MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 04-11-2011, 06:55 AM
YuriAlexandre YuriAlexandre is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2010
Posts: 107
Latin Machete (Fac?o Latino)

O nome americanizado e pomposo do nosso tradicional fac?o de mato.
Este ser? usado por um amigo, fazendeiro, que o portar? dentro da camionete de trabalho.

Fa??o Inox com 18 polegadas.
Cabo em madeira Jatob?, com tr?s pinos em lat?o e passador de fiel em inox.
Bainha em couro bovino com detalhes tran?ados.
L?mina e cabo com apoio zigrinado para o polegar.















Vamos ?s cr?ticas:
- O fac?o j? era existente (marca Cantagalo), embora tivesse uma boa reten??o de fio, o acabamento era horr?vel e o cabo era de "pr?stico".

- Mudei o perfil do cabo, mas aproveitei os furos, o que fez com que os mesmos estejam mais baixos que o ideal.

- A madeira jatob? se lascou e me lascou. Quando eu mais precisei dela, ela n?o perdoou meus erros e trincou nas sa?das dos furos e em detalhes menores. Talvez a madeira seja boa para cabos mais simples, mas eu n?o uso mais...

Outras cr?ticas s?o bem-vindas.

Obrigado por comentarem.

Conhe?am o meu blog em: http://yalcustom.blogspot.com/
Reply With Quote
  #2  
Old 04-11-2011, 10:15 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Acabamento primoroso.

Yuri,
O acabamento ficou muito bom, a bainha ficou bem adequada.
Achei que o cabo ficou um pouco pequeno quando comparado com a sua m?o. Na verdade muitos fac?es vem com os cabos meio pequenos. Quanto ?s madeiras ? assim mesmo, pode us?-la novamente mas tomando certos cuidados em adequar melhor o di?metro dos furos e talvez fazendo um leve escareado nas bordas. Furo muito justo pode causar este problema de lascar pois ?s vezes n?o ficam perfeitamente alinhados e o pino for?a na sa?da.
O conjunto ficou legal e certamente ir? agradar o fazendeiro.
Quando for um ca?ador/pescador daqueles que ?s vezes ficam dias alongados no mato ? legal tamb?m colocar uma pequena pedra de afiar no lado externo da bainha.
Quanto ao Jatob? diziam os antigos que se pegar uma grande broca destas manuais e fizer um furo no tronco sai uma seiva deliciosa parecida com um vinho... ainda n?o testei mas descobr? um jatob? perto de casa no s?tio que fatalmente levar? um furo na barriga!!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #3  
Old 04-11-2011, 11:46 AM
YuriAlexandre YuriAlexandre is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2010
Posts: 107
Sabe que voc? falou e nas fotos pude perceber que minha m?o parece enorme para o cabo mesmo... mas ? s? impress?o, a pegada ficou boa...

Quanto ? ?rvore fiquei curioso para achar uma agora, pois a desta madeira eu n?o vi, j? que vieram de tacos de assoalho antigo.

Obrigado pelas observa??es, sempre muito pertinentes.
Reply With Quote
  #4  
Old 04-11-2011, 06:25 PM
apcarvalho's Avatar
apcarvalho apcarvalho is offline
Master
 
Join Date: Sep 2006
Location: Vila Velha - ES
Posts: 895
Ficou muito bacana....

Curiosidade: Que inox ? esse? Como foi feita a tempera?

Abra


__________________
Alessandro Pinheiro Carvalho
Vila Velha - ES
Reply With Quote
  #5  
Old 04-11-2011, 09:35 PM
Ismael B's Avatar
Ismael B Ismael B is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2009
Location: Feliz- RS
Posts: 727
Muito Lindo Yuri!
Bem acabado!

Fa?o coro com o Alessandro...que inox ? esse e como temperou??

Abra?o!


__________________
Reply With Quote
  #6  
Old 04-12-2011, 05:10 AM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Yuri,

Parab?ns pela pe?a. O jatob? d?, sim, ?timos cabo. Pode usar sem medo. Quanto a "lascar" a madeira na sa?da.. a? vai uma dica. Nos locais dos furos, tanto entrada quanto sa?da, cole pequenos quadrados de papel vulcanizado com superbonder. Se n?o tiver papel vulcanizado pode ser papel de junta de motor. Esse refor?o vai evitar que as fibras da madeira pulem pra fora. ? bom, tbm, durante a fura??o n?o tentar fazer o furo de vez, pois isso faz com que os res?duos do material exer?am uma a??o de martelo alargando o furo como aconteceu.

Um abra?o.


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #7  
Old 04-12-2011, 06:20 AM
YuriAlexandre YuriAlexandre is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2010
Posts: 107
Amigos, sobre o inox, como afirmei acima, a pe?a j? era um fac?o Cantagalo.
N?o sei que tipo de inox ?, mas retem relativamente bem o fio e a lima n?o pega f?cil n?o...
Eu tive a mesma curiosidade anteriormente e escrevi para a f?brica, que n?o abriu o jogo... disseram que era inox e que eles mesmos faziam a t?mpera :-)
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Fac?o anaconda FABIO SOUZA SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 7 03-27-2011 05:35 PM
Fac?o & bainha NAGIB ABDANUR SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 7 05-27-2009 11:09 AM
Cabo fac?o Collins Tom Silva SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 2 03-01-2008 10:26 PM
Duvida Bainha e Fac joaopb16 SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 17 01-15-2008 12:44 PM
Fac?o Martindale Personalizado. cabete SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 4 02-16-2006 06:43 AM


All times are GMT -5. The time now is 07:09 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved