MEMBER ITEMS FOR SALE
Custom Knives | Other Knives | General Items
-------------------------------------------
New Posts | New PhotosAll Photos



Go Back   The Knife Network Forums : Knife Making Discussions > Knife Organizations and Club Boards > SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros)

SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) Everything about Brazilian custom knives and knifemakers - this is the official forum for the "Sociedade Brasileira de Cuteleiros". "O forum oficial da Sociedade Brasileira De Cuteleiros - tudo sobre o mundo da Cutelaria Artesanal no Brasil!"

Reply
 
Thread Tools Display Modes
  #1  
Old 05-31-2013, 02:57 PM
Francisco Francisco is offline
Member
 
Join Date: Nov 2011
Posts: 26
D?vida sobre mola de carro?a antiga.

Ol? colegas,
Esses tempos fui presenteado com uma mola de carro?a antiga, n?o sei quantos anos tem a mola, mas no m?nimo uns 60, j? estava bem enferrujada.
O que me deixou em d?vida foi a quantidade da "casca" que este a?o solta quando aquecido e forjado.. ? muito mais do que qualquer outro a?o que j? experimentei.
O que seria esta "casca", e o que significa um a?o soltar tanto dela? ? bom? Ou ? sinal de alguma caracter?stica negativa? Vale a pena continuar o forjamento?
Obrigado, abra?os!

Francisco Velho.
Reply With Quote
  #2  
Old 06-01-2013, 05:34 AM
dzucherato's Avatar
dzucherato dzucherato is offline
Skilled
 
Join Date: Jun 2003
Location: S?o Paulo/SP - Brasil
Posts: 457
Send a message via ICQ to dzucherato Send a message via MSN to dzucherato Send a message via Skype™ to dzucherato
Voc? pode estar esquentando demais ou pode ser a?o da s?rie 10xx.

Francisco, fa?a um teste de t?mpera tamb?m, assim n?o acabar? forjando um a?o ou peda?o de ferro que ?s vezes pode n?o pegar t?mpera.

Qualquer a?o desconhecido que pegar ? sempre importante fazer o teste de t?mpera.

Last edited by dzucherato; 06-01-2013 at 11:47 AM.
Reply With Quote
  #3  
Old 06-03-2013, 02:41 PM
drgneto's Avatar
drgneto drgneto is offline
Enthusiast
 
Join Date: Nov 2010
Location: Ituiutaba, MG
Posts: 47
a algum tempo perguntei para um amigo que tem oficina de molas sobre as de carro?a: _ N?o existe mola de carro?a, geralmente s?o adaptadas molas usadas... Mas pra poder cumprir com a fun??o de mola deve ser a?o de boa qualidade.
Reply With Quote
  #4  
Old 06-04-2013, 11:40 AM
cabete's Avatar
cabete cabete is offline
Hall of Famer
 
Join Date: Jul 2002
Location: Ribeir?o Preto - SP - Brasil
Posts: 3,280
Talking Mod?lo?

Para poder informar o tipo de a?o preciso saber a marca, mod?lo e n?mero de s?rie da carro?a.
Se poss?vel informar tamb?m quantos cavalos de for?a ela tem...


__________________
Marcos Soares Ramos Cabete
kbt@brascopper.com.br
Ribeir?o Preto-SP - Brasil
Reply With Quote
  #5  
Old 06-05-2013, 02:28 PM
Francisco Francisco is offline
Member
 
Join Date: Nov 2011
Posts: 26
hehe cabete, temo que esta informa??o est? perdida em alguma propriedade rural do interior do RS..
Denis, n?o tive mais tempo para forjar, qnd der eu vou cuidar a temperatura, experimentar manter ela numa temperatura mais baixa, realmente eu estava esquentando bastante naquele dia.
Neto, n?o tenho nem ideia de onde pode ter sa?do esta mola antes de virar mola de carro?a, vamos ver depois da tempera eu posso ter uma ideia e venho aqui contar p vcs.
Abra?o!
Reply With Quote
Reply

Tags
a?o, man, tanto


Currently Active Users Viewing This Thread: 1 (0 members and 1 guests)
 
Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is On

Forum Jump

Similar Threads
Thread Thread Starter Forum Replies Last Post
Duvida sobre a forja?? andrejsb SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 2 04-10-2009 07:31 AM
D?vida sobre queimador reginaldoRBS SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 37 05-17-2007 02:51 PM
duvida sobre revenimento Paulo_S SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 06-16-2006 10:00 PM
duvida sobre aterramento ... Vulcano SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 15 03-31-2005 04:30 AM
d?vida sobre t?mpera ROCHA SBC Forum (Sociedade Brasileira de Cuteleiros) 3 03-06-2005 10:05 PM


All times are GMT -5. The time now is 08:59 AM.




KNIFENETWORK.COM
Copyright © 2000
? CKK Industries, Inc. ? All Rights Reserved
Powered by ...

Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
The Knife Network : All Rights Reserved