MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 02-20-2008, 08:28 PM
Gerson's Avatar
Gerson Gerson is offline
Skilled
 
Join Date: Oct 2006
Location: Campina Grande - PB
Posts: 741
3? Curso de Cutelaria artesanal em Universidade

Senhores Cuteleiros Veteranos e interessados em tornarem-se um

Em Outubro de 2006 fui aluno da 4? Turma do Curso de Cutelaria Artesanal promovido pela UnB/SBC e, como costumo dizer, valeu cada centavo investido.
Naquela oportunidade, Ricardo Vilar (o instrutor) juntamente com Milton Hoffmann, ao saberem que sou professor universit?rio, propuseram a mim o desafio de viabilizar um curso de cutelaria artesanal, dentro da Universidade Federal de Campina Grande ? PB, nos moldes do de Bras?lia, tendo a SBC como parceira, e que seria ministrado por instrutores devidamente credenciados pela SBC e pela American Bladesmith Society.
Em Novembro de 2007 falei com o Reitor da UFCG que, naquela oportunidade, acenou favoravelmente e pediu para que fizesse o projeto, com as devidas justificativas.
Com ajuda do Milton esse projeto foi elaborado e no inicio de 2007 foi protocolado diretamente para o Gabinete do Reitor.
Ap?s as idas e vindas do projeto, durante o ano de 2007, para os ajustes burocr?ticos pertinentes, hoje dia 20 de Fevereiro de 2008, este projeto foi, por mim e pela assessora da Pro-reitoria de Extens?o, levado em m?os ao Magn?fico Reitor Prof. Thompsom Mariz, que autorizou a iniciar a licita??o do material para equipar, com todos os elementos necess?rios (material de consumo e permanente) para o funcionamento da OFICINA-ESCOLA DE CUTELARIA ARTESANAL da UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, e a cria??o do PRIMEIRO CURSO DE CUTELARIA ARTESANAL, sendo portanto, a terceira universidade do mundo a oferecer um curso dessa natureza.
Em conversa com os desafiadores originais (Ricardo Vilar e Milton Hoffmann) para dar a boa noticia, j? chegamos a um acordo que para n?o termos surpresas, seria de bom tamanho que o primeiro curso fosse realizado em agosto pr?ximo. A raz?o para esta data ? que existe pela frente o sal?o de Bras?lia em abril, o de Atlanta e o da Argentina em junho, al?m de todo o processo de licita??o e aquisi??o dos materiais permanentes e de consumo, al?m da montagem da oficina propriamente dita.
Sendo assim, meus confrades, pe?o que divulguem mais esta conquista da cutelaria brasileira e que em Agosto teremos mais um curso de cutelaria artesanal numa institui??o de ensino superior no Brasil.

Cordialmente

Gerson Bragagnoli
Reply With Quote
  #2  
Old 02-20-2008, 08:54 PM
LCASERAPIAO's Avatar
LCASERAPIAO LCASERAPIAO is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Mar 2006
Posts: 2,157
Caro Amigo Gerson,

Dou-lhe os meus sinceros PARAB?NS pelo ?xito nesta nobre iniciativa. Como quase cuteleiro e totalmente nordestino (at? o talo como se diz por aqui) estou muit?ssimo feliz com essa grande novidade.
Ter um curso de cutelaria ? disposi??o j? ? bom. Mas ter um curso, numa Universidade Federal, com o apoio da SBC e, aki no quintal de casa... ? excelente.

Vamos por m?os ? obra pois daki pra agosto ? um pulo. Me coloco ? disposi??o pra ajudar no que for poss?vel.

Mais uma vez, dou-lhe parab?ns. Voc? ? o cara!


__________________
"Jurei, perante o altar de Deus, hostilidade eterna a toda forma de tirania sobre o esp?rito do homem."

SERAPIAO FACAS ARTESANAIS
Garanhuns-PE
lcaserapiao@gmail.com msn: lcaserapiao@gmail.com
VEJA O BLOG http://www.serapiaofacas.blogspot.com/
Reply With Quote
  #3  
Old 02-20-2008, 09:02 PM
Norio Sato Norio Sato is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Dec 2004
Posts: 2,489
Parab?ns pela iniciativa.


__________________
Norio Sato
S?o Paulo-SP
Reply With Quote
  #4  
Old 02-21-2008, 03:50 AM
VictorCoelho's Avatar
VictorCoelho VictorCoelho is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Apr 2005
Location: Teresopolis/RJ - BRAZIL
Posts: 2,301
Parab?ns Gerson!!!
Reply With Quote
  #5  
Old 02-21-2008, 05:54 AM
paulorocha's Avatar
paulorocha paulorocha is offline
Guru
 
Join Date: Aug 2004
Location: Sorocaba - SP
Posts: 1,249
Send a message via ICQ to paulorocha Send a message via MSN to paulorocha
Grande Gerson! Meus parab?ns para ti e para toda a comunidade cuteleira nordestina. Quem sabe, em um futuro pr?ximo, tenhamos outras institui??es de ensino de renome oferecendo cursos semelhantes, ajudando a firmar o nome do Brasil como um dos expoentes na cutelaria art?stica e artesanal mundial.

Um grande abra


__________________
Paulo Rocha
golpedemartelo@gmail.com
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/
Sorocaba - SP - Brazil
Reply With Quote
  #6  
Old 02-21-2008, 06:00 AM
Ferrari Ferrari is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Pirassununga - SP / Brazil
Posts: 2,656
Gerson, j? estava a par dessa empreitada e torci muito para dar certo. Fico extremamente feliz com essa not?cia.

Parabenizo vc pelo esfor?o e dedica??o. Quem ganha somos todos n?s, e pricipalmente a regi?o nordeste do nosso pa?s, onde havia um grande hiato em termos de cutelaria artesanal.

Muitas vezes a SBC ? criticada n?o fazer nada, por?m temos um compromisso de oferecer coisas concretas e n?o promessas vagas. Mais uma grande conquista que vai alavancar a cutelaria brasileira e inserir o Nordeste no calend?rio de eventos anual.
Reply With Quote
  #7  
Old 02-21-2008, 07:32 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Meus parabens, Gerson!
S?o iniciativas como essa que fazem a Cutearia crescer.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #8  
Old 02-21-2008, 07:36 AM
NAGIB ABDANUR NAGIB ABDANUR is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2005
Location: BRASILIA
Posts: 520
Esta ? uma not?cia muito boa.
Nossos amigos do nordeste est?o dando um passo importante para a cutelaria brasileira e colocando Campina Grande no cen?rio das facas.
Fico imaginando a oportunidade que essa iniciativa poder? trazer, no resgate das preciosas facas t?picas da regi?o.
Parab?ns ao Gerson e a todos que contribuiram para essa iniciativa.

Abra?os

Nagib Abdanur
Reply With Quote
  #9  
Old 02-21-2008, 07:42 AM
Ivan Campos's Avatar
Ivan Campos Ivan Campos is offline
Moderator
 
Join Date: Jun 2002
Location: Tatu?, SP, Brazil
Posts: 591
Send a message via MSN to Ivan Campos
Mais uma coisinha, Gerson
Por favor, entre em contato comigo pelo e-mail editor@revistaknifeshow.com, pois gostaria de mais detalhes sobre o curso para colocar uma nota na na revista.


__________________
Ivan Campos
O Gnomo Cuteleiro P? Vermeio
http://www.ivancampos.net

BLADEBAZAR - Quer vender faca??? Converse com a gente!
http://www.bladebazar.com
Reply With Quote
  #10  
Old 02-21-2008, 10:45 AM
Hoffmann's Avatar
Hoffmann Hoffmann is offline
Skilled
 
Join Date: Jul 2002
Location: Bras?lia D.F
Posts: 738
Parab?ns, tio Gerson.
A inser??o cada vez maior da Cutelaria no ambiente acad?mico ? sumamente importante para nossa causa.
Voc? ? gente que faz e este ? o esp?rito da SBC: "n?o pergunte o que ela pode fazer por vc, mas sim o que vc pode fazer por ela".
Com certeza a regi?o Nordeste vai despontar e resgatar? com muita compet?ncia suas ess?ncias cuteleiras.
Abra?o.


__________________
Milton Hoffmann
Bras?lia - D.F
Reply With Quote
  #11  
Old 02-21-2008, 03:51 PM
LFB da Rocha LFB da Rocha is offline
Registered
 
Join Date: Feb 2008
Location: Cajazeiras - PB - Brasil
Posts: 1
Send a message via MSN to LFB da Rocha
Meus parab?ns Gerson

A? meu amigo. Vamos agora malhar ferro com categoria. Que brotem mais inicitivas como essa por este sert?o nordestino. Parab?ns Gerson. Estou contigo nesta.

Last edited by LFB da Rocha; 02-21-2008 at 04:02 PM.
Reply With Quote
  #12  
Old 02-22-2008, 05:55 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Grande Not?cia!!

Hoje pela manh? fiquei um bocado triste ao ver no notici?rio as enchentes em S?o Paulo e tanto sofrimento das pessoas.
Voc? agora me alegra o cora??o com esta grande not?cia!
Parab?ns a Voc? pela empreitada e ao Hofmann e ao Ricardo pela lembran?a de lhe fazer o desafio!!
Ganha o Nordeste, ganha a SBC, ganha a cutelaria brasileira! Ganhamos todos n?s!


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #13  
Old 02-22-2008, 11:47 AM
Sandro E. Boeck's Avatar
Sandro E. Boeck Sandro E. Boeck is offline
Skilled
 
Join Date: Jan 2005
Location: Cachoeira do Sul/ RS
Posts: 399
Send a message via MSN to Sandro E. Boeck
Parab?ns Gerson, eu fico muito feliz por esta conquista de vcs, eu falei ontem com o Milton sobre esta conquista dizendo que cada vit?ria como esta ? uma conquista que fortalece a SBC.

Meus Parab?ns novamente

Um abra


__________________
Sandro Eduardo Boeck
SBoeck
www.sandroboeck.com.br
sboeckcuteleiro@gmail.com
(xx)51 99559106
http://s242.photobucket.com/albums/f...oeckcuteleiro/
Cachoeira do Sul/RS
Reply With Quote
  #14  
Old 02-22-2008, 08:14 PM
Silvana's Avatar
Silvana Silvana is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Sep 2002
Location: S?o Paulo
Posts: 2,107
Maravilha!!!

Isto ? que ? not?cia boa.
Parab?ns a todos os envolvidos, sinto-me feliz em "vestir a camisa" da SBC.

Sauda??es,


__________________
Reply With Quote
  #15  
Old 02-23-2008, 06:47 PM
PauloMontini PauloMontini is offline
Enthusiast
 
Join Date: Sep 2007
Posts: 57
eu to besta aqui soh lendo.....

eu nao acredito!!!!!! eu vou pegar um onibus e fazer um curso de cutelaria!!!!!!!!!!!!!!!!!!

e eu pensavba que ia pegar um avi?o pra isso!

gerson, vc sem d?vida ? o cara! eu nao tenho palavras para escrever o eu estou sentindo...

vou ligar pra voc? agora mesmo. aguarde!


__________________
"A vida ? um combate que aos fracos abate..."
Reply With Quote
Reply

Tags
forge


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump


All times are GMT -5. The time now is 05:09 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved