MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 05-03-2013, 06:49 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Tentativa de faca utilitaria

Bom, consegui terminar hj essa "estranha"
Essa deu um pouco de trabalh por causa do cabo, ao passar o cianoacrilato acabou ficando branco, resolvido mergulhando o cabo em agua morna/quente ate soltar a resina e tirar o cianoacrilato da madeira que acabou ficando "estabilizada" por conta disso

Forjada a partir de um peda?o de mola helicoidal de pickup (5160?)

270mm total
110mm de cabo
2mm espessura
Cabo em Pau-Ferro
pinos vazados em lat?o e acabamento em micarta preta e vermelha no cabo.
Bainha em couro pintado somente na superf?cie e costurada a m?o com passador duplo (Uso Vertical e horizontal)








__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI

Last edited by Segantin; 05-03-2013 at 06:52 PM.
Reply With Quote
  #2  
Old 05-03-2013, 07:57 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Salve Segatin!
N?o sei como vc vai reagir ? minha recomenda??o, espero q bem!
Tenho acompanhado seus posts e suas d?vidas e parece q ? sua id?ia seguir pelos caminhos da cutelaria, seja por hobby ou seja por fins comerciais.
Meu aconselhamento, de quem conhece um pouco a coisa, ? pra q vc procure algum cuteleiro, troque id?ias, escute, aprenda e se poss?vel fa?a um curso.
Cutelaria ? apaixonante e qdo conseguimos fazer uma boa faca, bem feita e bonita, a satisfa??o ? muito grande.
Um peda?o de a?o com dois peda?os de madeira no cabo, tbm ? cutelaria, alias foi assim q tudo come?ou, n?o ? mesmo?......mas podemos muito mais q isso e isso.
Vai fundo, o principal, parece q vc tem, q ? vontade.
Vai fundo e fa?a um curso com um bom cuteleiro.
Reply With Quote
  #3  
Old 05-03-2013, 08:35 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Eu to pensando nisso mesmo Victor, mas n?o posso me comprometer muito por causa do meu trabalho.
Tem dia que eu sou chamado no meio da noite pra trabalhar ent?o n?o posso marcar um curso e acabar faltando um dia ou dois.

Devo pegar uns 2 meses de ferias depois de junho, ai vou procurar um curso principalmente pra entender mais o a?o damasco, ver forjando um no video ? uma coisa, ver ao vivo ? outra historia

Quando pequeno aprendi muitas coisas com meu av? que tinha uma oficina de forja no sitio, mas eu aprendi mais a lidar com ferramentas e ferraduras.
Era um pouco dificil de ve-lo fazendo uma faca, por isso n?o tenho muita base nessa area pra por algo no metal.
N?o adianta ficar s? olhando fotos e videos, eu vou ter mesmo que por a m?o na massa (ou no a?o) pra conseguir modela-lo do jeito que eu quiser.

Sei que essa ficou muito estranha, confesso.
Mas gra?as a esses experimentos, estou arriscando uma mini bowie e acho que esta dando certo.
Assim que terminar porto aqui pra ver se houve agoma evolu??o, beleza?

Ab


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI

Last edited by Segantin; 05-03-2013 at 08:40 PM.
Reply With Quote
  #4  
Old 05-03-2013, 08:42 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Boa Segatin!....o caminho ? esse!!!!
Mas at? vc pegar o jeito e entender bem de cutelaria, esquece damasco.
Antes do damasco, tem muita coisa pela frente.
Boa sorte!
Reply With Quote
  #5  
Old 05-04-2013, 07:07 AM
YuriAlexandre YuriAlexandre is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2010
Posts: 107
Vou filosofar um pouco e dar a minha opini?o sobre Cutelaria Artesanal, amadora ou profissional. Para quem tem pouco tempo de dedica??o ou para quem vive disso... n?o importa.

Cutelaria Artenasal ? a arte de fabricar, sem escala industrial, instrumentos de corte que possam ser empunhados, tais como facas, canivetes, espadas, etc.
As facas e afins podem ser usadas para as mais diferentes aplica??es, como ferramenta, arma ou simples objeto de decora??o e para cada fun??o existem diversas combina??es de geometrias de l?minas, tipos de metais e m?todos de fabrica??o, cuja combina??o a torna adequada a determinado tipo de uso.
Facas e ferramentas afins podem ter muitas destina??es espec?ficas de uso, como: ca?a, pesca, culin?ria, defesa pessoal, etc. Cada qual com uma s?rie de caracter?sticas desej?veis na sua concep??o.

O que considero par?metros de qualidade, quando a ferramenta criada ? destinada ao uso e n?o como simples objeto de decora??o:

1 - Desenho geral da l?mina e empunhadura apropriados e eficientes ? atividade destino: considerando espessura, comprimento, largura, peso e geometria do fio.
2 - Emprego de materiais apropriados ao conceito da pe?a: tipo de a?o, acabamento, material da empunhadura.
3 - Tratamento t?rmico adequado ao a?o aplicado: dureza para proporcionar boa reten??o de fio e, ao mesmo tempo, tenacidade suficiente para evitar uma quebra ou deforma??o acidental durante a utiliza??o da pe?a na atividade para a qual foi projetada.
4 - Ergonomia que permitada a faca ser utilizada na sua atividade fim, por per?odos de tempo maiores que o espor?dico, quando necess?rio, proporcionando conforto, ou, ao menos, sem causar danos ao usu?rio.
5 - Durabilidade e manuten??o facilitada, resultantes das escolhas dos materiais empregados, tipos de acabamento e processos construtivos.
6 - Apar?ncia e aspecto geral atraentes: resultado da harmonia do desenho proposto, simetria das formas e da constru??o, materiais utilizados, acabamentos aplicados e esmero nas etapas construtivas.

Salvo melhor ju?zo, a ordem destes crit?rios pode ser consideradas por ordem de relev?ncia.

Amigo cuteleiro, uma boa faca precisa atingir um grau m?nimo em todos estes requisitos de qualidade, tanto na sua percep??o, quanto na percep??o do usu?rio da faca (seu cliente ou presenteado), por mais subjetivos que estes crit?rios possam se apresentar inicialmente.

Com a experi?ncia, as suas pr?prias percep??es v?o ficando mais agu?adas e exigentes, e ? neste estudo que n?s, cuteleiros artesanais, precisamos nos aprofundar.

Um abra?o.

Yuri Alexandre
Eterno aspirante.

Last edited by YuriAlexandre; 05-04-2013 at 07:10 AM.
Reply With Quote
  #6  
Old 05-04-2013, 01:15 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
Grande Segatin, como j? falado eu tamb?m vejo muita vontade de sua parte, e isso ? fundamental, n?o tenho tanta experiencia como os demais mas vou tentar ajudar na medida do poss?vel.



Pelo que percebi suas facas tem sempre um desenho diferenciado e bem fora do usual, gosto disso, a sua criatividade ? muito interessante, essa ? uma qualidade que eu n?o possuo e garanto que poucos tem, por?m o que percebo ? que voc? vem se preocupando mais com o com o design do que com o acabamento, talvez se tivesse dado um enfase maior no acabamento ela ficaria mais harmoniosa, n?o ? t?o dif?cil conseguir um belo acabamento, pra mim ? mais complicado desenvolver e criar algo novo como o desenho de sua faca do que empregar horas em cima de uma faca considerada mais usual ou comum buscando um acabamento o mais pr?ximo do perfeito poss?vel, por tanto mantenha sua criatividade aflorada e foque mais no acabamento, quanto a funcionalidade, se ela te serve pra determinado trabalho isso ? o que vale.



Porem como voc? est? come?ando talvez seria mais f?cil fazer facas mais comuns como um hunter, ou outra qualquer mas que tenha um dorso mais reto um desenho mais "quadrado" sem muitas quinas e voltas, com um cabo mais simples, assim voc? aprimorar? melhor a parte do acabamento e tamb?m as outras fazes de que uma faca necessita, e quanto sentir que esta com uma qualidade pr?xima ao desejado, dai sim parte pra cria??o que ? seu forte, boa sorte me suas experiencias.



N?o se aprende a dirigir em uma Ferrari, na maioria das vezes come?amos pelo fusca ou um carro mais comum, e tamb?m nenhum bom cozinheiro come?ou fazendo um strogonoff ou uma comida Francesa mais sofisticada, todos come?aram pelo feij?o com arroz, tente facas mais simples e mais bem acabadas, e quando achar que esta preparado poder? soltar sua criatividade conseguir? fazer belas obras!!



Parab?ns pela criatividade!

Last edited by grampolla; 05-04-2013 at 01:23 PM.
Reply With Quote
  #7  
Old 05-04-2013, 03:48 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Obrigado pelos coment?rios e cr?ticas, ajudam demais na evolu??o de quem esta come?ando.

essas pe?as que tenho feito est?o mais servindo de treino tentando copiar algo que j? vi, essa por exemplo tentei copiar uma utilit?ria que vi num site gringo, ficou at? mais parecida do que eu imaginava.
Agora que j? me acostumei com meus martelos j? estou conseguindo criar algo mais harmonioso e com menos falhas.

E como disse num coment?rio anterior, estou conseguindo fazer uma bowie at? melhor do que eu imaginava.

Assim que eu terminar ela vou por aqui para receber mais cr?ticas (construtivas ou nao hehe) pra que possa melhorar mais e saber no que estou errando.

Ab


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI

Last edited by Segantin; 05-04-2013 at 05:57 PM.
Reply With Quote
  #8  
Old 05-04-2013, 11:51 PM
everardo's Avatar
everardo everardo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 57
parab?ns irm?o, vc come?ou e n?o ta com cara de quem vai desistir, tipo eu aqui hehe. Vamo q vamo ouvindo e aprendendo com a galera mais adiantada, to apanhando aqui pra fazer um fio na lima das minhas facas de lima. abs
Reply With Quote
  #9  
Old 05-05-2013, 08:52 PM
santoro santoro is offline
Enthusiast
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 50
eu nunca postei uma foto de uma faca que fiz aqui no f?rum. N?o fa?o facas com muita frequ?ncia, mas eu vou te contar uma hist?ria.

quando eu fiz o curso de cutelaria, em 2007 aqui em Bras?lia com o Ricardo Villar, eu pude tirar muuuiitas das d?vidas que tinha sobre como fazer uma boa faca. comecei como voc?: sem maquin?rio adequado, sem conhecimento, por?m com muita vontade de fazer a coisa andar! te digo uma coisa: n?o se preocupe com o tempo para terminar uma faca, o que faz uma boa faca ? a paci?ncia e dedica??o. Sei muito bem como ? n?o ter um tempo bom para fazer uma faca, eu mesmo com o tempo que tenho, levo um m?s em m?dia para terminar uma faca de no m?ximo 20cm.

Hoje eu possuo um excelente maquin?rio (lixadeira profissional da FANEP, forja a g?s e uma enorme oficina cheio de buginganga), mesmo assim levo um m?s para fazer uma faca por causa do tempo e tamb?m porque n?o quero mais fazer faca por fazer, e sim para melhorar mais a cada martelada..

vou postar uma foto de uma pequena Bowie full tang de 5160 que fiz um ano depois que terminei o curso e sem maquin?rio. (cabo de chifre de boi e uma guarda feia de lat?o)
Attached Images
File Type: jpg bowie.jpg (271.8 KB, 29 views)
Reply With Quote
  #10  
Old 05-06-2013, 08:09 PM
everardo's Avatar
everardo everardo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Jan 2013
Posts: 57
bela faca santoro
Reply With Quote
Reply

Tags
5160, abs, a?o, bowie, ca?a, como fazer, curso, cutelaria, design, faca, forja, full tang, hobby, hunter, man, material, micarta, tang, tanto, video


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
faca utilitaria MarcosProen SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 5 09-21-2010 11:26 AM
Tentativa de bainha para uma tentativa de faca Rafael Rozales SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 9 12-29-2008 10:14 AM
Nova Faca Utilitaria dz farias SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 29 12-02-2008 05:35 PM
Faca Utilit?ria Paulo_S SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 8 02-11-2008 11:25 AM
Faca utilitaria Bowie Paulo_S SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 7 06-10-2007 06:11 AM


All times are GMT -5. The time now is 09:47 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved