer material org?nico junto ? massa, mas pode-se utilizar o esterco para ajudar a dar a liga.
A melhor mat?ria prima para se utilizar ? terra de terrenos nivelados, que tiveram origem de 1 metro abaixo do solo, e areia de constru??o grossa (de rio, limpa e livre de material org?nico).
Para os impacientes, mesmo depois de seco, a cura do cimento leva cerca de 15 dias, e este ? o processo completo, por?m n?o ? necess?rio esperar tudo isso "se" queimar a argila bem devagar j? ? poss?vel utilizar a forja a partir do 4? dia.
Depois de seco, realizar a primeira queima, de leve, para terminar de tirar a ?gua. e de pouco em pouco, a medida que se verificar altera??o na apar?ncia da liga, que deve passar de vermelho-ocre, para um bordo-acizentado ir aumentando a pot?ncia at? a temperatura de funcionamento.

Explica??es:

O a??car depois de queimado vitrifica, fazendo com que se torne um refrat?rio, al?m de aumentar a resist?ncia e maleabilidade. E isto n?o sou eu quem est? dizendo:

http://www.engeplus.com.br/conteudo....digo_not=22079

Vide
O ?leo a torna imperme?vel, criando uma pel?cula protetora.
O cimento confere resist?ncia mec?nica
A cinza ajuda a reter a caloria, assim como a cal que, al?m disso, confere maleabilidade e no final ? quem altera a cura da massa de um simples cimento-barro, para a liga refrat?ria.

Lembrando que esta ? a minha maneira, totalmente auto-ditada de revestir a forja, somente com as informa??es da internet e por experi?ncia pr?pria.
? poss?vel colocar a argila em contato direto com o fogo, que por sinal n?o vai apresentar uma isola??o t?rmica t?o boa se comparado com o desempenho utilizando tamb?m o tijolo refrat?rio, em compensa??o vai durar um pouquinho mais.

E vale lembrar que j? estou juntando um dinheirinho para trocar o material refrat?rio da minha forja, a argamassa s? me fez gastar dinheiro.

Sei que parece bastante complicado e cansativo, mas vale a pena, e para quem n?o tem dinheiro para investir toda vez que precisar troca o refrat?rio da forja, creio esta, ser a melhor alternativa.

Curiosidade: Alguns fornos japoneses s?o constru?dos com material semelhante, isto ? na composi??o do barro 60% a 70% argila.

Fiquem a vontade para criticar e comentar.Abra?o a todos.

Fontes: F?runs de cutelaria, sites da internet, fornecedor da forja.
Reply With Quote
  #8  
Old 02-15-2011, 02:35 PM
vazilli's Avatar
vazilli vazilli is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 81
Ol?, eu comprei massa refrat?ria, um saco de 10kg, no saco diz que ela aguenta at? 1450?
Usei apenas ela para forrar a forja conforme dizia na embalagem!
Dizia tbm que para temperaturas acima de 1000? era pra usar apenas a massa refrataria sem adcionar cimento! Pois bem foi o que fiz... vamos ver se vai durar! abra?o!
E obrigado pelas informa??es!
Reply With Quote
  #9  
Old 02-15-2011, 02:44 PM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
Realmente existem materiais refrat?rio que resistem a altas temperaturas, o meu problema ? encontrar onde eu moro, ent?o tive de me virar. Fiquei com receio de usar somente argila refrat?ria(comum) pela baixa isola??o t?rmica que ela apresenta, e carv?o ? uma coisa que derrete na forja rsrsrsrs.
Abra?o.

Last edited by kewyn; 02-16-2011 at 02:49 PM.
Reply With Quote
Reply

Tags
cutelaria, files


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Sim.. ainda estou vivo reginaldoRBS SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 16 03-31-2010 08:59 AM
Estou de volta! paulorocha SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 13 01-29-2007 06:40 AM
Finalmente estou a arrancar... Paulo_S SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 10-31-2005 04:49 AM
Estou de volta rsfjr SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 09-18-2003 06:07 AM
Estou de volta! Rodrigo Sfreddo SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 10 10-25-2002 09:39 PM


All times are GMT -5. The time now is 03:36 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved