MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #31  
Old 04-29-2008, 07:28 AM
CBearzy's Avatar
CBearzy CBearzy is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2006
Location: Entre Rios do Sul-RS
Posts: 294
A exatos 10 anos atr?s quando fiz minha primeira faca, aprendi com ferreiros a tecnica da tempera que utilizavam e veio passada de pai para filho. Assim na ?poca procurei os ferreiros da regi?o para que me mostrassem como procediam. A tempera utilizada para temperar ferramentas era simples, uma grande vasilha, geralmente um tonel de 200 litros de metal costado ao meio. Dentro deste cebo ( banha) de bovinos. Ali eles temperam enxadas, fa??es, foices, machados p?s de arrados de tra??o animal.

Ap?s isto atrav?s da revista Magnum, tive contatos e pude conversar por telefone com alguns cuteleiros da ?poca, assim Antal Bodolai me deu dicas de como temperara o a?o inoxid?vel, Dobruski, de a?o carbono e aos poucos fui adqiurindo conhecimento para realizar a tempera que hoje fazemos.

Visitei na ?poca ainda varias pequenas cutelarias, da regi?o de Erechim e Passo Fundo- RS, cutelarias que ainda hoje utilizam o mesmo veiculo liqido para a tempera ou seja CEBO BOVINO.

Utilizo um tacho de tempera de cerca de 25 cm de largura por 25 cm de profundidade com cerca de 1 metro de comprimento, isso me da flexibildade para temperar l?minas de tamanhos variados.

Utilizo uma mistura de oleo com cebo como veiculo refrigerante para o choque termico, os ultimos testes de dureza que fiz isso ja a alguns anos n?o vou negar, ap?s o revenimento, estavam com 53? RC de dureza, o que posso diser, considero ideal para facas de uso di?rio no campo.

Bem como n?o podemos andar para tr?s, mas tambem n?o p?demos desconsiderar o conhecimento adquirido com a pr?tica, e por favor os mais experientes que me corrijam se estiver errado, ACHO SINCERAMENTE QUE OS INICIANTES DEVEM TER PACIENCIA E ADQUIRIR O OLEO PARA TEMPERA RECOMENDADO, POIS DESENVOLVER?O A ESPERIENCIA SOBRE AQUILO QUE HOJE E CONSIDERADO O MELHOR. Eu porem acho que mudar agora daquilo que conhe?o e tenho pr?tica, me coloca na posi??o de fazer testes novamente para aprender a lidar com o novo. No momento vou continuar com o sistema de tempera que utilizo pois o considero adequado, mas num futuro que n?o esta distante, ou seja no momento em que tiver que mudar as intala??es que hoje utilizo, pretendo reformular tambem o sistema de tempera para O OLEO DE TEMPRA QUE OS CUTELEIROS MAIS EXPERIENTES RECOMENDAM. Para isto tambem estou adquirindo alguns litros de oleo de tempera, para come?ar os testes do como trabalhar com ele.

Desculpen-me por me estender tanto, e por dizer t?o pouco de novo, mas vejo que estamos aqui para compartilhar conhecimentos e encurtar dist?ncias entre o que buscamos.

Desculpen-me.

Abra?o
Charles.

Last edited by CBearzy; 04-29-2008 at 07:58 AM.
Reply With Quote
  #32  
Old 04-29-2008, 01:27 PM
M.TEX's Avatar
M.TEX M.TEX is offline
Skilled
 
Join Date: Apr 2008
Location: CARIOCA - USA
Posts: 349
E sempre bom coletar conhecimentos novos ou antigos ....
Obrigado pela sua ajuda...


M.TEX
Reply With Quote
  #33  
Old 04-29-2008, 01:30 PM
M.TEX's Avatar
M.TEX M.TEX is offline
Skilled
 
Join Date: Apr 2008
Location: CARIOCA - USA
Posts: 349
Por?m ?leos vegetais tendem a se tornarem gelatinosos com o tempo. Me lembro que uma vez eu deixei um pouco de ?leo de soja dentro de uma garrafa e, algum tempo depois (1~2 anos talvez, n?o lembro) ele se tornou uma gel?ia



Principalmente se for guardado em lugar de baixa temperatura ( como aqui onde moro )

M.TEX
Reply With Quote
  #34  
Old 03-10-2013, 11:11 PM
everardo's Avatar
everardo everardo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 57
ja tinha ouvido falar em temperas com parafina e com sebo de boi, gostei, sou chegado num esquema mais rustico.
Reply With Quote
  #35  
Old 03-27-2013, 09:07 PM
cassio cassio is offline
Guru
 
Join Date: Jan 2003
Location: south of brazil
Posts: 1,004
Send a message via MSN to cassio
Aust?mpera,
Sais fundidos formando um banho onde o material ? resfriado e mantido em torno de 400 C para transformar Austenita em Bainita. Bainita ? um microconstituinte com dureza muito similar a Martensita, mas que garante flexibilidade com ?tima resist?ncia ao desgaste e n?o precisa revenir para aliviar as tens?es da tempera convencional.
Acho que o futuro ? esse a?. Um amigo professor de engenharia me passou isso. S? nao sei se ? vi?vel para uso caseiro e se realmente vale a pena.


__________________
Cassio Selaimen
Porto Alegre - RS - Brazil
www.doncassioselaimen.com.br
Reply With Quote
Reply

Tags
material


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 03:09 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved