MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 05-20-2013, 08:17 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Talking Bowie

Uma Bowie bem simples feita a partir de um peda?o de a?o 5160
Tempera seletiva em parafina
295mm total
141mm cabo
154mm lamina
Guarda confeccionada tambem em 5160
Cabo em Jacarand? com um pino de lat?o vazado
Bainha em couro tingido de preto








Obrigado por olharem e espero que gostem mais do que das anteriores

Ab


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #2  
Old 05-21-2013, 02:16 PM
YuriAlexandre YuriAlexandre is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2010
Posts: 107
Segantin

Houve uma clara evolu??o com rela??o aos projetos anteriores.
Para a posi??o do pino n?o encontrei justificativa.
Na ?rea do fio falta um pouco de lixa...

Me lembro de ter ouvido que a diferen?a entre uma pe?a nossa e de um grande cuteleiro ? que os grandes cuteleiros v?o lixar at? n?o sobrar risco algum... enquanto a gente fica pelo caminho... achando que j? t? bom.

Um abra?o.
Reply With Quote
  #3  
Old 05-21-2013, 02:59 PM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Quote:
Originally Posted by YuriAlexandre View Post

Me lembro de ter ouvido que a diferen?a entre uma pe?a nossa e de um grande cuteleiro ? que os grandes cuteleiros v?o lixar at? n?o sobrar risco algum... enquanto a gente fica pelo caminho... achando que j? t? bom.

Um abra?o.
Opa!!!....hehehe

Yuri,
certamente quem lhe falou isso cometeu por entusiamo, euforia, o deslize do exagero. E p?e exagero nisso!!!....hehehe
Reply With Quote
  #4  
Old 05-21-2013, 04:22 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Obrigado Yuri e Victor.

O problema dos riscos foi erro meu ao afiar ela.

Como deixei o fio "grosso" ate terminar a bainha pra n?o acabar cortando o couro(o da bainha e o meu).
Na hora de afiar eu passei ela levemente pela lixadeira, mas como a lixa ja esta um pouco gasta acabou soltando uns fiapos com abrasivo que acertou a lamina, tanto que podem ver nas fotos.
As 3 primeiras eu tirei no dia em que terminei a lamina e sem nenhum risco aparente (fora os do acabamento ate a lixa gr?o 600) e a 3 ultimas no dia em que terminei a bainha com os riscos da lixa.

Quanto ao cabo, usei uma t?cnica que meu av? utilizava pra fazer cabo de form?es e goivas.
A espiga ? toda dentada como uma serra e o cabo s?o duas talas com o entalhe da espiga, assim se a ferramenta precisasse ser retirada com for?a n?o tinha o risco de soltar o cabo.

O pino vazado eu coloquei pro cado de querer passar um cordame pra por no pulso.

Ja os projetos anteriores me serviram mais pra conseguir entender a maleabilidade do a?o e como trabalha-lo da melhor forma, esticando a espiga ou dando formato a um cabo full tang, melhor forma de esticar a lamina e dar o formato de fio e etc...

Ja tem mais alguns projetos no forno, espero conseguir conclui-los sem cometer os erros anteriores.

Ab


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #5  
Old 05-21-2013, 05:42 PM
grampolla grampolla is offline
Enthusiast
 
Join Date: Oct 2010
Location: Imbituva-Pr
Posts: 99
Parab?ns,
Tamb?m achei a evolu??o muito grande, erros sempre ir?o aparecer a diferen?a ? que esses caras (cuteleiros) hahaha v?o faze-los sumir rapidinho ja n?s pobres mortais at? tentamos mas as vezes n?o conseguimos!! mas gostei muito de sua evolu??o!!
Reply With Quote
  #6  
Old 05-21-2013, 07:35 PM
YuriAlexandre YuriAlexandre is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2010
Posts: 107
Esta corda para o pulso, costuma-se chamar de fiel.
O passador do fiel, que seria este tubo que voc? colocou, precisa estar mais ao final da em punhadura, de modo que, quando voc? empunhar a faca, isto tudo fique para tr?s da sua m?o.
No seu encaixe dos dedos, o seu fiel vai ficar abaixo do dedo mindinho, correto?
Compare com algum outro modelo com este recurso que voc? vai entender do que estou falando.
Um abra?o.
Reply With Quote
  #7  
Old 05-21-2013, 08:19 PM
santoro santoro is offline
Enthusiast
 
Join Date: Dec 2007
Posts: 50
tamb?m gostei desse trabalho.

mais uma dica de quem tamb?m passou por v?rios problemas: alinhe a largura do cabo com a mesma dimens?o da l?mina, assim o desenho final da faca fica mais harmonioso.
Reply With Quote
  #8  
Old 05-21-2013, 09:05 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Esta certo Yuri, deixei meio que embaixo do dedo.

Ja ? mais um ponto que eu tenho que ficar atento na proxima, n?o por n?o ter visto nenhum modelo assim mas por ter esquecido.
Ent?o esse pino vai ficar s? de enfeite mesmo.

Santoro,
Eu deixei o cabo fora do alinhamento da faca com medo de acertar a espiga, ? a primeira que eu fa?o assim e fiquei com medo de fazer um furo na madeira e acabar com o trabalho.


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #9  
Old 05-22-2013, 06:44 AM
YuriAlexandre YuriAlexandre is offline
Steel Addict
 
Join Date: Aug 2010
Posts: 107
Segantin

Voc? tem mostrado muito interesse na cutelaria e, como a maioria de n?s, dedica o tempo livre, que ?s vezes n?o ? muito, para o assunto.

Sugiro tentar fazer um "reprodu??o" de alguma faca cl?ssica ou uma que lhe agrade, sem muita complexidade.
Este exercicio vai ajud?-lo a observar detalhes de propor??o, acabamento, etc... al?m de permitir que voc? se concentre exclusivamente nas etapas de produ??o, sem se preocupar com design.
No final do trabalho, tamb?m ? poss?vel comparar com a pe?a original e saber onde deixamos ? desejar.

O segredo ? se concentrar e dominar cada uma das etapas de constru??o... e ir aprendendo os macetes.
Aqui no pr?prio f?rum tem v?rios tutoriais sobre as etapas... voc? n?o ficar? sozinho.

Um abra?o.
Reply With Quote
  #10  
Old 05-22-2013, 12:00 PM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Projeto e repeti??o.

Uma coisa que ajuda muito ? projetar antes de fazer e depois fazer conforme projetou pois existe a tenta??o de mudar o projeto ao longo da confec??o se aparece algum defeito n?o previsto.

Outra coisa que ajuda muito ? executar simult?neamente tr?s facas ? partir de um ?nico projeto.

Forja a primeira, a segunda e a terceira, sempre analisando a anterior que fez e procurando na pr?xima fazer o mais pr?ximo poss?vel do projeto e sem os erros da anterior, isto te ajuda a fazer a auto-cr?tica necess?ria ao seu crescimento t?cnico e art?stico. Depois desbasta tamb?m na mesma sequ?ncia, tempera, revine, d? o acabamento na lamina, faz os cabos, guardas e tudo o mais que houver e vai assim, sempre na mesma ordem, faca 1, faca 2 e faca 3 at? finalizar as tr?s pe?as e no final fa?a sua auto-cr?tica, observe seus acertos e seus erros, se as corre??es que planejou funcionaram ou n?o, e etc, etc, etc.


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #11  
Old 05-22-2013, 02:24 PM
Segantin's Avatar
Segantin Segantin is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2013
Location: Osasco SP
Posts: 94
Send a message via MSN to Segantin Send a message via Skype™ to Segantin
Cabete,
Proponho um desafio a mim ent?o.

Creio que vou pegar uns 5 dias de folga contando a partir de amanh?, ent?o irei come?ar por em pr?tica estas dicas a partir de amanh?.

Depois vou postar o desenho de um projeto para uma faca de churrasco e pe?o que me avalie no decorrer desses dias, n?o s? vc como todos pois demais.

Podemos fazer assim?


__________________
Markus Segantin
Osasco-SP
Contatos
Email: vsegantin@hotmail.com
Facebook AQUI
Reply With Quote
  #12  
Old 05-23-2013, 07:05 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Dar piteco no servi?o dos outros?

? conosco!



__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #13  
Old 05-25-2013, 07:49 PM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Gostei da evolu??o!
Continue assim evoluindo, questionando e sempre melhorando a cada projeto!
As dicas que te deram s?o valiosas para quem est? come?ando e muitas outras podem ser encontradas aqui no f?rum.

Last edited by dzucherato; 05-25-2013 at 08:00 PM.
Reply With Quote
  #14  
Old 05-26-2013, 06:52 AM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
Vou dar o meu pitaco

Uma faca ? uma l?mina com um cabo (lembre-se que nos pres?dios sempre s?o encontrados objetos que denominar?amos como faca). Sendo assim qualquer um faz faca, desde que tenha alguma habilidade. Ent?o o que diferencia uma faca bem feita de uma faca feita pelos simples mortais? A resposta ?: capricho, paci?ncia, est?tica em doses iguais.
Sempre aparece por aqui facas bel?ssimas, excepcionalmente bela e simples sem nenhum material nobre (madeira damasco), com um acabamento primoroso.
A habilidade voc? j? demonstrou ter. Atentando para as dicas do Cabete resta somente a tr?plece atitude - CAPRICHO, PACI?NCIA E EST?TICA.
Acrescento uma ?ltima observa??o: SE O QUE VOC? EST? FAZENDO N?O EST? DANDO CERTO OU FUGINDO DO PROJETO ORIGINAL, P?RA TUDO, QUEBRE TUDO E COMECE NOVAMENTE DO ZERO.
Cuidado sempre com a s?ndrome do peru.
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, auto, bowie, cutelaria, demo, design, dicas, faca, full tang, l?mina, material, rados, tang, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
fighting bowie mix of ark. toothpick ,bagwell ,bowie ironarm knives The Display Case 1 03-29-2009 10:54 PM
Bowie Sambar e Bowie Moore. Luciano_Chaves SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 11 08-16-2008 08:44 AM
Big Bowie, Little Bowie - both by Harvey Dean RogerP The Display Case 9 08-03-2003 03:03 PM


All times are GMT -5. The time now is 08:02 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved