MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-17-2007, 09:20 PM
Paulo Paulo is offline
Member
 
Join Date: May 2003
Posts: 15
Alguem pode temperar a minha espada?

Bom dia amigos,
Fiz uma espada por desbaste do a?o SAE 1045. Agora preciso de alguem que a tempere para mim por um pre?o justo. Ela tem um metro de comprimento, estilo katana e l?mina full tang (vai at? o final do cabo).
N?o precisa ser t?mpera seletiva, mas quero um trabalho s?rio. Gostaria de dureza pr?xima de 55 RC e, naturalmente, desejo o m?ximo de resistencia a impacto.
moro em Bras?lia, se for algu?m daqui ou das proximidades, facilitaria contato.

medidas da l?mina:
72 cm de comprimento
1 m de comprimento total (full tang)
6 mm de espessura na base
3 cm de largura na base

A lamina esta torta, porque a chapa era empenada. Se for poss?vel, esquent?-la para desempenar e ficar reta, eu agrade?o.

Muito obrigado amigos.
Paulo
Reply With Quote
  #2  
Old 08-18-2007, 11:00 AM
Carcar?_BR's Avatar
Carcar?_BR Carcar?_BR is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2006
Location: Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
Posts: 453
Send a message via MSN to Carcar?_BR
Aproveitando teu escrito Paulo, talvez fosse uma boa voc? conhecer o pessoal l? da UNB.
Sobre o a?o que voc? utilizou, n?o possui uma quantidade mui buena de carbono. N?o sei se serviria para a fun??o que voc? deseja.
Algu?m a? do f?rum j? testou temperar algo em 1045 e seus resultados se o fez?


__________________
Sauda??es Pantaneiras
O Mato Grosso do Sul tamb?m est? por aqui.

Costa Marques {Carcar?.BR}
"Ver?s que um filho teu n?o foge a luta"
MVB: 1781
Reply With Quote
  #3  
Old 08-18-2007, 11:44 AM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
O 1045 d? uma boa t?mpera e ? f?cil de temperar, o problema ? que o pessoal tem preconceito com ele.

? claro que sua dureza (+- 50 RC) n?o fica que nem a de um 5160 ou 1070.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #4  
Old 08-18-2007, 12:39 PM
Paulo Paulo is offline
Member
 
Join Date: May 2003
Posts: 15
obrigado pelas respostas, Carcar? e rsfjr. Realmente o a?o 1045 nao ? dos mais duros, mas foi o melhor que consegui encontrar na espessura de 6mm. Minha intens?o era fazer a espada com o 1060.
Eu vou procurar o pessoal da unb. Inclusive conhe?o o Milton Hofmann pessoalmente. ? um profissional dedicado, no entanto perdi o telefone dele.
Bom, valeu pessoal, e se alguem puder me dar indica?ao de alguem que fa?a a tempera, eu agrade?o.
Reply With Quote
  #5  
Old 08-18-2007, 10:11 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
1045 acho um a?o apropriado para l?minas deste porte. A dureza de 55 talvez seja excessiva para resistir aos golpes pois em uma l?mina deste tamanho a flexibilidade para aborver as pancadas ? muito importante. Se a pe?a fosse minha acho que n?o tentaria colocar nada al?m de uns 48RC mas n?o sou experiente em espadas apenas acho conveniente que pesquise mais o assunto. Se for uma seletiva a? sim pode tentar uma dureza maior no fio.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #6  
Old 08-19-2007, 08:47 AM
D?rtagnan's Avatar
D?rtagnan D?rtagnan is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2006
Location: Bras?lia DF
Posts: 119
Send a message via Yahoo to D?rtagnan
Paulo, segunda feira estaremos todos reunidos na UNB, na oficina da Maquete, para recepicionar os alunos do curso de cutelaria que estara come?ando e continuara por toda semana.
Se puder estar la sera muito bem vindo e creio, poderemos estudar uma solu??o para seu caso, seria interessante levar a espada.
Caso n?o souber como chegar la, me ligue 9982-5469.


__________________
Abra?os Darta .'.
Reply With Quote
  #7  
Old 08-19-2007, 09:51 AM
Paulo Paulo is offline
Member
 
Join Date: May 2003
Posts: 15
cabete, eu entendo pouco sobre a dureza desse tipo de lamina. 55 rc ? uma dureza que alguns fabricantes usam, quando a tempera nao ? seletiva, foi o que vi em sites americanos. Eu sei que se for muito macia, o fio pode nao resistir aos golpes de outra espada. Ele se deforma demais, e afeta a integridade da lamina. Eu gostaria do a?o com mais de 48 de dureza, que segure um pouco mais o corte tambem.
obrigado Darta pela ajuda, eu vou te ligar, e espero, estarei na unb segunda.
Reply With Quote
  #8  
Old 08-19-2007, 10:11 AM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Paulo, a dureza da l?mina n?o ? tudo.

Um fio de 48 RC ag?enta bem. Voc? pode ter um fio de qualquer dureza, se voc? bater esse fio de 55 RC contra o fio de 48 RC os dois v?o se estragar.

E eu digo mais, em um choque desses, o fio de menor dureza talvez se saia melhor que o de maior dureza, sabe porque? O de menor dureza tende a se dobrar/cortar, o de maior dureza tende a se rachar/lascar.

Antes de tudo, veremos que a maioria das espadas s? tinham 1 prop?sito b?sico: Cortar carne e osso. E n?o bater contra metal ou outros fios.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #9  
Old 08-19-2007, 11:51 AM
Paulo Paulo is offline
Member
 
Join Date: May 2003
Posts: 15
Ah, interessante, Arakawa. Talvez eu devesse reconsiderar a dureza da lamina, para os 48. E realmente, vc tem raz?o, dureza nao ? tudo. Boa tempera, pelo pouco que sei, ? mais do que isso.
Reply With Quote
  #10  
Old 08-22-2007, 12:54 PM
Fausto Fausto is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2005
Posts: 113
Paulo,
Acho que 6mm de espessura ? muito espesso para uma katana, mesmo para temperar. Grande coincid?ncia eu tamb?m recentemente forjei uma l?mina de katana 1045, levei ? tempera com uns 4,5 a 5mm usando barro. Mesmo a uma alta temperatura, a l?mina pegou uma linha de tempera muito dif?cil de ver e encurvou muito. Na certa, eu falhei em muitas coisas, talvez no excesso de barro. N?o entendo muito sobre o uso da escala RC, mas n?o acho que esse a?o pega uma dureza muito alta n?o... Tanto que eu nem fiz revenimento depois, com medo de tirar a pouca dureza que consegui... De qualquer forma, eu agradeceria muito se vc seguisse os conselhos do colega da UNB e temperasse a lamina com 6mm e postasse os procedimentos e resultados, porque eu ainda levo f? na t?mpera de laminas japonesas com este a?o.
Um abra?o,
Fausto.
Reply With Quote
  #11  
Old 08-22-2007, 01:01 PM
rsfjr's Avatar
rsfjr rsfjr is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2002
Location: Brasilia, Brazil
Posts: 626
Eu j? acho 6mm uma espessura boa para uma katan?.

Fausto, voc? n?o superaqueceu na hora de temperar? O 1045 tempera bem j? ao rubro-cereja.


__________________
Obrigado,
Arakawa.

Bras?lia/DF

- O que seria a vida sem as forjas ? carv?o? -
Reply With Quote
  #12  
Old 08-22-2007, 01:40 PM
Fausto Fausto is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2005
Posts: 113
Foi ao amarelo avermelhado. Isso ? o qu?? 900 graus?
Reply With Quote
  #13  
Old 08-22-2007, 01:41 PM
Fausto Fausto is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jan 2005
Posts: 113
T? doido? 6mm fica pesada demais! Assim ? s? pra espada ocidental!
Reply With Quote
  #14  
Old 08-22-2007, 03:01 PM
FredLuciano FredLuciano is offline
Member
 
Join Date: Aug 2006
Location: Brasilia, Brasil
Posts: 11
Quanto ao fio da espada, devemos lembrar que, ao contr?rio do que nos mostram os filmes de hoje, os espadachins evitavam ao m?ximo o choque da l?mina contra outra espada. Sempre que poss?vel, a espada era posicionada de forma a receber o impacto na parte chata ou dorso, preservando o fio. Como o rsfjr disse, mesmo que o fio seja muito duro, o risco de danificar ? grande.
Reply With Quote
  #15  
Old 08-22-2007, 03:52 PM
cost cost is offline
Member
 
Join Date: Aug 2007
Location: Vila Velha, ES
Posts: 15
Send a message via MSN to cost
Eu tenho aqui no pc um arquivo que fala sobre a historia das espadas no jap?o, desde seus primordios ate a forja de uma katana. Bom... pelo que li na forja de uma katana ? usado alguns tipos de metais diferente, fazendo assim com que seu interior fique com um metal mais flexivel, suportanto as pancadas e envergaduras, e seu exterior com u material mais duro, sendo usado um terceiro tipo de metal para a l?mina. Essa ? "a raz?o para a Katana n?o quebrar, n?o entortar, e ter bom fio ? o a?o flex?vel, chamado Sintetsu, que cont?m pouco carbono, que ? embrulhado pelo a?o duro, chamado Kawatetsu, que cont?m bastante carbono."
Quanto a espessura da lamina, pela pesquisa que tenho feito em sites, eu sempre encontro algo en torno de 3 a 4mm, nunca vi nenhuma acima disso.
Fausto... qual foi o tipo de barro que vc usou? algum especifico?
Abra?os a todos.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 08:47 PM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved