MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 08-27-2007, 11:36 AM
da Cvnha da Cvnha is offline
Registered
 
Join Date: Apr 2007
Posts: 4
D?vidas.

Boas,

Estou a come?ar a montar a minha oficina, ? um projecto de anos que s? agora est? a realizar, a minha d?vida agora ? se devo construir uma forja de carv?o ou a g?s ( como estou no ?nicio, n?o tenho qualquer experi?ncia). A maior parte dos participantes deste forum j? tem muita experi?ncia e de certeza que podem me aconselhar.

Gostaria ainda de saber se h? por aqui mais Portugueses, eu sou da zona de Lisboa-Sintra.

Abra?os,
da Cvnha
Reply With Quote
  #2  
Old 08-27-2007, 12:21 PM
TOGUN's Avatar
TOGUN TOGUN is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2006
Location: Brazil
Posts: 595
da Cvunha,

primeiramente, seja bem vindo ao f?rum!

Sim, temos mais companheiros de Portugal no f?rum.

Quanto a forja, isso vai depender de muitos fatores: se voc? tem espa?o na sua oficina para uma forja a carv?o; se tem facilidade de adquirir ou montar uma forja a gas etc.

Uma forja a carv?o ? muito mais f?cil de construir do que uma a gas. ? mais r?pida. Mas tem alguns inconvenientes, tais como o gasto de carv?o, a sujeira que fica quando forjamos.

Espere pelas opini?es dos outros companheiros. Algum mestre h? de lhe dar alguma orienta??o melhor do que eu.

Abra?os,


__________________
TOGUN
Belo Horizonte
Reply With Quote
  #3  
Old 08-27-2007, 12:42 PM
Sergio Segre Sergio Segre is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jun 2004
Posts: 73
Prezado Sr.,
A escolha entre carv?o e g?s depende de crit?rios econ?micos e de seguran?a, e principalmente de prefer?ncias pessoais; posso dar algumas informa??es para ajudar na escolha:
1) O g?s aquece mais rapidamente e deixa o ambiente mais limpo.
2) O g?s ? mais perigoso: a falta de chama pode causar uma explos?o desastrosa.
3) Aqui em S?o Paulo o carv?o ? mais econ?mico, creio. Um botij?o de GLP de 13 Kg custa R$ 30,00 na base de troca e um saco de 20 Kg de carv?o de lenha custa R$ 15,00.
Um abra?o
Sergio Segre
Reply With Quote
  #4  
Old 08-27-2007, 05:16 PM
reginaldoRBS's Avatar
reginaldoRBS reginaldoRBS is offline
Guru
 
Join Date: Mar 2007
Location: campinas sp
Posts: 1,087
Send a message via MSN to reginaldoRBS
Ol? seja bem vindo.

Quanto a forja realmente vai muito do gosto pessoal, local, etc, a g?s ? mais limpa mas se a produ??o for pequena e ainda iniciante como eu, creio que uma a carv?o, at? mesmo uma churrasqueira improvisada com uma ventoinha seja a solu??o mais p?rtica no momento, j? fiz a minha ? g?s mas tamb?m j? brinquei na churrasqueira com ventoinha, pode at? ser um secador de cabelos.

Abra?o.


__________________
Reginaldo.
reginaldorbs@gmail.com
Reply With Quote
  #5  
Old 08-27-2007, 05:25 PM
S.Meira's Avatar
S.Meira S.Meira is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2003
Location: Cruzeiro-S?o Paulo
Posts: 191
Carv?o + alheiras !!!!!

Caro Cvnha: primeiro seja bem vindo ? turma das facas. Como tudo na vida cada um tem suas preferencias e no mundo das facas n?o seria diferente, uns preferem as forjas a carv?o e outros a gas. Vem da? que todos defendem suas preferencias com unhas e dentes, cabe ? voc? ver de suas possibilidades e partir para uma das duas op??es. Nada impedindo que voc? possa mudar depois de op??o. Comecei na forja ? carv?o, mas logo desisti, visto que na forja a carv?o precisa-se de muita pratica no controle da temperatura em todas fases do forjamento; outro aspecto ? que voc? n?o tendo muita pratica passa a gastar muito carv?o, etc.,etc., e por ?ltimo a forja a carv?o precisa de um ambiente todo especial, pois faz a MAIOR SUJEIRA!!!!. A forja a gas, se bem construida( para efeito de seguran?a ) ? muito mais pratica, economica e limpa. Existem varios tutoriais que ensinam a constru??o de forjas seguras e praticas. Completando quero dizer ? voc? que a melhor combina??o de carv?o com brasas s? mesmo para assar umas alheiras e tomar um belo vinho, de preferencia portugues, um abra?o, Tio Meira.
Reply With Quote
  #6  
Old 08-27-2007, 06:54 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Beleza & Praticidade

A forja a carv?o ? mais romantica, mais tradicional, tem maior beleza com suas fagulhinhas saltando para o ar.

A forja ? g?s ? mais pr?tica, mais r?pida, mais f?cil de transportar, Mais + + + + +



__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #7  
Old 08-27-2007, 07:31 PM
Carlos Goulart's Avatar
Carlos Goulart Carlos Goulart is offline
Master
 
Join Date: Apr 2006
Location: Bras?lia - DF - Brasil
Posts: 821
Quote:
Originally Posted by cabete
A forja a carv?o ? mais romantica, mais tradicional, tem maior beleza com suas fagulhinhas saltando para o ar.

A forja ? g?s ? mais pr?tica, mais r?pida, mais f?cil de transportar, Mais + + + + +


O Cabete com sua larga experi?ncia, falou pouco mas falou tudo.
G?s e onde todos terminam.
N?o tenha d?vidas.
Carlos Goulart
Reply With Quote
  #8  
Old 08-28-2007, 11:08 AM
da Cvnha da Cvnha is offline
Registered
 
Join Date: Apr 2007
Posts: 4
Para come?ar quero agradecer as boas vindas ao forum e a todos que enviaram as dicas. Eu j? imaginava que a forja a g?s seria a melhor, mas o meu av? foi ferreiro e na minha mem?ria ainda est? aquela forja a carv?o que ele usava nio seu barrac?o. Faz sem d?vida o nosso imagin?rio e bastante mais rom?ntico a carv?o. Mas vou seguir os s?bios conselhos e come?ar a constru??o de uma a g?s, pode demorar um pouco mais, mas certamente vale a pena.
Ao l?r os textos sobre a constru??o fiquei com uma d?vida a forja a g?s tem uma abertura na frente onde se coloca a pe?a a ser forjada e na parte de tr?s tem ou n?o uma abertura para ventila??o?

Abra?os forjados,
da Cvnha
Reply With Quote
  #9  
Old 08-28-2007, 05:19 PM
Duque Duque is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2004
Location: Volta Redonda
Posts: 223
Salve Cvunha.
Sejas bem vindo ao forum da SBC.
Pesquisando por aqui e em outros sites, voc? ver? que ? muito f?cil fazer uma forja a g?s.
N?o imagino uma necessidade t?cnica de se ter a abertura na parte de traz. Esta necessidade est?, creio eu, mais ligada ao tamanho das pe?as que voc? ir? forjar.
Por vias das d?vidas ? melhor deixar uma abertura ou uma forma pr?tica de faz?-la quando necess?rio.
Abra?os


__________________
Duque
Volta Redonda - RJ
ppduque@terra.com.br
Reply With Quote
  #10  
Old 08-28-2007, 08:07 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
O bom mesmo....

Seja bem-vindo. Queria dar a minha modesta opini?o. Sou iniciante mas todo o meu processo ? a partir do zero com materiais reciclados ou seja, capas de rolamento, tiras de mola chata, tarugos, semi-eixos partidos, etc. Utilizava a forja ? carv?o e passei pra de g?s, Contudo, apesar de ser mais limpa a forja ? g?s tem outros inconvenientes como o fato de n?o se adptar a qualquer tipo tamanho de material. Como os cuteleiros mais "profissionais" utilizam, geralmente, tarugos de a?o virgem isso n?o atrapalha. Mas pra mim, que desativei a minha forja ? carv?o, fez com que eu tenha que levar as capas, tiras e outros a?os pra uma oficina de ferreiro onde as pe?as s?o recozidas, cortadas e deixadas num formato que possa usar na forja ? g?s. ? bom vc saber antes com que tipo de material vai trabalhar. A forja ? g?s ? melhor mas a forja ? carv?o aceita tudo. Espero ter ajudado.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #11  
Old 08-29-2007, 03:51 AM
bull's Avatar
bull bull is offline
Member
 
Join Date: Mar 2006
Location: Algarve, Portugal
Posts: 29
Bem vindo Cvnha a esta escola que ? este ponto de encontro de amigos.
Eu sou de Portugal, do Algarve. Pelo que sei j? somos 4 Portugueses por aqui contando contigo. 2 Algarvios, tu, e o Paulo Segura da zona do Porto. o Paulo tem site, d? a? uma espreitadela que vale a pena. http://www.paulosegura.com/cutelaria/
Quanto ? forja eu aconselhava-te a fazer uma a gas, pois funciona muito bem , ? rapida, limpa ? bastante facil de fazer.
Um abra?o
Perp?tuo


__________________
A. Perp?tuo - Algarve-Portugal
http://bull-knives.blogspot.com/
Reply With Quote
  #12  
Old 08-30-2007, 07:31 AM
da Cvnha da Cvnha is offline
Registered
 
Join Date: Apr 2007
Posts: 4
Quote:
Originally Posted by bull
Bem vindo Cvnha a esta escola que ? este ponto de encontro de amigos.
Eu sou de Portugal, do Algarve. Pelo que sei j? somos 4 Portugueses por aqui contando contigo. 2 Algarvios, tu, e o Paulo Segura da zona do Porto. o Paulo tem site, d? a? uma espreitadela que vale a pena. http://www.paulosegura.com/cutelaria/
Quanto ? forja eu aconselhava-te a fazer uma a gas, pois funciona muito bem , ? rapida, limpa ? bastante facil de fazer.
Um abra?o
Perp?tuo
Ol? Perp?tuo e a Todos neste Forum,
? pena o facto de estarmos todos longe uns dos outros, sen?o poderiamos nos reunir um dia para trocar impress?es e passar conhecimentos.
Na realidade eu nunca forgei nada, assim o meu conhecimento ? s? leitura e o facto de ter alguma habilidade natural para fazer trabalhos manuais.

J? agora, onde ? que compram o ferro que usam? pois eu ainda n?o entendi a forma de reutilizar por exemplo molas de suspens?o!! vou ao ferro velho e arranjo umas quantas, depois corto-as em peda?os com um rectificadora e levo-as ? forja, ? assim?

Recebam abra?os,
da Cvnha
Reply With Quote
  #13  
Old 08-30-2007, 07:34 AM
da Cvnha da Cvnha is offline
Registered
 
Join Date: Apr 2007
Posts: 4
Quote:
Originally Posted by Duque
Salve Cvunha.
Sejas bem vindo ao forum da SBC.
Pesquisando por aqui e em outros sites, voc? ver? que ? muito f?cil fazer uma forja a g?s.
N?o imagino uma necessidade t?cnica de se ter a abertura na parte de traz. Esta necessidade est?, creio eu, mais ligada ao tamanho das pe?as que voc? ir? forjar.
Por vias das d?vidas ? melhor deixar uma abertura ou uma forma pr?tica de faz?-la quando necess?rio.
Abra?os
Ol? Duque e a Todos,
Ent?o se bem entendi n?o ? necess?rio a abertura na parte de tr?s da forja, ? simplesmente opcional, certo.

Abra?os,
da Cvnha
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 07:36 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved