MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 09-16-2008, 09:02 PM
santoro santoro is offline
Enthusiast
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 50
onde comprar bigornas boas?

n?o reparei se h? um t?pico sobre locais para se encomendar bigornas. se n?o me engano a marca AV ? boa. mas n?o encontro em brasilia. comprei uma vagabunda que j? quebrou toda a beirada em seis meses de uso, onde eu posso fazer tal encomenda?



obrigado
Reply With Quote
  #2  
Old 09-16-2008, 10:08 PM
Dionatam Franco Dionatam Franco is offline
Steel Addict
 
Join Date: Oct 2007
Posts: 255
Amigo Santoro...
As bigornas AV, somente de seguda m?o, pois ja faz um tempo que nao s?o mais fabricadas.
O neg?cio, e procurar em ferro-velho, oficinas , f?bricas, junto aos amigos .... que talvez possam ter uma, e lhe vender.
Baita abra?o!
Franco.
Reply With Quote
  #3  
Old 09-16-2008, 10:15 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
AV (A?os Villares) n?o fabrica bigornas h? algumas d?cadas.
As que o pessoal tem, s?o antigas.

Bigornas novas, (que eu conhe?o), no mercado nacional, s?o as da Metalsul, Somar e umas chinesas da Lee Tools.
As da Lee Tools, s?o feias de doer (acabamento ruim), e aparentemente, muito moles.
J? ouvi falar bem da Somar, mas nunca vi uma em uso.
As da Metalsul, j? ouvi falar bem, e mal ( O interessante ? que foi um vendedor duma loja que tinha uma da Somar p/ vender, que falou que Metalsul era melhor que Somar).

Aqui em S?o Paulo, o pessoal tenta "garimpar" bigornas antigas em sucateiros.

Se for bigorna antiga, n?o se atenha apenas ?s AV, existem bigornas excelentes de fabrica??o inglesa e suecas, dentre outras.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP

Last edited by Norio Sato; 09-16-2008 at 10:22 PM.
Reply With Quote
  #4  
Old 09-17-2008, 06:11 AM
alexandre's Avatar
alexandre alexandre is offline
Skilled
 
Join Date: Dec 2007
Location: Porto Alegre
Posts: 396
Aqui em Porto Alegre orcei material para fazer uma bigorna em a?o 1045 com as dimen??es aproximadas de 150x150x400mm, iria comprar o material pr?-cortado e depois usinaria na minha oficina e dar tratamento na superf?cie. Entretanto o custo eu achei um pouco elevado, s? o material sairia em torno de R$ 600,00, imagina se fosse com outro material melhor.
Entretanto isto j? faz algum tempo, at? vou pesquisar melhor para ver se acho material mais barato e modificar um pouco as dimen??es.
Poderia fazer soldando algumas partes de retalho mas n?o sei se a solda n?o quebraria com o tempo?


__________________
Alexandre Oliveira
http://alexandrecuteleiro.blogspot.com/
alex.oliv@terra.com.br
Reply With Quote
  #5  
Old 09-17-2008, 09:09 AM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Por R$600,00 sei de pelo menos duas bigornas antigas de 60kg sendo vendidas aqui em S?o Paulo.
Uma ? no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/M...orna-60-kg-_JM
A outra, na regi?o da rua Piratininga.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #6  
Old 09-17-2008, 03:54 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Eu tamb?m j? andei pesquisando trilhos, mas nunca cotei, ou fui atr?s...
Mas d? uma olhada nesse trilho norma DIN 536
http://www.acocil.com.br/trilhos_02.htm

http://www.fertrilhos.com.br/v2/grua.asp

? trilho para grua/guindaste de porto. Com peda?o de uns 40cm, cortando/esmerilhando os bicos, dava uma bela bigorna.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP

Last edited by Norio Sato; 09-17-2008 at 03:59 PM.
Reply With Quote
  #7  
Old 09-17-2008, 04:27 PM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Bigorna ? um assunto s?rio.

Tem que pesquisar bastante. Geralmente d? pr encontrar em algum ferro-velho ou at? mesmo em alguma oficina antiga.

Uma dica que eu posso dar ? procurar em ferro-velho dessas cidades do interior. Como tem pouca rotatividade, as vezes encontramos algumas supresas.
Reply With Quote
  #8  
Old 09-17-2008, 05:06 PM
leofonte leofonte is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2006
Location: Campinas - S?o Paulo - Brasil
Posts: 315
Bigornas boas podem ser encontradas tamb?m em casas de leil?o, que fazem a venda do esp?lio de f?bricas e oficinas falidas. ? comum encontrar an?ncios na internet de bigornas grandes da Villares nestes leil?es.

Em ferros-velhos maiores, mais organizados, tamb?m ? comum encontrar bigornas e, as vezes, pode-se at? encomend?-las. Estes ferros-velhos costumam participar de leil?es de massa falidas e podem adquirir uma bigorna para voc?. Eu comprei duas assim.

Leo

Last edited by leofonte; 10-25-2010 at 04:36 PM.
Reply With Quote
  #9  
Old 09-18-2008, 06:40 AM
marcoborchardt's Avatar
marcoborchardt marcoborchardt is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 326
Send a message via MSN to marcoborchardt
Eu tenho uma a venda.
http://www.knifenetwork.com/forum/sh...ad.php?t=48065
Estou pra receber uma AV de 70Kg em ?timo estado, ainda n?o tenho fotos.
Reply With Quote
  #10  
Old 09-18-2008, 10:18 PM
santoro santoro is offline
Enthusiast
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 50
obrigado por responderem. no momento eu estou apenas fazendo uma pesquisa, minha bigorna, apesar de ruim, d? conta do recado para um iniciante como eu, mas ja estou visando uma nova, pois estou melhorando minha oficina lentamente.

oi marco.... a bigorna na foto do link, vc quer vende-la a quanto?

Last edited by santoro; 09-18-2008 at 10:21 PM.
Reply With Quote
  #11  
Old 09-19-2008, 01:20 PM
marcoborchardt's Avatar
marcoborchardt marcoborchardt is offline
Skilled
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 326
Send a message via MSN to marcoborchardt
Sim esta a venda.
Me manda um e-mail, que respondo com mais detalhes.
Reply With Quote
  #12  
Old 08-08-2010, 12:45 AM
kewyn kewyn is offline
Steel Addict
 
Join Date: Feb 2010
Location: Itápolis - Sp
Posts: 123
hsahuhusahusauh, eu com a minha oficina dos "fundicasa" ainda estou utilizando um peda?o de trilho, husausahu sai tudo as mil maravilhas...
Mas ? isso ae, vai com o q da rsrs. Como j? foi comentado, o melhor q vc tem a fazer ? "garimpar". Incr?vel como vc encontra coisas q jamais imaginou ainda existir, como boas bigornas.

Agora falando s?rio, quer uma dica boa ? V? realmente atr?s de uma bigorna usada AV, que ainda esteja bem conservada, depois procure no google, uma empresa que trabalha com tratamento t?rmico, se n?o me engano ? algo por volta de 0,50 cruzeiros por kg. O resultado ? Nunca mais em sua vida se preocupe com trincos na mesa da bigorna, e os cantos "esfarelando". Se minhas humildes palavras n foram suficiente para lhe convencer, argumento ainda que conhe?o um portado de uma av com mais de 30 anos de uso em sua m?o. N?o sei se ? hist?ria de pescador, por?m me parece estar em pleno estado de conserva??o. Se ? verdade ou n, a bixona est? inteira e funcionando a todo vapor.
Reply With Quote
  #13  
Old 08-08-2010, 06:19 PM
Devanir Devanir is offline
Steel Addict
 
Join Date: Jun 2005
Posts: 119
Dias atr?s passei em ferro velho e vi uma linda bigorna de aproximadamente uns 150 kg, muito bonita, robusta, etc.

O pre?o ? proximo de R$900,00. N?o sei se j? vendeu.
Neste caso ainda tem que contar os transporte, etc.


__________________
Devanir BRAGA
devabraga@uol.com.br
Ribeir?o Preto - SP
Reply With Quote
  #14  
Old 08-08-2010, 08:10 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Quando algu?m encontrar uma bigorna por um pre?o justo....... Compre na hora!!!
Est? cada vez mais raro encontrar.....
A m?dia de pre?o das novas ? entre R$ 18,00 e 22,00 o quilo!!! E normalmente s?o uma droga! (esse ? o pre?o da Ferramentas Gerais)
Se puderem comprem e repassem a outro cuteleiro que precise, e sem muito lucro em cima de prefer?ncia!!!
Um Abra?o!!


__________________
Reply With Quote
  #15  
Old 08-08-2010, 09:33 PM
Andrey's Avatar
Andrey Andrey is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2008
Location: S?o Jos? dos Campos - SP - BRASIL
Posts: 373
Concordo Ismael,

Bigorna e morsa de ferreiro se encontrar boas a um pre?o justo tem que comprar na hora, tenho visto muitas bigornas por a? em oficinas e postos de molas que os FD...Propriet?rios destroem com solda, algumas AV e at? uma bigorna sueca linda j? vi aqui pela cidade neste estado lastim?vel, e realmente a tend?ncia natural deve ser estas preciosidades irem sumindo do mercado e se tornarem cada vez mais raras, tenho uma de 30 kg vagabunda e uma de 35 kg muito boa mas fico garimpando tudo a? tentando encontrar uma bigorna maior em bom estado.

Falando nisso, se algu?m tiver interesse, em Curitiba, no bairro rebou?as bem perto da padaria p?o da vov?, n?o me lembro o nome da rua, mora a viuva de um ferreiro que morreu em 2004, praticamente j? foi tudo vendido, mas sobrou l? uma morsa de ferreiro grande vinda da alemanha a mais de 100 anos, se algu?m tiver interesse, ela queria 200 R$ na morsa se n?o me engano, ? s? perguntar pelo ferreiro por ali que v?o saber informar, se algu?m tiver interesse posso olhar no mapa e tentar lembrar a rua.

Um abra?o!
Reply With Quote
Reply

Tags
forged, knife


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 06:50 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved