MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 03-05-2007, 02:10 PM
apcarvalho's Avatar
apcarvalho apcarvalho is offline
Master
 
Join Date: Sep 2006
Location: Vila Velha - ES
Posts: 895
Meu primeiro contato

Srs,

Esse ? o meu primeiro contato nesse f?rum. Estou lendo os posts desde o ?beginning? para tentar sanar as minhas d?vidas de pr?-iniciante, e posso adiantar que "todas" foram sanadas sem que eu precisasse fazer perguntas ?novas?.

Tive o primeiro contato com facas artesanais de excel?ncia com o Gustavo Colodetti Vilar e o Ferrari.

A minha inten??o/pretens?o ? fazer uma faca pelo m?todo de desbaste. Estou usando um peda?o de 5160 com uns 4mm de espessura com 20cm de comprimento.

Estou passando por v?rias dificuldades que muitos j? passaram, por exemplo: furar o a?o sem recozer; depois de recozer descobri que com furadeira do tipo hobby dom?stica tamb?m n?o consigo furar porque a minha n?o tem ?controlador? de velocidade. O ato de furar para mim, seria importante, eu faria o ?desenho? da faca em furos e depois serraria furo por furo fazendo a faca aparecer. N?o consegui! O que eu fiz foi o seguinte: fiz um desenho de uma faca simples sem muitas curvas.A ?nica curva existente eu fui serrando retas tangenciais at? conseguir o contorno. Dureza essa fase da serra! Como forjar deve ser bom!

Outra dificuldade ? trabalhar no apartamento em um quarto de empregada, n?o posso fazer muito barulho ? noite.Estou trabalhando com ferramentas manuais: limas, lixas, arco de serra manual e dois grampos C. Consegui um desbaste satisfat?rio para o meu n?vel de conhecimento.

Fiz o polimento da lamina at? a grana 600 e parei para construir uma pequena forja de 6 tijolos refrat?rios e um ma?arico jackwal, baseado no que encontrei aqui no f?rum.
Com a forja pronta e seca (5 dias) ,fiz uma compila??o dos ensinamentos sobre tempera e consegui temperar a danada ontem ? noite. Voltei a polir a lamina at? a grana 600 e fiz um primeiro revenimento de 1 hora e 20 minutos , tempo que a lamina levou para ficar na cor amarelo palha, deixei esfriar na temperatura ambiente, voltei a polir para que o amarelo sumisse, e ai repeti a dose do revenimento, e tamb?m alcancei a cor palha.

Agora estou estudando como vou fazer o cabo, ah esqueci, estou fazendo uma ?faca? do tipo ?full tang?, provavelmente vou usar madeira. Vou procurar lugares que me vendam as talas j? cortadas na espessura que eu quero. N?o tenho ferramentas adequadas para serrar uma tala, por exemplo, de um peda?o de caibro.

As cenas dos pr?ximos cap?tulos eu vou relatando aqui. Vou ver se eu arrumo uma m?quina digital para colocar fotos aqui antes de terminar a faca.

Termino agradecendo a todos do f?rum. Tudo que eu fiz foi baseado em informa??es que voc?s compartilharam aqui.

Obrigado
Alessandro P Carvalho
Reply With Quote
  #2  
Old 03-05-2007, 03:20 PM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Seja muito bem vindo ao forum..
Esperamos ver os resultados.
Se tu nao arrumar de forma alguma a madeira, fala comigo...Mas so em ultimo caso.. ;^)
Reply With Quote
  #3  
Old 03-05-2007, 03:40 PM
apcarvalho's Avatar
apcarvalho apcarvalho is offline
Master
 
Join Date: Sep 2006
Location: Vila Velha - ES
Posts: 895
Valeu callega,

Acredito que n?o vou ter problema de encontrar uma boa madeira.

Obrigado.
Reply With Quote
  #4  
Old 03-05-2007, 05:19 PM
TOGUN's Avatar
TOGUN TOGUN is offline
Skilled
 
Join Date: Aug 2006
Location: Brazil
Posts: 595
Alessandro,

madeira para talas ? f?cil conseguir. Se voc? n?o tem serra el?trica, pode encomendar sarrafos nas madeireiras. Eu comprei uma grande pe?a de roxinho aqui e paguei 17,00. N?o pedi sarrafeado porque vou tornear alguns cabos nela. Mas ? s? pedir que eles cortam na medida que voc? quiser.

Dependendo da madeireira voc? encontrar? v?rias madeiras que servem para cabos.

Para a l?mina, logo que poss?vel compre pelo menos uma esmerilhadeira. Ajuda pra caramba. Voc? coloca um disco de corte e corta a l?mina com certa facilidade.

Boa sorte a?! Depois nos conta como se arranjou.

Abra?os


__________________
TOGUN
Belo Horizonte
Reply With Quote
  #5  
Old 03-07-2007, 09:28 AM
apcarvalho's Avatar
apcarvalho apcarvalho is offline
Master
 
Join Date: Sep 2006
Location: Vila Velha - ES
Posts: 895
Valeu Togun,

Vou ver se compro um moto esmeril para facilitar o trabalho. Vou tentar montar uma lixadeira tendo ela como motor.

Sobre a madeira eu arrumei um sarrafo de paraju com uns 8mm de espessura; vou tentar fazer com ela. Esse Roxinho voc? arruma onde? Aqui no ES s? encontro nas madeireiras Paraju e angelim pedra. A angelim pedra eu n?o consegui um acabamento sedoso; as fibras s?o muito irregulares.

Obrigado
Alessandro
Reply With Quote
  #6  
Old 03-07-2007, 09:47 AM
callega's Avatar
callega callega is offline
Banned
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bento Goncalves RS Brasil
Posts: 1,904
Roxinho, tingido com tingidor pra madeiras preto, ? muito utilizado pra enganar trouxa e vender como ?bano.. Mas os mestres (cuteleiros e colecionadores) nao gostam deles em facas.. So qdo estao sendo enganados..
No Rio tem muito, no interior.. Seja na serra ou na divisa com MG.. No triangulo mineiro tem mais que eucalito aqui.. Nao deve ser dificil arrumar.. Tem muito cabo de ferramenta desta amdeira ai pra cima..
Reply With Quote
  #7  
Old 03-07-2007, 10:28 AM
f.canedo f.canedo is offline
Enthusiast
 
Join Date: Mar 2006
Location: Valen?a RJ
Posts: 46
aqui oque mas se ve vendendo, sao cabos de machado feitos de roxinho.mas tembem se acha de outras formas.
a primeira faca que eu fiz, tem o cabo de paraju com uma tira de pinus entre as duas metades, et? que nao ficou ruim...


__________________
Flavio Canedo

Valen?a RJ
Reply With Quote
  #8  
Old 03-07-2007, 11:49 AM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Alessandro,

Usei muito tempo o meu quarto de empregada como oficina, sei da sua dificuldade. Caso deseje algumas dicas ou curiosidade sobre algumas adpta??es que fiz, ser? um prazer ajudar.

Primeira dica: conseguir uma lixadeira. Tenho um esquema de uma pequena lixadeira f?cil de fazer e barato.
Reply With Quote
  #9  
Old 03-07-2007, 12:09 PM
apcarvalho's Avatar
apcarvalho apcarvalho is offline
Master
 
Join Date: Sep 2006
Location: Vila Velha - ES
Posts: 895
Camacho,

Quero o esquema da lixadeira sim. Se puder manda para o meu e-mail alessandro@tristao.com.

Estou querendo comprar um moto esmeril e vou tentar us?-lo como o motor de uma futura lixadeira, Quem sabe n?o vai ser esse seu projeto.

Obrigado
Reply With Quote
  #10  
Old 03-07-2007, 01:04 PM
Jos? Marcio Cam's Avatar
Jos? Marcio Cam Jos? Marcio Cam is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Rio de Janeiro
Posts: 413
Motor de esmerial p/ lixadeira? Experiencia pr?pria: n?o serve, apenas se voc? utilizar a lixadeira da multitool, fazendo uma adapta??o p/ aumentar a lixa e acrescentando uma parede de flat. Fica ?tima.

A lixadeira que tenho at? hoje e funciana muito bem ? uma roda de 10" acoplada diretamente num motor de 1cv, 1700 rpm, com um esticador com regulagem da lixa.

Material utilizado:
um motor de 1 cv de 1700 rpm
uma roda de contato de 10"
uma chapa de alum?nio de 10 mm
um peda?o de cantoneira de 2"
uma vareta rosqueada da mesma medida da fura??o do motor

Custo aproximado da lixadeira R$ 700,00

Last edited by Jos? Marcio Cam; 03-07-2007 at 01:11 PM.
Reply With Quote
Reply


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 04:34 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved