MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-05-2004, 07:59 AM
Vincentys's Avatar
Vincentys Vincentys is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2004
Posts: 35
Send a message via ICQ to Vincentys
Iniciante...

Ol? Pessoal do forum.

Meu nome ? Thiago e estou querendo me iniciar na arte da cutelaria...(acho que ? assim q se escreve). Quando eu vi a mat?ria no IG eu gostei muito e procurei a me informar, e aqui estou....

Em primeiro lugar tenho algunas duvidas sobre a Sociedade Brasileira dos Cuteleiros, como eu fa?o para me afiliar? Tamb?m se existe algum custo? Se algum puder me auxiliar em rela??o a isso ficarei muito grato.

Agora aqui vai algumas perguntas de iniciante mesmo.... num xinga... rsrsrs

1) Como eu posso adquirir ou fazer uma forja (A g?s ou a carv?o), ? f?cil a constru??o de um?

2) Quais as ferramentas b?sicas para inicia??o?

3) Materiais; O q devo usar primeiramente como marinheiro de primeria viagem?

Bom com vc?s podem ver... s?o perguntas b?sicas... eu nunca fiz nada relacionado a isso. N?o tenho ideia de como forjar, desbastar, etc.... preciso de uma ajudinha!

Obrigado pela aten??o, e tamb?m muito obrigado a quem responder este post...

Abra?os

Thiago
Reply With Quote
  #2  
Old 08-05-2004, 08:17 AM
BrB's Avatar
BrB BrB is offline
Living Legend
 
Join Date: Sep 2003
Location: Brazil, Florian?polis SC
Posts: 1,599
Send a message via ICQ to BrB Send a message via MSN to BrB
Ol? Thiago, seja bem vindo.

D? uma olhada nos t?picos anteriores, fa?a uma pesquisa mais detalhada que voc? vai achar muitas informa??es para iniciantes que podem lhe ajudar bastante. Depois disso voc? vai ter outras d?vidas.. e a? podemos come?ar com perguntas mais dirigidas.

Sobre associa??o voc? pode perguntar ao Ricardo Vilar ou ao Ferrari. Eles est?o sempre por aqui.

Abra?os,


__________________
Jeff Velasco

-------------------------------------------
Pesquise posts antigos antes de perguntar:
Use CKD Search
? mais r?pido e f?cil!
Reply With Quote
  #3  
Old 08-05-2004, 11:28 AM
Vincentys's Avatar
Vincentys Vincentys is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2004
Posts: 35
Send a message via ICQ to Vincentys
Valeu pela dica... estou verificando os outros t?picos... vamos ver no que vai dar!

Obrigado.

Thiago
Reply With Quote
  #4  
Old 08-05-2004, 11:37 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Thiago, bem vindo ao f?rum.

Nos t?picos iniciais tem l? em cima Tutorial Nacional. L? vc j? poder? ter uma id?ia de como come?ar a fazer uma faca forjada, o ferramental e os materiais para iniciar na cutelaria.

Bom divertimento!
Reply With Quote
  #5  
Old 08-05-2004, 11:53 AM
Vincentys's Avatar
Vincentys Vincentys is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2004
Posts: 35
Send a message via ICQ to Vincentys
Boa tarde Ferrari....

Como vc j? viu ... Eu gostaria de saber mais sobre a Sociedade Brasileria dos Cuteleiros; E se tem algum custo para fazer parte. Eu dei uma olhada na page e gostei, mas fiquei na d?vida se existe ou n?o, quais os beneficios.... esse tipo de coisa. D?vida f?cil de sanar...

Abra?os

Thiago
Reply With Quote
  #6  
Old 08-05-2004, 12:05 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Caro Thiago, a SBC existe sim!!! E estamos atuando como nunca!

VC pode se associar como membro cuteleiro ou membro associado. Existe uma anuidade a ser paga e o Ricardo Vilar pode passar pra vc.

Os benef?cios s?o v?rios: pertencer a uma associa??o respeitada em ?mbito nacional e internacional. S? isto j? lhe dara um bom respaudo.

Mas devo alertar que antes mesmo de vc se associar, seria interessante fazer algum curso (o Vilar pode lhe passar o n?cleo mais pr?ximo), para quando vc fosse se associar j? estivesse fazendo suas facas. Na realidade vc vai iniciar uma caminhada, e o primeiro passo ? vc ficar em p?.

Espero ter respondido suas quest?es. Com certeza o Vilar pode lhe auxiliar melhor, tendo em vista estar mais pr?ximo de vc.

Um abra?o Ferrari
Reply With Quote
  #7  
Old 08-06-2004, 07:50 AM
Vincentys's Avatar
Vincentys Vincentys is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2004
Posts: 35
Send a message via ICQ to Vincentys
Opa! Valeu ai Ferrari pela dica!

Eu vou ver um curso sim, acho que ? fundamental! Como eu n?o tenho muita id?ia sobre isso, vai ser ?timo! Como eu fa?o para entrar em contato com o Vilar? ele tem telefone, email ou p?gina? Aqui em S?o Jo?o da Boa Vista, n?o sei se tem algu?m q utilize da arte da cutelaria, vai ser dificil... mas n?o imposs?vel. Caso for necess?rio ir para Sampa, vamos fazer o m?ximo!

Abra?o a todos.

Thiago.
Reply With Quote
  #8  
Old 08-06-2004, 09:39 AM
Lepazini Lepazini is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2002
Location: Foz do Igua?u - PR - Brazil
Posts: 412
Caro amigo:

Seja bem vindo , como j? foi mensionado pelo Saudoso Ferrari "gosto do saudoso em sargento"hehehe, ? muito facil de vc ter uma no??o basica, olhe os tutorias , estes lhe dar?o uma previa no??o de como se faz uma faca artesanal, lhe antecipo que a cutelaria ? um caminho que requer acima de tudo dedica??o, estudo e autodiciplina, vc vera que n?o ? t?o dificil, e que com a ajuda dos nossos companheiros suas duvidas ser?o esclarecidas, uma boa dica ? vc dar uma olhada na SPKS deste ano pois nela vc tera contato direto conosco e com certesa vera que acima de cuteleiros somos bons amigos dispostos a trocar id?ias e conhecimento, ok.

abra?os

Leandro Pazini
Reply With Quote
  #9  
Old 08-06-2004, 09:46 AM
Vincentys's Avatar
Vincentys Vincentys is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2004
Posts: 35
Send a message via ICQ to Vincentys
Quote:
Originally Posted by Lepazini
Caro amigo:

Seja bem vindo , como j? foi mensionado pelo Saudoso Ferrari "gosto do saudoso em sargento"hehehe, ? muito facil de vc ter uma no??o basica, olhe os tutorias , estes lhe dar?o uma previa no??o de como se faz uma faca artesanal, lhe antecipo que a cutelaria ? um caminho que requer acima de tudo dedica??o, estudo e autodiciplina, vc vera que n?o ? t?o dificil, e que com a ajuda dos nossos companheiros suas duvidas ser?o esclarecidas, uma boa dica ? vc dar uma olhada na SPKS deste ano pois nela vc tera contato direto conosco e com certesa vera que acima de cuteleiros somos bons amigos dispostos a trocar id?ias e conhecimento, ok.

abra?os

Leandro Pazini
Leandro, muito obrigado pelo post!!!

Estou vendo que o pessoal aqui ? muito unido apesar da distancia entre vc?s ou melhor... n?s! Seguindo a linha de raciocinio que o Ferrari falou e mais vc, tenho certeza que vou come?ar em breve. Como o velho ditato diz... "Nunca come?e um projeto sem ter as ferramentas necess?rias".... Agora estou comprando algumas coisas que n?o tenho. Estou indo com calma para nada sair de errado...

Tamb?m quando houver um proximo encontro dos cuteleiros ou algo assim q vc disse... SPKS... da para ter uma ideia de como come?ar direitinho.

Fico grato pela sua contribui?ao aqui no forum, esclarecendo duvidas ao novato.

Muito obrigado

Thiago.
Reply With Quote
  #10  
Old 08-06-2004, 04:44 PM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Ol? Thiago,

Seja bem vindo ainda que de forma tardia.
Sinta-se a disposi??o para entrar em contato quando quiser, mas n?o deixe de olhar e procurar em todos os sites que puder e aqui no forum tamb?m tem muita informa??o valiosa aqui.
Tenho alguns amigos ai em S?o Jo?o eles tem um Sitio seguindo pela estrada da Vargem.
Siga as dicas dos amigos do forum que ter? sucesso.
Abra?os Vilar


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #11  
Old 08-07-2004, 01:25 PM
Vincentys's Avatar
Vincentys Vincentys is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2004
Posts: 35
Send a message via ICQ to Vincentys
Quote:
Originally Posted by R.Vilar
Ol? Thiago,

Seja bem vindo ainda que de forma tardia.
Sinta-se a disposi??o para entrar em contato quando quiser, mas n?o deixe de olhar e procurar em todos os sites que puder e aqui no forum tamb?m tem muita informa??o valiosa aqui.
Tenho alguns amigos ai em S?o Jo?o eles tem um Sitio seguindo pela estrada da Vargem.
Siga as dicas dos amigos do forum que ter? sucesso.
Abra?os Vilar
Boa tarde Vilar, tudo bom contigo?

Como o Ferrari falou, gostaria de saber se existe algum n?cleo(CURSO) aqui por perto de S?o Jo?o da Boa Vista, ele disse que voc? poderima me ajudar a achar uma coisa boa! Claro que os valores s?o fundamentais! Pois a realidade do brasileiro ? isso que vemos hoje.

Espero que me ajude.

Obrigado

Thiago.
Reply With Quote
  #12  
Old 08-10-2004, 11:23 PM
Vincentys's Avatar
Vincentys Vincentys is offline
Enthusiast
 
Join Date: Aug 2004
Posts: 35
Send a message via ICQ to Vincentys
Eu acho que o Vilar n?o viu meu post.... Ent?o quer der uma olhadinha e souber de algo... mande ai!

Ser? que algu?m sabe de um curso bom de cutelaria perto da cidade de S?o Jo?o da Boa Vista - SP?

Obrigado.

Thiago.
Reply With Quote
  #13  
Old 08-11-2004, 06:55 AM
R.Vilar R.Vilar is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jul 2002
Location: S?o Paulo - Brasil
Posts: 252
Thiago.

Demoro um pouquinho a responder, n?o sou muito r?pido no teclado.
Infelizmente n?o tem curso em S?o Jo?o da boa Vista! Se voc? quiser fazer curso ou visitar algum cuteleiro ter? que andar um pouquinho.
O mais interessante seria voc? manter contato comigo por e-mail para vermos se voc? me visita qualquer dia destes.
Mas de qualquer forma continue tentando fazer sua faca com as dicas que pode encontrar aqui.

Abra?os


__________________
R.Vilar
S?o Paulo -Brasil
www.rvilarknives.com.br

Reply With Quote
  #14  
Old 08-11-2004, 07:18 AM
bitorusan's Avatar
bitorusan bitorusan is offline
Enthusiast
 
Join Date: Apr 2004
Location: SP - brazil
Posts: 90
Send a message via MSN to bitorusan
Salve Thiago

Conselho de principiante:
Reserve um tempinho e leia todos os posts deste f?rum e com certeza voc? em breve vai estar fazendo muitas facas. N?o esquecendo ? claro de encher esses feras de perguntas, eles est?o sempre dispostos a ajudar...
Eu comecei a pouco tempo tamb?m e esse f?rum me ajudou bastante (ainda ajuda muito!).

Manda bala!

Vitor Oliveira

Paz



__________________
Bitoru san



bitorusan@gmail.com
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 12:30 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved